Subscribe:

segunda-feira, 23 de abril de 2012

NÃO TE ENVOLVAS...

Deus nos dá duas opções: Ou nos envolvemos com o salvador ou nos envolvemos com o Juiz. Pilatos era um romano de classe média superior. Este nome pode ter sido dado pelos seus colegas militares, era seu nome de guerra, como usado hoje nos quartéis da policia militar. Pilatos havia sido nomeado 5o governador da Judéia, depois da deposição de Arquelau, ano 6 da era cristã. E o imperador era Tibério César. E na qualidade de procurador, exercia pleno controle sobre a província estando encarregado de um exército de ocupação com aproximadamente 3.500 soldados. Como procurador tinha poderes de vida e morte, podendo reverter sentenças capitais. Nomeava os Sumos-sacerdotes , controlava o Templo e seu fundo monetário. As várias vestimentas sacerdotais estavam sob sua custódia, e só eram entregues por ocasião das festas, quando o procurador vinha para Jerusalém. Sua participação na história resume-se à autorização da morte de Cristo. Após este fato se suicidou, entre os anos 37 e 41 de nossa era. Jesus foi julgado por Pilatos que, admitiu publicamente Sua inocência. Contudo quis passar para os Judeus a responsabilidade da condenação de Jesus à morte. No dia do julgamento, a esposa de Pilatos o chamou e pediu para que não se envolvesse; dizendo: “Não te envolvas com este justo”. Contudo ela não sabia que estava pedindo o impossível, pois ninguém pode deixar de se envolver com Jesus.

Não era algo simples, apenas um sonho, pois estava tão preocupada que não sentia paz em seu coração. Talvez fosse até um pesadelo ou uma visão, mas, porque estaria tão aflita, a ponto de ir ao local de trabalho do esposo para pedir-lhe que não se envolvesse com Jesus? Com que teria ela sonhado? Com a crucificação? Com a ressurreição? Com a ascensão de Cristo? Com sua volta? Com o juízo final? Ou simplesmente com o fim de Jesus? Não sabemos qual foi o sonho, mas sabemos que ela ficou muito angustiada e isso lhe deu a certeza de que Jesus era um homem Justo. Deus sempre nos adverte, os meios que Ele usa são os mais variados possíveis. As vezes um simples folheto, uma leitura Bíblica, um pregador do evangelho, um estudo Bíblico; todos nós sabemos que Jesus Cristo morreu injustamente, todos sabemos que sua morte teve uma finalidade, tomou o nosso lugar; levou sobre si os nossos pecados…

Mas era impossível, pois todos os seres humanos estão envolvidos com Jesus “Porque Deus enviou seu filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem nEle crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito filho de Deus” João 3:17-18. Tenho encontrado pessoas dizendo: não quero nem ouvir falar, não quero tomar conhecimento, não quero envolver-me com Deus…não sei se este é também seu pensamento! Mas quero lhe dizer uma coisa: Você já está envolvido e não tem como mudar isto. Podemos estar envolvidos sob duas perspectivas:
1-Negativamente. Negativamente nos envolvemos através de nossa indiferença. E a indiferença é a pior forma de blasfêmia. A pessoa indiferente não está à parte de Deus, ele está desprezando Deus. Negativamente nos envolvemos através de nossa incredulidade. Incredulidade não é ateísmo. Incredulidade consiste na afirmação da fé contrastada com a negação dela através de atos e atitudes. Tomé é um exemplo do que estamos dizendo. Ele acreditava em Jesus, mas agora queria ver para crer em sua ressurreição, isso revela uma atitude de incredulidade. Deus é espírito e espírito não se vê. “Deus é espírito e importa que os verdadeiros adoradores o adorem em Espírito e em verdade”. A incredulidade se manifesta através da idolatria. Ter uma imagem esculpida, um ídolo, demonstra falta de fé. Todos os idólatras são incrédulos. Jesus chamou Tomé de incrédulo e mandou que se tornasse um crente. João 20:26-29. Negativamente nos envolvemos através de nossos pecados. Quem vive na prática do pecado está envolvido com Jesus, pois está agredindo seus princípios e mandamentos. Quem vive no pecado atrapalha a obra de Cristo “Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha” Mateus 12:30 Estas são algumas formas através das quais podemos estar envolvidos com Cristo de forma negativa. Indiferença, incredulidade e atitudes pecaminosas.
2 Positivamente. Mas podemos nos envolver positivamente. E o fazemos quando temos fé. A fé é a afirmação de nosso compromisso com Cristo “Por isso também eu, tendo ouvido a fé que há entre vós no Senhor Jesus, e o amor para com todos os santos” Efésios 1:15. Nos envolvemos com Cristo através da obediência. Quem obedece valoriza seu sacrifício. Pela fé Noé…obedeceu; pela fé Abraão…obedeceu; e quem crê…obedece. Nos envolvemos com Cristo através de nosso amor por Ele. O amor é o mais poderoso elemento de visualização de Deus na nossa vida. É a síntese da obra de Deus e da pessoa de Cristo. “Agora, pois, permaneçam a fé, a esperança e o amor; estes três, porém o maior destes é o amor.” I Cor. 13:13.


A mulher de Pilatos pediu para ele cair fora- “Não te envolvas com este justo”. Mas Deus te convida para vir para dentro, para fazer parte. Envolvido com Jesus você já está, queira ou não. De forma negativa ou positiva…se você pensa em não ter envolvimento, isso é impossível. Pois envolvido você já está! Queremos convidar você para envolver-se com Jesus positivamente: 1-Venha para Jesus, não tenha medo de se aproximar, não tenha medo de ser rejeitado, pois ele diz: “Todo o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” ou então ouça seu convite: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei; tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” Mateus 11:28-30. 2-Confesse a Jesus como seu salvador pessoal. Diga para Ele, para você mesmo e para o mundo que você está envolvido. Que você crê nEle e que você O ama. “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também Eu o confessarei diante de meu Pai que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, Eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus.” Mateus 10:32-33. “Se com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Romanos 10:9 3-Invoque o nome do Senhor. Invocar é envolver-se; é sentir necessidade. Então, busque a Deus, ore, fale com Ele sobre suas dúvidas, sobre seus problemas,sobre seus sonhos, sobre suas angústias e sobre suas esperanças….”Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” Romanos 10:13.

Envolvido com Jesus você já está. Mesmo que não quisesse não teria como se omitir. Mesmo que você grite: Eu não quero me envolver, agora é tarde, você é culpado pela morte de Jesus. Nossos pecados o levaram a cruz. Que tipo de envolvimento é o seu? Negativo ou positivo? Você precisa definir isso. Pilatos lavou as mãos, mas não conseguiu lavar sua consciência. Depois da morte de Jesus não conseguiu encontrar paz para sua alma e acabou tirando a própria vida. Sua esposa o advertira para que não se envolvesse, mas seu pedido era impossível. Bem que Pilatos tentou não se envolver enviando Jesus para Herodes, mas não adiantou. Lavou as mãos diante do povo, jogando sobre os Judeus a responsabilidade, mas também não resolveu o problema. Ele mesmo estava envolvido. Quero que você saiba que nenhuma tentativa de esquivar-se resolverá seu problema, por isso é melhor que você tome uma decisão positiva por Jesus. Aceitando-o como seu salvador e Senhor confessando esta atitude publicamente. Também sei que muitas pessoas estão tentando lavar as mãos, mas isso não os isentará do Juízo final e suas consciência arderão por toda eternidade no inferno...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.