Subscribe:

domingo, 28 de outubro de 2012

CICATRIZES, MARCAS DE UM GUERREIRO...


                                        CICATRIZES, MARCAS DE UM GUERREIRO...



João 5.1-14
INTRODUÇÃO
No meio da festa tem uma multidão sofrendo = Jesus foi para uma festa em Jerusalém. Mas enquanto o povo se alegrava ele foi ao Tanque de Betesda “Casa de Misericórdia” onde havia uma multidão de gente sofrendo. Ali havia gente deformada, amassada emocionalmente, com o coração sangrando por feridas ainda abertas. Hoje,  também tem muitas pessoas sofrendo, gente ferida, gente enferma no corpo e na alma. Jesus se importa com você. Jesus também visita a sua Casa de Misericórdia.
No meio do sofrimento tem gente esperando por uma cura = Ali no Tanque de Betesda um anjo descia e movia a água e o primeiro que saltava no tanque era curado. Todos estavam ali na esperança de dar o mergulho da cura. Mas, um dia Jesus foi esse lugar e uma cura maravilhosa aconteceu. Jesus está visitando a sua Betesda também nesta noite.
No meio de tantos gemidos ecoa-se uma retumbante pergunta = Quando Jesus viu aquele homem enfermo há 38 anos, fez-lhe uma pergunta: “Você quer ser curado?” Esta mesma pergunta é feita a você nesta noite: “Você quer ser curado?” Você que já tem esperado tanto tempo, você quer ser curado? Você que já tem buscado solução para a sua vida em tantas outras alternativas, você quer ser curado? Você que já viu tanta gente ser curada à sua volta e ainda está doente, você quer ser curado? Você que já não tem mais forças para caminhar na direção da sua cura, você quer ser curado?
I. VOCÊ PODE SER CURADO PORQUE O MÉDICO DOS MÉDICOS ESTÁ INTERESSADO NA SUA VIDA – V. 5-6
1.Seu divino conhecimento – v. 6
Jesus distinguiu esse enfermo no meio da multidão. Aquele homem era a maquete da desesperança. Ele já não tinha mais sonhos para sonhar. Sua causa estava totalmente perdida. Não foi ele quem viu a Jesus, mas foi Jesus quem o viu. Jesus viu o seu passado, a sua condição e o seu futuro. Jesus viu que a causa da sua tragédia era o pecado da sua juventude. Jesus viu que ele estava colhendo o que havia plantado.
Jesus viu uma triste história de pecado (v. 14). Aquele homem não estava apenas preso à sua cama, mas também ao seu passado, à suas memórias amargas, à sua culpa.
Jesus olhou para a mulher samaritana e viu que ela estava vivendo em adultério. Jesus viu Zaqueu na árvore e viu que havia sede de Deus no seu coração. Jesus viu o amor às riquezas no coração do jovem rico. Viu falsidade no beijo de Judas Iscariotes.
Jesus também está vendo a sua vida. Ele vê a sua alma. Ele sonda o seu coração. Ele sabe qual é a sua doença. Nada pode ficar oculto aos olhos dele. Caim tentou fugir de Deus. Acã tentou encobrir o seu roubo. Davi tentou esconder o seu adultério. Mas o Senhor estava vendo. Jesus conhece os segredos do seu coração. Jesus sabia que aquele homem estava enfermo há 38 anos. Sabia a causa do seu sofrimento. Jesus conhece a sua dor, a sua angústia, o seu vazio, a sua crise. Ele tem nas mãos o diagnóstico da sua vida.
2.Sua divina compaixão – v. 6
A doença desse homem era uma causa perdida = Por isso, Jesus foi ao encontro dele. Jesus tomou a iniciativa. Jesus o abordou. Jesus abriu para ele a porta da esperança. Jesus sentiu sua dor, seu drama. Talvez você já não tenha mais forças para clamar. Talvez você já desistiu de esperar uma cura. Talvez até aqui você só tem encontrado incompreensões e luta sozinho para uma cura que não acontece. Mas Jesus está aqui. Ele se importa com você e se compadece de você.
Quando os nossos recursos acabam, somos fortes candidatos para um milagre de Jesus – v. 7-8 = Aquele homem estava só. Não tinha ninguém por ele. Não tinha saúde. Não tinha paz. A solidão era a marca da sua vida. Ele havia chegado ao fim da linha, ao fundo do poço. Mas quando se viu desamparado, Jesus lhe estendeu a mão.
a)Se você se sente só, Jesus está perto de você. Ele pode preencher o vazio da sua alma. Todos o abandonam. Todos o acusam. Todos o discriminam, mas Jesus investe em você.
b)Se você se sente desamparado, Jesus levanta você. Jesus põe você de pé. Você caiu, fracassou, não tem forças para se levantar. As pessoas lhe rejeitaram. Mas Jesus ama você e toma você pela mão e lhe dá dignidade para continuar a viver.
c)Se você se sente desencorajado,, Jesus acende uma chama de esperança no seu coração. Jesus gera expectativa no seu coração: “Você quer ser curado?”
d)Se você se sente manco, aleijado, deformado em seus sentimentos, Jesus cura você. Ele limpa a sua vida. Ele restaura o seu nome. Ele perdoa você.
e)Se você se sente fraco, derrotado e já tentou várias vezes e fracassou, Jesus restaura você. Jesus cura você. Levanta você. Restaura você e o devolve à sua família com dignidade!
II. VOCÊ PODE SER CURADO PORQUE JESUS DIAGNOSTICA METICULOSAMENTE A SUA DOENÇA – V. 5-7
1.Aprendendo a reconhecer nossas próprias doenças – v. 5-6
Para você ser curado, você precisa entender qual é o seu problema. Você precisa identificar as áreas da sua vida que precisam de cura. Muitas pessoas não querem se apresentar como fracas. Querem fazer de conta que não existe nada. Mas todos nós somos feridos. Temos feridas emocionais. Ninguém vem de uma família perfeita. Todos nós temos feridas que precisam ser curadas: na área da família, dos relacionamentos, das perdas significativas.
Feridas emocionais quando não saram de forma apropriada, são como as feridas físicas. São como farpas no coração, se não forem tiradas produzem “pus emocional”. Tem muita gente que tem medo de tirar as farpas. Tem medo de enfrentar a doença. Tem medo de voltar ao passado. Mas as cicatrizes da cura são cicatrizes de vitória – como as cicatrizes das mãos e dos pés de Jesus.
Aquele enfermo precisava lidar com os dramas da sua consciência (pecado v. 14), abandono da família, solidão, amargura, rejeição. Disse ele; “Eu não tenho ninguém.” Quais são as suas doenças que precisam ser curadas: mágoas, rejeição, abuso sexual, ingratidão, falta de perdão, soltar o passado, sarar perdas importantes (luto, divórcio), culpa?
Passos necessários para a cura: 1) Admita que você foi ferido e que há uma ferida no seu coração; 2) Identifique a ferida; 3) Perdoe as pessoas envolvidas nas suas feridas; 4) Entregue agora sua causa a Jesus.
Jesus sabia qual era a doença daquele homem. Jesus queria curá-lo, mas antes de fazê-lo Jesus o fez consciente da sua doença.
2.Aprendendo a remover as farpas do coração – v. 7
Quando Jesus perguntou ao homem do tanque de Betesda se ele queria ser curado, este homem lhe respondeu com uma desculpa: “Sim, mas…” (v. 7). Ele poderia ter dito simplesmente sim ou não. Se a cura traz tantos benefícios, por que as pessoas apresentam tantas tantas desculpas para serem curadas? Existem muitas razões:
2.1.Eu não tenho ninguém. Sou vítima do esquecimento, abandono e ingratidão da família e dos amigos – Aquele homem de Betesda despeja a sua mágoa diante de Jesus. Além de doente do corpo estava também com a alma enferma. Ele atribua a sua falta de cura às pessoas. Os outros eram os responsáveis. Dizia ele: “Eu não fui curado porque não tenho ninguém que se interesse realmente por mim”.
2.2.Tenho medo. Será muito doloroso remexer o passado. O que passou, passou – O processo da cura dói. Muitas vezes significa olhar para trás e reparar danos, recordar experiências dolorosas: um abuso sexual, a falta de amor do pai ou da mãe, as cenas de violência, o abandono. Cada pessoa tem farpas que causam dor e para sarar é preciso recordar. Não adianta tapar uma ferida. É preciso limpá-la.
2.3.Perdoar? Mas eu fui a vítima!” – O perdão nos liberta, nos cura. A mágoa adoece. A falta de perdoa torna a vida um inferno. Quem não perdoa não tem paz. Quem não perdoa não ora, não adora, não é perdoado. Quem não perdoa adoece. Quem não perdoa é entregue aos verdugos. Não espere a pessoa que lhe feriu mudar. Perdoe essa pessoa. Fique livre!
2.4.Esquecer? Você está louco?” – Deus tem um lugar específico para colocar as nossas lembranças: o mar do esquecimento (Mq 7:19). Esquecer não significa fazer de conta que nada aconteceu. Significa viver além do que aconteceu. Esquecer é não sofrer nem cobrar mais a dívida da pessoa que lhe feriu.
2.5.Você quer ser curado? – Deus nos chama para viver em sanidade e em santidade. A única diferença entre sanidade e santidade é um “T” que é um símbolo da cruz de Cristo. Se não sararmos, ainda que vamos para o céu (como aleijados emocionais), não viveremos tudo o que Deus tem para nós aqui na terra.
III. VOCÊ PODE SER CURADO PORQUE JESUS TEM O REMÉDIO CERTO PARA A SUA DOENÇA – V. 8
1.Uma pergunta maravilhosa – “Queres ser curado?”
Não importa quanto tempo você está sofrendo. A mulher hemorrágica sofreu 12 anos. A mulher encurvada andou 18 anos corcunda. Esse homem estava doente há 38 anos. Jesus viu um homem cego de nascença. Ele os curou a todos. Ele pode curar você também.
Não importa a causa do seu problema. Jesus é maior do que o seu problema. A sua doença pode ser incurável para os homens, mas não para Jesus. Ele é poderoso para curar você nesta noite. Exemplo: o endemoninhado Gadareno.
Não importa a gravidade do seu problema. 38 anos anos de sofrimento. Mas Jesus lhe pergunta: Queres ser curado? Lázaro – Já cheira mal. Mas Jesus ordena: Vem para fora!
Não importa as desastradas consequências do seu problema. Sua saúde acabou, seu nome foi para a lama, sua família está arrebentada. Jesus pode pegar os cacos e fazer tudo de novo. Ele transformou uma prostituta possessa, Maria Madalena e fez dela a primeira missionária da sua ressurreição.
Não importa o quão desesperançado você esteja. Disse o homem: “eu não tenho ninguém”. Mas Jesus está presente com você. Ele pode tudo. Ele é o Senhor das causas perdidas.
Não importa quantas tentativas fracassadas você já teve. Todo ano aquele homem via gente sendo curada e ele mofando em cima da cama. Mas agora Jesus o toma e o cura!
2.Uma ordem maravilhosa – “Levanta-te, toma o teu leito e anda”.
Jesus dá a ordem e dá o poder para você cumpri-la. A Palavra de Jesus tem poder. A natureza a obedece, os anjos, os demônios, as enfermidades. Ele tem toda autoridade no céu e na terra.
Ele disse ao homem da mão ressequida: estende a tua mão. O que era impossível aconteceu.
Jesus disse para Lázaro: Lázaro vem para fora e o morto o obedeceu!
Jesus está dizendo para você. Levante-se. Não fique mais prostrado. O libertador da sua vida chegou. Não ande mais como um derrotado. Não viva mais encurvado. A cura chegou. Coloque-se de pé de volte para a sua casa curado!
3.Um resultado maravilhoso – “Imediatamente o homem se viu curado…”
O milagre de Jesus é imediato, completo e público. A cura de Jesus não é parcial. Jesus não oferece meias soluções. Jesus não oferece paliativos. Ele não usa artifícios para enganar você. O mesmo Jesus que levantou aquele enfermo está aqui e pode perdoar você, curar você, salvar você e fazer de você uma pessoa completa, feliz e saudável física, emocional e espiritualmente.
CONCLUSÃO
Você quer ser curado? O médico dos médicos está entre nós. Ele é o Filho Deus. Ele conhece você. Ama você. Está interessado na sua vida e pode hoje curar você imediatamente, completamente...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.