Subscribe:

domingo, 20 de maio de 2012

SAINDO DA COVA...


  
Leitura: Dn 6:19-23 –  “E, pela manhã cedo, se levantou e foi com pressa à cova dos leões. E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e, falando o rei, disse a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões? Então, Daniel falou ao rei: Ó rei, vive para sempre! O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum. Então, o rei muito se alegrou em si mesmo e mandou tirar a Daniel da cova; assim, foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus“.

Esboço
I - Introdução: O Profeta Daniel.
II - Argumento: Às vezes somos lançados na cova.
III - Complemento: Confiando em Deus.
IV - Final:  Saindo da cova.

I - Introdução: O Profeta Daniel.
Daniel foi um líder e profeta judeu que viveu na corte do rei da Babilônia. O livro de Daniel, no Velho Testamento, conta sua estória. Nada sabemos sobre seus pais e família, mas provavelmente ele descende de uma longa linhagem de famílias nobres judias (Daniel 1:3). Alguns pensam que Daniel tinha cerca de 16 anos quando ele e seus três amigos - Hananias, Misael e Azarias - foram levados de Jerusalém para a Babilônia pelo Rei Nabucodonozor.
Daniel, que recebeu o nome de Beltessazar ( que significa "Bel [deus] proteja sua vida"), foi designado para servir o rei como membro de sua corte. Ganhou reputação por sua inteligência e pela total confiança no seu Deus. Depois de três anos de preparação, começou uma carreira na corte que durou aproximadamente setenta anos (Daniel 1:21). Logo no início, Daniel foi chamado para interpretar um dos sonhos de Nabucodonozor, no qual uma grande estátua desabava e se desintegrava quando atingida por uma pedra. Deus revelou o significado desse sonho a Daniel, que o explicou ao rei. Agradecido, Nabucodonozor ofereceu-lhe um emprego como governador da Babilônia, mas Daniel abriu mão dele em favor de seus três amigos.              
Mais adiante já no reinado de Dario, Daniel sendo um dos três presidentes que comandavam 120 sátrapas (governadores) se destacou sobre todos, o que a Bíblia imputa a um Espírito Excelente (Dn 6:3).  Assim o Rei pensava em estabelecê-lo sobre todos os demais.
Este espírito casou inveja aos presidentes e aos sátrapas os quais procuraram num processo ardil matarem a Daniel.
II - Argumento: Porque todos pecaram.
O rei Dário sem perceber a trama foi envolvido juntamente com Daniel ao que este último foi lançado na cova do Leões (ler capítulo 6 do Livro de Daniel).
O mesmo tem ocorrido nos dias atuais com aqueles que servem a Deus com inteireza de coração.
Quantos de nós às vezes somos expostos a condições indignas, sujeitos aos mais diversos ardil. Ficamos como se tivéssemos dentro de uma cova junto com vorazes leões. A Bíblia muita das vezes tipifica Satanás como um Leão e, no caso de Daniel isto ficou muito evidente.
Talvez Satanás tenha jogado na cova o seu casamento, a sua vida profissional, o seu nome e etc.; mas Deus através da oração mudará o seu cativeiro.
III - Complemento: Confiando em Deus.
Não importa a situação em que nós nos encontremos, o segredo da solução é confiar em Deus.
Lembro-me de um testemunho contado pelo Pastor Marco Feliciano em que: “um homem foi chamado por Deus para subir o morro da rocinha à noite e pregar a palavra. No itinerário encontrou com dois traficantes que juraram de morte e após longa conversa despediram o crente, contudo quando o crente estava de costas foi ameaçado por um deles. No momento em que o crente se virou, contemplou um anjo, o qual estava com a espada desembainhada e no pescoço de um deles segurando-o pelos cabelos. O anjo perguntou ao crente: - quer que eu os mate agora ou deixo para depois. No que o crente imediatamente intercedeu a favor dos traficantes pecadores. 
Aqueles homens ao serem largados pelo anjo se prostraram ante o crente e trêmulos disseram que queriam servir ao mesmo Deus dos crentes. Hoje aquele crente é um pastor e aqueles homens servem ao seu ministério.
Quando obedecemos a Deus como aquele crente ou como Daniel, Deus manda um anjo para nos proteger. Deus hoje está mandando um anjo para protegê-lo.
IV - Final: Saindo da cova.
                Se você irmão, confiar em Deus incontinenti ainda hoje haverá um milagre na sua vida.

 “Se você irmão, confiar em Deus incontinente, ainda hoje haverá um milagre na sua vida“.
Bispo/Juiz.Dr. Edson cavalcante

Oração: Ore no sentido de que Deus envie seus anjos para fechar a boca dos Leões que perturbam as nossas vidas e nos tirar das covas (situações) em que nos encontramos.

Reflexão: Convide o grupo para refletir se Satanás está tentando de alguma forma humilhá-los ou ainda destruí-los. Convide-os para clamarem a Deus.

Oração da confissão: Senhor Deus, hoje eu confesso que Satanás tem tentado me destruí, mas ele é quem será destruído, igual aconteceu na história de Daniel. Senhor hoje eu recebo os teus anjos ao meu redor, igual o SENHOR disse no salmo 91 e vou declarar que ... (ministro deixe o Espírito Santo te usar neste momento).

Desafio: Proponha ao grupo, trazer testemunhos na semana que vem de curas ou de exaltação da parte de Deus (parte financeira, sentimental, familiar e etc.), após esta reunião.

Dicas para o ensino:
Prepare-se:
Prepare-se lendo todos os versículos do texto. Leia esses versículos em voz alta e depois em silêncio, como oração.
Leia também todo o capítulo 6 de Daniel e não fique preso somente a este informativo.

Desenvolva:
Desenvolva o seguinte estudo:
Estude também o capítulo 3 do livro de Daniel, que trata dos seus três amigos que foram lançados na fornalha. Este assunto poderá ser abordado na sua pregação, pois além do livramento de Misael, Ananias e Azarias serem semelhantes ao de Daniel, eles eram contemporâneos.
Sugiro ainda que você ministro adquira um boa Bíblia de Estudo, um dicionário da língua portuguesa e um bom dicionário bíblico. Isto enriquecerá o seu estudo. 
Explore
Sugiro explorar louvores que falem acerca da vitória do SENHOR, como: Caia por terra agora, Os que confiam no Senhor e etc...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.