Subscribe:

sábado, 1 de setembro de 2012

DEUS É NOSSO REFÚGIO


DEUS É NOSSO REFÚGIO

“ENTÃO Davi se retirou dali, e escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai, e desceram ali para ter com ele.  E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito angustiado, e ele se fez capitão deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.”  II Samuel  22.1,2
No hebraico a palavra refúgio, significa abrigo, retiro, lugar seguro. Um dos termos que exprime a segurança como abrigo, que protege de uma tempestade ou de um perigo. Deus é  o refúgio dos piedosos Sl 14:6;
Vós envergonhais o conselho dos pobres, porquanto o SENHOR é o seu refúgio.104:18; “Os altos montes são para as cabras monteses, e os rochedos são refúgio para os coelhos”.Is 4:6. “E haverá um tabernáculo para sombra contra o calor do dia; e para refúgio e esconderijo contra a tempestade e a chuva.”
Outras vezes a segurança pode ser comparada a  uma fuga, como se vê em Jer 46:5 e Amós 2:14. Pode ser concebido como um lugar de habitação, especialmente um lugar secreto como a cova de uma fera, segundo se vê em Amós 3:4. Em Israel havia as cidades refúgio Núm 35:1 ss.
NM 35:9 -13 “ Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando passardes o Jordão à terra de Canaã,  Fazei com que vos estejam à mão cidades que vos sirvam de cidades de refúgio, para que ali se acolha o homicida que ferir a alguma alma por engano. E estas cidades vos serão por refúgio do vingador do sangue; para que o homicida não morra, até que seja apresentado à congregação para julgamento. E das cidades que derdes haverá seis cidades de refúgio para vós.” Ali a palavra hebraica  usada significa  ‘aportar’, como quem chega a um porto seguro. Outra  palavra hebraica significa ‘torre’ exibindo a segurança como um altura inacessível  ( Sl 9:9; Is 33:16) SL 9:9 “O SENHOR será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia”.
No Salmo 2:12 confiança é a palavra característica do V. T. para a fé e a crença no N.T. aparece 152 vezes e é a tradução das palavras hebraicas que significambuscar refúgio (Rt 2:12), apoiar em (Sl 56:3), lançar sobre (Sl 22:8), e esperar em (Jó 35:14).
As seis cidades refúgio em Israel
Seu desígnio. ÊX 21:13 -  Porém se lhe não armou cilada, mas Deus lho entregou nas mãos, ordenar-te-ei um lugar para onde fugirá.
NM 35:11 -  Fazei com que vos estejam à mão cidades que vos sirvam de cidades de refúgio, para que ali se acolha o homicida que ferir a alguma alma por engano.
Seus nomes. DT 4:41 – Então Moisés separou três cidades além do Jordão, do lado do nascimento do sol; Para que ali se acolhesse o homicida que involuntariamente matasse o seu próximo a quem dantes não tivesse ódio algum; e se acolhesse a uma destas cidades, e vivesse;
A Bezer, no deserto, no planalto, para os rubenitas; e a Ramote, em Gileade, para os gaditas; e a Golã, em Basã, para os manassitas.
Era necessário:
  • Que fossem de fácil acesso. Dt 19:2,3;“Três cidades separarás, no meio da terra que te dará o SENHOR teu Deus para a possuíres.  Preparar-te-ás o caminho; e os termos da tua terra, que te fará possuir o SENHOR teu Deus, dividirás em três; e isto será para que todo o homicida se acolha ali”.
  • Que estivessem abertas a todos os homicidas involuntários. Js 20:4 E fugindo para alguma daquelas cidades, pôr-se-á à porta dela e exporá a sua causa aos ouvidos dos anciãos da tal cidade; então o tomarão consigo na cidade; e lhe darão lugar, para que habite com eles”.
  • Estrangeiros poderiam tirar vantagens disso. Num 35:15 “Serão por refúgio estas seis cidades para os filhos de Israel, e para o estrangeiro, e para o que se hospedar no meio deles, para que ali se acolha aquele que matar a alguém por engano.”
Os admitidos às mesmas:
  • Eram julgados. Nm 35:12,24
  • Não recebiam proteção fora das mesmas. Num 35:26,27
  • Eram obrigadas a permanecerem nas mesmas até a morte do sumo-sacerdote. Num 35:25,28 E a congregação livrará o homicida da mão do vingador do sangue, e a congregação o fará voltar à cidade do seu refúgio, onde se tinha acolhido; e ali ficará até à morte do sumo sacerdote, a quem ungiram com o santo óleo.”
  • As cidades não ofereciam asilos para os assassinos perversos que premeditaram os crimes. Ex 21: 14; Num 35:16-21
Ilustram (Simbolizam):
  • Cristo, o refúgio dos pecadores. Sl 91:2; Mt 11:28
  • A esperança do evangelho. Hb 6:18
  • O caminho de Cristo. Is 35:8; Jo 14:6
DEUS É NOSSO REFÚGIO
Davi nos ensina a importância de Deus como refúgio:
  • Oração do salmista reconhecendo que Deus é nosso refúgio.
SL 119:114 – Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua palavra.
  • Reconhece que só Deus dar livramento aos que buscam nele refúgio
IS 25:4 -  Porque foste a fortaleza do pobre, e a fortaleza do necessitado, na sua angústia; refúgio contra a tempestade, e sombra contra o calor; porque o sopro dos opressores é como a tempestade contra o muro.
  • Exercita a prática do louvor de que  Deus que é  refúgio nas horas das tribulações:
SL 18:2 -  O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.
  • Deus se faz conhecer como alto Refúgio:
SL 48:3 – Deus é conhecido nos seus palácios por um alto refúgio.
JESUS, O REFÚGIO DOS AFLITOS E NECESSITADOS
MT 11:28-30 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.  Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.  Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”
A IGREJA É O REFÚGIO PARA UM MUNDO AFLITO E DESEPERANÇADO
RM 8:19-21 “Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus”.
PROMESSA DE BÊNÇÃO E PROSPERIDADE AOS QUE BUSCA EM DEUS REFÚGIO
SL 34:8 – Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.
SL 18:30 – O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; é um escudo para todos os que nele confiam.
RECOMENDAÇÕES  SAUDAVEIS PARA UM HOMEM DE DEUS
SL 118:8 – É melhor é buscar refúgio  no SENHOR do que confiar no homem. SL 118:9 -É melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar nos príncipes
SL 62:8 -  Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio.
Vivemos em dias turbulentos, onde as neuroses e o stress campeiam sobre muitas vidas. Muitos chegam à loucura e põem um termo  fatal a sua existência. A tempos atrás, surgiu nessa terra, um homem que, não obstante às loucuras, violência e as desigualdades sociais existentes, pregava paz e amor. Muitos não entenderam sua mensagem.
Não é muito diferente  nos dias de hoje. A mensagem  de Jesus subsistiu  por todas as gerações, e parece não alcançar entendimento em milhares de corações. Ele mesmo se oferece como abrigo para os desesperançados e aflitos. Ele mesmo nos chama para seus braços de amor. E como é verdade que em muitas situações queremos um ombro amigo e um colo forte, onde nos podemos nos escondermos no dia mau, do perigo e da morte.
Deus tem lançado um grito estrondoso: “ Não se perturbem!
“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.” Salmos 46:10

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.