Subscribe:

sábado, 28 de janeiro de 2012



O Cristão e os temperamentos 

Introdução

Deus nos criou à Sua imagem e semelhança e, como Ele, nós temos sentimento, emoção e razão. O que nos faz diferentes uns dos outros são as atitudes com que expressamos o nosso sentimento, a nossa emoção e a nossa razão.

Os temperamentos explicam o nosso comportamento, mas não devem servir de desculpa para ele.

Nosso temperamento é parte permanente de cada um de nós e ele ficará conosco do começo ao fim de nossa vida.  O temperamento é inato, a criança já nasce com um determinado temperamento. Ele poderá modificar-se um pouco durante certos períodos de nossa vida, à medida que amadurecemos, passando da infância à juventude, e daí para a vida adulta. Os temperamentos básicos não se modificam. Entretanto, seus pontos negativos podem ser disciplinados, reorientados e até corrigidos com o auxílio do Espírito Santo. Teremos que determinar quais são os aspectos de nosso temperamento que interferem como nosso desenvolvimento espiritual, e depois iniciar uma renovação do Espírito Santo para superar estas fraquezas. A idéia de reconhecer os pontos positivos e negativos de cada temperamento ajuda-nos a compreender a nós mesmos e aos outros, de forma bem melhor. Quando entendemos que, pelo Espírito Santo, nossas fraquezas podem ser modificadas, passamos a revestir-nos das características do temperamento controlado pelo Espírito Santo.

Os quatro temperamentos são:  Colérico – Fleumático – Melancólico – Sanguíneo
O grau de temperamento é variável de pessoa para pessoa. Alguém pode ser 40% sanguíneo e 60% melancólico. Ou alguém pode ser 40% sanguíneo, 20% colérico, 25% melancólico e 15% fleumático.

Faça o teste dos temperamentos clicando aqui e saiba qual o seu temperamento. Entenda que não há temperamento melhor e pior, cada um tem seus pontos fortes e seus pontos fracos.

Romanos 7:18-20

“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim”.

Um psicólogo chamado Jung se preocupou em estudar a comunicação entre as pessoas a fim de que possamos nos orientar melhor dentro dos quadros de referência do outro. Na sua experiência do dia a dia, ele percebeu que a presença do seu próximo é um desafio constante. O ouro não é tão semelhante a nós conforme desejaríamos. Não é raro ouvir o marido irritado dizer que não entende a esposa e a mãe queixar-se de absolutamente desconhecer a própria filha. Também nas relações de amizade e de trabalho surgem freqüentes desentendimentos que deixam cada pessoa perplexa face às reações do outro.
Jung descobriu duas atitudes básicas no comportamento do homem que estão intrinsecamente ligadas ao temperamento. Estas atitudes são:INTROVERSÃO E EXTROVERSÃO.
Na Introversão incluem-se os melancólicos e fleumáticos. Na extroversão incluem-se os sangüíneos e coléricos.

Temperamento não é o mesmo que caráter e também não é o mesmo que personalidade. Vejamos as diferenças:

Caráter – O caráter é o verdadeiro eu. A Bíblia se refere a ele como a “essência secreta do coração”. É o resultado do temperamento natural aprimorado pela disciplina e educação recebidas na infância, pelos comportamentos básicos, crenças, princípios e motivações.
Personalidade – É o semblante externo de nós mesmos, que pode ser ou não igual ao nosso caráter, dependendo de quão autêntico sejamos.
Em muitos casos, a personalidade é uma fachada agradável para um caráter mau.
A Bíblia nos diz, I Sm 16:7 “O homem olha a aparência externa, e Deus olha o coração!” e Pv 4:23 “As fontes da vida têm origem no coração.” A área para mudar-se de procedimento está dentro de cada um nós e não fora de nós.

Temperamento – É a combinação de características congênitas que subconscientemente afetam o procedimento da pessoa. Essas características são coordenadas geneticamente com base na nacionalidade, raça, sexo, e outros fatores hereditários que são transmitidas pelos genes.
Em resumo, o temperamento é o que nascemos com ele, o caráter é o nosso temperamento trabalhado pela formação, e a personalidade é a parte externa de nós mesmos.

Vamos, rapidamente, conhecer cada um dos quatro temperamentos, para que, depois de fazer o teste, você consiga identificar os pontos positivos e negativos do seu temperamento. Nas próximas aulas estudaremos mais profundamente cada temperamento individualmente. É importante você conhecer não somente o seu temperamento, mas também o das pessoas que são mais próximas como, família ou seus liderados.

SANGUÍNEO
Atores, Vendedores, Oradores, Recepcionistas, Desportistas.

Qualidades: Comunicativo, Destacado, Entusiasta, Amável, Delicado, Simpático, Bom companheiro, Compreensivo, Crédulo.
Defeitos: Pusilânime (falta de decisão, de coragem), Instável, Inconstante, Indisciplinado, Impulsivo, Inseguro, Egocêntrico, Barulhento, Exagerado, Medroso.

COLÉRICO
Produtores, Construtores, Líderes, Professores, Ditadores, Políticos, Gerentes.

Qualidades: Enérgico, Corajoso, Otimista, Prático, Eficiente, Decidido, Líder, Audacioso.
Defeitos: Se ira facilmente, Sarcástico, Impaciente, Prepotente, Intolerante, Vaidoso, Auto-suficiente, Tem habilidade para o mal.

MELANCÓLICO
Artistas, Músicos, Poetas, Inventores, Decoradores, Filósofos, Mestres, Contadores, Eletricistas, Escritores.

Qualidades: Habilidoso, Minucioso, Sensível, Perfeccionista, Esteta, Idealista, Leal, Dedicado.
Defeitos: Egoísta, Retraído, Pessimista, Teórico, Anti-social, Crítico, Vingativo, Inflexível.

FLEUMÁTICO
Diplomatas, Administradores, Professores, Técnicos, Cientistas, Líderes, Médicos, Artistas Plásticos, Donas de Casa.

Qualidades: Calmo, Tranqüilo, Cumpridor, Eficiente, Conservador, Prático, Líder, Diplomata, Bem-humorado.
Defeitos: Calculista, Temeroso, Indeciso, Contemplativo, Desconfiado, Pretensioso, Introvertido, Desmotivado.


Não Importa quem somos. Todos nós possuímos pontos positivos e negativos. Quanto mais traços positivos, tanto mais também os traços negativos...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.