Subscribe:

domingo, 28 de outubro de 2012

JAEL, MULHER CORAJOSA E DECIDIDA...


JAEL - MULHER CORAJOSA E DECIDIDA...


"Bendita seja entre as mulheres, Jael, mulher de Héber, o queneu; bendita seja entre as mulheres nas tendas." (Juízes 5:24)

Ao ler Juízes 4 e 5, descobrimos a história de uma mulher decidida e corajosa, cujo nome, Jael, significava "cabra selvagem ou montês".
E a própria Bíblia diz, em Juízes 5:24, que ela era bendita entre as mulheres nas tendas.
Ela não era judia e, juntamente, com seu marido Héber, fazia parte de uma tribo nômade. Ela e seu esposo eram queneus.
Jael jamais imaginou que, um dia, iria ser elogiada pela juíza de Israel Débora  e por Baraque, o comandante do exército. E, pelas palavras de elogio deles, vimos que Deus a considerou amiga de Israel.
Jael jamais imaginou que um dia amaria o Deus de Israel. E esse amor foi demonstrado de um modo inusitado.

Vejamos como tudo começou...
1- Ao lermos Juízes 4:10, vemos Baraque convocando Zebulom e Naftali para a guerra. E, juntamente, com eles ia a juíza Débora:
"Então Baraque convocou a Zebulom e a Naftali em Quedes, e subiu com dez mil homens após ele; e Débora subiu com ele."Israel estava em guerra. Os filhos de Deus estavam guerreando contra Canaã.

2- No versículo 11, vemos Héber, esposo de Jael, armar as suas tendas perto de onde se desenrolava as batalhas. A Bíblia nos diz que "... Héber, queneu, se tinha apartado dos queneus, dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés; e tinha estendido as suas tendas até ao carvalho de Zaanaim, que está junto a Quedes."Nesta decisão de Héber e Jael, vemos a mão de Deus agindo para, lá na frente, dar vitória aos filhos de Israel que haviam tornado "a fazer o que era mau aos olhos do Senhor." Mas o nosso Deus, o mesmo Deus do povo de Israel, ouviu o clamor deste povo que estava em desobediência e decidiu ajudá-los, pois o inimigo comandado pelo capitão Sísera tinha um grande exército com cerca de novecentos carros de ferro.
Aos olhos dos filhos de Deus, era humanamente impossível vencer o inimigo. Mas o Senhor agiria para dar vitória a Seu povo.

Nós também, assim como eles, enfrentamos batalhas tanto materiais como espirituais e, muitas vezes, nos prostramos e desistimos de lutar porque esquecemos que temos um Deus que cuida de nós e age quando reconhecemos o nosso erro e entregamos tudo a Seus cuidados.

3- Continuando os passos escolhidos pelo Senhor para dar vitória a Seus filhos, lemos em Juízes 4:16 o seguinte acontecimento:
"E Baraque perseguiu os carros, e o exército até Harosete dos gentios; e todo o exército de Sísera caiu a fio da espada, até não ficar um só."Como o nosso Deus é um Deus bom, misericordioso e um Deus que nunca nos abandona! Baraque conseguiu matar a todos.

4- Mas a Bíblia ainda nos diz que "... Sísera fugiu a pé à tenda de Jael..." (Juízes 4: 17). Certamente, ele chegou muito cansado, faminto, com sede e precisava de ajuda.
Deus, para dar vitória a seu povo, dirigiu este capitão derrotado à tenda de Jael. Vejam as palavras deste inimigo ao chegar junto à Jael:
"Dá-me, peço-te, de beber um pouco de água, porque tenho sede. Então ela abriu um odre de leite, e deu-lhe de beber e o cobriu."Quando Sísera pediu água e Jael lhe deu leite, ela estava oferecendo o que havia de melhor em casa. "O povo daquela região apreciava esta bebida, feita com leite de cabra colocado num odre velho que, depois, era chacoalhado. O leite, então, azedava ou fermentava, quando misturado com as bactérias que permaneciam no odre já usado anteriormente." (Ann Spangler / Jean Syswerda)
Passo a passo, ele ia confiando naquela mulher que o tratava tão bem e... finalmente dormiu.
Com certeza, o Senhor seguia cada ação dela. Ela já conhecia os filhos de Deus e já conhecia, também, o Deus desse povo. Ela começou a se preparar para exterminar o último representante dos inimigos do povo de Deus.
É, então, no versículo 21, que podemos ver as mãos de uma mulher matar o único inimigo que ainda estava vivo. Ele era um heroína? Não sei! Oportunista? Não sei! Ela era traiçoeira? Também não sei! O fato é que a Bíblia nos diz que... "... Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e chegou-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra, estando ele, porém, num profundo sono, e já muito cansado; e assimmorreu." (Juízes 4:21)
Para nós, esta atitude de Jael é, realmente, chocante. Mas Deus não a incrimina de nada. Ela, na verdade, foi um instrumento usado por Deus para dar vitória a Seus filhos.
O canto da juíza Débora e do capitão Baraque exaltou esta "amiga de Israel" e o (o canto) colocou nas páginas da Bíblia Sagrada. Eis o cântico...

Cântico de Débora e Baraque
"..............................................................
Bendita seja entre as mulheres, Jael,
mulher de Héber, o queneu;
bendita seja entre as mulheres nas tendas.
Água pediu ele, leite lhe deu ela;
em prato lhe ofereceu manteiga.
À estaca estendeu a sua mão esquerda,
e ao martelo dos trabalhadores a sua direita;
e matou a Sísera, e rachou-lhe a cabeça,
quando lhe pregou e atravessou as fontes.
Entre os seus pés se encurvou,
caiu, ficou estirado;
entre os seus pés se encurvou, caiu;
onde se encurvou, ali ficou abatido."
Assim como Jael que foi "amiga de Israel", que foi chamada de "bendita" por Débora e Baraque, que lutou pelo povo de Deus, prontifiquemo-nos diante do Senhor para sermos usadas naquilo que Ele preparou para nós.
Agradeçamos a Deus por Ele nos usar como instrumentos para levar salvação aos perdidos.
Que Ele nos dê coragem, sabedoria e discernimento para entendermos quais os Seus planos para nossa vida.
Que nos momentos das batalhas, estejamos sempre junto dAquele que vai sempre nos orientar, dirigir e nos dar a vitória - o Senhor nosso Deus.

"Senhor, obrigado por seres um Pai sempre presente. Obrigado por me dares força, sabedoria e coragem naqueles momentos em que penso que tudo está perdido.
Que eu tenha sempre o coração aberto para o Teu chamado. Que Tu possas me usar nos Teus planos perfeitos e que eu sinta que estás sempre comigo.
Obrigado, Pai!"
Você, meu querido, quer ser uma pessoa de coragem?
Você quer estar no centro da vontade de Deus?
Você quer ter a sabedoria necessária para fazer decisões dentro dos planos de Deus para a sua vida?
Então, meu irmão, escolha aquele lugarzinho secreto onde só você e o Senhor podem ter momentos de comunhão. Cante hinos que louvem a Deus e que saiam de dentro do seu coração...  deleite-se lendo a Bíblia, pois é exatamente ali onde você aprenderá dEle... Nestes momentos de comunhão deixe Ele falar ao seu coração e depois... ore... ore... ore...! E é, então, nestes momentos, que podemos sentir o quanto Ele nos ama, o quanto cuida de nós, como está sempre do nosso lado. Só podemos agradecer e dizer...

"Obrigado, Pai! Obrigado porque quando estou atravessando o vale da sombra  da morte, Tu não me abandonas... estás ali do meu lado cuidando de cada pedacinho do meu coração. Quando minhas pernas já não suportam mais sustentar meu corpo cansado, Tu me carregas em Teus braços sussurrando em meu ouvido: 'Filho não desfaleças, pois estou aqui contigo! Eu te amo como ninguém jamais te amou! Confie em Mim! Lá adiante, tenho preparado coisas boas para ti!' E é, então, que me torno forte, corajoso e capaz de enfrentar as batalhas ou guerras que se apresentarem diante de mim."
Já preparado para a luta, então, me revisto da armadura de Deus vestindo cada peça que tenho que usar para me defender do inimigo e, no fim, sair vitorioso...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.