Subscribe:

quinta-feira, 14 de junho de 2012

JESUS, O LIBERTADOR DE POSSESSOS...

                            JESUS, O LIBERTADOR DE POSSESSOS...

“Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava. E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas. E estava na sinagoga deles um homem com um espírito imundo, o qual exclamou, Dizendo: Ah! Que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus. E repreendeu-o Jesus, dizendo: Cala-te, e sai dele. Então o espírito imundo, convulsionando-o, e clamando com grande voz, saiu dele.”
Marcos 1:21-26
Jesus estava no templo pregando a Palavra do Reino quando apareceu na sinagoga um homem possesso de espírito imundo.
A sinagoga era o lugar de adoração, de louvor e da presença de Deus e do ensino da palavra.
Certa feita, Jesus estava na sinagoga quando entrou uma mulher possessa com um espírito de enfermidade, que a atormentava já por dezoito anos, e ela foi curada por ele, saindo dali liberta de seu mal, dando glórias a Deus. Lucas  13:10-17
Somos tabernáculo de Deus na terra, templo do Deus vivo. É possível que demônios entre no templo?
É possível que Satanás entre no vida do servo de Deus e lhe tome posse, haja vista que ele é ‘templo de Deus’? I Coríntios 3:16; 6:19,20
Alguns poderão dizer, não! Porque está escrito que o maligno não tocará no homem e na mulher de Deus? I João 5:18
Parece-me que este texto necessita ser mais bem compreendido à luz de Efésio 4:27, que apresenta a possibilidade do crente abrir legalidade, brechas, ou cometer pecados e não arrepender-se, Satanás poderá levar vantagens em seu intento.
LEGALIDADE PARA ENTRADA DE SATANAS
“ Não deis lugar ao diabo” EF 4:27 É uma advertência para a igreja, veja o contexto.
O pecado gera “ brechas”. Onde ele entra todo tipo de cousa impura acontece.
Quais são as brechas de entrada de demônios?
Em Efésios 4:17-5:17 faz uma lista de brechas, atitudes não recomendada aos crentes:
Vaidades de pensamento. Vs 17 “E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.”
Alheios a vida de Deus, vs 18 “Obscurecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração.”
Mentira, vs 25  “Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.”
Ira (não alimentá-la), vs 26  “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.”
Furtos, vs 28 “Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.”
Palavra torpe palavras imorais, vs 29; 5:4 “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.”
Amargura, cólera, ira, gritaria, blasfêmia, malicia, vs 31 “Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós”.
Falta de perdão, vs 32 “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”
Impureza, cobiça, impudicícia, 5:3 “Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos”.
Impureza, avareza, idolatria. 5:5 “Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus”.
Desobediência. 5:6  “Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.”
Todos esses pecados eram cometidos por crentes, pois essa carta é dirigida a igreja de Éféso, eis a razão de Paulo advertir a não praticarem tais pecados, pois os mesmos abriram legalidades para entradas de demônios.
VÁRIOS TIPOS DE POSSESSÕES
Espíritos imundos. “E estava na sinagoga deles um homem com um espírito imundo, o qual exclamou…” Marcos 1:23,
Espírito de imoralidades, perversão, blasfemas. “Porque uma mulher, cuja filha tinha um espírito imundo, ouvindo falar dele, foi e lançou-se aos seus pés.” Marcos 7:25,
Espírito mudo e surdo (está associado à rebeldia, revolta), E um da multidão, respondendo, disse: Mestre trouxe-te o meu filho, que tem um espírito mudo”.  Marcos 9:17
Espíritos de enfermidade (falta de perdão, traumas, rejeições), “Lançou sobre eles o ardor da sua ira, furor, indignação, e angústia, mandando legiões de anjosportadores de males contra eles.” SL 78:49
Espírito de adivinhação (está associado ao esoterismo, macumbaria, espiritismo e engano religiosos). “E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.” Atos 16:16
Espírito de idolatria. O meu povo consulta o seu pedaço de madeira, e a sua vara lhe dá resposta; porque um espírito de prostituição os enganou, eles, prostituindo-se, abandonaram o seu Deus.” Oséias 4:12
GRAUS DE CONTAMINAÇÃO DE DEMÔNIOS
Opressão (oprimido). Muitas são as pessoas oprimidas espiritualmente. Essas opressões atuam de maneira externa e constante, com um único fim de vencer a resistência da pessoa.
A opressão se manifesta através da tentação e da perseguição e da obsessão de pensamentos perversos. (suicídios, imoralidade).
Muitos cristãos padecem de opressões, Satanás tenta levar novamente a antiga vida de pecado. “Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” Ap 2:10
Atormentado. Demônio de temor, medo, tristeza, depressão e aflição.
A pessoa atormentada não esta endemoninhada. Existe uma área da vida dela que está sob a influência do diabo.
Isso acontece porque essa pessoa não se entregou totalmente ao Senhor ou porque falta se arrepender de algum pecado antigo. “Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.” II Pd 1:9
Possesso. Uma pessoa possessa perde momentaneamente o controle de sua vontade, e em muitos casos a memória.
O endemoninhado perde o controle de seus atos. Ele se enfurece de repente; queima ou quebra objetos; diz palavrões, parte para a agressão. Depois de liberto não se lembra do que aconteceu. O caso do Rei Saul era assim, comportamento bipolar, mudança de humor repentino.
O louco. O diabo tem o controle completo do corpo, alma o espírito da pessoa. Essa situação é exatamente oposta da pessoa cheia do Espírito Santo. O endemoninhado Gadareno, é esse exemplo de total perda de controle e de domínio das faculdades psíquicas e racionais. Marcos 5:1-20
A loucura é muita mais que uma doença e possessão, é a conseqüência do pecado. Não necessariamente relacionado ao pecado de uma pessoa em si, mas de um país e de uma geração. “O SENHOR te ferirá com loucura, e com cegueira, e com pasmo de coração.” Deut. 28:28
JESUS O LIBERTADOR DOS POSSESSOS
“ Se pois o filho vos libertar verdadeiramente sereis livres.” João 8:36.
“ Para isso se manifestou Jesus, para destruir as obras do diabo” I João 3:8.
Jesus tem autoridade para libertar e curar todos os oprimidos pelo diabo Atos 10: 38 E ele quer  libertar a todos.
Para serem libertos e curados é necessário ir até Ele. Mateus 11:28-30
A palavra de Jesus é uma sentença, quando se relaciona ao diabo: Marcos 1: 23“ cala-te e sai desse homem.” “ Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai deste jovem e nunca mais tornes a ele” Lucas 9:25.
Não vemos em nenhum texto, Jesus, entrevistando o diabo, querendo colher informações dele, mesmo porque o que sai da boca do diabo é mentira, e ele não deve ser levado a sério em nenhum momento, a não ser na capacidade de destruir e fazer mal as criaturas de Deus. “ cala-te e sai desse homem.”
Jesus deu a autoridade para expelir demônios aos seus discípulos. Mateus 10:1ss. E devemos saber como lidar com essas forças das trevas. Sem brincadeiras, com seriedade e autoridade.
Devemos está atentos a não darmos legalidade ao diabo, para que não prevaleça e não entre no lugar mais sagrado onde habita a presença do Espírito Santo, o nosso corpo, que é o templo de Deus na terra.
“Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós, se guardarmos firme, até ao fim, a ousadia e a exultação da esperança.” Hebreus 3:6
 BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.