Subscribe:

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

FAMÍLIA DESTRUÍDAS, ENTRE CRISES E A ESPERANÇA...

Família, Entre a Crise e a Esperança.

Texto: Jeremias 10: 19-25.

Introdução.

O tema família é sempre fascinante, oportuno e muito sugestivo. Por quê? Por a família é uma benção. A família é a instituição primeira de Deus. Antes de Deus instituir o estado, a escola ou a igreja, Deus instituiu e constituiu a família. A família é a pedra angular da sociedade, o fundamento da sociedade. A família é o termômetro que mede o estado em que se acha a humanidade. A família é a menina dos olhos de Deus. A família é o refrigério para o cansado, é o refúgio para o peregrino. A família é uma benção. Mas ela vive entre: a crise e a esperança, todos os dias. A palavra de Deus nos aponta algumas crises que a família enfrenta suas causas e como superá-las.

I – Em primeiro lugar: a crise que acometera a família de Israel. V20. Destacamos quatro crises aqui: Primeiro, a crise da derrota: “A minha tenda foi destruída”. Na velha Roma havia um ditado popular que dizia assim: “Ai dos vencidos”. Hoje há muitos lares derrubados, muitas tendas estão caídas, estão no chão. Casamentos destruídos, famílias destruídas. Exemplo: A tragédia ocorrida com Ana Carolina Nardone. Segundo, a crise das emoções. “Todas as minhas cordas se romperam”. Laços, cordas do romantismo, cordas da estima, laços da cordialidade, dos afagos, das carícias, do tempo juntos. A frieza tem tomado conta de muitos lares hoje. Que inimigos? O principal deles: O Racionalismo. O racionalismo é a troca da vida sentimental, emocional, afetiva, amorosa, e também racional, pela razão somente. É a automatização das ações. Ou seja: Fazemos por que está no script que temos que fazer. Exemplo:

Sou pai e um pai deve: Sustentar o seu lar, liderar a sua família, educar os filhos.
Sou mãe e uma mãe deve: Cuidar bem da sua casa, cuidar bem do seu marido, cuidar bem dos seus filhos.
Sou filho e um filho deve: obedecer os seus pais, honrar sua família e se preparar para tirar o seu time de campo e formar sua própria família.
Não é difícil agir assim, racionalmente. Mas o difícil é fazer isto sem ser uma obrigação, mas uma oportunidade de ser exemplar, amoroso, crente, sensível, amigo, leal. Família é vida. É relacionamento afetivo. É expressão de amor. As cordas já se romperam em muitos lares. A frieza tem congelado muitos relacionamentos. Terceiro, A crise da desolação, do desânimo: “Meus filhos se foram e já não existem”. Quantos lares estão vendo seus filhos que se foram: Um pai, uma mãe sofre, para criar um filho, uma filha e de repente se vão. É como o relato do filho pródigo. Tanto trabalho para depois ouvir: “Dá-me a parte que me cabe”. É duro ouvir certas notícias, não é pais? O pai e a mãe estão ali na labuta do dia a dia e então algum mensageiro traz a notícia: 1. Olha pai, seu filho está vencido pelas drogas. 2. Olha mãe, sua filha está ficando com um aqui, outro ali, em outras palavras, está no mundo da prostituição, pois quem fica com quem não é seu cônjuge ou futuro cônjuge, está ficando para satisfação sexual e isto é prostituição.3. Olha pais, seu filho foi pego roubando e está na cadeia. Quando não, os pais só encontram o bilhete dizendo: Não agüento mais esta monotonia de vida, por isto decidi aventurar-me no mundo. Até um dia. Veja, que é isto que o profeta relata: “Meus filhos já se foram, e já não existem”. Quarto, a crise da frustração, do desânimo: “Ninguém há que levante a minha tenda e lhe erga as lonas”. É a família parecendo num beco sem saída. Parece que tudo falhou. A família fica perplexa, olha de um lado e do outro e não vê solução e então diz: “Ninguém há que levante a minha tenta”. Exemplos: * Pai tem de tudo. Tem até o emprego e precisa de ajuda, mas os filhos não querem nem saber, nem estão por perto mais. Querem viver a vida deles. * Os pais envelheceram, e ficaram sozinhos. Os filhos não ligam, não visitam. Se o vento arranca as telhas da casa, ou quebra a antena, eles têm que recorrer aos vizinhos, porque os filhos... bem os filhos tem a vida deles nem sempre querem ser incomodados. Os dias das mães e dos pais, perdem o significado. Não há ninguém para levantar a tenda.

II – Em segundo lugar: Jeremias destaca as causas das crises. V21. Toda crise do verso vinte, ou seja, a mencionada acima foi gerada por esse motivo. Primeiro, os pastores se tornaram estúpidos. Nossa sociedade moderna é estúpida e irreverente.Nossa ética, nossa postura, nosso comportamento demonstram que estamos perdendo a razão, o bom senso, a humanidade está enlouquecendo. Uma pessoa estúpida é bruta (mais uma vez, o caso Ana Carolina), grosseira(xingos e família, palavrões, desrespeito), indelicada(uma de nossas irmanzinhas estes dias foi parar no hospital por que a filhinha de 50 anos a taxou de porca, de relaxada, sendo que a coitada estava doente e sozinha), sem juízo, sem discernimento. Os pastores representam os líderes. O líderes do mundo há muito são assim. No ano de 1793, começava a revolução francesa. Naquela época 17% da população era cristã.Mas a revolução taxou os cristãos de ultrapassados, e estabeleceu a razão como a única fonte de autoridade. O humanismo tomou lugar de Deus. Agora o homem deveria ser o centro. Issac Newtom, Voltaire, Spinoza e demais intelectuais, desacreditaram a bíblia, a trindade e a divindade de Cristo. A Europa começava a modernidade, sem Deus. Por ironia do destino, 1914-1918, estourou a primeira guerra mundial e o que a razão produziu? O gás venenoso, a metralhadora, o tanque de guerra e o bombardeiro. Hoje apenas 2% da França é cristã. Quando os líderes deixam Deus, estão semeando a destruição de seu povo. Quando os pais deixam Deus estão semeando a destruição da sua família.Segundo, não buscaram ao Senhor. Esta é a segunda causa da crise. * A família esqueceu do Senhor. Olhemos o que diz Efésios 6. 1-4. “Vós filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor”. Este texto está falando que o relacionamento entre pais e filhos deve ser tal que os filhos herdem dos pais o relacionamento com Deus. Para isto, eles devem ser ensinados na palavra de Deus. Logo, eles tem que ver a palavra de Deus... 1. Dentro da nossa geladeira. Da geladeira? Sim. O que bebemos, (cachaça, cerveja, vinho) o que comemos(desperdício), etc. 2. Dentro do nosso guarda roupas. Guarda roupas? Sim.Não a bíblia pendurada no cabide, mas na ausência de trajes indecentes, sensuais, que expõe o corpo tanto masculino, como feminino. 3. Dentro da nossa coleção de CD e DVD. 4. Dentro da nossa programação assistida na TV. * A família abandonou as práticas devocionais a Deus. Deuteronômio 6 é claro em declarar o ensino do culto doméstico. Quero fazer uma pergunta a todos os pais aqui presentes: Vocês já separaram um tempo para dar um estudo bíblico para os seus filhos? Vocês já ensinaram para eles o que vocês sabem da bíblia? Vocês já cumpriram 2 Tm 2. 2. “E o que de mim ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros”. Vocês já estão livres do sangue de vossos filhos? Deuteronômio não ensina só sobre o culto doméstico e o ensino formativo em casa, mas no dia a dia também. “Andando pelo caminho...”. Em casa nós temos o hábito: Oramos quando comemos juntos, oramos quando nosso filho vai a escola, todas as noites ou nós dois ou um de nós tem um tempo para cantar, orar, contar uma história e memorizar um versículo com nossos filhos. Isto tem sido muito bom. Estes dias eu fui ao bosque com eles. Aproveitei cada contemplação para inculcar que Deus é muito grande em sua criação e muito criativo. Lá vimos plantas, animais, répteis, etc. “andando pelo caminho”. Não só nossas crianças. Mas as que Deus nos confia.Ex. No ônibus, dei minha bíblia para uma garotinha chamada Geovana de Assis. Foi muito gostoso e ela ficou muito satisfeita. Irmãos, não podemos abandonar nosso trabalho missionário e ele começa a partir das pessoas que estão mais próximas de nós. * A família Jogou Deus para fora do círculo. O consumismo, a ganância, a insatisfação, o mundanismo levaram a família a não buscar mais a Deus. Lembre-se de que foi este um ponto da crise de Israel. Terceiro por isso não prosperaram. É uma lei natural, o que semeamos isto colhemos. Deus quer que a família prospere? Sim. Salmo 128. Só que a família deste salmo estabeleceu um propósito. V. 1. Temer ao Senhor e andar nos seus caminhos. Só prosperam, só vão bem, só encontram o caminho da paz mesmo em meio as lutas, os que temem ao Senhor. Toda a família precisa ter este alvo de vida em comum. Toda família deve ser de confiança, deve demonstrar amor e carinho, deve ser honesta, deve estar sempre aberta à reconciliação. Onde não há progresso há crise.

III – Em Terceiro lugar, Jeremias, nos mostra que há esperança para a família vencer a crise. V23-25. Sabe, Deus havia instruído Jeremias a não orar pelo povo da família de Israel. “Tu pois não ores por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes, por que eu não te ouvirei”. Jeremias está agora diante de um dilema. Ele não poderia orar pelo povo, se não estaria desobedecendo uma ordem de Deus. Mas ele vê a decadência da sua família, de sua pátria, de seu povo. O que fazer? Jeremias foi sábio. Ele não podia orar pelo povo, mas podia orar por si mesmo, podia representar o povo diante de Deus. Em sua oração de superação da crise ele usa três argumentos para implorar com Deus. Estes argumentos são a direção que o próprio Deus nos dá para a esperança da solução da crise na família. Primeiro, (v23), Ele diz que Deus deve se lembrar de que eram apenas seres humanos fracos e que não sabiam conduzir suas próprias vidas. Isto é lindo demais. Veja a humildade, a humilhação, o quebrantamento de Jeremias. Ele está dizendo: Senhor não posso caminhar sozinho. Não consigo solucionar os problemas da minha família. Não consigo fazer de minha família uma benção. Sou pó. Sou fraco. Sou ignorante. Me ajuda, pai! Jeremias está possivelmente se lembrando do salmo 103. 13-16. “Como um pai se compadece dos seus filhos assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. Por que o homem, são os seus dias como a erva; como a flor do campo, assim floresce; pois, passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não conhece mais”. Jeremias está mostrando um caráter totalmente dependente do Senhor. Com isto ele nos ensina que não precisamos viver em crise, a solução existe. É preciso levantar os olhos e ver de onde vem o Socorro. Ele eleva seus olhos ao céu, ao Senhor. Segundo, ele lembra a Deus de que Se Ele der a eles o que eles merecem, serão destruídos. V24. Jeremias sabe eles erraram. Sabe que são passíveis da ira de Deus. Sabe que se a ira de Deus for totalmente derramada, eles não subsistirão. Então ele clama. Você quer se livrar da crise? Admita seus erros. Veja onde vocês como família tem errado. “O que confessa suas iniqüidades e as deixa esse alcança misericórdia”. Nosso problema é que não admitimos que erramos, que falhamos, que negligenciamos. Talvez como pais temos deixado a desejar como líderes espirituais. Temos intercedido pouco. Temos falado muito e vivido pouco. Temos vivido uma coisa e exigido outra. Talvez como filhos temos sido rebeldes, desobedientes, péssimas testemunhas de Cristo. Devemos reconhecer e mudar de atitude. Terceiro, Jeremias diz a Deus que os inimigos que estavam tentando destruir a família de Israel não podiam sair impunes. Deus enviara os Babilônios para disciplinar Israel, mas eles passaram dos limites na sua crueldade. No seu Tempo Deus deu cabo de Babilônia. Deus é soberano e até nossos carrascos(lutas, problemas, adversidades) são dominados por Deus. Eles não podem passar do limite. Temos que nos lembrar disto. Nada do que nos acontece está oculto aos olhos do Senhor. Por isso na crise, lembre-se: Alguém maior que a crise está no comando. Corra para ele.

Conclusão: Há esperança para a família em crise. * Olhe para Deus. Busque-o de todo os eu coração.* Reconheça seus erros, admita-os e abandone-os.* Lembre-se de que Deus é maior que os inimigos da família. Jeremias clamou por sua família. A Família de Israel. Sabe o que Deus mostrou para Ele? “Jeremias, levanta-te e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas. Como o vaso, que ele fazia de barro, se quebrou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos fazer”. Somos barro.Deus é o Oleiro.As lutas às vezes nos quebram para ficarmos nas mãos de Deus.Deus, porém, é poderoso para nos fazer pessoas melhores. “Assim sois vós, nas minhas mãos”. Humilhemos e tenhamos esperança. Amém...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.