Subscribe:

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A MULHER DE LÓ, A QUE OLHOU PARA TRÁS


A MULHER DE LÓ, A QUE OLHOU PARA TRÁS...



"Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra; E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra. E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal" (Gênesis 19.24-26).
Observando estes três versículos de Gênesis 19, vemos o triste fim de duas cidades, Sodoma e Gomorra, onde reinava a prostituição, mas vemos também o terrível juízo de Deus sobre a mulher de Ló por causa de um "simples" gesto seu; ela olhou para trás.
Tudo começou com uma decisão de Ló.
Estava havendo entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló, muitas contendas. Para evitar briga entre seus servos, Abrão, juntamente, com seu sobrinho Ló, apartaram-se.
Disse Abrão a Ló: "Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda. E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada... e era como o jardim do Senhor... Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro" (Gênesis 13.9-11).
A Bíblia não entra em detalhes se Ló foi viver com sua mulher e suas filhas ou se a conheceu na cidade na qual foi morar, mas fala que ele foi viver na cidade de Sodoma, creio que fosse uma cidade grande, bonita, atrativa, cheia de homens maus e pecadores.
Há quem diga que quando se começa a trabalhar em um curtume logo de início, a pessoa se sente mal, vomita várias vezes e tem vontade de desistir do emprego; porém, depois de algum tempo, a pessoa já está tão acostumada com o mau cheiro que nem percebe mais. O organismo se acostumou e o mau cheiro já faz parte da vida da pessoa. O mesmo deve ter acontecido com Ló, com sua mulher e com toda a sua família. Talvez tenham percebido que apesar de Sodoma ser uma bela cidade, os seus habitantes viviam, diariamente, pecando e em completo desacordo com os mandamentos do Senhor, mas com o passar do tempo, provavelmente, eles nem mais percebiam o quanto o pecado assolava aquela cidade.
A Palavra de Deus também não entra neste detalhe, mas talvez a esposa de Ló fosse uma mulher rica e, tenha se acostumado a viver nesta cidade cheia de pecados, luxúria e carnalidade.
Será que ela se apegou às coisas materiais?
Será que ela, realmente, gostava de viver nesta cidade?
Não sabemos quais são as respostas para estas perguntas, mas ela, juntamente com Ló, escolheu viver ali. Até aquele momento, a Bíblia não nos relata que havia pelo menos um desta família querendo sair de lá. Eles viviam em Sodoma, apesar da depravação existente.
Muitas vezes, nós que somos o povo de Deus, crentes no Senhor, vivemos em um ambiente onde o pecado existe, mas nem o percebemos, pois já estamos acostumados. E, pior que isso, praticamos todo tipo de pecado e dizemos "Eu não acho nada demais!"
Será que nossos olhos e mentes já não estão acostumados com:
1. Novela
Novelas onde vemos, e até mesmo torcemos pela "pobre esposa" que é maltratada por um marido mulherengo, que bate nela e que de repente aparece um "mocinho" que "a ama" e quer ficar com ela.
Será que nós, realmente, não estamos tão acostumados que nem percebemos que estamos torcendo para que haja um adultério?
2. Roupas Curtas, Abertas ou Transparentes Demais
Roupas que até mesmo "mulheres crentes" usam, as quais mostram até quase que 90% do corpo e nós, por estarmos tão acostumadas dizemos: "Não acho nada demais!"? Pode ser que eu ou você não achemos "nada demais", mas Deus acha e chama isso de lascívia que é pecado. 
3- Namoros Avançados
Namoros avançados e até mesmo permitidos por pais "crentes" porque "afinal de contas, meus filhos não podem ser diferentes de seus amigos!"
Em novelas, este tipo de namoro é tão comum que até mesmo nós, cristão, não achamos nada demais.
Eu não sei se existe alguma diferença entre a Sodoma, onde vivia a mulher de Ló com toda a sua família e o mundo de hoje! Deus, com certeza, não está gostando de ver o mundo caminhando para um abismo sem volta. E, participando deste mundo, estão muitos que se dizem cristãos e que sempre dizem "Eu não acho nada demais!".
Tudo isto é muito triste! Precisamos estar alertas e alertar os nossos filhos, as nossas irmãs em Cristo para que não caiam de amor pelas coisas do mundo que são guiadas pelo inimigo das nossas almas.
Que o Senhor nos proteja e nos dê sabedoria para vermos o que é certo e o que é errado de acordo com as Escrituras. Que o nosso andar diário seja agradável ao Senhor.
Pelo desfecho desta história, podemos imaginar que a mulher de Ló não se empenhou nas coisas espirituais, ensinando suas filhas a não andarem de acordo com o mundo, não se maravilharem com aquilo que desagradaria ao Senhor. Tudo indica que ela gostava de viver em Sodoma. Talvez ela vivesse dizendo a seu marido "Eu não acho nada demais!"
Apesar da acomodação de Ló e de toda a sua família, Deus teve misericórdia deles. Deus quis salvá-los da grande tribulação, apesar de não estarem pensando em se separar deste ambiente de luxúria.
A esposa de Ló nem pensava que uma grande mudança estava para acontecer. Deus deu a ela uma oportunidade sem igual.
E nós? Estamos esperando com uma alegria indescritível a segunda vinda do nosso Senhor? Estamos preparados para, a qualquer momento, sermos arrebatados juntamente com todos os salvos pelo sangue precioso do Cordeiro?
É minha oração a Deus, que Ele não nos deixe ter prazer nas coisas deste mundo, mas que digamos em nosso coração:
Maranata! Vem logo, Senhor Jesus!!!
A família de Ló não passou pela grande tribulação que passaram aquelas pessoas que moravam em Sodoma; eles foram retirados da cidade antes dos acontecimentos que a destruiriam. Estes acontecimentos são um símbolo da segunda vinda de Cristo. Nós, que somos salvos pelo sangue de Jesus, não passaremos pelos sete anos de tribulação que assolará a terra. Seremos arrebatados antes destes acontecimentos.
Não podemos afirmar com certeza que a esposa de Ló gostava de viver nesta cidade, mas vivendo ali, gostando ou não, eles receberam a visita de dois anjos enviados pelo Senhor. Os quais disseram:
"... Tens alguém mais aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quantos tens nesta cidade, tira-os fora deste lugar; Porque nós vamos destruir este lugar, porque o seu clamor tem aumentado diante da face do Senhor, e o Senhor nos enviou a destruí-lo" (Gênesis 19.12-13).
Na manhã seguinte, os anjos apressaram Ló, sua esposa e suas filhas:
"... Levanta-te, toma tua mulher e tuas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade. Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade. E aconteceu que, tirando-os fora disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças" (Gênesis 19.15-17).
"Não olhes para trás de ti" dentre todas as palavras que os anjos disseram, estas foram as mais importantes, porém não valorizadas pela esposa de Ló.
Será que eu e você as valorizaríamos se estivéssemos no lugar dela?
O ser humano tem atração por aquilo que é proibido.
Infelizmente, nós que aceitamos Jesus como nosso Salvador, ainda temos aquela natureza velha que tínhamos antes de nos tornarmos uma nova criatura. Cabe a mim e a você alimentarmos a natureza nova, lendo a Palavra de Deus, orando ao Senhor, pedindo a Ele para nos livrar das tentações e procurando obedecer em tudo ao Senhor e ao que Ele diz na Bíblia.
Devemos sempre manter nossos olhos voltados para Deus, olhar para a Sua maravilhosa majestade e, então, perceber que as coisas que este mundo nos oferece são passageiras e fazem mal à nossa alma. Não devemos olhar para os prazeres desta vida, não devemos olhar para trás como fez a mulher de Ló, desobedecendo ao que os anjos lhe ordenaram, mas olhar para o alto, onde Jesus - por tanto nos amar - está preparando uma linda mansão para mim e também para você que já O aceitou como Salvador de sua vida. E, o melhor de tudo, é que viveremos eternamente com Ele e com todos aqueles que amamos e que foram redimidos pelo Seu sangue.
Amém!
Enquanto Ló e suas duas filhas olhavam para frente, em direção às promessas que Deus lhes fizera, a sua esposa, talvez saudosa do que estava abandonando, "...olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal" (Gênesis 19.26).
Muitas vezes nos apegamos tanto às coisas deste mundo que, quando estamos a ponto de “perdê-las”, olhamos para trás (com saudade) e esquecemos que temos um Deus que cuida de nós e que tem planejado para nós uma vida plena de paz e de alegria.
Não devemos esquecer, nunca, que Deus foi misericordioso com Ló e sua família.
Em Salmos 103.11 a Bíblia nos diz:
"Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a Sua misericórdia para com os que O temem."
A misericórdia de Deus está à nossa disposição. Se tememos ao Senhor, Ele, então, é misericordioso para conosco.
Mesmo que passemos pelo vale da sombra da morte, não devemos temer mal algum (Salmos 23.4) porque o meu Deus está ali conosco e Sua misericórdia alcança o nosso coração.
Mesmo que estivermos passando por situações difíceis de serem resolvidas, o Senhor estará ali conosco, nos consolando e até mesmo nos carregando em Seus braços.
Deus é o nosso lugar seguro!
Sempre que leio esta passagem da Bíblia, onde vejo Ló fazendo sua decisão de ir morar em Sodoma e sua esposa virar uma estátua de sal, vejo o quanto é importante e muito sério eu me preparar para a segunda vinda de Cristo. Que eu possa dizer como o apóstolo Paulo:
"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que amarem a Sua vinda" (II Timóteo 4:7-8)...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.