Subscribe:

domingo, 28 de outubro de 2012

ESTUDO A SABEDORIA DIVINA...


ESTUDO A SABEDORIA DIVINA...

Imagem sabedoria
“Também vi esta sabedoria debaixo do sol, que para mim foi grande: Houve uma pequena cidade em que havia poucos homens, e veio contra ela um grande rei, e a cercou e levantou contra ela grandes baluartes; E encontrou-se nela um sábio pobre, que livrou aquela cidade pela sua sabedoria, e ninguém se lembrava daquele pobre homem. Então disse eu: Melhor é a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre fosse desprezada, e as suas palavras não foram ouvidas. As palavras dos sábios devem em silêncio ser ouvidas, mais do que o clamor do que domina entre os tolos.  Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, porém um só pecador destrói muitos bens.” Eclesiastes 9:13-18
Na sabedoria temos grande amparo e com ela evitamos muitas perdas e prejuízos.
A sabedoria é muito importante no dia a dia, e é fundamental em nossas escolhas. “Quão melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! e quão mais excelente é adquirir a prudência do que a prata!” Provérbio 16:16
Defini-se sabedoria como  a arte de ser bem sucedido, de formar o plano correto para alcançar  os resultados desejados. Sua sede é o coração, o centro da decisão moral e intelectual.
“Sabedoria significa mais do que mera inteligência. Enquanto esta refere-se à habilidade de resolver problemas de forma correta pelo uso da razão e experiência; aquela, refere-se à inteligência divina. Soluções humanas aos problemas são avaliados na base das vantagens que aquelas soluções trazem àqueles que estão encarregados. Isso explica a descrição de ‘sabedoria’ que Tiago chama de terrena e natural (Tg 3:15). Esta é a motivação que produz um ‘sentimento faccioso’, o qual normalmente cria ‘inveja amargurada’. 
O homem sábio, portanto, é aquele que cultivou e organizou conhecimentos, norteando  toda a sua conduta de acordo com o bom juízo tendo em vista finalidades aproveitáveis.
Para Platão a sabedoria era uma das quatro principais virtudes, juntamente com a coragem, temperança e a justiça. A sabedoria é o conhecimento do todo, bem como a capacidade de aplicar esse conhecimento de forma correta e justa, em qualquer situação.
A sabedoria é importante em todas as nossas relações diárias. Como também para a nossa sobrevivência e o livramento das neuroses e da morte.
No sentido geral e espiritual, a sabedoria do mundo é loucura para Deus, pois despreza a Deus onde se origina toda sabedoria, a  Jesus, o Salvador de todo o homem.
“Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?  Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;  Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.  Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.” 1Coríntios 1:18 – 31
SABEDORIA NOS MÚLTIPLOS RELACIONAMENTOS
Sociais. No trabalho, na escola, nos negócios e transações.
Pessoais. Amizades. Amigos não cristãos. Amigos cristãos.
Namoros. Cristãos com incrédulos. Santidade nos relacionamentos.
Casamentos. Com incrédulos. Com crédulo. “A mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.” Provérbio 14:1.
“É melhor morar num canto de telhado do que ter como companheira em casa ampla uma mulher briguenta.” Provérbio 21:9
“É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça.” Provérbio 21:19
Nas escolhas. “Qual é o homem que teme ao SENHOR? Ele o ensinará no caminho que deve escolher.” Salmo 25:12
Sabedoria no falar. “As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos.” Provérbio 16:24
“A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia.” Provérbio 15:2
“A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito.” Provérbio 15:4
“Os lábios dos sábios derramam o conhecimento, mas o coração dos tolos não faz assim.” Provérbio 15:7
No serviço e na obra de Deus. ” Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor.” Hebreus 12:28,29
O temor do Senhor é o principio da sabedoria. “O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” Provérbio 1:7
“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.” Provérbio 9:10
“No temor do SENHOR há firme confiança e ele será um refúgio para seus filhos.” Provérbio 14:26
“O temor do SENHOR é fonte de vida, para desviar dos laços da morte.” Provérbio 14:27
Nos conflitos e nas divergências humanas. O sábio busca no perdão, a conciliação, para que seu opositor possa compreender que o caminho da paz é melhor do que a guerra.  A sabedoria se evidencia também no suportar e aprender a conviver com o divergente e polêmico. No reconhecer seus erros e fraquezas. A humilhação e a submissão são dádivas dos sábios e inteligentes.
SABEDORIA DESEJADA
Grandes homens, clamaram a  Deus pedindo esse dom para serem bem sucedidos em suas vidas.
Do profeta Isaías: “O Senhor DEUS me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça, como aqueles que aprendem.” IS 50:4
De Salomão. A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo? E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso. E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo; Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.” I Reis 3:9-12
Os livros de Provérbio e Eclesiastes de Salomão é um tratado de um homem sábio, experiente, que se preocupa em dar conselhos a seu filho, seus súditos e sua nação.
Paulo apóstolo, buscando em oração. “Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;” Efésios 1:16- 18
A sabedoria é personificada na pessoa de Jesus Cristo, e é ele que proporciona aos homens os benefícios da sabedoria divina. “Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção.” 1Coríntios 1:30
O homem pobre e salvo, que salvou uma cidade, como narrado em Eclesiastes 9:13-18, pode ser qualquer um de nós. Quando anelamos de Deus os melhores dons, podemos com a sabedoria do alto evitar grandes destruições, tanto em nossa família,  em nossa cidade, estado e país.
Como precisamos de sabedoria para fazermos as escolhas certas e no tempo certo,  sermos grandemente abençoados.
Deus quer isso para você, peça sabedoria do alto que ele dará...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.