Subscribe:

terça-feira, 20 de março de 2012

TRANSFORMANDO BARRO EM VASOS DE HONRA...

TRANSFORMANDO BARRO EM VASOS DE HONRA – Jer. 18:1-18
Nada é difícil para Deus. Deus não conhece a palavra DIFICIL. Não é difícil para Deus criar do nada. Deus fala, e acontece. Pra Deus não é difícil ver e conhecer todas as coisas. Deus conhece o que está acontecendo no Plutão, na Amazônia, o caminho da formiga. Deus conhece as correntes marítimas das cavernas dos profundos dos oceanos. Ele sabe todas as coisas.
Mas há uma coisa que para Deus é difícil. Há uma dimensão que, para Deus é complicada. E você me pergunta: o que é difícil para Deus. Ele enfrenta um enorme desafio de lidar comigo e com você. Deus só tem uma dificuldade: lidar com seres humanos. Até os demônios não são problemas para Deus. Manter as cadeias atômicas organizadas. Mas lidar com seres humanos… Veja bem: Deus não pode exigir de você obediência à força. Deus poderia me forçar a obedecer a Ele. Mas Deus não pode fazer isso. Sabe por quê? É porque se ELE me forçar a obedece-lo, Ele não terá SUBMISSÃO, mas terá SUBSERVIÊNCIA.
Deus não pode ser muito severo com a raça humana. Porque se Deus for severo com a raça humana, ninguém sobra. Todo mundo morre. Mas Deus também não pode ser leniente (suave, doce, brando) com a raça humana. Porque se Deus for leniente, vamos ter libertinagem e não liberdade. Nós somos um problema para Deus. Porque Deus não pode, por exemplo, estar todo manifesto no nosso meio. Se Deus se manifestasse plenamente em nossa vida, seriamos ofuscados pela Sua presença. Então ELE tem que se ausentar, mas não muito, senão ficaríamos desamparados. Então, somos uma dificuldade para Deus, que é FAZER COM EU E VOCÊ O AMEMOS, SEM QUE ELE TENHA COMPRADO O NOSSO AMOR. (Jó, lembra..) Como Deus ganha o amor dos homens, sem que Ele force esse amor? Como Ele pode mostrar que Ele é presente em nossa vida, ao mesmo tempo nos dando liberdade. Como pode ele ser misericordioso, sem estar conveniente com o pecado?Ser justo sem acabar com a raça humana? Perdoador e não fazer acepção de pessoas? É um problema para Deus.
Os seres humanos tem sido ao longo da criação, um problema para Deus. É nesse contexto que o profeta Jeremias fala. A profecia do profeta Jeremias é muito interessante.
Jeremias era um sacerdote, antes de ser profeta. Jer. 1:1. Ele foi designado por Deus para ser profeta, ainda no ventre de sua mãe. Jer. 1:5. Começou o seu ministério durante o reinado de Josias, rei de Judá. O profeta esteve presente no funeral do rei Josias. II Crôn. 35:25. Jeremias foi celibatário (não casou-se) Jer. 16:1-4. Nunca se casou porque viveu num período próximo a um grande desastre, então Deus disse a ele para não casar para que os seus filhos não sofressem. O profeta Jeremias, foi um profeta sem sucesso. Nunca conseguiu converter ninguém. Então, quando você conhecer um pastor sem sucesso, lembre-se de Jeremias. A igreja dele, era ele só. Não conseguiu ganhar ninguém. Está em Jer 12:6,
Foi um profeta odiado. Apanhou muito. Foi preso. Jer. 20:1-3. Jeremias foi perseguido e julgado como traidor. Jer. 37:11-16. Imagine que eu chegue nos EUA e diga: O Iraque e Sadam Hussein está sendo abençoado por Deus. Deus ama aquele povo. O que vocês acham que aconteceria comigo? Pois o profeta Jeremias andava por Judá dizendo: o rei da Babilônia vai invadir Judá e é Deus quem está mandando o rei da Babilônia em cima da gente. Então todos detestavam aquele profeta. Apanhou, sofreu, chicoteado, perseguido e tratado como traidor.
Quando ele está profetizando que ele ia ser um porta-voz da destruição de Deus (e não da bênção), Deus chamou o profeta e disse: VÁ NA CASA DO OLEIRO. O homem trabalha com argila molhada, gira a roda com o pé, ele mete os dois dedos no centro da argila, e vai formando um vaso com os dedos.
Jeremias entrou, e o oleiro estava trabalhando um vaso, pote, ou jarra. E quando estava criando esse pote, o pote se desfez nas mãos do oleiro. Estragou-se. Então o oleiro recomeçou a fazer o vaso. E fez outro vaso de acordo com a sua vontade. Então Deus diz assim: Israel, eu sou o Senhor da terra. É difícil para mim eu fazer O QUE EU QUISER COM VOCÊ. Deus pode pegar a vida de qualquer pessoa e fazer o que quiser. Ele pode fazer isso com as estrelas, o SOL, a MARÉ. Ele pode curar um câncer, ressuscitar um morto de 4 dias. Para Deus não existe o difícil. Ele pode botar uma moeda na boca de um peixe. Ele pode transformar água em vinho, multiplicar pães e peixes e alimentar uma multidão. Ele pode com o sopro destruir Satanás. Nada é difícil para Deus.
E você pergunta então PORQUE DEUS NÃO FAZ ISSO COMIGO? Ah, eu sou tão difícil. Porque Deus não faz isso comigo? Porque a minha vida é tão difícil. Ele podia pegar a minha vida como barro e fazer o que quisesse comigo. Então porque ELE NÃO O FAZ?
DEUS PODERIA NOS MANIPULAR. MAS ELE PREFERE NÃO FAZER ASSIM
Vs. 6 e 7 Deus diz: Será que Eu não posso fazer assim? Mas o vs. 7 diz: Se eu decretar que uma nação ou reino converter-se, eu me arrependerei e não trarei a desgraça que eu tinha planejado. Deus pode fazer o que Ele quiser, mas ELE PREFERE AGIR DE ACORDO COM AS NOSSAS ATITUDES!!! Eu posso fazer o que Eu quiser, mas Eu prefiro fazer olhando como você responde às minhas diretrizes.
Deus poderia colocar um freio na sua boca e dirigir você como quem dirige uma MULA. JÁ VIRAM BICHO MAIS TEIMOSO DO QUE MULA? Quando uma mula empaca, não tem quem a faça sair do lugar. Deus poderia pegar você que é uma Mula, Teimoso, colocar freio na boca e dirigir para onde Ele quisesse. Não Podia:? Então porque Ele não faz? Veja o que diz o Salmo 32:8-9 Eu o instruirei e o ensinarei no caminho em que deve seguir. Não sejam como o cavalo ou burro que precisam ser controlados com arreios…..
Porque Deus não nos trata com cabresto? É PORQUE SERÍAMOS ROBOTIZADOS. Ele TERIA A MINHA SUBSERVIÊNCIA, MAS NUNCA TERIA A MINHA OBEDIÊNCIA. Porque obediência, não se consegue com CABRESTO. Eu consigo subserviência. Em posso tirar o cinto da minha calça, olhar para o meu filho e dizer assim “você vai fazer como eu estou mandando”. Ele faz. Mas se o seu coração não estiver disposto a obedecer, não adianta. E porque Deus não lida conosco como cabresto? É PORQUE ELE PREFERE NOS ACONSELHAR. Deus poderia pegar a minha vida e fazer do jeito que ele quisesse. Eu iria dormir hoje à noite um pedaço de argila disforme, e acordaria amanhã uma xícara bonitinha. Mas ele estaria roubando de mim OS PROCESSOS DE MATURIDADE. Deus poderia pegar Israel e transforma-los num monte de gente que obedece a DEUS. Fantoches nas suas mãos. Ou marionetes controlados por linhas, ou um computador que só faz o que a gente manda ele fazer. Mas Deus não quer que seja assim. DEUS NÃO QUER MANIPULAR, MAS QUER QUE NÓS CRESÇAMOS NO PROCESSO. É por isso que você dá trabalho para Deus. É por isso que somos um problema para Deus. Porque Deus poderia simplesmente congelar o seu arbítrio e dizer: DIGA PEDRO: EU AMO A DEUS. DIGA PEDRO: SÓ TU Ó DEUS ÉS O TODO PODEROSO!!! Qual é a vantagem de eu dizer isso robotizado?
Por isso, vencer o pecado, não é uma obra automática do Espírito Santo. JÁ VI GENTE DIZENDO: Ah, pastor, um dia o ESPÍRITO SANTO VAI ARRANCAR ISSO DE DENTRO DE MIM, e eu vou ficar livre disso. NÃO VAI ACONTECER!!! (testemunho de como parei de fumar…. eu quis, parei, sofri, venci…) Qual é o seu fraco? Ah, pastor, o meu fraco é BINGO! VOCÊ TEM QUE DIZER: EU VOU, EU QUERO!!!
OS DESÍGNIOS DE DEUS PODERIAM SER ARBITRÁRIOS E INEGOCIÁVEIS. MAS ELE PREFERIU QUE NÃO FOSSEM.
Vs 8 a 10. Deus poderia dizer uma coisa e dizer “é assim, e acabou-se”. Mas, Ele diz: se a não se converter, … me arrependerei. E se falar para bem…. mas não me obedecer…. me arrependerei do bem….
Poderia ser É ASSIM, E ACABOU-SE! Mas o que Deus está dizendo é SE AS PESSOAS MUDAREM, EU MUDO. SE AS PESSOAS SAÍREM DA REBELIÃO E ENTRAREM NA SUBMISSÃO, DEUS PROMETE MUDAR O JUÍZO EM BÊNÇÃO. Se eu advertir e ele se converter, a desgraça deixa de ser desgraça.
Deus poderia dizer assim: eu vou fazer assim e acabou-se. Mas Deus prefere entrar num relacionamento verdadeiro e amoroso. SE EU MUDAR PARA CÁ, ELE VEM PARA CÁ, E VICE-VERSA. Então, vejam bem, assim como não é muito tarde para se arrepender, nunca será tarde demais para receber a misericórdia de Deus. ASSIM COMO NÃO É MUITO TARDE PARA SE ARREPENDER, NUNCA SERÁ TARDE DEMAIS PARA RECEBER A MISERICÓRDIA DE DEUS.
Então veja bem, Deus prefere entrar num verdadeiro relacionamento conosco. Vejamos Deuteronômio 30:19 “hoje invoco o céu e a terra como testemunha contra vocês… coloquei a vida e a morte… bênção e maldição…. o que é que Ele manda eles escolherem?
Deus TEM NAS MÃOS DUAS COISAS: UM PRATO CHEIO DE VERMES TODO VOMITADO E UM PRATO DE LAGOSTA NA MANTEIGA. E Deus diz assim: eu tenho as duas coisas, e invoco os céus como testemunha, de que estou oferecendo para você. A bênção ou a maldição. E o que você escolher, isso será.
Isaías 1:18-19 … venham, vamos refletir …. vinde e arrazoemos… ainda que os pecados sejam vermelhos como a escarlate, serão brancos como a neve. Vermelhos como a púrpura, serão brancos como a lã. Se estiverem dispostos a obedecer, comerão os frutos dessa terra. Mas se rebelarem, serão devorados à espada.
Deus não trabalha DE MANEIRA ARBITRÁRIA, MAS EM PARCERIA. Escolha agora, diz o Senhor. (VAMOS FAZER UMA SOCIEDADE? Minha). Jeremias 21:8 Digam a este povo: assim diz o Senhor. Ponho diante de vocês o caminho da vida e o caminho da morte.
Ah, pastor, porque tudo é tão difícil para mim? É porque Deus escolheu SOBERANAMENTE não te manipular, mas preservar em você O DIREITO DA ESCOLHA. Escolha? Mas por que Deus faz isso? Porque Ele não controla tudo de uma vez? É porque se Deus controlasse, você deixaria de ser humano. Você passaria a ser uma besta do campo, um animal domesticado, nunca uma vida livre.
OS JUÍZOS DE DEUS PODEM VOLTAR ATRÁS, PORQUE SÃO CORRETIVOS E NÃO PUNITIVOS.
Pastor, Deus volta atrás? VOLTA! Aqui está um texto que Ele volta atrás. Temos vários exemplos na Bíblia de que Ele volta atrás. O exemplo mais clássico é a historia do profeta JONAS e a cidade de Nínive. Deus disse: vai para Nínive, ele disse: não vou! Vai, não vou!! Eu não disse que nós somos o problema de Deus? Ele em vez de entrar em um navio que ia para Nínive, entrou em um navio que ia para Tarsis. Aí Deus enviou uma tempestade. O navio estava sendo açoitado, e ele: não vou, não vou…. Os marinheiros descobriram… jogaram-no no mar… aí, no meio do fedor da barriga do peixe, sendo vomitado foi… Anunciou que em 40 dias a cidade seria destruída… todos se arrependeram… até os animais jejuaram…. Aí o profeta está indo embora, e Deus manda o profeta de volta para anunciar VOLTA E DIZ QUE EU ME ARREPENDI DO MAL QUE EU TINHA PROMETIDO FAZER SOBRE NÍNIVE. Vai anunciar lá. Aí Jonas disse: Eu não disse? É por isso que eu não queria ir. Porque eu sei que tu és um Deus assim, misericordioso. Eu já sabia que tu eras desse jeito. Eu já sabia de antemão que já ia dar nisso mesmo. Que tu és um Deus que se arrepende.
Aí você me pergunta: porque é que Deus se arrepende, pastor? DEUS SE ARREPENDE, PORQUE OS JUÍZOS DE DEUS NÃO VISAM DESTRUIR, MAS CORRIGIR. Então tem gente que chega e diz: AH, PASTOR Deus está pesando a sua mão sobre mim. Acho que Ele está contra mim. Aí eu digo: CONTRA? DEUS ESTÁ A FAVOR DE VOCÊ!
E se Ele está pesando a mão, é que Ele quer que o caminho que você vá, você dê meia volta e diga: não, eu não quero ir mais por este caminho! Veja Jer 18:11. Estou preparando uma desgraça… fazendo um plano contra vocês.. POR ISSO, CONVERTA-SE!! CADA UM…. VOLTE!!! Porque isso que eu estou intentando contra vocês não é PARA DESTRUIR, é PARA você VOLTAR.
Você sabe porque é que a gente peca? A gente peca porque a gente se convence de que COMIGO VAI SER DIFERENTE. Eu vou conseguir. Os outros não conseguiram, mas eu vou conseguir. Os outros pecaram e se deram mal, mas eu sou mais esperto!!! O sujeito lá adulterou e acabou com o CASAMENTO E FOI UMA DESGRAÇA , mas eu sei administrar o negócio melhor do que ninguém!
O cara que fuma, começa a fumar, o adolescente, ele começa fumar… Hoje o cara fuma sabendo que vai ter câncer, efisema, morte terrível… Se você é fumante, saiba disso: a morte de fumante é horrível! Prepare-se!!! Mas sabe porque que a pessoa começa a fumar? Porque ele diz assim: eu vou fumar, e paro a hora que eu quiser! O drogado pensa assim: o outro vai morrer mar eu não! Eu paro quando eu quiser! Um dia eu paro. Ainda estou muito nervoso. Agora com essa guerra!! Aí vem um problema, aí não para mesmo.
O adúltero pensa assim: ah, isso é só uma aventura. Eu paro a hora que eu quiser. Aí ele vai se encrencando, em casa tem que mentir para encobrir outra mentira, e diz que um dia eu paro. Mas nunca para E ele vai se convencendo! Por isso é que Deus pune o pecado, para você saber que é amargo pecar. Que é desgraçado pecar!
Você sabe qual é o salário do pecado? É MAIS PECADO, MAIS PECADO, MAIS PECADO, até que quando você estiver num estágio que não consegue mais administrar, vem o preço final: A MORTE!
Não começa da primeira vez. Então Deus chama Israel e diz: EU VOU MANDAR DESGRAÇA SOBRE VOCÊ. VOU MANDAR PREJUÍZO SOBRE VOCÊ.
Deixa eu dizer: homem, você está passando grandes lutas na sua vida? Preste bem atenção na estrada que você está indo, está trilhando. Porque é bem capaz que você esteja subindo a ladeira da vida, porque você está fora dos caminhos de Deus.
TANTO O TAMANHO DO PECADO QUANTO A EXTENSÃO DO JUÍZO, ESTÃO DIRETAMENTE PROPORCIONAIS AO NOSSO GRÁU DE CONHECIMENTO
Existe pecadinho e pecadão? Existe! Opa! Quem disse que não existe? EXISTE SIM! Quer ver? Na Bíblia: Lucas 12:47-48 “aquele servo que conhece a vontade do seu Senhor e não prepara o que ele deseja, receberá muitos açoites… o que não conhece receberá poucos açoites…. A quem muito foi dado, muito será exigido….
João 19:11 Jesus conversando com Pilatos: tu não terias nenhuma autoridade sobre mim, se essa não fosse dada de cima…. aquele que me entregou a ti é culpado de um pecado maior….
Há pecado que é para morte…..
O que determina o que é PECADINHO e PECADÃO é o meu grau de conhecimento. Se eu sei e faço o pecado, é maior do que o pecado de quem não sabe e faz. Porque o pecado do sumo sacerdote era maior do que o de Pilatos? É porque q quem Deus dá muito, VAI REQUERER MUITO.
Exemplo: uma irmã manobrando o carro do marido, dentro da garagem do prédio. Amassa o carro numa coluna. A mulher é motorista nova. Agora, um motorista da VIAÇÃO COMETA está na garagem da COMETA e amassa o ônibus na coluna do galpão. Tem 22 anos de experiência. Quem cometeu maior delito a irmã ou o motorista? ELE SABE MAIS! AQUELE ERRO É INADMISSÍVEL PARA QUEM CONHECE!
Pilatos mandar CRUCIFICAR A CRISTO, está errado. MAS, O SUMO SACERDOTE!!!
POR ISSO, TOME MUITO CUIDADO COM A IGREJA QUE VOCÊ VAI FREQUENTAR. SE VOCÊ NÃO QUISER LEVAR DEUS A SÉRIO, NÃO VENHA AQUI, PORQUE VOCÊ ESTÁ RECEBENDO MUITO!!! E você está crescendo em conhecimento. E quanto mais você conhece, maior é a sua responsabilidade. Eu sugiro que você vá para uma igreja mais leve, com mais música, com mais ofertas, com mais campanhas… Tem igrejas que fazem 6,7,8 ofertas num só culto. Vá para essas, é melhor, do que uma igreja que gasta A MAIOR PARTE DO TEMPO EXPLICANDO A PALAVRA DE DEUS!!! Por isso, preste atenção: os vs. 13 a 17, a punição que veio sobre Israel foi seriíssima. Pergunte entre as nações se alguém já fez alguma coisa dessas? Coisa horrível fez a virgem de Israel. O que você fez, foi horrível, disse Deus. Por quê? PORQUE É TOLERÁVEL QUE SEJA FEITA EM UMA OUTRA NAÇÃO. MAS SER FEITA EM ISRAEL??? DEUS DIZ:EU NÃO ADMITO!!!
Poderá desaparecer a neve do Líbano…. ? O meu povo esqueceu-se de mim…. queimam incenso a ídolos inúteis…. para que andem em desvios…. Eu os dispersarei diante dos inimigos…
Mais perigoso do que SER DA BETESDA, é ser o PASTOR RICARDO GONDIM DA BETESDA. Sabe por quê? Porque eu estou ensinando. E aquele que ensina, pressupõe-se que sabe mais. E quem sabe mais, maior será a exigência. Por isso Tiago 3:1 …não queiram ser mestres…. porque passarão por maior juízo….
TODO O DRAMA HUMANO SE RESUME NA CONVERSÃO DO QUERER
“Eu não quero….” O grande problema nosso, não é que a gente não consegue. O PROBLEMA NOSSO É QUE A GENTE NÃO QUER. Veja o vs. 18, depois que Deus falou tudo isso para eles, olha a atitude deles… “venham, façamos planos contra Jeremias. Pois não cessará o ensino da lei pelo sacerdote nem o conselho do sábio e nem a mensagem do profeta. Venham, façamos acusações contra ele e não ouçamos nada do que ele nos disser.”
Queridos, a coisa mais difícil para Deus, sabe qual é? É QUE O NOSSO QUERER ESTÁ DOMINADO PELAS NOSSAS PAIXÕES. A gente ama o pecado, as coisas do mundo. Não é que eu não consigo. Eu gosto. Eu amo as coisas do mundo. E você sabe qual é a dificuldade de Deus? É que ele está lidando com pessoas que pode cair raio do céu, pode vir profeta, pode morto ressuscitar, ter milagres, acontecer tudo. Mas o nosso querer, quem tem a CHAVE DELE, É VOCÊ. E ninguém consegue demover um homem do seu querer, se ele não quiser.
Sabe qual é o drama de Deus? É lidar com pessoas que não querem. Eu não quero Deus, eu não quero! É que na verdade tem uma luta interior dentro de nós, e o nosso querer não é de Deus. E a mensagem do evangelho é a seguinte: VOCÊ QUER SER UM VASO NAS MÃOS DO OLEIRO? VOCÊ TEM QUE IR PARA LÁ COM SUAS PRÓPRIAS PERNAS, PORQUE DEUS NÃO VAI FORÇAR NINGUÉM.
AGORA TEM UMA PROMESSA: SE VOCÊ FOR, ELE FAZ DE VOCÊ UM VASO DE HONRA. Por isso Mt 16:24 diz: se alguém quiser vir após mim (NÃO É OBRIGADO!!!) NO CÉU NÃO NINGUÉM COM BRAÇO TORCIDO. Sabe aquela chave que o policial dá para levar o bandido para a frente? 55 anjos segurando sujeito pelo braço e dizendo: trouxe mais um, Senhor. No céu não tem fechaduras, as portas não se fecham, porque SÓ ESTÃO LÁ PESSOAS QUE QUEREM AMAR E SERVIR A DEUS.
Então, o que estamos querendo aqui, é que Deus converta o nosso querer cada vez menos para as coisas do mundo e cada vez mais para as coisas que são de Deus...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.