Subscribe:

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

JESUS A BEIRA DO TANQUE

JESUS A BEIRA DO TANQUE

(João 5: 1: á 14).Ora, em Jerusalém há, junto à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, a qual tem cinco alpendres (pilares, colunas) neste local ajuntava-se muitas pessoas, com variedades de doenças e todo os tipos de enfermidades. Este tanque; era usado para lavar as ovelhas para serem sacrificadas ao altar de Deus, como sacrifício para pagar os pecados dos povos. Estes povos ficavam ali esperando um anjo de Deus, para mover as águas, e serem curados, de suas enfermidades, e dizem que o primeiro que ali mergulhasse, era sarado da sua doença.
Ali estava um homem que a trinta e oito anos, esperava que alguém lhe colocasse no tanque, porque não conseguia levantar-se, andar, muito menos mergulhar.
Jesus vendo isso: E sabia que ele estava neste estado há muito tempo. E disse-lhe; queres ficar curado?…
Mas que pergunta estranha! Porque, após trinta e oito anos de sofrimento, e de espera, nada mais natural do que pensar que é só isso que o homem poderia querer.
Mas esta pergunta, no entanto, tinha varias razões de ser feita;
Era necessário, portanto, que Jesus despertasse nele novas esperanças.
A fé seria necessária para receber a cura. Para despertar a fé: Jesus exigia que a pessoa a ser curada tivesse fé.
É o propósito de Jesus, em curar o corpo, e transformar a alma, enquanto vivi na terra, Ele é o Salvador, e, como tal, requeria a fé, como elo (uma aliança com ele) espiritual. Note que a cura neste caso foi acompanhada de uma advertência ao homem, que deixasse de levar a vida de pecado, que fora a causa da sua aflição, v. 14. Para testar a sinceridade do desejo, quando Jesus pergunta ao paralítico se queria ser curado, a pergunta era sincera e real, porque é uma verdade que, existem muitos que não tem este desejo porque, teriam que trabalhar para sobreviverem neste mundo. Portanto, muitos que por sua razão ou outra, preferem ser doente. A pergunta significa: “Você está disposto a ser restaurado? A uma condição, você quer assumir as tarefas e as responsabilidades da vida?”.
Os milagres de Jesus eram sinais, mas nem sempre foram estes sinais.
Alimentou as multidões, e Se sentia decepcionado porque poucos perceberam ser Ele pessoalmente o Pão enviado do céu para nutrir as almas humanas. Curar os pilares, Levantar as colunas dos templos, os vasos doentes e rachados, fazer ver os cegos, demonstrando assim a Sua Luz no mundo.
Ressuscitando Lázaro dentre os mortos, mostrando que Ele seria é a ressurreição e a Vida.
Jesus operou um milagre que demonstrou ser Ele Aquele que opera a vontade divina em restaurar a vida e a saúde, e os judeus queriam matá-lo por operar curas num sábado!
Mas neste triste quadro, no entanto brilha sua Luz: há alguém passando no meio dos doentes, perguntando a cada um: QUERES SER CURADO?
Deus enviou Jesus Cristo a este mundo para pagar nossos pecados e curar as nossas enfermidades, e para mostrar o caminho da libertação, dar vida e paz!
O Filho de Deus oferece a fonte de água que foi aberta para a casa de Davi para remover o pecado e a impureza (Zacarias 13: 1.)
Estas águas se moviam somente a certos momentos, mas Jesus Cristo está disponível a todo o tempo.
Quando as águas eram agitadas pelo anjo, somente a pessoa que chegou primeiro teve a cura. Na expiação de Cristo, porém, o mundo inteiro está sendo convidado a entrar de uma só vez.
A Palavra de Deus na boca do pregador de Boas Novas, estes são os anjos do Senhor que vem movimentar as águas que curam, que libertam, que batiza com Espírito Santo, quantos milagres nós vimos no passado, quando os mensageiros do Senhor vinham de longe trazendo a mensagem da fé, paralíticos saiam andando,cegos viam, surdos ouviam, e muitos endemoniados eram libertos.
As igrejas de hoje estão como o tanque de Betesda, cheia de enfermos, paralisadas, sem os movimentos das águas, esperando alguém para movimentá-las, de vez em quando, alguém é enviado para levantar a fé de alguns, para receber uma cura, muitas vezes este alguém nem se quer volta para continuar a obra de testemunhar a cura recebida por Jesus Cristo.
É igual a de milhares de pessoas que freqüentam as igrejas sem receberem bençãos. Estão tão fracas, espiritualmente, que começaram ir à procura de uma palavra que funciona o poder da graça Divina de Deus.
Na prática não tem fé em Deus, suficiente para receberem o milagre da transformação, que fariam delas obreiros fortes na causa de Deus.
Este milagre demonstra que há caminho à saúde mais curta do que a mera freqüência fria das cerimônias das igrejas.
É a palavra de Jesus Cristo que precisam ouvir. Muitos têm esperado por muito tempo ao lado da fonte chamada Batismo no Espírito Santo. Viram os movimentos das águas se agitarem e outras pessoas entrarem nas águas, receberem a benção, enquanto outros se sentem secos e sem poder.
Depois certo dia, ouve a Voz do próprio Filho de Deus, e são imediatamente libertos daquela interminável espera! O que importa na vida cristã é ouvir a voz do Filho de Deus.
Temos ouvido Sua voz recentemente? QUERES SER CURADO?
Outros com medo de surgirem, novas exigências morais não querem ouvir, Outros, ainda, não aceitam para si a consagração total, receando que o Senhor os mande para o campo missionário longe dos seus.
QUERES SER CURADO? . É uma pergunta, que significa: “Queres ser capacitado para o que há de mais puro e nobre na vida?”. Jesus continua falando ao nosso coração:”Queres ser santificado?”. Queres ser forte espiritualmente?. Queres ser plenamente consagrado? . O que é que impede de responder “sim”?Quando Deus manda, Ele capacita. O homem junto ao tanque estava totalmente incapacitado, quando, porem, Jesus disse: “Levanta-te, toma tua cama e anda”, obedeceu e andou. A fé que se explica em Jesus, e o ponto de vista, que, por mais difícil ou mesmo impossível seja a tarefa, o Senhor nos capacitará a cumprirmos a Sua vontade. E tenho certeza se, fizermos a vontade do Mestre, descobriremos a nossa capacidade está à altura deste nosso desejo, e que as nossas forças bastam para o comprimento do dever. Si dará o que você determinar, e se cumprirá o que você desejar” . “Toma o teu leito”. O paralítico curado pode talvez ter pensado: agora me sinto bem, mas não sei por quanto tempo vou me sentir assim; seria melhor deixar a minha cama aqui, caso venha a precisar dele mais tarde. Seja como for, tal pensamento foi rapidamente expulso mediante a ordem: “Toma teu leito”.Que significa que o homem não devia tomar provisões para uma possível recaída.( Isto é confiar na Palavra de Jesus).O Senhor para dar mais força e clareza a esta instrução, disse: Olha já estas curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.