Subscribe:

sexta-feira, 15 de junho de 2012

OS 3 VERBOS DE SATANÁS, MATAR, ROUBAR E DESTRUIR...


 João 10:10 - Satanás é ladrão, mata e destrói

João 10:10a - O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir
Neste texto, assim como em: Mateus 5:29 - Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno; em Mateus 5:30 - E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno, Jesus não está mandando ninguém cortar a mão ou o olho, mas Ele se utiliza de figuras de linguagem para explicar que aquilo que nos leva a pecar tem que ser cortado, se é uma prática, ex, algum jogo, que faz a pessoa pecar, então ela deve parar de vez com esta prática. O mal deve ser cortado pela raiz, o motivo que nos leva a pecar.
Posso citar outras figuras no próprio capítulo de João 10, a figura da ovelha e do pastor. Nós não somos um mamífero cheios de lã, com 4 patas que comemos capim e domesticados por um pastor...mas o nosso Mestre usa essas belas figuras da região de Israel, cultura própria desse povo, para nos ensinar como Ele cuida de nós e como cada um de nós é especial, único e importante para Ele, como devemos ser obedientes, submissos e atender á Sua voz.

E neste texto em João 10:10, O nosso Mestre utiliza a figura do ladrão para exemplificar as ações de Satanás, e com fundamentação bíblica e utilização de fonte da Língua Portuguesa, seguem-se as explicações.
Façamos um paralelo com a parábola do Semeador que está em Mt 13:4-23; Mc 4:3-20; Lc 8:5-15, analisemos alguns trechos e analisemos segundo a língua portuguesa e o grego:

Mt 13:19 - A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.(grifos meus);
Mc 4:15 - São estes os da beira do caminho, onde a palavra é semeada; e, enquanto a ouvem, logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles.(grifos meus);
Lc 8:12 - A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos.(grifos meus)

Roubar(segundo Dicionário Aurélio)

•Tirar com violência
•Arrebatar, enlevar; extasiar
•Assenhorear-se ou apoderar-se de; conquistar, cativar
Do grego = kleptw klepto

Arrebatar(segundo Dicionário Aurélio)
•Apossar-se por força ou violência; roubar
•Tirar com violência ou força; arrancar
Do grego, arrebatar= airw airo

levar embora o que foi levantado, levar
mover de seu lugar
cortar ou afastar o que está ligado a algo
remover
levar
apropriar-se do que é tomado
afastar de alguém o que é dele ou que está confiado a ele, levar pela força
levar e utilizar para alguma finalidade
tirar de entre os vivos

Arrancar (segundo Dicionário Aurélio)

•Tirar com mais ou menos força ou violência; fazer sair, puxando; despegar
•Desprender da terra; desenraizar, desarraigar.
Extinguir, destruir; exterminar, erradicar
•Tirar ou extrair com força ou violência:
•Obter, conseguir, à custa de insistência, ou importunação
•Retirar, extirpar
•Tirar à força; arrebatar
Vemos aqui nosso Mestre Jesus usando exatamente o mesmo verbo em João 10:10, roubar, com outros sinônimos, como podemos ver, para tipificar o ladrão, que é o próprio Satanás, o diabo, o Maligno.
Em João 8:44 - Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.

Homicida(segundo Dicionário Aurélio)

•Que pratica homicídio(s):
•Que ocasiona a morte de alguém:
•Que leva à prática do homicídio, ou a pensar em praticá-lo: instinto homicida.
•Pessoa que pratica homicídio(s).
E do grego anyrwpoktonov anthropoktonos
matar, destruir; matador, assassino

Destruir(segundo Dicionário Aurélio)

•Demolir, arruinar, aniquilar .
•Fazer desaparecer; dar cabo de; extinguir:
•Assolar, arrasar, devastar, destroçar:
•Matar, exterminar.
•Desarranjar, desorganizar, transtornar, desfazer:
Do grego = apoollumi apollumi
tornar inútil; matar

Quando alguns pregadores citam o contexto do livro de Jó em paralelo a João 10:10, há algumas considerações a serem feitas, pois afirmam que Satanás não é ladrão, mas à luz da Palavra de Deus, é exatamente o contrário:
1)Aquela “disputa” entre Deus e Satanás por Jó é fato único em toda Escritura, logo, não pode ser considerada regra, mas um ensinamento com um testemunho da misericórdia de Deus para com Jó e para com sua esposa, afinal foi com ela mesma com quem Jó teve depois mais 10 filhos, a misericórdia de Deus para com os “amigos’ de Jó, que por causa de sua intercessão, a ira de Deus foi aplacada (Jó 42:7), e Deus se agrada tanto de Jó que este é citado por quatro vezes, explícita e implicitamente em Ezequiel 14:14,16,18 e 20; bem como em Tg 5:11;
2)Jó não tinha a marca da Nova Aliança que é o Sangue de Cristo e segundo foi mencionado como está escrito em 1 João 5:18 - Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.

Realmente o Maligno não pode tocar no nascido de Deus que não vive pecando: Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca – 1 João 5:18-, ou seja, desde que nossa vida esteja sempre no altar do Senhor, desde que a gente não dê legalidade ao diabo para ele poder nos tocar (eu não quero fazer apologia às “teologias” da brecha, da prosperidade, do sacrifício, do sofrimento...a lista é grande)porque o diabo anda ao nosso derredor procurando a quem possa devorar (1 Pe 5:Cool:
1 João 3:6 - Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu
Pv 26:2 - maldição sem causa não se cumpre
1 João 3:8 - Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo
1 João 3:9 - Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.
3)em Jó 1:13 - Disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR. Jó 2:6 - O SENHOR disse a Satanás: —Pois bem. Faça o que quiser com Jó, mas não o mate.
Sim, Deus mandou Satanás poupar a vida de Jó, senão, Satanás teria feito com Jó o mesmo que fez com todos seus bens (que eram animais), servos e filhos. Detalhe: Deus não disse nada a respeito da esposa de Jó. Mas assim como Deus ao instituir o casamento, instituiu uma só carne, Satanás não tinha autorização para matar a esposa de Jó, senão, teria feito.

A soberania de Deus é um dos Seus atributos que eu mais amo no Senhor.
Sei quanto à ordenança de dizimar povos, exércitos, e aqui transcrevo o que a pastora Noêmia postou no site da minha Igreja ( IBCB Igreja Batista Central de Brasília) com a qual concordo:
“Pra. Noêmia Paim: As mortes não foram ordenadas por Deus apenas por causa de terras. O Senhor estava constituindo uma nação que fosse referência para o mundo sobre o fato de existir um único Deus – o Deus de Israel. Desse modo, aquele povo não poderia se contaminar com os falsos deuses adorados pelas nações, e por isso aquelas nações deveriam desaparecer da face da terra para que não houvesse influência sobre a nação de Israel. Sobre esse tema, podemos conferir em Dt. 7:1-4: “Quando o SENHOR, teu Deus, te introduzir na terra a qual passas a possuir, e tiver lançado muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; e o SENHOR, teu Deus, as tiver dado diante de ti, para feri-las, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; nem contrairás matrimônio com os filhos dessas nações; não darás tuas filhas a seus filhos, nem tomarás suas filhas para teus filhos; pois elas fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós outros e depressa vos destruiria.”
Sendo assim, a ordem divina tinha uma vigência para aquele tempo, com um propósito de separação, de santidade, mas que também é projetada para o futuro, para o nosso tempo, qual seja, que devemos abolir tudo aquilo que pode ser contrário à santidade de Deus, e não devemos permitir contaminação com as coisas desse mundo. É um chamado a uma vida separada para glorificar no nome do Senhor.”

Mas não foi o caso de Jó. Não foi Deus que matou os filhos, e servos de Jó.
Como também não foi com Ananias e Safira:
Atos 5:3,5,9,10 - Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Assim que ouviu isso, Ananias caiu morto; e todos os que souberam do que havia acontecido ficaram com muito medo. Então Pedro disse: —Por que você e o seu marido resolveram pôr à prova o Espírito do Senhor? Os moços que acabaram de sepultar o seu marido já estão lá na porta e agora vão levar você também. No mesmo instante ela caiu morta aos pés de Pedro. Os moços entraram e, vendo que ela estava morta, levaram o corpo dela e o sepultaram ao lado do marido.

Concluindo, o Senhor Jesus usou a figura do ladrão para falar de Satanás, o diabo, nosso adversário cuja sentença já foi decretada desde a obra na Cruz do Calvário e ratificada em Ap 20:10.
Glória a Deus!
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.