Subscribe:

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ESTUDO BÍBLICO SOBRE A DOUTRINA DO BATISMO

                      ESTUDO BÍBLICO SOBRE A DOUTRINA DO BATISMO

A nossa vida é como uma árvore que tem que ter raízes bem profundas para não cair ao chão quando o vento sopra mais forte.
Assim, é muito importante estarmos bem enraizados nas doutrinas rudimentares de Cristo, para não sermos derrotados na vida, quando o diabo nos atacar com ventos de problemas.
Hebreus 6:1, 2 "Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento de obras mortas e de fé em Deus.
E da doutrina dos batismos e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos e do juízo eterno"
BATISMO EM CRISTO - Batismo para salvação
BATISMO NAS ÁGUAS - Batismo para consagração a Deus
BATISMO NO ESPÍRITO SANTO - Batismo para o poder de Deus
BATISMO COM FOGO - Batismo para a santificação
1 - BATISMO EM CRISTO - NO CORPO DE CRISTO
I Coríntios 12:12, 13 - "Todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo (…) e todos temos bebido de um Espírito."
A - BATISMO EM CRISTO
É o nascer de novo. No dia em que aceitamos Jesus como nosso Salvador fomos batizados em Cristo, mergulhados em Cristo.
B - NASCER DE NOVO
João 3:1-3 - "E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."
Nicodemos era um príncipe dos judeus, era mestre em Israel (sabia muito da Bíblia e ensinava na igreja = sinagoga), mas não era salvo. Salvação não vem por se freqüentar a Igreja, mas sim pelo NOVO NASCIMENTO.
Jesus disse que quem quiser entrar no reino de Deus, tem que nascer de novo. A Bíblia ensina que o homem é um espírito, tem uma alma e vive dentro de um corpo ( I Tessalonicenses 5:23 ). O que tem de nascer de novo não é o nosso corpo mas sim o nosso espírito.
João 1:12 - " Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber, aos que crêem no seu nome."
PARA NASCER DE NOVO É PRECISO:
  1. Acreditar no coração que Jesus Cristo é o Filho de Deus, o Salvador, que morreu por nós na cruz, levando com Ele todos os nossos pecados, e que ressuscitou de entre os mortos.

  1. Arrependimento dos seus pecados, voltando as costas aos caminhos errados.
  2. Receber a Jesus como seu Senhor e Salvador pessoal, através de uma oração. Receber Jesus como SENHOR significa que ele passa a mandar em si e a governar a sua vida. Receber Jesus como SALVADOR significa que Ele o salva e lhe dá Vida Eterna com Deus o Pai.

Se nunca nasceu de novo, pode fazê-lo agora mesmo, recebendo Jesus como Senhor e Salvador, fazendo a oração seguinte:
- " Ó Deus, eu venho a Ti no nome de Jesus. Eu creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus, é Deus, e morreu por mim na cruz, derramando o Seu sangue pelos meus pecados. Senhor eu me arrependo dos meus pecados. E, agora, Jesus eu te entrego a minha vida, tudo o que eu sou e tudo o que eu tenho e Te recebo como meu Senhor e meu Salvador. Amém!"
2 - BATISMO NAS ÁGUAS
Algumas pessoas falam sobre o batismo, assistiram a batismo, outros até já foram batizados, mas ainda não sabem o seu verdadeiro significado. Primeiro que tudo quero começar por dizer que o batismo é um mandamento de Jesus.
É UM MANDAMENTO DE JESUS
Na Bíblia, no livro de Marcos, capítulo 16 e versículos 15 e 16 podemos ler o que o próprio Jesus disse:
- "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado"
JESUS TAMBÉM FOI BATIZADO - para em tudo ser o nosso exemplo.
Mateus 3:13-15 - " Então veio Jesus da Galileia ter com João junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o permitiu."
OS DISCÍPULOS TAMBÉM PRATICAVAM este mandamento de Jesus
Atos 2:37-39 - " E, ouvindo eles isto, compungiam-se em seu coração, e perguntavam a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos varões irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe; a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar."
QUAL O SIGNIFICADO DO BATISMO NAS ÁGUAS
O Batismo nas águas simboliza o pacto entre Jesus e a pessoa que recebeu Jesus como Salvador. É uma manifestação pública da sua fé em Jesus. É feita diante de Deus dos anjos e dos homens.
O Batismo simboliza a nossa morte para o velho « EU », os caminhos errados, o pecado e o mundo.
O Batismo simboliza a ressurreição de uma nova vida com Deus.
O Batismo é um funeral - a morte do « EU ».
O mergulhar nas águas quer dizer que morremos para nós próprios e para o mundo.
As águas simbolizam o sangue de Jesus no qual mergulhados ficamos lavados dos nossos pecados.
O sair das águas simboliza o ressuscitar - nascer de novo - para uma nova vida com Jesus ( Romanos 6:3-4 ).
DEVEMOS BATIZAR BEBÊS?
Não! Porque o batismo nas águas é um ato de fé para ser feito após se ter nascido de novo. Como pode um bebê fazer uma decisão e quanto mais decisão de fé? Cada pessoa é responsável por si só diante de Deus.
O BATISMO SALVA?
Não! Não é batismo em si que salva. Quem salva é só Jesus Cristo.
Em alguns círculos religiosos ensinam que uma pessoa só é salva depois de se batizar. Mas, então o que poderíamos pensar do ladrão que foi crucificado ao lado de Jesus? O próprio Jesus lhe disse que Ele estaria com Ele no paraíso naquele mesmo dia. Alguém pode dizer: " Mas ele não foi batizado!!" Não estaria por isso salvo? Claro que sim! Jesus salvou-o. Salvação consiste em dar a vida a Jesus, aceitá-Lo como Senhor e Salvador, isto é, nascer de novo.
3 - BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
1) É UMA EXPERIÊNCIA SUBSEQÜENTE À SALVAÇÃO
Atos 2:38-39 - "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar"
2) A PROMESSA E CUMPRIMENTO DE JESUS
Promessa - Atos 1:4, 5 e 8
Cumprimento - Atos 2:1-4
Evidência do Batismo no Espírito Santo - Atos 2:5-13
3) O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO TRAZ O PODER DE DEUS
Atos 1:5 e 8
4) SETE PASSOS PARA RECEBER O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
1) Deus já deu o Espírito Santo no dia de Pentecostes. Desde esse dia que o Espírito Santo está neste mundo Cabe a nós receber o Dom do Espírito Santo. Pedir é falta de fé. A atitude correta é vir a Jesus e receber este batismo...
BISPO/JUIZ. MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES DR. EDSON CAVALCANTE


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.