Subscribe:

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

COLOCANDO A CASA EM ORDEM


COLOCANDO A CASA EM ORDEM...

II Reis 20.1-11
-Introdução: Você já imaginou uma casa de cabeça para baixo? Vivemos em tempos que a família perdeu sua referência de ser um lar. Tudo ficou ao contrário. As pessoas não gostam de ficar em casa. O casamento tem sido desvirtuado. A maternidade foi desvalorizada. Poucos sabem o que é uma família no sentido patriarcal com pai, mãe e filhos.
Qual seria o modelo de família de acordo com a vontade de Deus? O Senhor criou um homem e uma mulher, Adão e Eva, e lhes ordenou “E Deus os abençoou, dizendo: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra.” (Gênesis 1.28).
O rei Ezequias recebeu esta ordem do Senhor por meio do profeta Isaías para colocar em ordem sua casa. Talvez este colocar em ordem poderia significar pagar as contas, nomear um sucessor para o trono, dividir a herança, pedir perdão alguém que tenha ofendido ou diversas outras coisas. Mas na hora que o rei Ezequias ouviu esta notícia do profeta ele não pensou em nada disso, mas virou-se para a parede e orou humildemente ao Senhor. Ele entendeu que precisava colocar sua vida em ordem espiritualmente.

Como organizar minha casa?


Baseado na experiência de Ezequias no v.3 onde faz a pequena oração“Lembra-te SENHOR, peço-Te...” regada de lágrimas. Será que Deus se lembraria o que você tem feito em sua casa? Vamos refletir sobre como colocar nossa casa em ordem:
1ª ordem – VIDA ESPIRITUALv.3a “andei diante de Ti com fidelidade”
Ezequias pediu a Deus para se lembrar de que ele andou diante de Deus com fidelidade. Ele era fiel a Deus em sua casa. Dedicou sua vida à oração. Sua vida espiritual estava em ordem. Ele foi humilde virando-se para a parede para ter um momento a sós com Deus.
A vida espiritual norteia tudo em nossa vida. Se a família é uma prioridade então precisamos orar em família. A casa é um lugar de descansar, comer e fazer suas coisas pessoais, mas deve também ser um lugar de oração. Não podemos dedicar os melhores lugares da casa para a Tv, para a comida ou lazer e não ter um lugar ou um momento de oração e leitura da Bíblia.
Se Deus for se lembrar do que você faz em casa, Ele vai lembrar o quê?
Você tem lido sua Bíblia e orado na sua casa?
Coloque sua vida espiritual em ordem!
                        
2ª ordem - RELACIONAMENTOSv.3b “com inteireza de coração”
Ezequias pediu ao Senhor para se lembrar também de que ele tinha um coração ‘inteiro’. Isso significa que seu coração não era dividido. Ele era íntegro para com Deus e para com as pessoas principalmente de sua família.
A Bíblia diz “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jeremias 29.13) e “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes” (Marcos 12.30). Precisamos amar a Deus e ao próximo de todo o coração.
Ter um coração inteiro significa não ser fingido, sem divisão. Por isso Tiago nos ensina a limpar nossas mãos e o coração “Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração” (Tiago 4.8).
Nossos relacionamentos mostram se amamos ao nosso próximo. Em casa é onde ficamos à vontade e mostramos quem realmente somos. Quem é você dentro das quatro paredes? Você tem amado seu próximo mais próximo? Seu coração está inteiro ou dividido? Para saber isso basta analisar as discussões, brigas e momentos de raiva. Se você tem falado palavras duras com quem você deveria amar lembre-se de que “a boca fala do que está cheio o coração”(Mateus 12.34b). Para colocar os relacionamentos e o coração em ordem basta perdoar quem te ofendeu e exercitar mais o amor.
Você tem amado sua família de todo o coração?
Coloque seus relacionamentos em ordem!

3ª ordem - ATITUDESv.3“fiz o que era reto aos teus olhos”
As atitudes mostram quem realmente somos.
Ezequias era um homem que tinha ações que glorificavam a Deus. O templo estava fechado e a primeira coisa que fez quando se tornou rei foi mandar abrir o Templo de Deus (II Crônicas 29.3) e restabeleceu o culto ao Senhor (II Crônicas 29.20-36), celebrou a páscoa que a muitos anos estava esquecida (II Crônicas 30), ordenou a coleta de dízimo e ofertas para a casa de Deus e para o sustento dos sacerdotes e levitas (II Crônicas 31.2-21). Além disso, quando enfrentava os inimigos como Senaqueribe rei da Assíria, antes de tudo orava ao Senhor (II Reis 19.14-19).
Como Ezequias mesmo disse em sua oração, suas atitudes eram retas ‘aos olhos do Senhor’ e não fazia apenas o que era certo aos seus próprios olhos. Ele obedecia a vontade de Deus.
Muitas vezes somos assim, fazemos o que queremos e achamos correto, mas precisamos aprender a ter atitudes que sejam de acordo com a vontade do Senhor por que “Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” (Provérbios 15.3).
Às vezes a família está fora de ordem. Ninguém sabe quem é quem. é preciso definir os papéis. Muitas famílias são dividias por que cada um quer fazer sua própria vontade, os filhos ora desobedecem ao pai, outra hora à mãe e depois não obedece nenhum dos dois. É preciso haver união, pois um reino dividido não subsiste (Marcos 3.24) e não podemos servir a dois senhores (Lucas 16.13). Por isso o pai e a mãe devem entrar em acordo para não dividir os filhos confundindo-os. Para isso é preciso ter atitudes que sejam de acordo com a vontade do Senhor e não nossa.
Quando todos querem o que Deus manda, há união. Mas se cada um buscar seu próprio interesse há divisão.
Quais são as atitudes que você tem tido em sua casa?
Você tem feito sua própria vontade ou o que é “reto aos olhos do Senhor”?
Coloque suas atitudes em ordem com a vontade de Deus!

Coloque sua vida familiar em ordem!
-CONCLUSÃO:
Quando colocamos nossa casa em ordem, mesmo que enfrentemos problemas como Ezequias que ficou doente e recebeu a triste notícia de que iria morrer, Deus manda seu profeta voltar e reverter a situação.
O Senhor disse para Ezequias: “Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que eu te curarei; ao terceiro dia, subirás à Casa do SENHOR” (v.5). Por isso Ezequias ainda viveu mais 15 anos livrando-o de seus inimigos (v.6) e Deus mandou o sol andar para trás 10 minutos com um sinal (v.11).
Quando colocamos nossa casa em ordem para com Deus, o Senhor nos ouve, vê nossas lágrimas, cura, dá vida em abundância e faz o impossível por nossas vidas.
Coloque em ordem:
sua vida espiritual
seus relacionamentos
suas atitudes

Deus move os céus e a terra para nos abençoar.

Quando você carrega uma Bíblia,
Satanás fica com dor de cabeça...
Quando você abre a Bíblia, ele desmorona...
Quando ele vê você lendo a Bíblia, ele desmaia...
Quando ele vê você vivendo o que você lê, ele foge... 
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.