Subscribe:

sábado, 27 de outubro de 2012

HULDA, A PROFETISA QUE MUDOU UMA NAÇÃO...


HULDA, A PROFETISA QUE MUDOU UMA NAÇÃO


Afinal, quem foi Hulda? Existe esse nome na Bíblia mesmo?
Sim, Hulda existe na Bíblia e existiu fisicamente! Seu nome significa "duração da vida". Ela foi profetisa no tempo do rei Josias, por volta de 621 a.C.
Recomendo que seja feita a leitura de II Reis 22. Hulda aparece no verso 14 desse mesmo texto. Vamos ler do 14 ao 20, para resumir a história:
14Então foi o sacerdote Hilquias, e Aicão, Acbor, Safã e Asaías à profetiza Hulda, mulher de Salum, filho de Ticvá, o filho de Harás, o guarda das vestiduras (e ela habitava em Jerusalém, na segunda parte), e lhe falaram.
15E ela lhes disse: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim:
16Assim diz o SENHOR: Eis que trarei mal sobre este lugar, e sobre os seus moradores, a saber: todas as palavras do livro que leu o rei de Judá.
17Porquanto me deixaram, e queimaram incenso a outros deuses, para me provocarem à ira por todas as obras das suas mãos, o meu furor se acendeu contra este lugar, e não se apagará.
18Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar o SENHOR, assim lhe direis: Assim diz o SENHOR Deus de Israel, acerca das palavras, que ouviste:
19Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o SENHOR, quando ouviste o que falei contra este lugar, e contra os seus moradores, que seria para assolação e para maldição, e que rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o SENHOR.
20Por isso eis que eu te recolherei a teus pais, e tu serás recolhido em paz à tua sepultura, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar. Então tornaram a trazer ao rei a resposta.
    É um texto um pouco dramático sim...
    Josias deu início à reparação do templo e automaticamente isso trazia reparação à vida espiritual daquela nação, a saber, Israel. Um belo dia, Josias pediu que Hilquias fosse conferir o dindin para reformar a casa do Senhor. O que ele não esperava, era o "prêmio" que viria com essa conferência. O povo ansiava por uma nova vida sim, pois tinham total consciência de que estavam no erro, mas não tinham quem os "levasse de volta ao caminho", digamos assim. Ou seja: ver seu vizinho ao lado pecar, desanimava profundamente ao tentar se santificar. Era povo de dura cerviz.
Hilquias encontrou o livro da Lei e o leu perante Josias. Este ficou tão estarrecido pela não cumprimento da Lei do Senhor, que mandou consultarem um profeta acerca daquilo que estava determinado como castigo, tipo "Senhor, dá tempo de consertar? Socorro!". Havia a identificação do pecado de idolatria em excesso.
Hulda então entra em cena. Nessa época, segundo a Palavra, Jeremias e Sofonias eram vivos e podiam perfeitamente terem recebido a visita do sacerdote Hilquias, e dos demais que estiveram junto a Hulda. Mas o Senhor escolheu uma mulher para falar o que Ele queria que soubessem.
No A.T. só existem registros de 2 profetizas mais: Miriã e Débora. Ou seja: Hulda foi um dos raros diamantes colocados entre pedregulhos na época da Lei. Mas existiu ainda uma falsa profetisa: Noadia. Não vamos falar dela agora.
Hulda tinha uma autoridade tão grande no Senhor, que foi escolhida pelo sacerdote para buscar ao Senhor pelo rei. E ela sabia da responsabilidade que tinha para com o serviço do Rei dos Reis. Mesmo num tempo em que tudo parecia escuro, contrário, Deus ainda falava. E por meio de uma mulher, Ele ressuscitou a vida espiritual de Israel.
Ela foi usada para transmitir a Palavra de Deus e para desmistificar a teoria de que só os homens poderiam profetizar, de que somente quando não havia homens, é que as mulheres entravam em ação. Jeremias era do bom! Mas Hulda foi escolhida pelo Senhor naquele momento. Josias também ganha destaque pois teve humildade em aceitar a palavra de Deus através de Hulda - uma mulher.
Quantos homens hoje deixam de cumprir o propósito de Deus por puro machismo, não é? Há quem diga ainda que mulheres não pode ir para frente do púlpito, quem ache que mulher é só para arrumar o arranjo da igreja...Dizem que a profecia de grandes servas de Deus não podem ser levadas em consideração pois não são "pastores", e sim mulheres, "apenas".
Há profetas para todos os momentos. Há quem te dê uma palavra na hora da dor, da alegria, da aflição, da vitória. Cada momento é diferente para Deus, assim como é para nós. Nem sempre falamos de tudo com a mesma pessoa, não é mesmo? Você comenta sobre trabalho com seu pastor, mas comenta sobre vida sentimental com mãe. Deus respeita essas diferenças também e tem uma criatividade imensa na hora de trabalhar na nossa vida dessa forma. Ele usa pessoas diferentes em momentos diferentes, para propósitos diferentes.
Hulda, uma mulher devota ao Deus vivo, colocou os dons espirituais ao dispor do Senhor e foi honrada por isso.
E nós, temos feito o mesmo? Que tal nos deixarmos ser usados por Deus...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.