Subscribe:

sábado, 11 de fevereiro de 2012

A FÉ CONTROLA MINHA LÍNGUA...



A FÉ CONTROLA MINHA LÍNGUA
Texto Base:  Tiago 3:1-12
Hoje estamos lendo capítulo três de Tiago, e neste capítulo, o autor fala das tentações que são comuns a todos: a tentação do mau uso da língua. A síntese deste capítulo nos direciona que diante da vontade de fazer fofocas,  a fé controla minha língua. Com certeza você já reparou, mas talvez não tenha dado tanta atenção a isso, mas na cabeça humana há sete orifícios naturais. Todos vêm em pares: dois ouvidos, dois olhos, duas narinas... com exceção da última: a boca.   -    E isso é interessante, pois suponho que ninguém desejaria ter duas bocas, até porque a maioria de nós já temos problemas suficientes com uma só...
Já imaginou você com duas bocas?  Alguns iam comer tudo o que tinham direito... dois pratos,  dois refri,  dois hambúrguer...    -   Já imaginou as mulheres com duas bocas?   Iam falar até pelos cotovelos.....    -   Graças a Deus que só temos uma boca!
Dentro da boca existe algo poderosíssimo: a língua.  Nossa língua tem um poder tremendo.  O v. 6 diz assim: “Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade.  Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno”.  Sabe lá o que é isso????
Quando DEUS concedeu ao homem a habilidade de falar inteligentemente, com frases e idéias consecutivas, ELE estava validando a afirmação de que DEUS criou o homem à sua própria imagem...
Sim, porque quando DEUS confiou ao homem o poder de falar, estava confiando-lhe sua própria autoridade e habilidade criativa, porque foi através das PALAVRAS de DEUS que toda a criação veio à existência.  Tanto é que Hebreus 11:3 confirma isso: “Pela fé entendemos que o universo foi formado pela PALAVRA DE DEUS, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível”.
Portanto, nenhum poder confiado a qualquer de um de nós, tem maiores implicações para o bem ou para o mal do que o PODER DA PALAVRA.   Por isso é de suma importância refletirmos com muita atenção a maneira como empregamos este poder que DEUS nos deu:  se para o bem ou para o mal.
O texto base e que fundamenta o nosso pensar é TIAGO 3:1-12,  entretanto, vamos buscar um apanhado de textos nas Escrituras para tratarmos de assuntos tão pertinentes a nós.
Provérbios 18:21 diz assim: “A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usa-la comerão do seu fruto”.   Ou seja, a língua pode dar VIDA ou pode MATAR...  Por isso para sermos práticos, eu quero tratar de cinco assuntos bem pertinentes a nós como: A DIFAMAÇÃO, A CALÚNIA, O BOATO, A MURMURAÇÃO E O MEXERICO.
É evidente que o que vamos tratar aqui, não é específico aos relacionamentos dentro da Igreja, mas em qualquer dos nossos relacionamentos: quer no trabalho, na escola, na família, com os amigos...  -   Por isso, esta palavra é dirigia a todos.Vamos consultar a PALAVRA DE DEUS a mesma nos orienta nestas questões....
1) A DIFAMAÇÃO. Abra sua Bíblia em Provérbios 25:18 – “Como um pedaço de pau, uma espada ou uma flecha aguda é o que dá falso testemunho contra o seu próximo”.
O dicionário Aurélio define “Difamação” como: Tirar a boa fama ou o crédito; desacreditar publicamente; infamar; falar mal; imputar a alguém um fato concreto e circunstanciado, ofensivo a sua reputação..   -   E por outro lado, a “Difamação” é um crime contra a honra e esta previsto no Código Penal Brasileiro.
Infelizmente, nos deparamos com estes criminosos em nossos relacionamentos. Isso acontece, como já disse, no trabalho, na escola, na família, entre os amigos e, ..... desgraçadamente, os encontramos também dentro da Igreja do Senhor Jesus!
Ainda do livro de Provérbios, capítulo 3:29 a Bíblia diz: “Não planeje (a tradução Almeida diz: Não maquines) o mal contra o seu próximo, que confiantemente mora perto de você”.
Ou seja, se teu irmão esta em pecado e você tem certeza disto, fale com ele em amor, face a face, como convém a quem se diz ser servo de Deus e membro do Corpo de Cristo, ou seja, irmão na fé.    -    Se você apenas ouviu falar, não viu, não sabe, então: “Não maquines o mal contra o teu próximo que habita contigo confiadamente”.  Porque isso é vergonhoso, é covardia, é ser mexeriqueiro (como vamos ver), é semear contendas, é praticar abominação contra o Senhor!
2) Outro assunto pertinente a nós: A CALÚNIA.   Abra sua Bíblia em II Timóteo 3:1-5 – “Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também”.
Aurélio define “Calúnia” como: Difamar, fazer acusações falsas, mentira, falsidade, invenção...    -   OU seja, a “calunia” pode ser feita através da mentira, da falsidade e da invenção de alguém.  E por outro lado, também, o Código Penal Brasileiro prevê penas contra os “caluniadores”.   Portanto, tome muito cuidado com a calunia e a difamação...
O que Paulo diz a Timóteo é: “Afaste-se deste tipo de pessoa”.  E aqui entra um fato interessantíssimo: Paulo vai ratificar e confirmar esta exortação a Timóteo em outra carta...       -        Abra 1 Coríntios 5:11  -  “Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer”.
Observa que PAULO diz que o cidadão se diz  “irmão na fé”?  Ou seja, esta dentro da Igreja, ou já esteve, e é um caluniador (ele fala mentira, apresenta falsidade contra alguém ou contra a Igreja, inventa acusações falsas)... A orientação bíblica é: “Afaste-se de tais pessoas. Nem ao menos almocem com elas...”
A condenação da calúnia esta inserida dentro de um dos dez mandamentos: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (Êxodo 20:16).    Ou seja, este mandamento protege o nome e a reputação do próximo.
Ninguém deve fazer declarações falsas a respeito do caráter ou dos atos de outra pessoa.  Devemos falar de modo justo e honesto a respeito de quem quer que seja.   -   Por isso, conhecedores da gravidade desta situação, é necessário que o Servo do Senhor se aparte de todo forma de calúnia e procure viver em santidade.
3) O BOATO.  Abra sua Bíblia em Salmos 5:9 – “Nos lábios deles não há palavras confiável; suas mentes só tramam destruição. Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam sutilmente”.
O que é o boato?  Aurélio diz: Noticia anônima que corre publicamente sem confirmação; balela; rumor...    -    Com certeza é uma obra que procede do coração maligno.  O diabo usa seus demônios para entrarem nos relacionamentos, nas igrejas e despertarem as pessoas a usarem suas línguas para esta prática.
O “boateiro” espalha contendas, ele fomenta divisões e discórdias no meio do povo de Deus. Ou seja, ele age como instrumento do diabo praticando abominação contra o Senhor.
JESUS diz em Mateus 5:37: “Seja sua palavra sim, sim e não, não. O que passar disso é de procedência maligna”.  Ou seja, se não é verdade, você esta sendo usado pelo diabo!   -   Efésios 4:29 – “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem”.
4) A MURMURAÇÃO.   Abra sua Bíblia em Números 14:26-30
 “Disse mais o Senhor a Moisés e a Arão “Até quando esta comunidade ímpia se queixará contra mim?  Tenho ouvido as queixas desses israelitas murmuradores.  Diga-lhes: Juro pelo meu nome, declara o Senhor, que farei a vocês tudo o que pediram: Cairão neste deserto os cadáveres de todos vocês, de vinte anos para cima, que foram contados no recenseamento e que se queixaram contra mim. Nenhum de vocês entrará na terra que, com mão levantada, jurei dar-lhes para sua habitação, exceto Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.”
Murmurar, e a gente esta gastando o Aurélio aqui hoje são várias coisas:
1. Censurar ou repreender disfarçadamente e em voz baixa.
2. Dizer mal, maldizer, conceber mau juízo.
3. Falar contra, criticar, desacreditar.
4. Soltar queixumes, lastimar-se em voz baixa, resmungar.
5. Apontar faltas
Estes são alguns dos “pecados respeitáveis” praticados regularmente por pessoas religiosas, porque normalmente não são considerados como pecados.
Esta prática, como diz texto lido, era muito comum entre os cidadãos da Nova Canaã, ou seja, desde os primórdios do povo separado por Deus, este pecado encontrou lugar nas vidas das pessoas e, no decorrer dos milênios, continua tão praticado quanto antes. 
Deus disse para aquele povo: “Cairão neste deserto os cadáveres de todos vocês, de vinte anos para cima, que foram contados no recenseamento e que se queixaram contra mim. Nenhum de vocês entrará na terra que, com mão levantada, jurei dar-lhes para sua habitação...”   -    Irmãos, muitas vezes, cavamos nossas próprias sepulturas com a nossa língua.  Há muitas pessoas mortas hoje que não deveriam ter morrido, mas morreram por causa daquilo que falaram.
O problema disso é que quando murmuramos, nós damos lugar à ação de demônios, porque nossas palavras são sementes no reino espiritual (o você fala é como semear... um dia vai colher).  -    Em 1 Coríntios 10:10 que, se referindo ao povo de Israel nos dias de Moisés, está escrito assim: “E não se queixem (ou seja, e não murmurem) como alguns deles se queixaram e foram mortos pelo anjo destruidor”.
Esse verso fala de uma destruição causada por um anjo destruidor, (portanto, um anjo maligno), exterminador, um anjo de morte – são demônios (eles se alimentam de nossa murmuração e depois nos destroem)!
O teólogo Watson escreveu: "Nossa murmuração é música para o diabo".   E parece que ela tem sido bastante executada por aí.
Se você quer o melhor de DEUS para sua vida, pare com a murmuração!     A murmuração contra Deus, contra a vida, contra os líderes, contra políticos...    -    A Palavra de Deus esta nos ensinando que a murmuração abre portas para espíritos destruidores atuarem em nossas vidas.
A vontade de Deus é que aprendamos a viver agradecidos em qualquer situação.  1 Tessalonicenses 5:18 diz: “Sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês, por estarem unidos com Cristo Jesus”. 
Você é um murmurador?  “Que droga de vida!”.  =   “Chovendo de novo?   “Estão pensando em construir uma escola, mudar o templo daqui, o que estes fanáticos estão pensando?”
5) Finalmente o ultimo assunto pertinente a nós O MEXERICO. (Quando digo finalmente, não significa dizer que estamos fechando o quadro, teríamos tantas outras coisas para pensar como: o falar demais, o falar palavras vãs, a bajulação, as palavras precipitadas, as palavras negativas, e por ai vai...)
Abra sua bíblia no livro de Provérbios 6:16-19
“Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos”.
Mexerico = Enredo, intriga, bisbilhotice (intrometer-se na vida alheira), desordem, balburdia...  -   Mexerico quer dizer também embuste, porque ora fala-se de um erro na vida de uma pessoa, ora inverte-se ou aumenta-se...
Mexerico é uma maneira covarde de se falar da vida alheia porque ocorre com a ausência daquele de quem se fala. O mexerico não leva assinatura, não implica em responsabilidade. Alias, o mexeriqueiro teme as implicações das suas palavras porque no fundo ele não sabe se é verdade aquilo que este esta dizendo...
Levítico 19:16 (Versão Almeida) diz: “Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor”.   Ou seja, ao espalhar contendas, fomentar divisões e discórdias no meio do povo de Deus o mexeriqueiro age como instrumento do diabo e pratica abominação contra o Senhor.
E nesta questão a gente presencia uma enorme contradição: Mexericar sobre a vida de um irmão e depois orar por ele!?   Já viu aquelas reuniões de oração que a pretexto de informar os intercessores existe aquele ato preliminar de mexericar sobre a vidas daqueles por quem irão orar?
Não se pode bater em nome do diabo para depois tentar curar em nome de Jesus!   É cegueira espiritual falar mal de um membro do Corpo de Cristo e em seguida orar por milagres em nome de Jesus.
A lei do nosso país prescreve que o receptador de mercadorias roubadas é tão culpado quanto o ladrão. Quem é procurado pelo mexeriqueiro, na realidade, esta sendo grandemente insultado, pois o mexeriqueiro esta julgando, não apenas aquele de quem fala, mas com quem fala também.
Por isso, se alguém procurar você para despejar seu mexerico, saiba que ele esta considerando você como uma lixeira para despejar o seu lixo.  Não permita que outras pessoas faça dos seus ouvidos uma lixeira.
A ordem de Deus é: não se meta com o mexeriqueiro. Ele é perigoso, é pedra de tropeço, é semeador de contendas.

Conclusão   -  TIAGO 3:13-18ü
Precisamos reconhecer o poder das palavras e, pela graça de DEUS, começar a doma-las e canaliza-las para serem instrumentos úteis nas mãos do SENHOR.   Até porque, de todos os lugares onde este conselho é sadio, nenhum é mais importante que nos relacionamentos dentro da Igreja do Senhor.
A fé que eu tenho e você tem é capaz de controlar a nossa língua? 
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.