Subscribe:

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

AS ARMADILHAS DO SUCESSO...

Deuteronômio 8:11-14 "Guarda-te não te esqueças do SENHOR, teu Deus, não cumprindo os seus mandamentos, os seus juízos e os seus estatutos, que hoje te ordeno; para não suceder que, depois de teres comido e estiveres farto, depois de haveres edificado boas casas e morado nelas; depois de se multiplicarem os teus gados e os teus rebanhos, e se aumentar a tua prata e o teu ouro, e ser abundante tudo quanto tens, se eleve o teu coração, e te esqueças do SENHOR, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão,".
Aí estão algumas armadilhas que têm derrubado alguns que alcançaram o sucesso.
Quais são as armadilhas do sucesso?
Que essa palavra abençoe o seu coração.
Oremos a Deus:
Senhor Jesus Cristo, muito obrigado por essa fonte inesgotável de inspiração, que é o próprio Senhor. Paulo disse que, quando falava, não falava por si mesmo, mas era pelo Senhor. Nesta noite, fala, Deus, a cada coração. Usa-me como instrumento, como vaso de honra útil ao Reino, como um canal do teu fluir e fala às famílias, aos internautas e aos telespectadores e cada um que tem sede e fome, porque há pastos verdejantes, há águas cristalinas, há refrigério para as almas. Em nome de Jesus. E todo o povo de Deus diga amém.
Meus amados irmãos, minha família, povo eleito e escolhido, pedras que vivem, sacerdócio real, nação santa, povo selado com o Santo Espírito da promessa, aqueles que são ovelhas, porque foram predestinados por Deus, que dão ouvidos a voz do Bom Pastor.
É incalculável o número de pessoas que já desistiram dos seus sonhos. Há mais gente duvidando do que crendo. Há mais gente reclamando do que lutando. Há mais gente acomodada do que agindo. Existem mais pessoas com os braços cruzados do que com a mão na massa, como diz o carioca, e como diz o Senhor, com a mão no arado.
Diz a palavra em Lucas 9:62 "Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus."
Se eu quero a estar apto a receber coisas de Deus, a viver uma vida extraordinária, de felicidade e conquistas, tenho que colocar a mão no arado e não olhar para trás. Não posso ficar duvidando, reclamando, me acomodar, cruzar os braços.
Eu lhe digo isso porque o meu contato com as pessoas é intenso, diário e constante. São muitas famílias, casais, jovens, pessoas. Deus me fez ser alguém apaixonado pelas pessoas, e você conversa com um e com outro e observa o que se passa. Eu consigo observar pelo olhar se ela vai vencer ou não, se vai triunfar ou não, se está crendo ou não.
Há até quem pense que a infelicidade é o destino de quase todos, e que ser feliz é para quem tem sorte.
Parece que o comum é estar mal, e que ter sucesso é uma exceção à regra. Parece que a regra é estar triste, mal, desanimado.
Mas afinal, amado, que estabelece as regras em nossa vida? Deus ou sistema mundano? A fé ou as notícias dos jornais? A Bíblia ou a opinião da sociedade? As promessas ou a realidade? O que é regra na nossa vida?
Não há muitas igrejas ensinando as pessoas a sonharem. O comum, o normal, parece que é viver mal. A tal ponto que, quando você diz que está bem, as pessoas estranham. Tudo porque as pessoas pensam que sucesso é exceção à regra, ou que felicidade é para quem tem sorte.
Então, poucos ensinam as pessoas a projetarem a vida. Não há muitos ministérios ensinando a lutar, a batalhar, a empreender sonhos, sem se importar com a idade ou com o status. Não há muitos ensinando as pessoas a enriquecer.
O evangelho tradicional tem tolido as pessoas, porque só falam de diabo e não falam do que deve ser falado, que é o que Deus ensina.
Não há muitos ensinando a ter equilíbrio. É como, por exemplo, uma Ferrari. Se você tem uma Ferrari em casa, mas não há combustível nela, ela vai continuar na garagem e você não vai a lugar nenhum com ela.
Essas pessoas que não aprendem a sonhar, a projetar, a ter equilíbrio, a enriquecer, a conquistar, são como uma árvore que não é cuidada: não vai dar frutos.
Um cristão sem direção na palavra é como uma águia com as asas cortadas. Você olha uma águia e a imagina voando alto, pegando grandes presas, indo longe. Mas uma águia com as asas cortadas, pode fazer alguma coisa? Não!
O que se tem visto aí fora é a ausência de ensino que tem cortado as asas do povo de Deus.
Um cristão sem essa orientação na palavra é como alguém que tem um tesouro a ser encontrado, mas está sem o mapa: nunca o achará.
Você está entendendo?
Ao povo deste ministério, da extraordinária multiplicação, Deus já tem mostrado. Olhe, amado. Gênesis 18:14 "Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho."
Deus está dizendo ao povo da extraordinária multiplicação: não há nada difícil para Deus.
Se você crer que para o Deus que está na sua vida não há nada difícil ou impossível, a sua vida será radicalmente transformada, poderosamente abençoada, o êxito e o sucesso tomarão conta de cada área da sua vida.
Agora, é preciso uma orientação na palavra, senão, sou uma águia com asa cortada, uma Ferrari sem gasolina, uma árvore que não é cuidada, um tesouro escondido sem mapa.
Está assim o povo de Deus: desorientado, perdido, pensando que sucesso é uma exceção à regra. Mas amado, quem dita as regras na minha vida e na sua é Deus, é a fé, é a palavra, é o Reino de Deus, não é a opinião da sociedade nem do sistema mundano nem as notícias nem a realidade.
Salmo 105:37. Olhe que lindo. "Então, fez sair o seu povo, com prata e ouro, e entre as suas tribos não havia um só inválido."
Povo da extraordinária multiplicação, ouça: nada é difícil para Deus. Nada é impossível para Deus. Sua vida tem que se transformar radicalmente, pois não haverá um só inválido.
O que o Senhor está dizendo? Que não haverá um só sem crédito, sem dinheiro, sem saúde, sem paz, sem harmonia, sem alegria, sem recursos, sem abundância, sem equilíbrio, sem vitória, porque este é o povo da extraordinária multiplicação.
Creia que nada é difícil para Deus. O Deus que está na sua vida é poderoso, é maior do que aquele que está neste mundo, criou o céu e a terra e disse que haja luz, e é o mesmo que diz: haja saúde, prosperidade, crédito, negócios, recursos, felicidade, equilíbrio e vitória. Diga glória a Deus. Aleluia.
O seu estado de vida será totalmente prospero. Sua vida tem que ser totalmente prospera.
Eu perguntava a Deus: Deus, para o povo da extraordinária multiplicação, que está sendo orientado na palavra, que está sendo motivado a crer nos sonhos e no sucesso, como vai ser a vida de cada um? E Deus me disse que vai ser totalmente próspera. Mas não é totalmente próspera porque vai se sentir assim, mas porque vão olhar para você e a sua vida será um testemunho de prosperidade.
Você crê que isso é difícil para Deus?
Mas de oitenta por cento do povo de Deus crê que isso é difícil. São águias com as asas cortadas.
Marcos 10:27 "Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível."
Estou lhe mostrando alguns pontos importantes para alcançar o sucesso.
Agora, todo ser humano precisa aprender a administrar o sucesso.
Veja, eu estive falando da libertação dos sonhos, da ressurreição e multiplicação dos sonhos, depois, sobre sonhos e equilíbrio e, agora, venho falar das armadilhas do sucesso.
Você tem que aprender a administrar o sucesso, porque, no entanto, aqui em Deuteronômio, no texto base da mensagem, a gente lê que alguém edificou boas casas, que come bem, que veste bem, que é próspera, mas que o Senhor diz para que não se eleve o seu coração e se esqueça de algumas coisas importantes, que Deus não quer que você se esqueça, e que vou lhe lembrar, nesta noite.
É preciso vencer e superar os maus resultados nesta trajetória ao sucesso.
Amado, enfrentamos situações novas todos os dias. São as experiências. Se não fossem elas, não cresceríamos, não evoluiríamos, não haveria progresso e maturidade.
Mas muitos não estão preparados para lidar nem com o sucesso nem com as adversidades. E aí vem aquela decisão: desistir ou prosseguir?
Todos nós, diante de desafios temos estas duas alternativas: desistir ou prosseguir?
Então, administrar o sucesso, lidar com aparentes frustrações, com resultados negativos, temos que aprender, porque, se não estivermos preparados, entramos numa armadilha.
Muitos alimentam ressentimentos e medos, dúvidas, incerteza, inveja, desânimo, por não saberem administrar o sucesso ou por não saberem lidar com as adversidades.
Amado, aprendemos com Deus que as aflições não podem nos parar.
Diz z palavra em João 16:33 "Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo."
Então, eu tenho aflição. Segundo, não posso parar.
Muitos cometem um erro fatal: ficam presos ao negativo, ou a um sucesso, ou a uma adversidade, ou a uma experiência da vida. Isso é a pior coisa. Se você ficar preso ao negativo, será fatal. Você vai parar e não vai passar. Mas Deus diz que você vai passar pelas aflições.
Quero lhe mostrar, agora, nestes dez minutos finais, que algumas armadilhas podem ser geradas dentro de nós, principalmente, quando começamos a decolar vôo.
Algumas armadilhas podem ser geradas dentro de nós, e por isso o tema das armadilhas do sucesso.
É só crescer um pouco que logo vem essas armadilhas, para tentar derrubar a pessoa.
Isso é uma experiência interessante que passamos aqui com pessoas que chegam e saem do nosso ministério, e algumas tentam crescer através de nós, usando a nossa igreja como trampolim. É assim: a pessoa chega linda, maravilhosa, diz que morre por você e, quando ela começa a ganhar um pouco de altura na vida, pronto, ela cai na armadilha do sucesso e simplesmente abandona Deus e o ministério.
Quais são as armadilhas do sucesso?
1)       Vaidade pessoal ou soberba.
Você pode ter uma alto-estima elevada. Eu tenho uma alto-estima elevada. Você pode ter uma alto-confiança. Você pode ser alguém seguro. Mas isso em excesso pode lhe prejudicar e apaga a luz da humildade, que lhe leva a ser grande e honrado por Deus. E quando essa luz começa a se apagar na vida de uma pessoa, é porque ela caiu na armadilha do sucesso.
Já vi isso acontecer com líderes espirituais, com pastores de renome, com empresários, com pessoas. Esses não souberam administrar o sucesso.
Então, você pode ter alto-estima elevada, aliás, isso é fundamental. Você pode ser uma pessoa segura, mas não em excesso.
O sábio diz em Provérbios 29:23 "A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra."
Na verdade a pessoa vem com a luz da humildade, que a leva a ser grande, mas se ela cai na armadilha da soberba, ela apaga essa luz e é abatida.
Depois, Provérbios 16:18 "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda."
Ou seja, você já começa a projetar, porque a soberba precede a ruína.
Normalmente, o soberbo já é predisposto a isso, e o sucesso apenas o faz revelar o que já estava no seu coração. Antes, quando não tinha muito sucesso, não havia decolado muito do chão, não podia mostrar quem era. Você conhece a expressão: “Fulano colocou as unhas de fora.” É a soberba.
Lucas 16:10 diz o que? "Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito."
Então, veja, meu amado, o injusto, o soberbo no muito, já era soberbo, mas o sucesso fortaleceu a sua soberba, apoiou a sua vaidade e soberba.
Seja humilde, amado.
Paulo, hebreu dos hebreus, criado aos pés da Gamaliel, um homem doutor na lei, que podia pisar todos, depois que nasceu de novo e de Saulo virou Paulo, olha só que coragem, quando disse: 2 Coríntios 3:4-5 "E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus,".
Amado, o Apóstolo da igreja sempre diz isto: se Deus tirasse uma ponta de dedo do ministério, tudo acabaria. Se começássemos a nos achar vaidosos, soberbos, íamos ter que inventar o que os outros inventam, para ver se íamos atrair alguém, porque, por Deus, ninguém viria.
A soberba precede a ruína.
Seja humilde.
Tudo o que conquistamos é por intermédio de Cristo. Veja o que disse Paulo: E é por intermédio de Cristo.
Depois, em João diz: João 15:6 "Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam."
Então, veja, se alguém não permanecer em mim, se alguém não depender mais de mim, se se achar vaidoso, soberbo, sofre na vida.
Então, cuidado com excesso da alto-confiança.
2)       Acomodação.
É aquela pessoa que diz: “Pronto, já conquistei o que tinha que conquistar. Já cheguei.” Ou, então: “Eu cheguei até aqui, mas não posso ir além.”
Amado, para de olhar para trás e olhe para o futuro. Pense no que você ainda pode fazer, no que você pode conquistar e aprender e não aceite acomodação. O espírito de acomodação não deixa você agir, não deixa se mover, tentar algo novo.
O sábio nos mostra em Eclesiastes uma pessoa acomodada. Ele diz assim: Eclesiastes 11:4 "Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará."
Aqui está o acomodado. Ele olha para o vento e para as nuvens e não semeia e não colhe.
Ficar só olhando não adianta; tem que agir.
Imagina se Josué ficasse só olhando para as muralhas. Elas cairiam? Claro que não.
Deus disse a Josué: “tem que rodear sete vezes, tem que tocar a trombeta, que gritar, aí, sim, as muralhas vão cair.” Mas se Josué ficasse apenas contemplando a grandeza das muralhas, nada ia acontecer.
Você percebe que há mais gente de braços cruzados do que agindo?
Mas eu lhe estou mostrando que a acomodação impede você de agir.
Imagine se Moisés ficasse olhando para o mar!? Ele e o povo teriam morrido, pois atrás estavam Faraó e o seu exército.
Imagine se Davi ficasse só olhando para a cara de Golias?! Ia adiantar ficar achando que o gigante era feioso?
Imagine de Neemias ficasse só olhando a sua cidade destruída?! Mais uma vez, nada teria acontecido. É verdade!
Mas essas pessoas não aceitaram a acomodação, não aceitaram ficar paradas, elas tentaram algo novo, arriscaram.
Amado, Josué teve que rodear a cidade, sim, mas Deus deu a vitória.
Moisés teve que colocar o bordão no mar e mandar o povo marchar, sim, mas Deus deu a vitória.
Davi teve que tacar uma pedra na cabeça do gigante, sim, mas Deus deu a vitória.
Neemias pediu autorização para reconstruir Jerusalém, sim, mas Deus deu a vitória.
Meu amado, pare de ficar só contemplando a vida. Comece a tomar posse, em nome de Jesus, daquilo que é seu direito. Diga glória a Deus. Aleluia.
1 Samuel 17:45 "Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo (ou seja, não importa a dificuldade); eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado."
Em nome de Jesus, você tem que tomar posse do que é seu.
Vou lhe dizer mais: há alguém aqui que ia demorar muito para conquistar o que está desejando. Deus me diz que não vai demorar. É para agora.
1 Samuel 17:46 "Hoje mesmo, o SENHOR te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel."
Com Deus é assim, amado: é hoje, é agora, é neste culto, é nesta noite, é neste momento que Deus muda a sua história.
Saia da acomodação. O sonho não acabou.
3)       A perda da sensibilidade.
Amado, não se isole, em hipótese nenhuma, principalmente se você atingir grande sucesso. Não se isole. Não perca contato com amigos, com clientes antigos, você que é empresário, com colaboradores, com pessoas que foram e são importantes para você.
Às vezes, vejo pessoas que atingiram o sucesso e se tornam insensíveis, pedras de gelo. Isolam-se em seus castelos. Ninguém se olha e se vê.
Amado, tenho vizinhos que não olham para você. Vêem que você está ali, mas entram no carro e se mandam.
Provérbios 17:17 "Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão."
Seja sensível às criticas que você ouvir e, acima de tudo, à voz de Deus.
As pessoas que levanta alguns metros do chão já perde a sensibilidade. Ela já acha que Deus fica lá para trás. Não! Você não tem que perder a sensibilidade, principalmente, em relação a Deus, independentemente do sucesso.
Deuteronômio 28:2 "Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos:".
Então, você tem que se sensível à voz de Deus.
Olhe, nós temos muita gratidão, porque durante toda a trajetória de vida da igreja, há pessoas que contribuíram, que ajudaram, que foram importantes, e algumas são até hoje, que fazem parte da história, da estrutura das lutas. Isso é não perder a sensibilidade.
4)       Conselhos de pessoas erradas.
Amado, vou lhe dizer: a pessoa que ouve conselhos errados está frita. Banana frita com canela e sorvete de creme e leite condensado.
Olhe, você vai concordar comigo. O sucesso, não importa o nível, acaba atraindo pessoas a nossa volta. E algumas, porque querem nos agradar, ocultam a verdade. Outras querem alimentar a nossa vaidade e sonegam informações vitais. Às vezes você está fazendo uma coisa errada, alguém está vendo, mas porque quer alimentar a sua vaidade, oculta, e você segue conselhos errados. Você acaba perdendo a capacidade de analisar as situações. Você segue orientações erradas de pessoas erradas. Isso acontece muito.
1 Coríntios 15:33 "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes."
Não dê ouvidos a pessoas erradas com conselhos errados.
Ah, cuidado com a pessoa que você acha ser certa, que acaba lhe dando conselhos errados. Então, analise bem quem você tem ouvido.
Ah, ouça muito bem e sempre aquilo que sai deste altar.
Diz a palavra em Provérbios 11:14 "Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança."
Então, se você entrou aqui nesta noite caído, fracassado, arruinado, eu lhe digo: levante-se e vença, porque agora você está recebendo a sábia direção.
5)       A falta de domínio próprio.
Amado, quando você tiver tudo nas mãos, não jogue tudo fora, não desperdice, valorize tudo o que você conquistar, não perca a cabeça, não extrapole os limites.
Se você pegar uma estatística que mostra quantas pessoas chegaram ao sucesso e caíram na armadilha da falta de domínio próprio e, por isso, gastaram e perderam e desperdiçaram e morreram pobres.
Quantas pessoas morreram por não saberem administrar o triunfo?
Você quer ver um exemplo que todos conhecem; um triste caso? O glorioso Mane Garrincha. Ele foi o maior ponta direita de todos os tempos. Ele morreu em 1993, pobre e destruído pelo vício do álcool.
Amado, você é diferente. Você tem o Espírito Santo de Deus. O sucesso na sua vida tem que ser diferente, tem que ser administrado de maneira diferente. Você não pode cair na armadilha do sucesso. O Espírito Santo está na sua vida. Você tem que dar frutos de domínio próprio.
Gálatas 5:22-23 "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei."
Só assim você estará pronto para viver o sucesso e administrá-lo, sem cair nas armadilhas, porque o Senhor disse no Salmo 91:3-4 "Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo. "
Deus trouxe alguém aqui nesta noite que estava prestes a cair numa dessas armadilhas.
Então, amado, não caia nas armadilhas do sucesso. Deus livra você do laço do passarinheiro. Você tem o Espírito Santo, a sabedoria de Deus para administrar qualquer nível de sucesso na sua vida, para que, depois de ter comido bem, vivido bem, morado em boa casa, sabe, o seu coração não se eleve e que você não se esqueça de que foi o Senhor quem lhe deu tudo.
Receba, amado, grande sucesso em sua vida. Receba grande prosperidade, em nome de Jesus.
Há alguém aqui nesta noite que achava que aquela conquista ia demorar muito. Não vai demorar muito, pois já chegou a sua vida.
Em nome de Jesus, tome posse, não fique apenas olhando e contemplando, tenha uma atitude e creia que o seu sucesso vem de Deus.
ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.