Subscribe:

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

COMO FAZER UM CULTO ONDE AS CRIANÇAS VERDADEIRAMENTE ADOREM A DEUS


COMO FAZER UM CULTO ONDE AS CRIANÇAS VERDADEIRAMENTE ADOREM A DEUS...

Em algumas igrejas o culto Infantil é denominado CULTINHO.
Amados todos os cultos a DEUS são importantes, mas o CULTO INFANTIL, para mim é o mais importantes de todos pois esses pequeninos, verdadeiramente louvam a DEUS com o coração e quando é dada uma oportunidade para falar algo da parte de DEUS, eles são usados poderosamente, apesar de ter muitas "TIAS" e Coordenadoras desse conjuntos que dirigem o CULTO INFANTIL, como se fosse uma brincadeira e JESUS nos diz em sua palavra que se nós não nos portamos como uma criança, não herdaremos o REINO DE DEUS, que nessas singelas linhas o ESPIRITO SANTO fale poderosamente aos nossos corações e que venhamos a mudar esse conceito de CULTINHO, e possamos fazer desses pequeninos grandes adoradores de DEUS, e que nesse CULTO, as próprias crianças, tire as ofertas e que o preletor,  seja também uma criança e não um adulto contando histórinhas bíblicas, assim estaremos realmente fazendo um CULTO DAS CRIANÇAS ADORADORAS  DO DEUS DE ISRAEL.
A principio, esta expressão surgiu para mostrar que este trabalho é feito para as crianças.A idéia é mostrar que o trabalho de louvor e adoração era específico para as crianças. Mas se pararmos para analisar, esta expressão “cultinho”, nos dá a entender que estamos lidando com coisas inferiores, sobra de culto, culto menor, ou de “culto de mentirinha”, de que estamos brincando
          O Culto á Deus é um grande momento de louvor, adoração e recebimento da Palavra de Deus. e com as crianças não são diferentes.
O Culto infantil é destinado á mostrar as crianças a importância da reverência na Casa de Deus.
Muitas crianças estão por aí “destorcendo” alguns ensinamentos bíblicos porque não foram passadas em linguagem ideais á elas.Por isso devemos estar atentos e abrir nossa visão sobre a importância do culto infantil.
.          Você sabe o que quer dizer Culto?
Segundo o dicionário, culto significa Adoração ou homenagem é divindade em qualquer de suas formas, ou seja. o culto é um momento de adoração, seja ela na forma de oração, louvores, ofertas e mensagem bíblica.
          Alguns vêem o culto infantil como “show de calouros”, do tipo que uma criança canta e senta , vem outra canta e senta, e assim por diante.
E enquanto uma está louvando ou lendo a bíblia, as outras estão pulando, correndo, brigando e brincando.
          Sabemos que não é nada fácil controlar uma certa quantidade de crianças. mas é aí que está a importância da preparação do obreiro de crianças para o organização do culto infantil.
         Devemos sempre buscar fazer o melhor para Deus, porque com certeza Ele sempre nos dá aquilo que é melhor para nós.
          O culto infantil não deve ser preparado de qualquer maneira, ou de um dia para o outro, nos requer direção e sabedoria de Deus. Devemos pensar em ganhar crianças para Cristo e no seu crescimento espiritual e não em “promover eventos” para apenas mostrar aos pais que o departamento “funciona em suas mãos”.
           Lembre-se que assim como os pais saem do culto com a alma regozijando de alegria da presença de Deus, assim também deve sair as crianças.

PORQUE FAZER UM CULTO INFANTIL?

          É mais do que claro que o culto infantil não é mera reprodução do que acontece no culto dos adultos. Se fosse assim, não haveria culto separado para as crianças.       
          Em algumas igrejas, não existe o Culto Infantil.
Deste modo, podemos perceber que a maioria dos jovens e até mesmo alguns adultos não conseguem “ficar quietos” durante o culto. Isto porque não foram preparadas, não foram aptas as reverências ao cultuar á Deus.
          Ë através do culto infantil que mostramos a criança a importância de termos cuidado, e reverência na casa de Deus: como não correr, comer dentro da igreja, brincar no púlpito, andar no momento da pregação ou no momento da leitura bíblica, a importância de ofertar, etc.
Ë indispensável que o pastor dirigente da igreja esteja presente no culto infantil, quando um pastor prega para as crianças, elas passam a admira-las mais ainda, pois é o pastor, uma pessoa muito importante para todos daquela congregação, que está falando para ela.
         Em algumas igrejas, não existe o Culto Infantil. Deste modo, podemos perceber que a maioria dos jovens e até mesmo alguns adultos não consegue “ficar quietos” durante o culto. Isto porque não foram preparados, não foram aptas a reverenciar e cultuar á Deus.Fico muito triste quando vejo as pessoas se movimentando a toa na igreja, passeando pra cá e pra lá. Muitas pessoas ficam duas, três horas no cinema pra assistir um filme, ou fica sentado no computador conectado á internet horas e horas, que se bobear esquecem até de comer. E porque três horas de culto ficam com uma sede insaciável ?
Levantam na hora da pregação, de cinco e cinco minutos para ir ao banheiro, beber água e comprar bala...
Tenho certeza que se essas pessoas tivessem sido ensinada desde pequena a cultuar ao Senhor, nada disso aconteceria em nossas igrejas. É lastimável vermos reverência total que se tem na igreja católica, enquanto em igrejas evangélicas é uma conversa tremenda dentro da igreja, que muitas vezes o pastor é obrigado a chamar a atenção no púlpito usando o microfone.
A presença do pastor no culto infantil também mostra para a criança que ela é especial, pois o pastor tem “tempo para ela”.Elas com certeza estarão mais motivadas com isso.
          O culto infantil, como dito anteriormente, deve ser uma ponte que encaminha a criança a se preparar para o culto dos adultos e ter a visão de ter a igreja como um santuário.Dentre os aspectos sobre a importância do culto infantil, podemos destacar:
a)   Permite uma facilidade para integração das crianças com “o culto dos adultos”
b) Possibilita á criança uma participação direta no culto, seja: lendo a bíblia, tirando oferta, cantando, orando,etc.
c)   Cria integração entre o pastor e as crianças.
d) É uma forma didática de ensinar á criança algumas doutrinas importantes, como dízimo, batismo, apresentação de crianças, etc.
e)   Dá á criança uma auto-valorização.
          Devemos destacar aos pais e membros da igreja a importância da presença deles no culto para essa valorização crescer no coração da criança.Como elas aprenderão a se comportar na igreja com a igreja vazia?
           Um outro fato importante de fazermos um culto infantil é o fato de usar a linguagem da criança. A palavra de Deus mal interpretada pela criança pode acarretar sérios problemas quando estiver adulta. Eu conheço um homem que hoje deve estar com 45 anos que se desviou da casa do Senhor quando entrou na adolescência porque um obreiro quando ele era pequeno mandou ele ficar do lado de fora da igreja para um adulto sentar. Isso é um absurdo!!!!
 A bíblia diz que “ai daquele que fizer um deste pequenino tropeçar”,

                                             ATRIBUIÇÕES DO CULTO INFANTIL
Preparar e conduzir dominicalmente um culto para crianças de até dez anos, semelhante ao culto dos adultos, com adaptações pertinentes de linguagem e forma. 
  • Ensinar as crianças sobre a importância da adoração dominical.
  • Ensinar as crianças a aproximarem-se de Deus através da oração e dos cânticos, e a ouvirem a voz do Senhor na pregação, respondendo com amor, gratidão e obediência.
  • Ensinar as crianças como devem desfrutar e se comportar no culto dominical.
  • Auxiliar as crianças a compreender e desfrutar de cada uma das partes da liturgia.
  • Estimular as crianças a convidar outras pessoas para o culto.
  • Prestar ao Conselho, relatório anual de suas atividades.
A equipe do Culto Infantil trabalha considerando os seguintes aspectos:
  • O Culto Infantil tem por objetivo não apenas dar aos adultos um momento tranqüilo para ouvirem as pregações, mas ensinar as crianças sobre a importância do culto e oferecer-lhes um espaço de adoração com o qual elas se identifiquem.
  • O Culto Infantil, que tem a mesma importância do culto dos adultos, é realizado com reverência e seguindo o mesmo padrão litúrgico.
  • O Culto Infantil é diferente da Escola Dominical, por enfatizar a prática da adoração litúrgica bíblica.
Assim como no culto dos adultos, a pregação, estruturada em linguagem acessível, é o elemento central do Culto Infantil.


                                              Quando fazer o culto infantil?


          Na minha visão, um culto infantil deve ser mensalmente, pois tem igreja que fazem bimestralmente ,sabe porquê? As crianças necessitam que toda igreja participe dos cultos infantil, se este culto não for mensal acaba sendo esquecido na igreja,e todos nós sabemos que quase não se tem igrejas com a visão ministerial de crianças, logo,você não terá o apoio que necessita para realização do culto infantil.
Se for feito com todo o amor e dedicação, toda a igreja poderá abraçar a ideia e você poderá divulgar o culto através de folhetos,cartazes e convites.
          Esta organização deve ser antecipada para não causar tumulto no momento do culto.Você deve abrir a visão da sua igreja dada importância deste culto e da participação dos membros,pois como a criança aprenderá a se comportar num culto se a igreja estiver vazia? Ela não assimilará que é um culto....tendo os pais presentes a criança se sentirá motivada....(aquele velho ditado, faça o que eu falo mas não o que faço)
    Antecipadamente, escolha as crianças que receberão oportunidade no     culto.Ex: quem vai fazer a oração inicial,quem vai ler a bíblia,tirar oferta,etc muito bom/ vale treinar antes
Após escolher as crianças,chame os pais para falar com eles a responsabilidade que a criança vai ter durante a ministração do culto.(muito bom colocar os pais com intercessores/ jejuando)
Antes de tudo,veja quem será o preletor do culto,então faça uma programação.(se for possível e o pastor concordar. Prepare uma criança ou mesmo o professor (a) para ministrar a mensagem, pode ser uma história ilustrada/flanelógrafo/encenada pelas crianças. Os adultos gostam muito, fica marcado, sempre lembrando de enviar convites para os não salvos).
É muito importante termos uma programação para o culto,pois é ali que você terá o nome das crianças que receberão oportunidades.
Será muito bom para a criança, se os pais participarem do CULTO, pois muitos chegam a porta da igreja e deixa os seus filhos e vão para casa, deixando a criança com as "TIAS", saibam que igreja não é deposito de criança e vocês pais tem a obrigação moral e educacional, diante da igreja e de DEUS em ensina o CAMINHO para que essa criança não se desvie da presença de DEUS, é por isso que existe muitos adolescentes desviado da presença do SENHOR, algos entraram no mundo das DROGAS, outros tiveram as suas vida ceifadas por satanás, diga se estou mentindo, se você não conheceu alguma criança que cresceu com você "TIA" ensinando a palavra de DEUS, e por falta de apoio dos pais se desviaram do CAMINHO e terminaram sendo mortas e algumas até na porta da igreja.


Como Organizar um Culto infantil?

          Esta organização deve ser antecipada para não causar tumulto no momento do culto. Você deve abrir a visão da sua igreja da importância deste culto e da participação dos pais.
Como as crianças aprenderão a se comportar na igreja se ela estiver vazia? Ela não assimilará que está havendo um culto,tenho a presença dos pais ,a criança se sentirá motivada.
          Antecipadamente, veja as crianças que estarão recebendo oportunidade. Após a escolhe, chame os pais e fale da responsabilidade que a criança terá no momento do culto infantil (muito importante colocar os pais como intercessores), e nunca deixe de ter em mãos a programação do culto, com o nome das crianças que irão participar.Lembre-se que eles são “os donos do culto”, logo, eles que deverão receber as oportunidades do começo ao fim.
Use-as com empenho seja para cantar hinos, leitura da bíblia, louvores, fantoches, teatros, coreografia, auxilio, para segurar visuais, recolher ofertas, etc.
          Segue abaixo os procedimentos úteis para a organização do culto infantil:

1)agendar as datas dos cultos infantis de acordo com o calendário da igreja

2)Preparar um bom material ilustrativo e escolher técnicas de exposição do tema de acordo com as necessidades das crianças.
Faça dramatizações utilizando fantoches, sermão ilustrado, louvores e coreografias, ou convite uma pessoa de fora para pregar para as crianças. Todos nós gostamos de novidades, passe ao preletor o tema do culto, ou deixe Deus tocar no coração dele para Ele trazer a Palavra necessária.
3) “Separar” as crianças que estarão participando ativamente do culto e “conversar com os pais”
4)Faça programação do culto:

Oração Inicial com boas vindas
Leitura introdutória
Louvor congregacional
Palavra introdutória feita por uma criança
Oportunidades
Oração pela oferta
Oferta
Conjuntos convidados
oportunidades
Conjunto local
Oração para pregação
Pregação
Oração Final
Sorteio,brincadeiras ou entrega de brindes

5) Ornamente todo local, onde será ministrado o culto, lembre: ornamente de acordo com o tema.

Dicas Importantíssimas para o dirigente do Culto:

Dirigir o culto infantil não é somente escolher e cantar com as crianças as músicas,ou fazer “gracinhas”para elas. Louvar com música cantada é somente uma das formas de cultuar.
Há outras maneiras:

·        Planeje antecipadamente os períodos do culto onde você pedirá para a congregação se levantar e se sentar.
·        Em pé a voz sai melhor, por isso as músicas de exaltação devem ser preferencialmente cantadas em pé. Músicas mais introspectivas, reflexivas, de confissão de pecados, arrependimento… combinam com uma atitude mais introspectiva, sentados ou eventualmente ajoelhados.
·        Na escolha da seqüência das músicas, considere essa combinação conteúdo-estilo para que a congregação não fique sentando e levantando continuamente.
·        Se quiser explicar a música ou fazer algum comentário, explique a música primeiro e só então peça para a congregação se levantar (não fique falando muito com todos em pé).
·        Se a música for nova, cante a 1a vez sentados e se julgar apropriado, que se levantem na 2a vez. Não peça para o povo se levantar para cantar uma música desconhecida
·        Use algum texto de adoração, que fale sobre atributos de Deus, que conduza ao louvor.
·        A leitura bíblica faz parte da celebração. Não se esqueça que o culto é de todos para Deus, por isso opte pela leitura em uníssono (todos juntos) ou responsiva (o dirigente lê um versículo e a congregação o seguinte).
·        As orações normalmente incluídas no culto são: de abertura / invocação, consagração de ofertas, intercessão pelos visitantes, encerramento do período de louvor e intercessão pelo pregador...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.