Subscribe:

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

TEMOS UM TESOURO...

  Então, diz que o reino é comparado a um tesouro. Este tesouro esteve oculto e estava escondido. Nós vamos aprender que depois que nós adquirimos este tesouro, nós, também, nos livramos de tudo do mundo, deixamos o sistema do mundo, deixamos o padrão do mundo, deixamos a voz do mundo, o jeito do mundo, os trejeitos do mundo, fomos renascidos, regenerados pelo Espírito Santo. A palavra provocou em nós uma mudança muito grande. Por isso, nós precisamos entender muito mais. Que, depois de adquirirmos este tesouro, nós temos que conhecer este tesouro. Nós temos que estudar a respeito deste tesouro. Porque tu vais aprender, hoje,  que este tesouro tem coisa de vida, mas, também,  tem coisa de morte. E é, aí, que a igreja de Cristo, à volta do mundo, se mete numa confusão violenta porque não conhece.
     Mas como é que eu começo a conhecer, a estudar, a entender o que é ter um tesouro na minha vida?
     Paulo escreve em 1ª Coríntios 4: 17 “Por esta causa, vos mandei Timóteo, que é meu filho amado e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo Jesus, como, por toda parte, ensino em cada igreja.”     Paulo diz: “Atenção! Nós não estamos vivendo o velho pacto, estamos vivendo o novo pacto. Eu estou mandando Timóteo para que ele vos lembre os meus caminhos. Lembre-se que nós não somos judeus, somos gentios. Éramos gentios. O nosso sangue não é de Israelitas, nós somos predestinados.  Então, quando a igreja de Cristo quer viver neste novo pacto, uma nova aliança, ela tem que seguir os caminhos lembrando os meus caminhos.”
     Por isso, é que Paulo disse: “Sede meus imitadores.” Paulo não tinha caminhos como tinha Pedro. Paulo não tinha caminhos como tinha João, Tiago, Marcos. Então, ele disse: “Timóteo lembrará dos meus caminhos, que  por toda parte eu ensino. Aquilo que eu ensino!” Portanto,existem caminhos e ensinos que são parte do tesouro bom, e existem caminhos e ensinos que não são coisas boas, apesar de estarem, aqui, na bíblia, não são para nós. Paulo estava dizendo: “Cuidado! Porque eu ensino de forma diferente! Eu não ensino como Pedro que mandava jejuar, sacrificar, andar de joelhos, não cortar o cabelo, não ir à praia... Ele disse: Não! Eu ensino de outra forma.”  Em Romanos 6:17 diz: “Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues;”
     Então, Paulo está dizendo que existe um ensino verdadeiro, que é o tesouro bom. Uma doutrina, uma forma de doutrina, porque existem muitas formas de doutrina, mas, existe uma forma de doutrina.
     Na realidade estamos, aqui, diante de dois fatos:
1.    Existe um ensino verdadeiro e existe uma doutrina verdadeira.
2.    Existe um ensino mau, e existe uma doutrina má.
     Qual é o ensino bom? É o de Paulo para a igreja gentílica.
     Então, se tu não conheces o que é o tesouro bom e o mau, se não conheces a forma de ensinar de Paulo e a doutrina de Paulo, vais te meter em outra doutrina. E essa doutrina é problemática;  é o mau tesouro. É doutrina, mas é problemática.      Vejamos como Paulo explicou a respeito da doutrina: Em 2ª Coríntios 3:6 a 11 “o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança,”
     Deus não quer que tu tenhas NADA com a velha aliança. Deus não quer que cantes a lei, Deus não quer que tenhas procedimentos iguais aos da lei, Deus não quer que  raspes a cabeça, que ponhas óleo na cabeça, que te atires lambendo o pó do chão, que não durma de noite. Deus não disse isto! Ele disse: “Nós fomos habilitados para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra (não da lei), mas do Espírito, porque a letra (o mau tesouro, o ensinamento que não é o de Paulo, a doutrina que não é a de Paulo) mata, mas o espírito vivifica.” Ele continua dizendo: “Se o ministério da morte...” Veja como Paulo chama ao outro ensino, o da lei: ministério da morte. Quer dizer que se eu estiver no lugar onde me ensinam uma doutrina que não seja ensinada por Paulo, onde eu receba caminhos e ensinos que não sejam de Paulo, o que eu estou recebendo?  Doutrina de morte. Ministério de morte. Isto se chama a lei.“E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de glória, a ponto de os filhos de Israel não poderem fitar a face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, ainda que desvanecente, como não será de maior glória (ministério da graça)  o ministério do Espírito.”
A lei é um ministério que mata. Eu vou  explicar como isto acontece. Paulo diz:“Porque, se o ministério da condenação...” Paulo diz aos Romanos: Nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus. Mas, existe um Ministério da condenação! Tu vais ficar! O diabo vai te pegar! Se Jesus viesse tu não irias! Cuidado! Cortou o cabelo, vestiu roupa assim. Este é o ministério de condenação, ministério de morte. Ele disse: “Porque, se o ministério de  condenação (a lei lá atrás teve glória) foi glória, em muito maior proporção será glorioso o ministério da justiça (Ministério da Graça). Porquanto, na  verdade, o que, outrora, foi glorificado, neste respeito, já não resplandece, (A lei já não serve)diante da atual sobreexcelente glória.”
Amado! Como é bom ouvires algo que não condena, não mata e tem glória sobreexcelente. É maravilhoso!“Porque, se o que se desvanecia teve glória, muito mais glória tem o que é permanente.” Uma vez filho, filho para sempre; uma vez perdoado, perdoado para sempre; uma vez salvo, salvo para sempre; uma vez ungido, ungido para sempre. A graça é permanente, a lei, não! A lei desvanece.
     Então, meus amados! Muita gente pode ler o livro de Timóteo e dizer: A lei é boa! Calma! Eu vou chegar lá! A despeito de a bíblia dizer que a lei é boa quando vivida, na realidade, como os judeus viveram. Para eles! Mas, com a lei veio a morte porque nós não podíamos cumprir a lei, e quando tu segues, ou nós seguimos a lei, nós nos sentimos crentes órfãos, parecia que estávamos, sempre, abandonados. Parecia que Deus não estava conosco, parecia que era o nosso “carma”, termos que passar por lutas e problemas, nesta terra. Sentir-se órfão é sentir-se desamparado. É sentir-se ignorante. É sentir-se em pecado. Então, Jesus veio cumprir esta lei para que tu não tenhas medo da lei, para que saibas tirar o ministério de condenação e de morte da tua vida.
Jesus veio ser fiel por nósEle foi o nosso substituto.Então, quando recebemos Jesus, quando recebemos o reino, quando nos convertemos, a primeira coisa que Deus nos entrega é um TESOURO. Num  tesouro tem morte, tu acabaste de ler, aqui. Há coisa dentro deste tesouro que não servem para nós. Se eu sei que o ministério da lei, é de condenação e morte, eu tenho que fugir disso. É um tesouro, mas é de morte. Vou procurar o que tem vida, o que é de excelente glória, aquilo que vai resplandecer, aquilo que não termina.
         Nós temos, neste ministério, responsabilidades com este tesouro. Infelizmente, grande parte dos ministérios só tira a morte de dentro do tesouro. Eu vejo, muitas vezes, cristãos vivendo como mortos. Quando ouves um crente dizendo assim: Eu não volto mais à igreja! Eu não vou dizimar mais! Eu não quero mais saber da igreja! Eu não quero mais saber de pastores! O que isto está te mostrando? Que esta pessoa não foi ensinada conforme Paulo ensina, e não foi doutrinada conforme a doutrina de Paulo. Ela se meteu num ministério de condenação e de morte. E o que Paulo disse em Gálatas? Quando tu sabes que tens este tesouro, quando tens este tesouro, quando  conheces este tesouro diz a palavra em Gálatas 4:19 “meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós;”     
     Qual é a missão da Igreja? Qual é a missão da Missão Apostólica da Graça de Deus?Qual é a nossa missão? É, ainda, que  o pregador sofra dores de parto,  formar Cristo na tua vida.     E como é que se forma Cristo? Com ministério de condenação, com ministério de morte ou  com ministério de glória, graça, Espírito e vida? Com a graça.
     Qual é a razão de um Apostolado? Dos Apóstolos, Profetas, Pastores, Evangelistas e Mestres?
.  Aperfeiçoar o povo de Deus;
.  É fazer com que o povo de Deus tenha a estatura do varão perfeito;
.  É fazer com que Cristo seja formado em nós.
     Mas, há pessoas dentro das igrejas que vivem tão sobrecarregadas que ao invés de ser Cristo formado nelas, é formado outra coisa. Há pessoas chegadas na obra de Deus que não sabiam o que era inferno,  morte, não sabiam o que era encosto, não sabiam o que era pomba-gira. Não sabiam nada disto. Chegaram à obra de Deus, trazidos pela mão de Deus, só começaram a ouvir: Inferno! Diabo! Perde a salvação!
     Então, o que foi formado neles? O que foi formado na vida de uma pessoa, por exemplo, católica, que nunca ouviu falar de inferno ou  estas coisas pesadas, pomba-gira, o demônio vai te pegar! É cabeludo! É um rato gigante! Vai ser condenado! Perdeste a salvação! Então, a pessoa nunca ouviu falar disso, mas como ela é eleita, ela chega à igreja. E começa a ser formado nela, um espírito de condenação e de morte: Cuidado! Olha o demônio! Tu não conheces o demônio?  Pomba-gira! Pena verde! Se saíres daqui vais ficar com o “tranca rua”! E a pessoa começa ... O que se está formando na vida desta pessoa? É Cristo? É o que? Morte! Condenação! letra!  Isto é terrível!
     Durante anos da minha vida, eu já era pastor, e eu não tinha o Cristo formado em mim, eu não tinha o fruto deste Espírito em mim, porque um dia eu me achava em condenação e outro dia eu me achava salvo. Paulo disse: Timóteo, vá lá e vê se eles estão seguindo o que eu ensino.  Vê as doutrinas que eu ensino.
     Nós precisamos entender isto com clarividência na nossa igreja, porque eu não quero que ninguém tenha formado no Apóstolo Miguel Ângelo, até sofrendo dores de parto até ser formado na vida das pessoas o quê? Espírito de condenação ou de morte, de acusação, de disse me disse, de fofoca? É o que se vê aí! Por isso que as pessoas não gostam muito quando eu abro a boca porque eu estou formando Cristo nas pessoas, eu estou mostrando que uma vez em Cristo, em Cristo para sempre! E o que as tradições dizem: Uma vez em Cristo, o demônio te pega e tu vai para o inferno.
     O que se forma na vida das pessoas? Uma insegurança. Um terror.
     Voltemos a 2ª Coríntios. Disse Paulo: temos, porém este tesouro! Somos vasos de barro!
     Quem é o vaso de barro?A nossa carne. Dentro de nós está um tesouro.
     É por isso que eu vejo um crente ajoelhado no altar dizendo: Eu sou um pó da terra, eu sou um gafanhoto! A bíblia diz: Não! Dentro de ti não há pó da terra, nem gafanhoto, não. Dentro de ti está um tesouro! Mas, se ninguém ensinar como Paulo ensina, se ninguém doutrinar como Paulo doutrina, ao invés de se formar dentro do tesouro um Cristo verdadeiro, forma-se um sei lá o quê. Capeta! O que as pessoas gostam!
     Paulo disse: Tesouro! Se Cristo chamou “tesouro” é porque é um tesouro! Isto  não é uma invenção do Apóstolo Miguel Ângelo. Para nós, que já entendemos qual é a parte boa do tesouro, sabemos que dentro deste tesouro há riquezas, há saúde, há paz, há gozo, há alegria, há provisão. Por isso, que eu não posso ficar, aqui, dizendo: Senhor! Me dá! A bíblia diz que em Cristo estamos completos! E a palavra do original grego quando diz que estamos completos, quando a bíblia nos diz que nada nos falta, nós somos completos, na realidade, no original grego é completos três vezes acima do completo. É uma palavra estranha. É como se você enchesse um copo d’água dizendo: nEle estás aperfeiçoado, nEle estás completo. É como se Ele dissesse três vezes esta água está dentro do copo.Então, se Jesus disse: Há um tesouro é porque há um tesouro mesmo!
          No Antigo Testamento tratava-se o tesouro com as mãosO homem tinha que se esforçar, tinha que suar. No Novo PactoNós abrimos este tesouro com a boca. É a confissão da nossa beca que abre este tesouro.      Vamos lembrar isto, com a passagem de Gideão.  Juízes 7:2-7 “Disse o SENHOR a Gideão: É demais o povo que está contigo, para eu entregar os midianitas nas suas mãos; Israel poderia se gloriar contra mim, dizendo: A minha própria mão me livrou.”Deus não divide a glória dele com ninguém. Que é para não dizerem: Foi o dedo do homem. Aqui, não tem dedo de ninguém. Todas as coisas que acontecem de vitória no nosso ministério, não tem dedo de ninguém. Tem o dedo de Deus. É para que ninguém se glorie e diga: Fui eu! Nem o Apóstolo.O Apóstolo é de barro, também.
     Então, Ele disse versículo 3: “Apregoa, pois, aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for tímido e medroso, volte e retire-se da região montanhosa de Gileade. Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.” Portanto,
no meio de um povão, trinta mil pessoas,  vinte e dois mil já foram embora. Porque a lei faz isto. A lei acovarda. Paulo disse: “Nós não temos recebido espírito de covardia, mas de poder, amor e moderação.” “Disse mais o SENHOR a Gideão: Ainda há povo demais; faze-os descer às águas, e ali tos provarei; aquele de quem eu te disser: este irá contigo, esse contigo irá; porém todo aquele de quem eu te disser: este não irá contigo, esse não irá.  Fez Gideão descer os homens às águas.  Então, o SENHOR lhe disse: Todo que lamber a água com a língua, como faz o cão, esse porás à parte, como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber.  Foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber a água.”
     Qual é a diferença de uma pessoa se abaixar pegar a água com a mão, ou aquele que vem e lambe a água?
.  É que Deus estava mostrando que para ter vitória completa, não pode haver nenhum esforço físico, não pode haver nenhuma intervenção da carne.
.  O lamber a água significa usar a boca como confissão. E Deus disse: Daqueles trinta mil, só trezentos sabiam usar o pacto da Graça de Deus. Uma evidência lá no velho pacto. Mas só trezentos usaram o pacto da graça.
Versículo 7: ”Então, disse o SENHOR a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam a água eu vos livrarei, e entregarei os midianitas nas tuas mãos; pelo que a outra gente toda que se retire, cada um para o seu lugar.”
Ele disse:Aqueles lamberam a água, aqueles que usaram a boca como confissão são aqueles que conhecem Deus de verdade. Porque o sinal era a língua e a boca.
     Por isso, que em 2ª Coríntios 4:13. Estamos sempre trazendo para o novo pacto: “Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos,” Lambi a água!
     Vamos ver como é importante saber usar a boca para abrir este tesouro. Ele disse emProvérbios 18:20-21“Do fruto da boca o coração se farta, do que produzem os lábios se satisfaz. A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto..” Satanás? Não! Do sete catacumbas? Pena verde?Encosto da direita e da esquerda? Não!
     Veja como é um tesouro que tem vida e um tesouro que tem morte. Tem que saber! E isto cabe ao altar ensinar ao povo de Deus.“...a morte e a vida estão no poder da língua. O que bem  a utiliza (o que sabe lamber a água) vai comer do seu fruto.” Glória a Deus!
     Então, há muita gente que se destrói com a língua. Lares que se destroem com a língua má. Casamentos que acabam por causa de uma linguaruda, de um linguarudo. Pessoas perturbadas que, às vezes, chegam à uma igreja  e lhes é ensinado coisa tão horrível que, ao invés, de receberem um tesouro, eles recebem o ensinamento: Agora, tu tens que ficar dez dias de joelhos, cinco noites sem dormir... A sua consciência se torna má porque eles não são educados com a educação de Paulo. Gálatas 2:7 “antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me fora confiado, como a Pedro o da circuncisão (pois aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão também operou eficazmente em mim para com os gentios)”
Nós temos que saber distinguir que não existem quatro evangelhos. As pessoas dizem: O Evangelho de Marcos, Mateus, não são evangelhos. São Livros históricos e no original não fala evangelho, quem pôs a nomenclatura evangelho foi a Sociedade Bíblica. A bíblia diz quesó existem dois evangelhos. Quais são?
Circuncisão    – Morte, Pedro, Lei;
Incircuncisão – Sabedoria, graça, espírito, excelência, Paulo. Não há quatro evangelhos.Só a graça de Deus é o legítimo evangelho para a nossa vida.  Por isso é que em Oséias diz: Oséias 6:3  “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.”  Conheçamos e prossigamos. Tu tens que conhecer e continuar. Esta doutrina não acaba mais. É um prosseguimento.
      Versículo 6“Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.” Conhecimento muito mais do que lamber o pó da terra, ficar dez horas de joelhos dentro da igreja, não dormir cinco sextas-feiras. Ele disse: “Não quero isso! Eu quero conhecimento de Deus! Eu quero que conheças  o tesouro que está em  ti.” Portanto, nós temos um tesouro. Tu podes perguntar: Apóstolo, explica com detalhes esta coisa do tesouro. O que é?
     O Este tesouro nos dá o bom tesouro:
1)   A nossa posição em Cristo.
     Esta é a minha primeira coisa! Quando eu abro este tesouro, eu descubro quem sou eu em Cristo. E a turma aí fora diz: Eu sou o pó da terra! Eu sou gafanhoto! Eu não valho nada! Eu sou enxofre! Eu sou...Não! Pensando assim, estás indo contra Deus! Ele deu um tesouro e o tesouro diz em Efésios 1:3: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,”Esta é a minha confissão: Eu sou um abençoado. Abençoado não quer dizer ter saúde. Abençoado quer dizer: ter saúde, ter dinheiro, ter paz, ter alegria, ter vitória. Isto é ser um abençoado. É muito amplo. A benção de Deus é muito grande.
2)   Este tesouro nos dá promessas.
     Sabes quantas promessas? Sete mil promessas. Estão, lá, neste tesouro. No tesouro, há promessas para TUDO. Nós somos dEle, neste projeto de tesouro, e temos promessas, mas também temos:
3)   Responsabilidades
     Por isso que  tu tens que saber o que é do tesouro da graça e da lei. Isto é bom, é para mim. É ensino de Paulo? É doutrina de Paulo? É para mim. Não é, não serve, não toco, é para os judeus ou para quem for. Não é para mim!
     Às vezes, as pessoas não sabem interpretar a bíblia e se agarram a um versículo e fazem dali o seu cavalo de batalha. Porque há um versículo em Hebreus 10:26 que diz“Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados;”    
A minha pergunta é:
      Se uma pessoa sai do mundão, é salva, vem para a igreja, será que ela quer viver, deliberadamente, em pecado? Quer apanhar uma, na ponta da orelha, de Deus? Porque se Deus dá uma na base da orelha, isto chama-se disciplina, correção e açoite.  Agora, vai querer, deliberadamente, pecar?
     Eu fui salvo ou não fui salvo?E quem é o salvo que quer, deliberadamente, pecar? Isto, aqui, não é para nós. É Deus advertindo os da lei. Porque diz em 1ªJoão 3:9 “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado.” Não é para nós isto, aqui. Nunca ninguém veio, aqui: Meu amado Apóstolo, eu vim aqui pedir permissão porque, hoje, eu resolvi, quando chegar à casa, beber uma garrafa de Whisy, vou adulterar, vou matar, vou dar um tiro na sogra... o Apóstolo me dá esta permissão? É salvo? Mas, quem é a pessoa? É crente para, deliberadamente, querer ser pecador? Então, fique, lá, fora, no mundo. Não é para a salvação esta pessoa. Não é semente da salvação. O que diz lá? “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.”
     Quem é nascido de Deus tem um tesouro. Então, tu tens a tua posição em Cristo,  as sete mil promessas, mas também tens responsabilidades.Quem tem a divina semente sabe: Deus não passa a mão na cabeça de ninguém que tem a divina semente.
      E o que  faz esta divina semente de Deus na minha vida?Me guarda do pecado. E como é que me guarda?Colocando em minha consciência que se eu pecar, eu sou disciplinado, corrigido e açoitado.
     Quando Paulo disse em Hebreus 10:26: “Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados;” ele estava falando para quem? Para os judeus, que eles estavam recém convertidos ao cristianismo, mas eles estavam tão ligados às leis, aos legalismos, aos dias de festa, que Paulo disse no versículo 27: “pelo contrário, certaexpectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários.”
     Se tu que, agora, saíste da lei vais querer viver como a lei vive? Na lei é assim: O indivíduo peca, faz um monte de barbaridades, depois, chega à igreja, domingo, e diz: Senhor! Perdão! Aí, o pastor faz um apelo e vêm as mesmas pessoas, todas as semanas, porque estão em expectação de juízo e fogo.
     O que é expectação?
            Não é que o crente perca a salvação, mas é que há uma expectativa, a pessoa, sempre, fica esperando o mal. É assim que o legalista vive. Veja os hinos que se cantam: Senhor eu fiquei! Tocou a trombeta! Eu não fui, eu caí. Eu não fui com Jesus. É a expectação. O crente da lei está sempre na expectativa de que algo de mal vai lhe suceder. Ele nunca pensa: Eu vou vencer! Eu vou ganhar! Eu já venci! Eu sou mais que vencedor! Eu sou cabeça! Ele diz: Tá russo! Tá mal! O diabo me pegou, arrasou, botou casca de banana, eu caí, fraturei o crânio e o meu carro, Deus botou um poste e eu me arrebentei todo, quebrei as costelas, mas glória a Deus! Deus me deu um câncer maravilhoso! Estou, aqui, morrendo, mas é câncer, é dele, então, é bom! Como Deus lhe deu um câncer se Ele disse para nós pedirmos cura. Então, ele dá o câncer para nós depois pedirmos a cura? Vamos entender isto. Este é o ensino de Paulo! É a graça de Deus!Quem é educado na justiça, quem conhece a revelação...
          Paulo disse em 2ª Timóteo 3: 16 e 17: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,”Portanto, a pessoa que conhece a graça de Deus é educada. Não é educado porque é gentil, porque abre a porta  do carro para a esposa, porque espera todo mundo sentar para almoçar juntos. Não! Ele é educado  por  estar seguro em Cristo. Ele sabe que tem uma semente incorruptível. Ele sabe que o maligno não lhe toca. Ele sabe que quando Deus disse emJeremias 31:3 “De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.” Ele acredita, porque o amor de Deus é eterno. Ele te ama, eternamente. Ele, hoje, me ama e amanhã, me castiga, tira o nome do livro da vida, depois, põe outra vez? Não! Ele disse: com amor eterno, Eu te amei! Isto é tesouro!
     Lá, está em Jeremias uma pérola, uma evidência da graça de Deus. Deus quando nos atraiu como? Com benignidade. Com coisas boas. Benigno quer dizer bom! Eu não posso vir à igreja para ser envergonhado, pisado, humilhado: Eu vi! Estava, lá, no meio, um rato cabeludo, uma aranha que estava pegando... isso é tesouro do quê? Que tesouro é esse?
     Paulo em Romanos 8:1 “Agora, pois, nenhuma condenação há...” Nenhuma!  Nenhuma!Romanos 8: 38 e 39 “Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
Então, quem é educado, quem tem um tesouro, olha para estas coisas e diz: eu recebo isto na minha vida! Quem não tem esta educação nas doutrinas de Paulo,  não acredita em Hebreus 10:23: “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.” Eles pensam que, às vezes, é fiel e, às vezes, é infiel. Quem é educado não aceita mais ameaças do inferno, que vai perder a salvação, que a qualquer momento vai se abrir o chão e vai engolir vinte e três mil.
     Então, lembra-te que Paulo estava advertindo os judeus convertidos: Disse-lhes: Larguem a  lei!
     Porque Ele diz em Hebreus 10: 28 e 29: “Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés.” Ele estava dizendo: no tempo da lei, duas pessoas rejeitavam a lei de Moisés, morriam. E Ele diz: “De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça?”    Ele disse: Tu que és de Cristo, se voltares às coisas da lei, estás profanando o sangue da aliança, estás pisando o sangue de Cristo, estás anulando o espírito da Graça.
-Apóstolo, o irmão está dizendo cada coisa tremenda!
-Então, quem é da lei está profanando e ultrajando a graça de Deus, o próprio filho de Deus? Claro! Mas, e nós? No versículo 39, Ele diz: “Nós, porém, não somos os que retrocedem para (a lei) a perdição; nós somos da fé para a conservação da alma.”
Ele explicou uma série de coisas para os judeus, depois disse: Nós, judeus convertidos, os da graça de Deus, não somos assim. Nós não somos dos que retrocedem. Por quê? Porque nós temos um tesouro, e este tesouro garante a posição, garante as promessas e garante a nossa responsabilidade para com Deus. Estás entendendo?
     O texto  diz: nós! Nós, quem? Nós que temos um tesouro, estamos educados na palavra, recebemos a doutrina dos ensinos de Paulo, nós que acreditamos que fomos predestinados antes da fundação do mundo. Quem conhece e tem o tesouro está educado na verdade. Nunca retrocederia para a perdição. Os americanos gostam muito de dize backslide, que quer dizer: escorregar para trás.
     Amado! Quem, aparentemente, perdeu a salvação é porque nunca foi salvo. Não tem a semente incorruptível. “Nós, porém, não somos dos que retrocedem.”
     Então, se uma pessoa retroceder é porque não é salva. Quem é salvo pode até, andar afastado da igreja, mas há um dia, que Deus lhe aperta o nó e ele tem que voltar. E voltar para quê? Para ser condenado? Não! Voltar para o tesouro!
     Por isso, o nosso Ministério tem toda a liberdade de dizer às pessoas caídas: Venha para cá! Por que  a pessoa que cai tem muita dificuldade  de se reerguer. Porque ela sabe: Eu já estou pagando o preço da minha queda, e quando chego à igreja o pregador diz: Há certos irmãos (apontando o dedo)! E a pessoa  vai ficando pequenina: Tem certos irmãos que pecam... e o tesouro, onde está? Não está. Nós não somos dos que retrocedem! Eu creio nisto!
     Então, o tesouro tem posição, tem promessa e tem responsabilidades.
Hebreus 12: 18 a 21 “Ora, não tendes chegado ao fogo palpável e ardente, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade, e ao clangor da trombeta, e ao som de palavras tais, que quantos o ouviram suplicaram que não se lhes falasse mais, pois já não suportavam o que lhes era ordenado: Até um animal, se tocar o monte, será apedrejado.”  Veja como a lei é suja. “pois já não suportavam o que lhes era ordenado: Até um animal, se tocar o monte, será apedrejado. Na verdade, de tal modo era horrível o espetáculo, que Moisés disse: Sinto-me aterrado e trêmulo!”
     É assim que vivem  os crentes da lei: aterrados e trêmulos. “Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo (à Igreja Evangélica) a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembléia  e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados,”
     Este és tu! De repente, tu começas a perceber que há um tesouro! “e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel.” Claro! A Graça de Deus é superior a tudo. Versículo 28 “Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça (Lei? Sacrifício? Capeta? Pomba-gira? Não!) ... retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor;  porque o nosso Deus é fogo consumidor.”     
     Chegamos aos anjos, a incontáveis hostes de anjos, amados! A Universal Assembléia dos Santos! Espíritos justos e aperfeiçoados!
- E só conhece isso, quem, Apóstolo?
Quem conhece o tesouro. Senão, eles ficam todos dizendo: Eu sou um gafanhoto! Eu não valho nada! Eu sou o pó da terra! E a bíblia diz que não. Diz que a pessoa é Universal Assembléia dos Santos, espírito justo e aperfeiçoado, noiva ataviada de branco. É maravilhoso este tesouro! Reino inabalável! Versículo 23: “...e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados.”Isto é tesouro!
     Aí, vem  uma pessoa e diz: porque eu jejuei 41 dias, depois, o capeta me apareceu, me deu um tombo, eu lhe dei outro, eu caí, eu levantei. O senhor não imagina! O capeta veio. Aqui, esta dizendo que não! Que tu tens um nome arrolado nos céus. Tu és igreja dos primogênitos, dos primeiros que Deus, lá, antes de tudo, formou. Espírito justo, perfeito, completo, e que nada falta. Isto é tesouro. Isto é riqueza! Isto é saúde! Isto é abundância!  Isto é prosperidade!
     Por isso é que Pedro disse em 1ª Pedro 2:9: “Vós, porém, sois....” Gafanhoto? Pó da terra? Imagem e semelhança do capeta? Não!“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou (não foi livre arbítrio, Ele te chamou!) das trevas para a sua maravilhosa luz;”
     1ª Pedro 1:18, Ele diz: “sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos (aqui, na Igreja Cristo Vive) por amor de vós que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus. Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.”
     Salmos 94:12 e 13: “Bem-aventurado o homem, SENHOR, a quem tu repreendes, a quem ensinas a tua lei,  para lhe dares descanso dos dias maus, até que se abra a cova para o ímpio..”
     Então, o ímpio pode estar atolado na cova, mas ao justo nos dias maus, Deus dá o descanso. Podes estar, aqui, passando, afundado em lutas, Deus dá uma segurança, lá dentro. Tu nasceste de Deus, tu és justo, tu és ovelha, tu fostes escolhido antes da fundação do mundo. Ele te amou com amor eterno, antes de tudo. Estes são os mistérios de Deus! O escolhido, o abençoado sabe que já foi pago o preço. É vaso de honra! Olha o que diz em Romanos 9:20  “Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus? Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?”  Há quem diga, não pode existir a predestinação. Deus se equivocou, está na bíblia, mas não é. Está, mas não está! É da bíblia, mas está errado. Deus é sábio! Deus é sábio, Ele não ia mandar uma pessoa escrever uma palavra para depois dizer: Isto é, e isto não é. Mas tem gente que vai arrancando páginas da bíblia: Ah! Isto não é? Não! Esta fica, esta não fica, esta fica! Como é que é? Mas a verdade é que o tesouro é completo!
Romanos 9:20 e 21: “Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus? Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra? (As duas sementes) Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão,.”
     Isto é tesouro!Há quem diga: No próximo Congresso, nós vamos ensinar cinco passos como o diabo não entra na vida das pessoas. Trazem um americano, pagam primeira classe,  tapete vermelho, limousine e ele diz: O demônio? Ele é poderoso! E a pessoa fica atormentada, e vai, lá, e paga cem reais para ouvir um tormento.
     Amado! O Senhor te atraiu com amor. Tu és dEle! Romanos 8:29 diz: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho.” Nós fomos chamados para sermos a imagem de seu filho. De Jesus! Por isso, que Paulo disse: Até ser Cristo formado em vós. Não é ser o demônio formado em vós, não é ser a insegurança formada em vós. Não é o inferno formado em vós. É Cristo formado em vós! Para sermos a imagem dEle. E diz o versículo 30: “E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.” A obra está completa!O Senhor te atraiu, te justificou, e te glorificou.
     E é, por isso, que em Romanos 8:15 diz: “Não recebeste o espírito da escravidão (da lei, da morte) para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebeste o espírito de adoção, (tu recebeste um espíritodeadoção) para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos:Aba Pai.”Nósfomos chamados para dizer isto.  Cristo te ama! Ele provou! Tu foste predestinado. Este é o tesouro que Deus quer que  desfrutes dele, tu vais ver Deus agir. Tu vais ver Deus não falhar.Efésios 4:30: Foste selado para o dia da redenção.” Tu não foste selado para o dia da besta. Tu não foste selado para o dia do dragão. Tu  foste selado com grande amor, então, quem não é educado neste tesouro vai dizer assim: Isto é muito fácil! Isto, aqui, na Igreja Cristo Vive é muito fácil. Mas coisa mais fácil é dizer sobre demônio e diabo. Aqui, tem que estudar muito, aqui, tem que se educar. Ninguém pode ser médico, engenheiro, advogado, se não fizer o ensino básico, ensino médio, faculdade, pós-graduação e doutorado. Então, como é que é? A pessoa acha que é demônio, que é diabo. Tira e põe, saí de mim?  Isto não é evangelho! Isto não é luz! Isto são trevas! Porque quem diz que isto é muito fácil já está debaixo de condenação e morte.
         Amados! Nós fomos selados para o dia da redenção! Nós fomos selados para sempre. Então, este tesouro que Deus nos deu, tem cura, tem milagres, tem provisão, tem segurança, tem prosperidade, tem a certeza que o diabo não te pode tocar, tem a certeza que tu tens que ver a glória de Deus! Então, este é o tesouro que é teu, é meu e é nosso! Abra este tesouro! Tira estas coisas boas e acredita que dentro deste tesouro, tu já separaste o que não é bom. Eu já separei o que é lei! O tesouro tem boas coisas e más coisas. Porque o poder da língua é de vida e de morte. Já tiramos o que não é bom, já tiramos a morte e agora, temos que desfrutar do tesouro. Tu estás me entendendo? Nós temos que desfrutar do tesouro! No tesouro há saúde para o teu corpo. Há vitória para a tua causa na justiça! Há um retorno do teu marido ao caminho do Senhor! Há salvação deste teu filho que tanto choras por ele. Há um casamento bom e perfeito para a tua vida. Há uma velhice tranqüila, sossegada, sem ter que ficar deitada numa cama e os outros limpando e dando água na boca. A bíblia diz que até na idade avançada,há seiva no nosso corpo. No tesouro há fendas, há negócios, há prosperidade, há vitória! Neste tesouro há coisas boas, importantes. Não é ficar o dia todo dizendo: que o demônio me pegou. Que eu perdi a salvação. Agora, não dá mais! Não dá mais como? Se o Senhor diz que nos amou com amor eterno e nos atraiu e fomos selados para o dia da redenção. Então, pegue neste tesouro, agora, que está dentro de ti. Tu és vaso de barro, mas o tesouro está dentro de ti, lá dentro.
         Quantas coisas preciosas eu passei neste primeiro dia de ensino! Então, começa, agora, dizendo: Eu tiro deste tesouro saúde pro meu corpo! Eu tiro deste tesouro a prosperidade que me é devida. Eu tiro deste tesouro a semente do milagre na minha vida. Eu tiro deste tesouro uma porta aberta por Jesus. Eu tiro deste tesouro a vitória esmagadora de qualquer situação contrária à minha vida. Eu tiro deste tesouro a realização dos meus sonhos. Eu tiro deste tesouro  as coisas que eu necessito para ser feliz, para ter a minha posição, para conhecer as minhas sete mil promessas. Eu tiro deste tesouro a abundância do Espírito.
     Temos um tesouro! Temos um tesouro!
     Diz: Eu tenho um tesouro! Já tenho! Este tesouro está num vaso de barro, é que Deus quer que tu vejas o vaso de barro. Tu não és um gigante poderoso! Agora, não é porque  és predestinado, que podes sair por aí e fazer o que quiseres da tua vida. Tu és vaso de barro. Vamos continuar sendo barro, mas dentro desse barro, amado, dentro deste barro tem coisa maravilhosa. Tu tens certeza de que Deus jamais te abandona. A palavra não pode falhar, irmãos! Onde houve vergonha, Deus vai dar dupla honra! Onde tu perdeste vais ter restituição. Isto se chama tesouro. Tesouro bom e de riquezas. Isto é tesouro de Deus para aqueles que são educados e ensinados na doutrina e nos ensinamentos do Apóstolo São Paulo. Há muita gente que está abrindo o tesouro e só tirando coisas de morte, só lixo, na sua vida. Nós abrimos o tesouro e dizemos: Aba Pai! Aba Pai!     
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.