Subscribe:

domingo, 7 de outubro de 2012

ABRAÃO UM MODELO DE HOMEM DE DEUS...


ABRAÃO UM MODELO DE HOMEM DE DEUS (GN 13.14-18).


Ø Abraão é o Pai da Fé: Romanos 4. 9b-11: “[...] As Escrituras Sagradas, que dizem: “Abraão creu em Deus, e por isso Deus o aceitou.” [...] Deus aceitou Abraão porque ele tinha fé [...] Assim Abraão é o pai espiritual de todos os que crêem em Deus e são aceitos por ele [...]
Ø A Bíblia fala que os pastores são referenciais:
a) Presentes: Efésios 4:11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
b) Devem ser imitados quanto a Fé Hebreus 13:7 Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.
c) Cuidam das necessidades espirituais do povo de Deus - Hebreus 13:17 Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
Ø Por que Abraão é nosso referencial, o nosso Pai da fé?
a) Renunciou uma religião que materializava a imagem da divindade para uma experiência mais madura com Deus que é Espírito;
b) Vivia uma vida de peregrinação, dando um exemplo de desapego ao terreno (tenda e altar);
c) Aprendeu a viver dependendo de Deus.
d) Demonstrou uma disposição para obedecer a Deus incondicionalmente.
e) Desenvolveu fé para receber milagre.
f) Era um homem de visão.

Ø O que significa visão nessa perspectiva? Direção, princípios, alvos. Saber o sentido a ser tomado para chegar no lugar que Deus quer; um ideal que dá sentido para a própria vida; o centro de interesse; o objetivo, a finalidade da vida, aquilo que se procura alcançar; intuito, desígnio

Como Deus queria que Abrão fosse um vencedor teve que ensinar um dos primeiros requisitos de todo o vencedor: ter visão.

Assim, Deus recomendou a Abraão que olhasse em 4 direções. Nós tb....

a) NORTE, o lugar que está diante de ti.
b) SUL, o lugar por onde já passaste.
c) ORIENTE, o lugar onde o sol nasce.
d) OCIDENTE, o lugar onde o sol se põe.

5. Para sermos uma pessoa...

I. OLHAR PARA O OCIDENTE, ONDE O SOL SE PÕE - A NOITE, A ESCURIDÃO - AS TRIBULAÇÕES
1. Quantas tribulações você enfrentou e em quais áreas? Otimismo Pessimismo ou Realismo
2. Por que sofremos?
a) Por causa de nós mesmos: A filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no Early Show e Jane Clayson perguntou a ela: "Como é que DEUS teria permitido algo tão horroroso acontecer, como os atentados terroristas do dia 11 de setembro de 2001?" Anne Graham deu uma resposta extremamente profunda e sábia. Ela disse: "Eu creio que DEUS ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós. Por muitos anos nós temos dito para DEUS não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas. Sendo um cavalheiro como DEUS é, eu creio que Ele calmamente nos deixou. Como poderemos esperar que DEUS nos dê a Sua bênção e Sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco?" (Internet)

b) Por causa dos outros

c) Por permissão de Deus:

3. Como você reagiu diante delas?

4. A proposta de Deus – Rm 5.3b-5.

II. OLHAR PARA O ORIENTE, O SOL NASCENTE, A FIDELIDADE DE DEUS.1. O sol é 27 X > que a T. Está a 150 milhões de Km da T. A importância do sol para a Via Láctea... O sol é 27 X > que a T. Está a 150 milhões de Km da T.
2. O sol nunca entrou em greve... Nunca teve aumentou de tarifa. Com o sol Deus mostra que será sempre fiel.

3. Os Benefícios do sol:
· Fotossíntese
· A luz solar mata germes.
· A imunidade é aumentada pela exposição à luz do sol, e a resistência de seu corpo à infecção é aumentada.
· Os ossos são fortalecidos pela luz solar.
· As células sanguíneas vermelhas funcionam melhor após a exposição do corpo ao sol - aumento da habilidade delas transportar e distribuir oxigênio nas células do corpo.
· O colesterol é mudado em Vitamina D na pele na presença de luz solar não filtrada.
· Uma sensação de bem-estar é promovida pela luz solar e o humor melhora.
· Desde que equilibrados, os raios solares têm propriedades curativas.

4. O sol é uma ilustração da fidelidade do Senhor.
*** Houve uma época em que um indígena, um cacique de nome Juruna (falecido em 2002), foi eleito deputado. Antes mesmo de ser eleito, Juruna andava dizendo que “palavra de branco não merece confiança”. E caminhava pelo território nacional ouvindo pessoas importantes e registrando as declarações das autoridades em fitas cassetes de um gravador, para depois, não ser desmentido.
5. Deus é fiel - 2 Timóteo 2:13 se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.
*** finanças da igreja.

6. Hino: "Tu és fiel, Senhor, meu Pai celeste, pleno poder aos teus filhos darás. Nunca mudaste, tu nunca faltaste: Tal como eras, tu sempre serás".

III. OLHAR PARA O SUL, RECORDAÇÕES.

1. Do que Abraão lembrava-se? Do ponto de vista do juízo de valor, há dois tipos: boas e as más.

2. Há duas maneiras de reagir: negativa e positivamente.

3. O Exemplo do Profeta Jeremias:

a) Ele escreveu um livro da Bíblia que tem um nome negativo: “Lamentações”, mas, sua mensagem é muito animadora. Seu autor é o profeta hebreu Jeremias, que, em um determinado momento de sua vida, entrou em uma crise de desesperança. Havia motivos: a superpotência Babilônica tinha sitiado a sua querida cidade Jerusalém, por mais de dois anos. A situação de fome era tão terrível que algumas mães chegaram a comer seus próprios filhos. Os sentimentos do profeta foram se degradando terrivelmente.
b) Até que um dia, Jeremias reage a toda essa situação horrível, não permitindo que sua mente continuasse sendo um baú de más recordações (Lm 3.22-39). Ele passou a ocupar sua mente com fatos que expulsassem o sentimento de desesperança. Lm 3:21 Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.
c) Para não permitirmos que a esperança morra em nosso coração, devemos tomar as mesmas atitudes que o referido homem de Deus tomou. Inicialmente, devemos ter consciência de que “as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim, novas são a cada manhã”. Em segundo lugar, precisamos crer que vale à pena esperar no Senhor. Disse Jeremias: “grande é a fidelidade de Deus, a minha porção é o Senhor, portanto, esperarei n’Ele”.

4. Dessa forma, pensemos: como agir positivamente diante das más recordações:
a) ofensas e ressentimentos – perdão;
b) erros– arrependimento e mudança radical de atitude.
c) frustrações – equilíbrio;
d) fracassos – reavaliações;

IV. OLHAR PARA O NORTE, O FUTURO. O OLHAR DA ESPERANÇA

*** Alguns pesquisadores da Universidade de Cornell estudaram 25.000 prisioneiros da Segunda Guerra Mundial. Concluíram que uma pessoa uma pessoa pode viver quarenta dias sem alimento, três dias sem água, oito minutos sem ar, mas nem um minuto sem esperança.

1. Abraão foi um exemplo do exercício da esperança - Rm 4:18 Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. Mas, Abraão estava “plenamente convicto de que Ele era Poderoso para cumprir o que prometeu” (Romanos 4.21).


2. O Cristão não precisa de ver nada para termos a esperança de um futuro abençoado - Rm 8:24 Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?

3. A Bíblia nos inspira a sermos pessoas esperançosas - Rm 15:4 Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.

Salmos 146:5 Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no SENHOR, seu Deus,

Pv 23.17-18: Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do SENHOR perseverarás todo dia. Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança...
BISPO/JUIZ.PHD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.