Subscribe:

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

AINDA HÁ LUGAR NA MESA DO SENHOR...

AINDA HÁ LUGAR NA MESA DO SENHOR...

Bem-aventurado aquele que comer pão no reino de Deus.( Lc 14.15)
Ele, porém, respondeu: Certo homem deu uma grande ceia e convidou muitos.( Lc 15.16)

Introdução: A parábola que o Senhor Jesus contou aos judeus naquela época ainda hoje é significativa. Deus tem convidado toda a humanidade para sua grande festa.Ninguém está excluído, vocês também estão incluídos nesse convite para participar da festa em homenagem ao filho de Deus, Jesus Cristo. Deus ficará feliz se vocês aceitarem. Sua mesa é farta, pois Ele Se deleita em dar generosamente: vocês podem obter a redenção eterna, o perdão de toda a culpa e a paz para seu espírito.

O CONVITE
Você certamente já realizou festas, jantares e convidou seus amigos íntimos, familiares os quais fazia questão que comparecesse, a presença deles sempre é motivo de muito prazer e alegria.
Sabemos que os convites chegam as nossas mãos com antecedência, e o anfitrião pede confirmação da presença de que convidou. Nesta época também era esse o costume, o convidado confirmava presença. Esses convidados cancelaram o compromisso firmado na hora da festa, jantar, depois de tudo pronto, organizado e preparado, com as desculpas mais incoerentes que já ouvi.

“Disse o primeiro: Comprei um campo, e preciso ir vê-lo”;
Outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las.
E outro disse: Casei-me, e por isso não posso ir” (Lucas 14:18-20)”.

Que absurdas as desculpas desses convidados, vou explicar o porquê:
Ninguém compra terras, propriedades sem vê-las... Seria uma tolice faze-lo;
Comprou os bois e não experimentou para ver se funcionava direitinho? Isso era prioridade, para o dia em q foi convidado para um jantar, festa?
Fácil, leva esposa para festa, casar-se não é desculpa para deixar de participar de festas.
As pessoas não rejeitam, no último minuto, um jantar preparado com grande despesa por um homem rico e importante para o prazer de seus amigos
A situação na parábola correspondia exatamente à situação da nação de Israel. Os israelitas, como os homens da parábola, tinham sido avisados havia muito tempo, desde os profetas, da vinda do reino de Deus e como aqueles homens estavam sendo avisados de sua imediata aproximação pela pregação de João e de Jesus: “... está próximo o reino dos céus” (Mateus 3:2; 4:17). E, contudo, apesar de todo o seu suposto deleite naquele reino, quando o reino do céu chegou perto, eles estavam totalmente desinteressados em recebê-lo.
Esta acontecendo à mesma coisa hoje, o reino de Deus vem sendo apresentado a todos, através da pregação do evangelho, está sendo anunciado a salvação através da mensagem da cruz. Jesus Cristo é o único caminho, Ele é a verdade e a Vida, ninguém vai ao Pai se não for por intermédio Dele.
O Chamado para fazer parte do Reino de Deus é legitimo e destinado sinceramente a todos que o quiserem, mas muitos estão totalmente desinteressados em recebê-lo. Há uma indiferença e incredulidade espiritual muito grande em nossa sociedade.

Você conhece alguém que rejeitou ou rejeita o Evangelho?

Quero destacar duas classes de convidados neste estudo:

A-Pessoas que recusam o evangelho – não o recebem

Pessoas que se julgam boas, merecedoras, não comparecerão ao banquete de Deus. Esse se justificam dizendo já tenho Deus no meu coração,não faço mal a ninguém.
O evangelho vem sendo anunciado, na TV, na igreja, nas praças, nas musica gospel, no nosso lugar de trabalho, escolas, hospitais, o convite para participar do banquete a mesa do rei esta sendo distribuído, contudo muitos estão empregando as desculpas mais incoerentes e inacreditáveis além daquelas descrita acima, que já escutamos. Tais como: Jovem demais; ocupado demais não tenho tempo; não estou preparado para ser crente. São tantas as justificativas quem nem dá para listá-las. Muitas pessoas estão negando a Jesus, não o recebem.
O interessante que o(banquete) que a principio era para os convidados (alusão sobre os Israelitas) daquele homem, “e veio para os seus e os seus não o receberam” passou a ser para TODOS, pobres, aleijados, cegos, coxos, os que estavam a beira do cominho, os marginalizados. Este é o evangelho de Jesus Cristo o evangelho da inclusão, Jesus não faz acepção de pessoas. Venham a mim todos os que estão aflitos e oprimidos.

B-Há pessoas que recebem o convite do evangelho, mas na hora da provação, negam a Cristo.
Outro tipo de convidado, pessoas que até recebem o convite do evangelho, recebem Jesus como salvador de suas vidas, mas não se firmam, não conseguem ficar até o termino do banquete, na hora da provação, tribulação, adversidades, negam a Cristo.
Este tipo de convidado conheceu a graça salvadora do Senhor, mas por justificativas banais deixam o banquete, negam a Jesus e se afastam e são privados de participarem das bodas do Cordeiro( festa mais esperada por todos que amam e seguem a cristo) o encontro do Senhor com sua igreja , quando vier buscá-la para morar com Ele na Nova Jerusalém.
Quem aceita o convite não pode voltar atrás, Deus não se agrada do que retrocedem.
O que percebemos nesta parábola que os que compareceram ao banquete são aqueles que não “ mereciam” o banquete, nem o convite
Pessoas consideradas sem dignidade são as que estarão diante de Deus no banquete da graça.
Jesus veio buscar e salvar o perdido:
Lucas 19:10 – Lucas 17:11-19 – Lucas 19:1-9 – João 8:1-11 – Marcos 16:15...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.