Subscribe:

sexta-feira, 18 de maio de 2012

ABENÇOADO É QUEM ABENÇOA...

ABENÇOADO É QUEM ABENÇOA
Lucas 1.48

Se pudéssemos definir o que é a religião numa só expressão, diríamos que é a busca da bênção de Deus. Esta é a perspectiva humana, e Deus a considera.
Se quiséssemos definir numa só expressão o projeto de Deus para a humanidade, bastaria que lêssemos o que escreveu o apóstolo Paulo: o Senhor deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (1Timóteo 2.4). Jesus Cristo veio ao mundo para possibilitar de forma concreta esta salvação.
Assim, o homem deseja ser abençoado por Deus e Deus deseja abençoar o homem.
Para abençoar o homem, Deus usa vários agentes, que são sempre outros homens. Ao longo da Bíblia, Deus por vezes se serviu de meios supra-humanos, enviando anjos; no entanto, alguns anjos eram humanos, e não celestiais. Jesus Cristo foi um destes meios celestiais, ao nos dar sua própria vida, coisa que nenhum anjo pode fazer, mas Ele o fez.
Deus, por seu Espírito Santo, doou aos seus filhos os recursos indispensáveis para que possam continuar a "onda" abençoadora de Deus. Ele quer abençoar e, para abençoar, abençoa pessoas que abençoam pessoas. Esta é a "corrente" divina.
Um dos exemplos de pessoas abençoadas para a abençoar é Maria de Nazaré, a mãe de Jesus.
Tão logo soube que estava grávida, ela cantou uma canção, que revela bem o seu caráter:
A minha alma engrandece ao Senhor,
e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador,
porque contemplou na humildade da sua serva.
Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada,
porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome.
A sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem.
Agiu com o seu braço valorosamente;
dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos.
Derribou do seu trono os poderosos e exaltou os humildes.
Encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos.
Amparou a Israel, seu servo,
a fim de lembrar-se da sua misericórdia a favor de Abraão e de sua descendência, para sempre, como prometera aos nossos pais.
(Lucas 1.46b-55)

O que quis Maria dizer que era ou seria uma bem-aventurada? "Bem-aventurada" é a expressão nas traduções brasileiras para "abençoada". A palavra "abençoar" significa dizer bem, no sentido de desejar o bem para o outro. Abençoar é lançar sobre o outro um olhar que comunica vida. Abençoar é comunicar ao outro a graça que foi recebida pela graça. Abençoar é pedir o favor de Deus sobre alguém. Assim, abençoar é desejar, sem condições prévias, o bem do outro como uma aspiração que vem do fundo do coração. Se o meu coração está povoado de ódio, eu não tenho como abençoar, porque a bênção se expressa por palavras, desde que sejam profundas e sinceras. Quando há sinceridade em nossas palavras, nós as superamos e praticamos o bem.
Podemos permear o meio onde vivemos com paz ou com violência, dependendo de qual delas mora em nós. Somos chamados a ser moradias da paz.

A partir, portanto, da certeza de Maria, quero recordar quatro verdades acerca da bênção de Deus, com o objetivo de lembrar que é abençoado quem abençoa.

1. DEUS QUER NOS ABENÇOAR
O anjo (Lucas 1.26-38) veio a Maria comunicar um desejo de Deus: abençoar Maria, abençoar toda a humanidade. Deus só vem a nós para isto.
Uma das expressões bíblicas pela qual sou apaixonado  É Jeremais 29.11:

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor;
pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.

Para realizar estes pensamentos de paz, Deus nos deixa em Sua Palavra uma série de instruções. E todas têm um sentido: o nosso bem. Então, se queremos  ser abençoados, ouçamos a voz de Deus, leiamos a Bíblia, obedeçamos a Sua instrução. Podemos escolher entre a programação de nossa própria mente, embebida na cultura em que estamos, e a instrução de Deus, com valores eternos. Deixemo-nos julgar pela Bíblia. Façamos o que ela pede que façamos. Afinal, toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra (2Timóteo 3.16-17 16).

2. DEUS ABENÇOA OS HUMILDES
Por que Maria foi abençoada?
Maria foi abençoada porque se dispôs a crer no Deus da Palavra. Isabel, orientada pelo Espírito Santo, disse claramente que Maria foi abençoada porque creu (verso 45). Deus não pode crer em nosso lugar. Ninguém pode crer em nosso lugar. Sua fé nos salva e nos capacita a receber a bênção de Deus. Por isto, crer é saber que, para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas (verso 37). Por isto, crer é a porta de entrada no mundo da bênção. 
Maria foi abençoada porque se dispôs a se humilhar diante dEle, reconhecendo que Suas instruções eram sempre para o nosso bem. Ao longo de sua vida, Maria demonstrou aquilo que cantou.
Deus abençoa os humildes, porque os humildes precisam da bênção de Deus, sabem que precisam da bênção de Deus e buscam a bênção de Deus.
Humilde é quem sabe que não vive de sua própria força ou luz, mas do Espírito que nele habita, para corrigir, apoiar, fortalecer.
Humilde é quem sabe que não faz o que faz de sua própria competência ou vontade ou esforço, embora eles cooperem com Deus.
Humilde é quem reconhece o que Deus lhe faz e canta, como Maria, "santo é o Seu nome" (verso 49).
Humilde é quem se dispõe a reconhecer os seus pecados e a se afastar da sua prática, conforme a cristalina recomendação bíblica: Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma (Tiago 1.21).
Lembremo-nos que de nós Deus espera progresso, não a perfeição . Esta certeza não é um convite ao desespero ou ao desinteresse, mas ao empenho, porque somos chamados à santidade. Nossa oração deve sempre incluir um momento de sincera confissão dos pecados, não de "todos" os pecados, mas de um ou mais pecados específicos.

3. DEUS NOS CHAMA PARA QUE ABENÇOEMOS
Deus precisava de um ventre pronto para receber Seu Filho. Deus precisava de um coração para fazer a Sua vontade. Deus precisava de uma vida abençoada que abençoasse outras.
Foi assim com Abraão, a quem disse: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, te abençoarei e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! (Gênesis 121-3).
Que maravilha ser abençoado por Deus, mas, para experimentar a bênção de Deus, Abraão teve de sair de Ur , isto é, ele teve de abandonar seu estilo de vida (sua tranqüilidade, sua cidade). Não há bênção sem obediência.
Deus chama pessoas para abençoar porque Ele sabe que abençoar é o verbo que precisa conjugar quem quer ser abençoado. Você quer ser abençoado? Abençoe.
Como precisou de Maria, Deus precisa de nós para abençoar outras pessoas. O sentido da vida do outro depende de nossa obediência. O sentido de nossa própria vida depende da nossa obediência.

CONCLUSÃO
Eu quero ser como Maria.
Eu quero que os que convivem comigo me achem abençoado...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.