Subscribe:

sexta-feira, 2 de março de 2012

DEUS CUIDA DE NÓS...

DEUS CUIDA DE NÓS!
Sl. 121
Objetivo: Trazer à memória dos ouvintes a permanente proteção de Deus aos seus escolhidos.
Ideia Central do Texto (ICT):
O salmo 121 é um dos cânticos de romagens, entoados pela nação israelita durante as peregrinações para Jerusalém com o fim de adorar, bem como nas atividades diárias.
O propósito desses cânticos era fazer com que a nação não perdesse de vista os feitos de Deus pelo seu povo em toda a sua trajetória.
O salmista aqui desperta o povo a confiar na eterna vigilância e cuidado de Deus sobre seu povo em todas as circunstâncias.
Introdução:
Pessoalmente acho que deveríamos adotar a estratégia dos Cânticos de Romagens. Israel cantava para não esquecer os grandes feitos de Deus, sobretudo, a sua proteção permanente sobre seus filhos. Eles cantavam, nós deveríamos cantar também, falar sobre esses feitos ou escrever para registro na posteridade.

A insegurança tem cercado a nossa vida em todas as áreas. O medo tem sido uma grande estratégia do adversário para empanar a nossa confiança no Deus Todo Poderoso que nos tem sustentado sempre com a sua mão direita fiel.
Confiar em alguém demanda exercício de relacionamento contínuo com essa pessoa. Isto vale para os relacionamentos humanos e o nosso relacionamento espiritual com o Deus Vivo e Verdadeiro. Convivência determina a confiança.
Por que muitos não confiam no Senhor? Porque tem faltado intimidade, estreiteza no relacionamento.
A Vinda de Jesus ao mundo teve o propósito de nos salvar e salvação passa por relacionamento, que por sua vez passa por reconciliação. Jesus veio para implantar o minsiterio da reconciliação, para que o homem pudesse ter acesso ao Senhor.
Fomos comprados por alto preço: O SANGUE DE JESUS CRISTO derramado na cruz do calvário. Somos de Deus, ovelhas do seu pastoreio, temos o selo de Deus em nossa fronte e por isso Ele cuida de nós!
DE QUER MANEIRA DEUS CUIDA DE NÓS? DE ACORDO COM O SALMISTA, DEUS CUIDA DE NÓS PELO MENOS DE QUATRO MANEIRAS ABRANGENTES:
1. Ele cuida de nós constantemente e pessoalmente – v.3, 4: “Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormita, nem dorme o guarda de Israel. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel”
• O Senhor em nenhum momento se descuida de nós. Ele está em constante vigilância.
• Ele coloca anjos ao acampados ao redor dos que o temem e os livra. Sl.34.7
• O Senhor não é uma força impessoal, mas um Deus vivo e pessoal que interfere nas situações se necessário para que nossos pés não vacilem e interage conosco.
2. Ele cuida de nós fisicamente – v.6: “De dia não te molestará o sol, nem de noite a lua”
• A proteção de Deus é para seus filhos, mas essa proteção não nos dá o direito de tentá-lo com as nossas extravagâncias.
• Passar involuntariamente por um perigo que pode prejudicar a nossa integridade física é uma coisa. Outra completamente diferente é a irresponsabilidade de se expor ao perigo deliberadamente contando com a proteção de Deus.
3. Deus cuida de nós emocional e espiritualmente – VS. 5,7: “O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma”
• Aqui pressupomos as nossas lutas diárias tanto emocionais quanto espirituais.
• O nosso adversário é astuto e jamais nos dá trégua. Ele está sempre ao nosso derredor como um leão bramando para nos tragar. Mas temos a Sombra protetora do Onipotente nos cobrindo.
• O Senhor é o nosso lugar de descanso. À sua sombra estaremos seguros.
4. Ele cuida de nós por toda a eternidade – v.8: “O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre”.
• Essa proteção além de constante é perene porque a misericórdia do Senhor dura para sempre.
O QUE DÁ AO SALMISTA A CERTEZA DESSA PROTEÇÃO?
• Ele sabe em quem crê. Sabe que aqueles deuses estranhos entronizados nos montes não podem socorrê-lo em suas angustias.
• Por se relacionar intimamente com o seu Deus, ele tem a certeza da interferência Dele na situação porque já viu seus grandes feitos e diz nos VS. 1, 2: “Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra”
CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui?
1. O nosso socorro vem de Deus porque ele é o criador do céu e da terra. Nada está fora de sua esfera de ação. Se confiarmos nele verdadeiramente a resposta virá.
2. Ele cuida de nós: constantemente e pessoalmente, fisicamente, emocional e espiritualmente, por toda a eternidade.
3. Que possamos trazer sempre à memória essa proteção em todas as circunstancias, para que nas horas difíceis não venhamos a nos desesperar.
Aleluia, Amém!
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.