Subscribe:

quarta-feira, 2 de maio de 2012

PARDAL SOLITÁRIO...

“Vigio, sou como um pardal solitário no telhado...” (Salmo 102:7)


Quando ainda era menino, estando na escola, a professora pediu-nos que fizessemos uma redação cujo tema era “Se você fosse um pássaro, e se pudesse escolher, qual gostaria de ser?”. Lembro-me, que os meus coleguinhas escolheram ser as mais pomposas aves: uns queriam ser a Águia, outros o Falcão, outros ainda o Condor e uns mais presunçosos, o Pavão... Eu, na minha desconfiada astúcia, pensei bem antes de escolher e conclui que nenhuma daquelas opções era a melhor... 

Então, quando fui chamado à frente para ler minha redação, causei um frenesi fantástico em todos os outros alunos quando disse que gostaria de ser um pardal, e eles com cara de assustados, murmuraram em coro: Cruzes! Logo um pardal??? E eu, indiferente a todo aquele reboliço, continuei lendo a composição, que na seqüência dos detalhes foi esclarecendo o por quê da minha escolha...

Talvez você também não esteja entendendo a minha “ridícula” opção e tenha murmurado como aquelas crianças, mas o fato é que, sendo um pardal eu não seria incomodado por nenhum ser-humano, e só teria que me preocupar com os gatos (os meus predadores), e graças a Deus, os gatos não sabem voar...

De que me adiantaria ser uma águia, um falcão ou um condor se eu não pudesse ter a liberdade de ir e vir onde bem quisesse, e por precaução e medo do homem ter que me ocultar nas alturas? De que me adiantaria ser um pavão com todo o seu esplendor e ser preso por sua beleza? Ou, de que me adiantaria ser um pássaro cantor - ter a voz de um canarinho tenor – e passar por tediosos anos, recolhido numa minúscula gaiola??? Não! Definitivamente Não! Quero mesmo é ser um pardal... livre, tranqüilo, mesmo que sem graça aos olhos dos homens, mas sustentado pela inefável graça de Deus.

A Bíblia relata no Salmo 84:3 que “o pardal e a andorinha encontraram casa onde pudessem colocar seus filhotes” e sabe qual é o local predileto onde eles fazem o seu ninho? é nos Templos, é nos Altares do Senhor... é onde o homem deveria gostar de estar, nos Átrios de Deus, na habitação do Altíssimo... mas Deus só vai estar ali se o homem ali estiver... que bom então seria se todos os homens pudessem virar pardais... e habitar na Casa do Senhor por todos os seus dias... 

“Tenho medo que nem os pardais fiquem e partam em revoada para outros locais mais arejados e habitados por gente. Que fujam com medo da solidão, do silêncio, e da descrença. Que partam para bem longe, a lamentar com seu canto triste que nesse lugar, que era para ser santo, já não lhes trás mais qualquer esperança... “
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.