Subscribe:

terça-feira, 30 de outubro de 2012

A FILHA DE JEFTÉ , AMADA POR DEUS...



A FILHA DE JEFTÉ, AMADA POR DEUS...


"Ela lhe disse: Meu pai, tu deste a palavra ao Senhor, faze de mim conforme o que prometeste...(Juízes 11:36).

A Bíblia não menciona o nome da filha de Jefté mas podemos ver que a sua fé, o seu amor e dedicação ao Senhor nos mostra que sua confiança no Senhor estava acima de todo e qualquer medo; a sua confiança a deixava forte sabendo que o seu Deus era Senhor da situação; a sua confiança era cheia da fé que agradava a Deus.
Como o Senhor deve ter-se orgulhado desta jovem que preferiu morrer a desfazer o voto que seu pai fizera a Ele!
Como seu pai deve ter-se orgulhado dela, filha única e tão querida, ao vê-la enfrentar a morte com coragem a fim de que ele não deixasse de cumprir o que havia prometido ao Senhor! Ele prometeu a Deus que ofereceria em holocausto o primeiro que saísse para falar com ele na sua volta para casa.

Ah, irmão, eu não sei qual seria a minha reação diante de tamanha decisão. Nunca cheguei a passar por tão grande sofrimento mas de uma coisa tenho certeza: o meu Deus, o meu Senhor e Salvador Jesus Cristo, estaria comigo neste momento difícil. Ele estaria me fortalecendo e me dando sabedoria para fazer a decisão que agradaria a Ele.

Apesar de ser filho de uma prostituta com Gileade, Jefté foi o nono juiz de Israel. Se lermos Hebreus 11:32, vemos que a Bíblia nos diz que ele foi um homem que venceu reinos e praticou a justiça. Ele amava e era fiel ao Senhor. Sendo visitado pelo Espírito Santo ele "fez um voto ao Senhor, e disse: Se totalmente deres os filhos de Amom nas minhas mãos, aquilo que, saindo da porta da minha casa me sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do Senhor, e o oferecerei em holocausto" (Juízes 11:30-31).

Irmão, devemos confiar que o Senhor não tem prazer no mal e Ele, como um Deus onisciente, sabe o que é melhor para Seus filhos. Concordo com Elizabeth Elliot quando ela diz: "Nosso Deus e Pai é amor em Sua essência e, portanto, não é capaz de desejar para seu filho senão o melhor. Ele tem toda a sabedoria e sabe, exatamente,  o que é melhor. Ele é Todo-poderoso e pode nos dar o que quiser"  como também tirar o que quiser, pois Ele sabe o que é bom para nós.
Mas, por que estou dizendo tudo isto? Quando Jefté fez esta promessa ao Senhor, ele jamais poderia imaginar que quem iria sair para recebê-lo seria a sua filha, a sua única e amada filha. Sim, ela correu para abraçá-lo, ela correu para receber a triste notícia da promessa que seu pai havia feito ao Senhor.
A reação de Jefté foi completamente diferente da reação de sua filha.

Ele... "rasgou as vestes e disse: Ah! filha minha, muito me abateste, e estás entre os que me turbam! Porque eu abri a minha boca ao Senhor, e não tornarei atrás" (Juízes 11:35).

Ela... "Meu pai, tu deste a palavra ao Senhor, faze de mim conforme o que prometeste..." (Juízes 11:36).

Daí, tiramos uma lição preciosa... se seguirmos o que a Palavra de Deus nos ensina, os nossos filhos serão salvos e passarão a eternidade no céu, junto ao Senhor.

Imagine se este pai não tivesse...
1- testemunhado do Senhor através da sua vida! Certamente, sua filha não estaria usufruindo das maravilhas que o Senhor havia preparado para ela.
Provérbios 23:26 nos diz: "Dá-me filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos." Isto Jefté fez.

2- criado sua filha na doutrina e admoestação do Senhor! Ela, certamente, não estaria usufruindo das maravilhas que o Senhor havia preparado para ela.
Efésios 6:4 nos diz: "E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor." Isto Jafté fez.

3- falado do Senhor à sua filha! Certamente, ela não estaria usufruindo das maravilhas que o Senhor havia preparado para ela.
Deuteronômio 6:6-7 nos diz: "E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinará a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te." Isto Jefté fez.

Estes são os passos que nós, crentes no Senhor Jesus, devemos seguir para termos a certeza de que, um dia, nossos filhos estarão conosco no céu, com o Senhor, por toda a eternidade.
A filha de Jefté está, hoje, no céu, graças a Jesus que morreu em seu lugar e graças a fidelidade de um pai que não mediu esforços para falar do amor de Deus a ela.

Irmão, você deve olhar para o exemplo deste pai que mostrou à sua filha que o Deus que ele aceitou era bom e amoroso e isto ele fazia através do exemplo de vida que ele dava a sua filha.
Nunca esqueça de que Deus pode ter colocado a alma do seu filho e a vida eterna dele em suas mãos. Fale a ele das boas novas do evangelho.
Nunca esqueça de ter tempo para ele, de orar por ele, de orar com ele, de amá-lo e de falar do Senhor "... assentado em tua casa e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te"(Deuteronômio 6:7)...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.