Subscribe:

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PERSEGUIÇÃO NA VIDA PROFISSIONAL...

PERSEGUIÇÃO NA VIDA PROFISSIONAL
“Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça,porque deles é o reino dos céus”
Mateus 5:10

Em nossos Estudos anteriores nos debruçámos sobre

Bem-Aventurados os pobres de espírito

Bem-Aventurados os que choram

Bem-Aventurados os humildes

Bem-Aventurados os que têm fome e sede de justiça

Bem-Aventurados os misericordiosos

Bem-Aventurados os puros de coração

Bem-Aventurados os pacificadores

Neste último estudo estudaremos a Bem-Aventurança mencionada no verso 10 e continuada nos versos 11 e 12. Uma das qualidades mais destacadas de Jesus era a sua absoluta honradez. Nunca deu lugar a que as pessoas se equivocassem a seu respeito e à sorte que podiam esperar se tomassem a resolução de O seguir.

O QUE É SOFRER POR AMOR À JUSTIÇA?
Para responder a esta pergunta, temos que entender as quatro causas básicas pelas quais os crentes sofrem:

- Sofremos pelo facto de sermos pecadores. Depois que Adão e Eva caíram em pecado, Deus lhes disse: “Multiplicarei grandemente a tua dor; com dor terás filhos... Maldita é a terra por tua causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida” (Génesis 3:16-17).

- Sofremos pelos erros cometidos. “Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios” (I Pedro 4:15).

- Sofremos no processo de purificação de nosso “eu”. “E, na verdade, toda a correcção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza...” (Hebreus 12:11).

- Muitos sofrem por amor à justiça. Quando alguém sofre perseguição, por querer viver de maneira correcta e justa: “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (II Timóteo 3:12).

POR QUE SÃO PERSEGUIDOS OS QUE QUEREM VIVER RECTAMENTE?

Jesus disse: “Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece.

Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardarem a minha palavra, também guardarão a vossa” (João 15:18-20).

Paulo escreveu: “Porque a vós vos foi concedida, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele” (Filipenses 1:29).

Além do mais temos que nos lembrar que “não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Efésios 6:12). Por trás de toda a perseguição está o diabo o qual, não podendo mais atacar Deus directamente, procura atacá-lo perseguindo os filhos de Deus.

OS CRISTÃOS PRIMITIVOS SOFRERAM

Foram muitos os sofrimentos que os primitivos cristãos sofreram.

Vejamos alguns

- Na vida familiar. Quando os apóstolos começaram a pregar o evangelho, às vezes só o marido se convertia, e outras vezes só a esposa, ou apenas os filhos. Os que se convertiam eram perseguidos pelos descrentes da própria família. “E fez-se naquele  dia uma grande perseguição contra a Igreja que estava em Jerusalém” (Actos 8:1). “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (II Timóteo 3:12).

- Na vida social. Os cristãos eram discriminados por não participarem nos templos pagãos. Por este motivo não podiam participar de certas comemorações públicas.

- Na vida profissional. Perdiam os seus empregos por se recusarem a fazer imagens de escultura para adoração.

FALSAS ACUSAÇÕES CONTRA OS CRISTÃOS

Eram muitas as acusações feitas contra os crentes, originados de rumores caluniosos

- Que eram canibais. Estas falsas acusações eram baseadas no facto de que os cristãos, na Ceia do Senhor, comerem o pão e o vinho, e dizerem que simbolizavam o corpo e o sangue de Jesus. Espalhavam a notícia de, em seus cultos, sacrificarem crianças e as comerem.

- Que praticavam práticas imorais. O povo concluía isso da pregação cristã que exortava os cristãos a praticarem o amor “ágape” (amor sacrificial), distorcendo-o por orgias sexuais. Os cristãos se saudavam entre si com o beijo da paz, e este gesto servia para que fossem caluniados.

- Que eram incendiários. Concluíam isso da pregação cristã de que o mundo vai terminar por fogo. Os críticos do cristianismo distorciam esta pregação, transformando-a numa ameaça revolucionária, no sentido político do termo. Por esta razão, Nero mandou incendiar a cidade de Roma, deitando depois as culpas para os cristãos.

- Que dividiam as famílias. As mentes maliciosas tinham material suficiente para inventar suas calúnias infundadas. Eram muitos os cônjuges descrentes que não queriam mais viver com a parte crente. A culpa da separação foi lançada sobre a parte do crente, quando na realidade foram os descrentes que decidiram romper o casamento (I Coríntios 7:10-15). 

CAUSA REAL DA PERSEGUIÇÃO A CRISTO E AOS CRISTÃOS

Os judeus não suportavam a perfeição da presença de Jesus, por serem constantemente condenados por Ele, o Justo. Não tinham coragem para enfrentar honestamente suas palavras e nem aceitar a avaliação que Ele fizera do próprio homem. Então o odiavam. 

Podemos compreender os judeus. Facilmente nos irritamos com a exortação. Também por essa mesma razão os profetas foram perseguidos e mortos, pois Deus os levantava para denunciar os pecados.

1. Exemplos da perseguição a Cristo

- Depois de ter curado um endemoninhado cego e mudo foi acusado pelos fariseus de expulsar demónios pelo poder de Belzebu: “Mas os fariseus diziam: Ele expulsa demónios pelo príncipe dos demónios” e “Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demónios senão por Belzebu, príncipe dos demónios” (Mateus 9:34; 12:24).

- Depois do Senhor Jesus ter dito a Parábola do Mordomo Infiel, os fariseus, zombaram dele: “E os fariseus, que eram avarentos, ouviam todas estas coisas, e zombavam dele” (Lucas 16:14).

- Na crucificação, os príncipes zombavam dele e os soldados lhe bateram e O escarneceram: “E o povo estava olhando. E também os príncipes zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou, salve-se a si mesmo, se este é o Cristo, o escolhido de Deus.

E também os soldados, o escarneciam chegando-se a ele, e apresentando-lhe vinagre, e dizendo: Se tu és o Rei dos judeus salva-te a ti mesmo” (Lucas 23:35-37).

2. Exemplos da perseguição aos fiéis

- Daniel foi lançado numa cova de leões por se ter negado a deixar de orar ao Deus Criador: “Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

Então aqueles homens foram juntos, e acharam Daniel orando e suplicando diante do seu Deus” ... “Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e o lançaram na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: o teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará.

E foi trazida uma pedra e foi posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus grandes, para que se não mudasse a sentença de Daniel” (Daniel 6:10-11, 16-17).

- Sadraque, Mesaque e Abednego, por se terem negado a adorar a estátua de ouro mandada fazer em honra de Nabucodonozor,  foram  lançados  numa  fornalha  de  fogo ardente: “E ordenou aos homens mais fortes, que estavam no seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, para os lançarem no forno de fogo ardente. Então aqueles homens foram atados com as suas capas, seus calções, e seus chapéus, e seus vestidos, e foram lançados dentro do forno de fogo ardente” (Daniel 3:20-21).

- O livro de Hebreus, no capítulo 11, nos dá uma relação de fiéis do Velho Testamento que foram perseguidos por amor à justiça.

É bem provável que nunca alguns de nós tenhamos sofrido fisicamente por causa da justiça ou pelo nome de Cristo. Mas talvez já tenhamos sido perseguidos de outras maneiras. Em baixo mencionamos algumas possíveis situações nas quais podemos ter sido perseguidos. Vejamos:

- Ridicularizados na escola por termos dado o nosso testemunho pessoal.

- Rejeitados por nossos colegas de trabalho ou escola.

- Mal  interpretados por nossos colegas por termos tomado certas atitudes ou posições diferentes das deles.

- Perdemos o nosso emprego em consequência do nosso testemunho.

- Fomos insultados ou ameaçados na escola, em casa ou no emprego por causa da nossa fé em Cristo Jesus.

- Fomos desprezados por  querermos ser honestos e sinceros.

- Termos sido tentados a baixar o nosso padrão moral para nos juntarmos ao grupo ou agradarmos a alguém.

- Termos ouvido: “Escolhe: ou eu ou a Igreja”.

COMO ENFRENTAR A PERSEGUIÇÃO?

Todo o cristão se deve lembrar das palavras de Jesus: “Bem-Aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem, e mentindo, disserem todo o mal contra vós” (Mateus 5:11).

Baseados nestas palavras e na história da Igreja temos que entender que durante toda a vida seremos: mal entendidos... rejeitados... motivo de ressentimentos... acusados falsamente... condenados... alvo de mentiras... objecto de mexericos... criticados... contrariados... reprovados... defraudados... alvo de calúnias.

Como crentes precisamos determinar porque razão estas coisas acontecem connosco. Elas podem ser:

a) Por a maior parte é verdade. As nossas atitudes, reacções, palavras e acções justificam tal tratamento.

b) Por não ser verdade. A nossa consciência está limpa. Temos perdoado os outros. Nosso coração está puro e o fruto do Espírito Santo está sendo manifestado através de nós.

Se as acusações e incompreensões são por causa de uma vida de justiça, tenhamos isso como um privilégio de compartilharmos do mesmo tipo de sofrimento que Cristo sofreu, porque Ele não estava errado.

RECOMPENSA DAQUELES QUE SÃO PERSEGUIDOS POR CAUSA DO SENHOR

Os perseguidos “por causa da justiça” são felizes porque são identificados com Cristo. Mas, são muitas as bênçãos recebidas. Vamos mencionar as mais importantes:

1. Na Terra

- A  companhia  dos  irmãos  e  as  bênçãos de Deus: “E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos. E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do Evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna” (Marcos 10:28-30).

- A bênção da paciência: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência” (Romanos 5:3).

2. Na eternidade

- Um  galardão especial nos céus: “Exultai e alegrai--vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós” (Mateus 5:12).

- A coroa da vida: “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Apocalipse 3:10).

- A revelação da glória de Cristo: “Mas alegrai-vos no facto de serdes participantes das aflições de Cristo: para que também na revelação  da  sua  glória  vos regozijeis e alegreis” (I Pedro 4:13)

Ao terminarmos o Estudo sobre as Bem-Aventuranças, podemos ver que o Senhor Jesus Cristo seguiu uma ordem lógica ao as ensinar. Para ser capaz de sofrer por amor da justiça (sofrer até o martírio por causa do nome de Cristo), é necessário ter certa estrutura de carácter cristão, para não vacilar diante das perseguições.

Quando diariamente carregamos nossa cruz, permitindo que o nosso “eu” seja destronado e a pessoa e obra de Cristo seja entronizada, ser o centro da nossa vida, seremos capazes de fazer o que Estêvão fez no dia em que foi morto por apedrejamento: teve forças e graça suficientes para interceder por aqueles que o apedrejavam:  “E apedrejaram a Estêvão, que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.

E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu” (Actos 7:59-60). Recordemos as palavras de Paulo: “Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele” (Filipenses 1:29)...

BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.