Subscribe:

sábado, 20 de outubro de 2012

DERRUBANDO MURALHAS E CONQUISTANDO VITÓRIAS...


DERRUBANDO MURALHAS E CONQUISTANDO VITÓRIAS
Josué capítulo 6
1   ¶ Ora Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava.
2   Então disse o SENHOR a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos.
3   Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias.
4   E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas.
5   E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente.
6   ¶ Então Josué, filho de Num, chamou aos sacerdotes e disse-lhes: Levai a arca da aliança; e sete sacerdotes levem sete buzinas de chifres de carneiros, adiante da arca do SENHOR.
7   E disse ao povo: Passai e rodeai a cidade; e quem estiver armado, passe adiante da arca do SENHOR.
8   E assim foi que, como Josué dissera ao povo, os sete sacerdotes, levando as sete buzinas de carneiros diante do SENHOR, passaram e tocaram as buzinas; e a arca da aliança do SENHOR os seguia.
9   E os homens armados iam adiante dos sacerdotes, que tocavam as buzinas; e a retaguarda seguia após a arca; andando e tocando as buzinas iam os sacerdotes.
10 Porém ao povo Josué tinha dado ordem, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca até ao dia que eu vos diga: Gritai. Então gritareis.
11 E fez a arca do SENHOR rodear a cidade, contornando-a uma vez; e entraram no arraial, e ali passaram a noite.
12 Depois Josué se levantou de madrugada, e os sacerdotes levaram a arca do SENHOR.
13 E os sete sacerdotes, que levavam as sete buzinas de chifres de carneiros, adiante da arca do SENHOR, iam andando, e tocavam as buzinas, e os homens armados iam adiante deles e a retaguarda seguia atrás da arca do SENHOR; os sacerdotes iam andando e tocando as buzinas.
14 Assim rodearam outra vez a cidade no segundo dia e voltaram para o arraial; e assim fizeram seis dias.
15 E sucedeu que, ao sétimo dia, madrugaram ao subir da alva, e da mesma maneira rodearam a cidade sete vezes; naquele dia somente rodearam a cidade sete vezes.
16 E sucedeu que, tocando os sacerdotes pela sétima vez as buzinas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o SENHOR vos tem dado a cidade.
20 Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande brado; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade.
—————————————————————————————————————————————————————
Terminamos hoje a série de 21 dias de jejum e oração. Há batalhas na nossa vida que só conquistamos através do jejum e da oração. E hoje, neste 21° dias, vamos orar e proclamar a queda das muralhas sobre a tua vida. E que muros são esses? São obstáculos que se colocam à tua frente e que te impede a caminhar. É como se houvesse um muro à tua frente.
E a história que acabamos de ler, na verdade é uma paráfrase, um paralelo do que acontece na minha e na tua vida. Que para termos vitórias, há muralhas que precisam ser derrubadas.
E a história de Josué poderia ser dividida em 3 partes: CHAMADO, CAPACITAÇÃO E CONQUISTA.
  • No CHAMADO Deus encoraja a Josué. Têm ânimo, EU estou do teu lado. Te esforça, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares.
  • Na CAPACITAÇÃO Deus ordena ao povo a circuncisão, que era o pacto de Deus na antiga aliança, Celebram a Páscoa para se lembrarem de que foram escravos no Egito. Colocam um marco na sua história tirando 12 pedras do leito do Rio Jordão e fazem um momento, um marco, um memorial de que eles passaram o Jordão a seco.
  • Na CONQUISTA Deus emite uma ordem e espera que o povo obedeça.  Após o CHAMADO e CAPACITAÇÃO, eles agora estão aptos a conquistarem dentro da OBEDIÊNCIA exigida pelo SENHOR.
Porém existem normas a serem seguidas nas conquistas no nosso caminhar com Deus. Vamos então à conquista da primeira cidade: JERICÓ!
Resumo da história:
  • Jericó era uma cidade fortalecida por uma muralha dupla. Tinha 8 metros de largura. Era a cidade mais forte da Região. A primeira a ser conquistada.
  • Deus emite a ordem: vocês vão rodear a cidade por 7 dias. Nos 6 primeiros dias uma volta. No último dia, 7 voltas. Total 13 voltas.
  • Organização: 7 sacerdotes iam à frente da arca do concerto com buzinas de chifres de carneiro. Atrás ia a Arca do Concerto onde havia as tábuas da lei, a vara de Arão que floresceu e o Maná. Simbolizando a Lei, a Escolha e o Sustento.
  • Silêncio total durante a jornada: : vs. 10 – Josué deu ordem ao povo: “Não gritareis nem fareis ouvir a vossa voz e nem sairá palavra alguma da vossa boca até ao dia em que eu vos diga: Gritai! Então gritareis!”
  • No sétimo dia, rodearam a cidade 7 vezes. Os sacerdotes desta vez tocaram as buzinas longamente. Josué dá a ordem: Gritai! Porque o Senhor vos tem dado a cidade! E o muro caiu abaixo e o povo conquistou a cidade.

VAMOS APRENDER PRINCÍPIOS COM ESSA EMOCIONANTE HISTÓRIA DE JOSUÉ:


1. NO PROPÓSITO DE DEUS PARA UMA PESSOA SEMPRE EXISTEM ESTAS TRÊS ETAPAS: CHAMADO, CAPACITAÇÃO E CONQUISTA.

Alguém já disse que Deus não chama os capacitados mas capacita os chamados. Isso é verdade.
Exemplos: Moisés, Paulo, Eu, você. Não dá para pular as etapas? Não dá. Na ESCOLA DE DEUS não há atalhos.
Percebeu que na vida natural nós sempre procuramos atalhos? O caminho mais curto? Sujeito faz uma picada no mato, arrisca a vida, pode ser mordido por cobra, só para cortar caminho?
Cortar caminho é perigoso! Diga para a pessoa ao seu lado: “Não tente cortar o caminho”. “Deixa Deus te capacitar!” . Na Escola de Deus você só pode ser um vencedor, um conquistador, quando estiver pronto, ou CAPACITADO!
Deus vai te capacitar! Esta é a parte de Deus. “Ah, mas eu não estou preparado!” Não está mesmo! Quem vai te preparar é o SENHOR. Não espere ficar perfeito para tomar a decisão de seguir a Jesus. Por isso Efésios diz que Deus deu uns para apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, querendo o aperfeiçoamento da igreja. O Senhor te prepara através da PALAVRA de DEUS! É a PALAVRA meu irmão, a palavra do Senhor!.
Lc. 24: 49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, “até que do alto sejais revestidos de poder”. Não saiam sem essa capacitação. Vocês vão fazer bobagem. Já pensou o médico que não sabe operar? O piloto de avião que não sabe operar o boeing?

2. PARA SER UM CONQUISTADOR, TEMOS QUE SER ORGANIZADOS.

  • VS. 3 A 5. Tem que rodear a cidade por 6 dias uma vez. No sétimo dia 7 vezes. Os sacerdotes vão à frente. Tem tudo uma ordem estabelecida.
  • Você é uma pessoa organizada?  Como é o seu quarto? A sua cozinha é uma beleza, o seu quarto…
  • Como você organiza o seu tempo? Sobra tempo para Deus, para a leitura diária da Palavra e oração diária?
  • Você quer ser um conquistador? Então está na hora de organizar a sua AGENDA e priorizar as coisas de Deus. Mt. 6:33

3. PARA SERMOS VITORIOSOS TEMOS QUE APRENDER A HORA DO SILÊNCIO.

VS. 10  Porém ao povo Josué tinha dado ordem, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca, até ao dia em que eu vos diga: Gritai! Então, gritareis.
7 DIAS MUDOS. Sabem qual é a arma mais perigosa do planeta terra? A LÍNGUA.O que mais derrotou pessoas no mundo.
Vejam o que diz o apóstolo Tiago sobre a língua:
Tiago 3:5  Assim também a língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
6  A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
7  Porque toda a natureza, tanto de bestas-feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;
8  mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
Você consegue domar cavalo selvagem, leão, até cobra. Mas a língua, não. Até os dentistas têm problemas com ela. Tem que amarrar, PRENDER, colocar uma trava porque ela ATRAPALHA ATÉ DENTISTA.
PARA ALGUMAS PESSOAS, DOMAR A LÍNGUA É UMA MISSÃO QUASE IMPOSSÍVEL. Já viram gente que fala em cima da fala da outra! Que façanha!
Por que Deus dá essa ordem? É porque Israel já tem uma história de fracasso no passado por causa da língua. Lembram-se da Rebelião de Datã, Coré e Abirão? Leia Números 16 e perceba que uma rebelião não começa do dia para a noite. Mas ela vai se instalando sorrateiramente a partir dos comentários maldosos. Eles desafiaram a autoridade de Moisés, pondo em dúvida o seu chamado de Deus. Deus teve que julgá-los, destruindo a família deles. Que triste fim eles tiveram. E nós temos que aprender com as histórias do passado. Por isso a Bíblia não conta só as coisas boas, mas também as experiências ruins. Elas foram escritas para que você e eu aprendamos e não caiamos nos mesmos erros daqueles homens.
Imaginem o povo comentando: “que absurdo. Rodear a cidade. Nunca vi isso. Só pode vir da cabeça de Josué! Eu não concordo. Eu tenho um plano melhor. Isso não vai dar certo. Ele não está bom da cabeça. Eu estou cansado. Eu estou com fome. Eu vou desistir.” Daqui a pouco tem uma grande multidão dizendo a mesma coisa.
O SILÊNCIO FALA MAIS ALTO!
  • Jesus perante o tribunal de Pôncio Pilatos. A multidão: “Crucifica-o, crucifica-o” Mas ele nada respondia. Pilatos fica maravilhado. João 19:6 em diante.
  • Isaías 30:7 No estarem quietos, estará a sua força.

4. QUANDO CHEGAR A HORA DE CONQUISTAR, GRITE!

  • Vs. 16 – Após a 7ª volta, cansados, Josué dá a ordem “GRITEM!” o Senhor vos tem dado a Cidade!
  • ESSE GRITAR, hoje pode ser CLAMAR!
  • O cego Bartimeu gritou!
  • A mulher Cananéia clamou!
  • CLAME AO SENHOR QUE ELE VAI TE OUVIR.
  • Com fé, os muros caem. Quais muros precisam cair da tua vida para que você saia da vida fracassada e passe a viver uma vida em vitória?

CONCLUSÃO:

  • Hoje, vamos proclamar a Vitória e a Conquista sobre o povo de Deus.
  • Tome hoje a decisão. JOSUÉ em seu discurso de despedida: Josué 24:15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
  • Coloque a tua vida no altar do Senhor nesta noite para nunca mais tirá-la de lá. Esse é o desafio...
  • BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.