Subscribe:

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

AS BEM AVENTURANÇAS...

AS BEM – AVENTURANÇAS

Mateus 5:1-12
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE
“Vendo Jesus às multidões, subiu ao monte, e como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los, dizendo: Bem-aventurados” .Vs.1

No Monte, nos altas montanhas sempre foi o lugar escolhido por Jesus para grandes ensinos.
Há em toda a Bíblia 73 citações que falam de bem-aventuranças. Só no Novo Testamento há 50 citações. Esta palavra é uma promessa de felicidade e prosperidade, proferida por Deus para aqueles discípulos tementes que fazem a sua vontade.
Através dessas bem-aventuranças podemos entender o caráter de Deus, seu amor para com suas criaturas e sua justiça em dar a cada um o que verdadeiramente merece.
O reconhecimento de Deus aos homens diz respeito a várias atitudes e atividades que estes realizam no dia a dia; mas, também fala de reconhecimento de grupos sociais excludentes, marginalizados, fala de povos, nações que temem a Deus.
Vejamos alguns destes reconhecimentos:
SL 1: 1,2 = “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na rodas dos escarnecedores; antes o seu prazer está na lei do Senhor e nela medita de dia e de noite”.
  • SL 32: 1 = “Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada”.
  • SL 33: 12 = “Bem-aventurada a nação cujo Deus é o Senhor”.
  • SL 40: 4 = “Bem-aventurado o homem que põe a sua confiança no Senhor e não pende para os arrogantes”.
  • SL 41: 1= “Bem-aventurado o que acode o necessitado”.
  • SL 84: 4,5 = “Bem-aventurados, Senhor, os que habitam em tua casa. Bem-aventurado o homem cuja força está no Senhor”.
  • SL 112: 1 = “Bem-aventurados, os que guardam a retidão, e o que pratica a justiça em todo o tempo”.
No livro de Apocalipse as Bem-aventuranças dizem respeito a nossa vida pós-morte:
  • AP. 14: 13 = “Bem-aventurados os mortos que morrem no Senhor. Porque descansarão de suas fadigas”.
  • AP 19: 9 = “Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia do Cordeiro”.
  • AP 20: 6 = “Bem-aventurados são os que participam na primeira ressurreição”.
  • AP 22: 14 = “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas”.
A NATUREZA DO CARÁTER CRISTÃO
Muito mais do que falar de bem-aventuranças é falar do porquê um bom comportamento é reconhecido e honrado por Deus.
O mundo em que vivemos é o do desvalor, da mediocridade e o de levar vantagens sobre tudo e a todos. Os que são reconhecidos e louvados são os corruptos, ladrões, os desonestos. Os íntegros, os sinceros são tidos como tolos, bobos, lesos e abestalhados.
Discurso de Rui Barbosa No senado Federal: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.
(Triunfo das nulidades; Obras Completas de Rui Barbosa.   V. 41,  t. 3, 1914. p. 86)
Deus é justo juiz e sabe reconhecer e dar honra aos que persistem andando nos padrões por Ele exigidos conforme a Sua Palavra.
As bem-aventuranças, como são geralmente chamadas, são descrições numa forma exclamatória das qualidades que devem ser encontradas, todas elas, e de fato o são, em vários graus, na vida dos que se submetem ao domínio soberano de Deus. Elas são também umas declarações das bênçãos que já experimentam em parte e que irão gozar mais plenamente na vida futura todos os que revelam tais virtudes.
O sermão do monte trata da ética absoluta do reino de Deus; “conseqüentemente, qualquer pessoa que se diga filho de Deus, ou que diz conhecê-lo, ou pertencer ao seu reino, ou ser membro de seu corpo, a igreja; em suma, todos aqueles em que seja notória a ausência destas qualidades, é mentiroso e não conhece a verdade”. Russel Champlim
Os reconhecimentos das qualidades e das virtudes, dos que produzem frutos dignos de filhos de Deus, é externado por Jesus neste sermão.
O sermão do monte nos mostra como estão nossos frutos espirituais. Trata-se de uma radiografia de nosso interior, e é uma identificação de nosso passaporte para os céus.
As oito “Bem-aventuranças…” de Mt cinco, descreve o caráter, o valor e a honra de pertencer ao reino de Deus.
  • “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”.
‘ São aqueles que reconhecem de coração ser pobres no sentido de não poderem realizar nenhum bem sem assistência divina e que não têm nenhum poder em si mesmos que os ajude a fazer o que Deus requer deles.’
  • “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”.
‘São os que lamentam tanto os seus próprios pecados e falhas, como o mal tão preponderante no mundo, causando tanto sofrimento e miséria. A simpatia que nasce desta lamentação traz consolação desde agora para aqueles que a praticam. ’
  • “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”.
‘São aqueles que se humilham diante de Deus por reconhecerem sua total dependência dele. Como conseqüência são gentis no trato com os outros.”
  • “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos”.
‘São os que, por ansiarem por ver o triunfo final de Deus sobre o mal e o seu reino plenamente estabelecido, anseiam também por fazer eles próprios o que é justo e reto.’
  • “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”.
‘São os que se acham indignos das misericórdias de Deus e que, não fosse por essa misericórdia eles não seriam apenas pecadores, mas pecadores condenados.
  • “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão  Deus”.
‘São os que são livres da tirania do ‘eu dividido, ’ e que não ficam tentando servir a Deus e ao mundo ao mesmo tempo. ’
  • “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”.
‘São os que estão em paz com Deus, que é o ‘autor da paz e apreciador da concórdia; são também os que se mostram verdadeiramente filhos de Deus, esforçando-se para aproveitar qualquer oportunidade que se lhes abra para efetuar a reconciliação entre aqueles que estão em desavença.’
  • “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”.
‘São os que sofrem perseguições por sustentarem um testemunho eficaz, seguindo os padrões divinos da verdade, justiça e pureza, recusando-se se ajustar ao paganismo ou a curvar-se perante os ídolos que os homens erguem como substitutos de Deus. ’
Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los, dizendo: Bem-aventurados” Mt 5:1ss.
Deus é justo juiz e sabe reconhecer e dar honra aos que persistem andando nos padrões por Ele exigidos conforme a Sua Palavra.
O sermão do monte trata da ética absoluta do reino de Deus. Este sermão nos mostra de como estão nossos frutos espirituais. Trata-se de uma radiografia de nosso interior, e é uma identificação de nosso passaporte para os céus.
Feliz o dia em que o Senhor dirá àquele que fez a vontade Dele: ‘Muito bem servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei: entra no gozo do teu senhor.’ Mt:25:23

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A VERDADEIRA FELICIDADE...

Leitura:  Mateus 5: 1-12; Lucas 18: 9-14
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE


INTRODUÇÃO

Amados irmãos no Senhor JESUS CRISTO
Você já viu um mendigo rico e feliz? Como? Um mendigo rico e feliz?  Isso é algo estranho e impossível. É uma contradição de termos. Como alguém que não tem nada pode ser rico e feliz? Não existe mendigo rico e feliz. Ser mendigo é sinônimo de tristeza e extrema pobreza.
 Nas primeiras palavras do sermão do monte, Jesus afirmou o seguinte aos seus discípulos: “Bem aventurados os humildes de espírito porque deles é o reino dos céus” (Mt.5.3).  Esta é uma afirmação interessante, pois nela Jesus realmente está dizendo que existem mendigos ricos e felizes. A palavra “bem-aventurados” tem o sentido de verdadeiramente felizes; o termo “humildes” tem o sentido de mendigos. Como isso é possível? Será que existem mendigos verdadeiramente felizes? O que o nosso Mestre quer nos dizer com estas palavras da primeira bem aventurança? Qual ensino ele quer transmitir para a sua igreja? Para entendermos estas palavras do Senhor e retermos o seu ensino para nossa vida como cristãos, precisamos responder as seguintes questões:

1. O Que é humildade de espírito?
2. Em que consiste a felicidade dos humildes de espírito?

1. O Que é humildade de espírito?

A primeira característica apresentada por CRISTO que deve marcar a vida dos seus discípulos é a humildade de espírito. Sem humildade de espírito é impossível entrar no reino de DEUS e muito menos ser um herdeiro deste reino. Jesus está dizendo que os seus discípulos devem ser humildes de espírito Mas que qualidade é esta que deve marcar fortemente a vida de todo cristão? O que é humildade de espírito?

A palavra usada por JESUS, que foi traduzida em nossa Bíblia por humildes, é uma palavra que aponta para aquelas pessoas que são totalmente desprovidas de bens e riquezas materiais; é uma palavra que se refere não àquelas pessoas que são mais ou menos pobres, mas àqueles pobres que mendigam, ou seja, que não têm nenhum recurso de si mesmos para sobreviverem e, portanto, dependem totalmente do auxílio de outras pessoas.

Algumas pessoas afirmam que aqui em nosso texto, o Mestre JESUS está se referindo à pobreza material.  Conforme essa interpretação, os humildes de espírito são os pobres ou mendigos que não têm nenhum recurso material para sobreviver. Mas não é isso que o nosso texto quer dizer. É verdade que em outros lugares, a Bíblia faz referência aos materialmente pobres, mostrando o cuidado de DEUS por eles. Por exemplo, no salmo 146 encontramos o ensino de que DEUS, em sua misericórdia, cuida dos pobres que não têm nada no sentido material. Ali lemos que Ele é o DEUS que ampara o órfão e a viúva e dá pão aos famintos.
Mas aqui em Mateus 5.3, na primeira das bem aventuranças, o Senhor JESUS não fala de pobreza material, mas de pobreza espiritual (humildade de espírito). Ele não diz: bem aventurados os pobres de bens materiais; mas ele afirma: bem aventurados os pobres (mendigos) de espírito. A ênfase de Jesus não é na pobreza no sentido econômico ou social, mas no sentido espiritual. Quando Jesus se refere aos mendigos de espírito, ele fala de uma atitude interna do coração do homem para com DEUS, e esta atitude é humildade de espírito.

A humildade de espírito é uma atitude totalmente oposta ao orgulho espiritual. Há pessoas que acham que podem obter a salvação por seus próprios méritos; se orgulham de sua vida religiosa, achando-se melhores do que os outros e não reconhecendo a necessidade da graça de DEUS para serem salvas e viverem a vida que agrada a DEUS. Estes são os crentes orgulhosos e soberbos que confiam em sua própria justiça e não se submetem à misericórdia de DEUS. Um exemplo clássico desse orgulho espiritual é aquele fariseu da parábola que foi ao templo a fim de orar. Ele revelou esta má atitude nas palavras de sua oração: “Ó DEUS, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos a adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho”. Ele se achava melhor do que os outros; não enxergava nenhum pecado sequer em sua vida. Que benção ele recebeu de DEUS com seu orgulho espiritual? Nenhuma. Voltou para casa sem ser justificado por DEUS. Não foi abençoado, pois não reconheceu sua dependência da graça de Deus. Faltou-lhe humildade de espírito.

A humildade de espírito é uma atitude de humilhação perante DEUS por causa do reconhecimento do próprio pecado. Os humildes de espírito são os espiritualmente pobres que reconhecem como são grandes os seus pecados e a sua miséria e, portanto, se humilham arrependidos perante DEUS suplicando por sua graça e misericórdia. Eles reconhecem que nada têm de bom em si mesmos que possa agradar a DEUS e entendem que necessitam da graça de DEUS para receber o perdão dos seus pecados. Eles se colocam diante de Deus como mendigos espirituais, totalmente carentes da sua misericórdia. Os humildes de espírito agem segundo aquele publicano da parábola que, ao contrário do fariseu orgulhoso, convenceu-se do seu próprio pecado e suplicou a DEUS por perdão dizendo: “ Ó DEUS, Sê propício a mim pecador”! Ele foi perdoado por DEUS. Voltou para casa justificado. Foi abençoado por DEUS com o perdão dos pecados, porque em humildade de espírito, reconheceu sua dependência da misericórdia de Deus para ser perdoado.

A humildade de espírito deve ser uma atitude constante na vida do crente. Embora regenerados, temos ainda uma natureza pecaminosa e, portanto pecamos a cada dia. E sendo pecadores, precisamos reconhecer nossa total necessidade da graça e da misericórdia de Deus. Há humildade de espírito em seu relacionamento com Deus? Você tem sido um mendigo espiritual? Você tem se humilhado perante DEUS por causa dos seus pecados? Tem confessado a ele as suas transgressões? Você reconhece a necessidade da graça de DEUS para receber o perdão dos seus pecados e como um mendigo você implora a DEUS por perdão? Ou você se orgulha de si mesmo achando que não depende de DEUS para nada? Atente para o que diz a palavra de DEUS: DEUS resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de DEUS, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte... (I Pe 5.5b-6), pois todo o que se exalta será humilhado, mas o que se humilha será exaltado (Lc. 18.14b).
O Senhor não olhará para os orgulhosos espirituais que acham que não precisam de DEUS e que são melhores do que os outros; também não olhará para os que vivem mergulhados em seus pecados sem se arrependerem; mas ele olhará para todos aqueles, que se esvaziam de si mesmos e recorrem humilhados e arrependidos ao seu auxílio e misericórdia. Ele mesmo prometeu: “Mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra” (Is. 66.2). Destes ele se aproxima: “ Perto está o SENHOR dos que têm coração quebrantado e salva os humildes de espírito” (Sl.34.18). Ele se agrada dos humildes de espírito e tem prazer em ouvi-los e abençoá-los, conforme podemos ler no salmo 51.17: “ Sacrifícios agradáveis a DEUS são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó DEUS”.



2. Em que consiste a felicidade dos humildes de espírito?

DEUS abençoa os humildes de espírito. JESUS disse que eles são bem aventurados, isto é, realmente felizes. Os mendigos a quem Jesus se refere são verdadeiramente ricos e felizes. Mas em que consiste a felicidade dos humildes de espírito? Qual é a riqueza deles? Por que eles são bem aventurados? O nosso Senhor nos responde: “Porque deles é o reino dos céus”. Estas palavras constituem uma afirmação maravilhosa de JESUS. Ele não diz que a herança do reino dos céus pelos humildes de espírito é um sonho, um desejo ou uma possibilidade, mas que é um fato, uma realidade, uma certeza: aos humildes de espírito pertence o reino dos céus; eles são de fato herdeiros desse reino. Aqueles que descobrem sua pobreza espiritual não são infelizes ou miseráveis como os incrédulos e orgulhosos que não buscam a misericórdia de DEUS, mas são bem aventurados, felizes, ricos, pois possuem uma riqueza incomparável: deles é o reino dos céus.

O que é o reino dos céus? O reino dos céus ou reino de DEUS foi o tema central da pregação e do ensino de CRISTO. Logo após seu batismo e tentação, o Senhor começou a pregar e ensinar sobre o evangelho do reino de DEUS dizendo: “O tempo está cumprido, e o reino de DEUS está próximo” (Mc. 1.15a). JESUS está dizendo que o reino de DEUS chegou, está presente entre os homens na sua pessoa e obra. Mas qual é a natureza deste reino? Esse reino não significa o governo político de um rei sobre um determinado país ou território. Os judeus, na época de JESUS, esperavam um reino terreno estabelecido em Jerusalém pelo Messias prometido. Eles esperavam um reinado político em que o Messias os libertaria do jugo dos romanos e reinaria sobre eles. Mas não foi esse tipo de reino que JESUS trouxe para seu povo.
O reino dos céus trazido por Jesus é muito abrangente. Poderíamos falar muita coisa sobre este reino. Mas no momento precisamos saber do seguinte: O reino dos céus, já presente na pessoa de CRISTO, é um reino espiritual e significa o domínio da graça de DEUS em CRISTO sobre o seu povo santo, a sua igreja. Neste reino, CRISTO é Rei e Senhor, e todos os que nele crêem são herdeiros e habitantes deste reino. Neste reino há benefícios e deveres para seus súditos. Este reino, que já pertence aos humildes de espírito, é também uma realidade tanto presente quanto futura na vida deles.

O reino dos céus já é uma realidade presente na vida de todos os crentes. Os humildes de espírito são bem aventurados, pois foram transportados do império das trevas para o reino do Filho Amado de Deus. São bem aventurados porque desfrutam já aqui na terra das bênçãos do reino dos céus, do qual, pela graça de DEUS foram feitos herdeiros e cidadãos. Eles receberam pela graça de DEUS, somente pelos méritos de CRISTO, a remissão completa dos seus pecados e a nova vida em CRISTO (sob a direção do Espírito Santo).
Os humildes de espírito são felizes porque desfrutam do governo e cuidado espiritual de CRISTO sobre eles. O CRISTO exaltado e entronizado nos lugares celestiais os governa com Sua palavra e Espírito e cuida deles, protegendo-os e guardando-os dos inimigos e concedendo-lhes tudo o que precisam para seu corpo e alma. Pertencer ao reino de Cristo, ser participante de sua salvação, desfrutar dos seus cuidados é a grande riqueza e felicidade que Deus dá aos humildes de espírito já agora.

Podemos encontrar uma felicidade maior do que essa neste mundo? O dinheiro, a fama ou qualquer outra coisa que este mundo oferece pode dar ao homem a verdadeira felicidade? Não. Por mais que os homens depositem sua confiança nas coisas materiais e por mais que desfrutem ao máximo de suas riquezas, eles continuam sendo infelizes e miseráveis estando fora de CRISTO. Somente em CRISTO se pode encontrar e possuir a verdadeira felicidade. A verdadeira felicidade consiste em possuir a verdadeira vida e esta só pode ser encontrada em Cristo. Ele veio para conceder vida e vida em abundância e vida eterna a todo aquele que nele crê, pois ele próprio é a vida. Ele está chamando pecadores para desfrutarem da verdadeira vida que só pode ser encontrada nele. Os que estão fora de CRISTO precisam se arrepender dos seus pecados e crer no Senhor JESUS para serem salvos; necessitam de um novo nascimento para entrar no reino de DEUS e se tornar seus herdeiros, pois “ se alguém não nascer de novo não pode entrar no reino de DEUS” (Jo.3.5).
Reconheça seus pecados e clame pela misericórdia de Deus. Arrependa-se dos seus pecados e creia em CRISTO! Pois somente ele pode restaurar a sua comunhão com DEUS e fazer de você um herdeiro e habitante do reino dos céus. É nisto que consiste a verdadeira felicidade. Por outro lado, os que não se arrependem de seus pecados e não se refugiam em CRISTO não herdarão o reino dos céus, pois a palavra de DEUS nos diz claramente que aqueles que praticam as obras da carne não herdarão o reino de DEUS ( ! Co 6.9-10; Gl 5.21).

Os crentes, que já são herdeiros do reino e desfrutam de suas bênçãos e privilégios em CRISTO expressam sua gratidão pelos benefícios imerecidamente recebidos. Sob a direção do Espírito Santo, eles passam a viver de acordo com a ética do reino de Cristo. Eles não se entregam ao pecado, mas vivem para DEUS; não se orgulham de si mesmos, mas em humildade de espírito reconhecem sua necessidade da graça de DEUS para serem salvos e viver a vida que agrada a DEUS.

A vida no reino dos céus já pode ser desfrutada aqui nesta terra, mas ela terá seu total cumprimento na vida porvir. Aqui ainda encontramos oposição ao reino de CRISTO. Lutamos contra o pecado (nossa carne), o mundo e também o diabo que tenta nos destruir. Mas, para nosso consolo, Cristo nos libertou do domínio do pecado e do diabo. Satanás não obterá êxito em suas investidas contra a igreja de Cristo. Ele já foi derrotado pela vitória de CRISTO em sua morte e ressurreição e aguarda a condenação final e eterna. CRISTO protege o seu rebanho e Ele mesmo prometeu que as portas do inferno não prevalecerão contra a sua igreja. No dia em que Nosso Rei e Salvador voltar, a oposição de Satanás chegará ao fim. Ele será definitivamente lançado no lago de fogo com seus anjos. O pecado, a morte e o sofrimento não mais existirão.  Então, viveremos no reino dos céus em toda a sua plenitude. Seremos glorificados e reinaremos para sempre com Nosso DEUS e Senhor JESUS CRISTO, vivendo com ele em eterna felicidade.

    CONCLUSÃO
Nas promessas de cada uma das bem aventuranças, o Senhor JESUS nos deu uma descrição maravilhosa do que será a vida na plenitude do reino. Lá os crentes serão eternamente consolados, pois DEUS lhes enxugará dos olhos toda a lágrima; os crentes herdarão a terra, reinarão com CRISTO no novo céu e na nova terra sobre toda criação; os crentes serão plenamente satisfeitos com a justiça de DEUS; encontrarão a misericórdia; verão a DEUS, isto é, habitarão para sempre com o Seu DEUS e PAI e viverão em eterna paz com Ele como seus verdadeiros filhos em CRISTO.
Esta é a vida no reino dos céus, a verdadeira felicidade que não pode ser encontrada no mundo, mas que vem de DEUS para nós por meio de Seu Filho, Nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO. Esta verdadeira felicidade não é para os orgulhosos e incrédulos que não reconhecem seus pecados e sua total necessidade e dependência da graça de DEUS em CRISTO para serem salvos. Eles se acham ricos, mas na verdade são pobres se não têm Cristo. Mas quem desfruta dessa verdadeira felicidade são os humildes de espírito, que reconhecem seus pecados e buscam a salvação não em si mesmos mas em CRISTO. Os que chegam de mãos vazias diante de Deus, recebem tudo que precisam para a salvação. Eles não têm nada, mas Cristo tem tudo. Em Cristo, eles são de fato, mendigos ricos e felizes. Pois, pela graça de DEUS em CRISTO e não por seus próprios méritos, eles recebem a herança do reino dos céus: “deles é reino dos céus”, já agora aqui na terra e mais plenamente na vida eterna porvir. Amém.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

QUEM ATRAPALHA A IGREJA?


Quem realmente derruba a igreja de Deus? Será o diabo? Será o homens e mulheres dentro da casa de Deus q dão lugar para o diabo? Perguntas q não fazem calar !!!
"AQUELE QUE NÃO ESTÁ COMIGO É CONTRA MIM, E AQUELE QUE COMIGO NÃO AJUNTA, ESPALHA...(Lucas 11:23.) Os inimigos da igreja muitas vezes estão dentro da propria igreja homens e mulheres cheios de si e não cheios do Espirito Santo de Deus... Qdo o homem esta cheio de si ele se enche se do pecado.ex: soberba não aceita errar,não aceita perdoar...a inveja não aceita a vitória do outro,o manifestar de Deus na vida do outro...o odío não deseja que o irmão se levante,deseja o irmão vá para longe... De servo de Deus passa ser servo de satanás trabalhando pela destruição de seus irmãos e da casa de de Deus...Será que estamos espalhando e não ajuntando!!! Será que estamos sendo contra Cristo!!!Qdo espalhamos causamos divisão,não praticamos o amor o perdão o ajudar aqueles que mais fracos são estamos contra Cristo e causamos divisões e não somos com ele...Não se alegre com o cair de seu irmão,não participe da roda dos escarnecedores não ajude a fazer mal a teu irmão,não se ensoberba.... PQ se vc está manifestando estes sentimentos comece a ficar seriamente preocupado,O ESPIRÍTO SANTO NÃO HABITA EM MEIO AO PECADO ...E SE VC ESTIVER COM ESTES SINTOMAS E NÃO ESTA SENTINDO ARREPENDIMENTO É ALGO MUITO SÉRIO E GRAVE....VC ESTÁ SENDO USADO POR SATANÁS E DEUS NÃO E COM OS QUE ESPALHAM SE TU MORRER SE HOJE PARA ONDE IRA???MAS VC TEM UM DEUS QUE SE TU PEDIRÉS PERDÃO ELE TE PERDOARÁ RESTAURARÁ TUAS VEREDAS E TE FARÁ MAIS Q VENCEDOR... LUTAMOS PARA QUE A GLORIA DE CRISTO SEJE MANIFESTA POR TODAS AS NAÇÕES DEUS CORRIGE A QUEM AMA. Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho. (Hebreus 12:6). DEUS ABENÇOE HOJE E SEMPRE...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

COMO DEUS PREPAROU UM PREGADOR...

Como Deus Preparou um Pregador: Lições da Vida de Jonas

Apesar das imperfeições do pregador, a mensagem de Deus alcançou o resultado desejado e Sua imensa compaixão pelos homens foi demonstrada



No livro de Jonas, capítulo 1, versos 1 a 3, lemos:
"E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR."
As duas primeiras coisas que queremos ver aqui é que Deus escolheu e comissionou Seu pregador. Terceiro, Deus disse ao Seu pregador para clamar contra Nínive — isto é, proclamar a mensagem de arrependimento. A cidade de Nínive era a capital do Império Assírio e, naquele tempo, seus exércitos ameaçavam Israel. Os guerreiros assírios eram considerados os mais sanguinários e brutais e gostavam de inventar novas formas de torturar os prisioneiros. Freqüentemente, arrancavam a pele das pessoas ou as erguiam no ar espetadas no peito por uma grande lança. Talvez, pelo fato de conhecer a crueldade dos assírios, Jonas tenha relutado, pois seu próprio povo já tinha sofrido muito nas mãos deles.
Jonas fez o que muitos homens fizeram, discordando do chamado de Deus. "Deus deve estar brincando comigo! Eu quero é mais que Nínive seja mesmo destruída!" Assim, Jonas tentou fugir de Deus! Observe que ele desceu até a cidade portuária de Jope, para dali fugir para Társis — o destino mais remoto para onde ele poderia ir. É interessante observar quantas vezes encontramos na Bíblia a expressão que "alguém desceu para algum lugar" — quando está vivendo fora da vontade de Deus. "Descer ao Egito" é mencionado diversas vezes, pois o Egito é uma figura do mundo. Sansão desceu a Timna, etc. Os homens fogem de Deus por diversas razões: medo, fama, fortuna, fraqueza e, algumas vezes, por pura tolice — mas nunca fé! Jonas fugiu por causa do ódio pessoal contra aqueles a quem tinha sido enviado. Ele sabia que, se o povo de Nínive ouvisse a mensagem e se arrependesse, Deus os perdoaria e pouparia da destruição. No entanto, Jonas queria que todos eles fossem para o inferno! "Não, não, mil vezes não — que vão para o inferno, pois é o que merecem", era a atitude de Jonas. Mais tarde, após Deus persuadi-lo a ir (na verdade, a contragosto), Jonas acaba emburrado e pedindo que Deus o faça morrer. Seus sentimentos pessoais estavam tentando interferir com o modo de Deus agir. Aparentemente, Jonas não entendia, mas aos olhos de Deus ele não era melhor — não era mais justo — do que aqueles a quem odiava. Receio que hoje, muitos cristãos tenham a mesma falsa suposição. O apóstolo Paulo diz em Romanos 3:10: "Não há justo, nem um sequer". A palavra "sequer" inclui todos nós, salvos e perdidos da mesma forma. A única justiça que um cristão tem é justiça imputada — a de Jesus Cristo, que Ele nos dá. Sem que essa justiça seja atribuída a nós, ninguém poderia ir aos céus. A partir disso, podemos ver que a atitude de Jonas era completamente errada e nenhum de nós deve pensar de si mesmo mais do que convém. [Romanos 12:3].
Jonas está determinado a fugir da ordem de Deus, mas Deus está infinitamente mais determinado a fazê-lo obedecer. Disputar quem tem a vontade mais forte com Deus não é uma competição justa! Jonas poderia ter sido interrompido em qualquer ponto em sua viagem para Jope, mas Deus permitiu que ele comprasse a passagem e embarcasse no navio fenício que ia para Társis. Exausto da caminhada, Jonas entra no porão do navio e adormece. Enquanto ele está dormindo, Deus prepara uma grande tempestade no mar — na verdade uma tormenta tão grande que os marinheiros ficam apavorados e o capitão acorda Jonas e pede que ele ore ao seu Deus! A tripulação começa a lançar a sorte (diríamos hoje, "tirar palitinhos") para determinar por causa de quem sobreveio todo aquele mal. Jonas é identificado como o culpado, e eles o interrogam para saber o motivo de todo aquele problema. Jonas admite que estava desobedecendo ao seu Deus — fugindo da sua presença — e os marinheiros ficam revoltados com a atitude dele. Eles então perguntam o que podem fazer para reverter a situação e fazer a tempestade passar. Acho que a resposta de Jonas os pegou de surpresa, pois ele lhes disse que deveriam lançá-lo ao mar! Bem, mesmo aqueles marinheiros pagãos não eram homens sem coração, de modo que relutaram e procuraram de todas as formas levar o navio de volta a terra. Quando reconheceram que seus esforços eram vãos, pois a tempestade ficava cada vez pior, eles acabam orando ao Deus de Jonas — pedindo que Ele os poupasse e os perdoasse pelo que precisariam fazer! Quando tudo o mais não funciona, lance o profeta ao mar — e assim eles fizeram! Quando a tempestade parou miraculosamente, ficaram tão impressionados que adoraram ao Deus de Jonas, ofereceram sacrifícios e fizeram os votos normais que os homens fazem quando passam por esse tipo de experiência emocional. (E logo esquecem tudo.) Seria fácil espiritualizar suas ações e compará-las à salvação, mas isso é altamente improvável.
O próximo evento então tem sido criticado, ridicularizado e declarado como impossível — mas o próprio Jesus Cristo citou essa "história do peixe" como sendo representativa da sua própria morte, sepultamento e ressurreição. Começando no verso 17 do capítulo 1, lemos o seguinte:
"Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe."
O verso 1 do capítulo 2 continua:
"E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe. E disse: Na minha angústia clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz. Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim. E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo. As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça. Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó SENHOR meu Deus. Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo. Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia. Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação. Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca." [Jonas 2:1-10].
A primeira coisa que precisamos ver é que Deus preparou um peixe para engolir Jonas! É possível que esse peixe tenha sido uma baleia ou um tubarão-baleia — ambos podem engolir um homem adulto. Existe o registro de uma baleia que destruiu um pequeno barco de onde os pescadores estavam tentando atingi-la com um arpão, mas que foi pega horas depois. Pelo menos um dos homens estava desaparecido do barco que fora atingido, e era tido como morto afogado. No entanto, quando abriram a barriga da baleia, lá estava o marinheiro desaparecido! Ele estava todo branco, devido aos ácidos no estômago da baleia e ficou insano por vários dias, mas estava vivo e posteriormente recuperou os sentidos! Esse é um incidente interessante e mostra que um homem pode sobreviver por certo tempo dentro do ventre de uma criatura marinha. No entanto, eu creio, ao contrário da noção popular, que Jonas de fato morreu! Observe no verso 6 do nosso texto que ele diz "contudo, fizeste subir da sepultura a minha vida" e as palavras poéticas de Jonas parecem pintar um quadro de morte, sepultamento e depois de ressurreição. Também acredito que o fato de o Senhor Jesus ter usado Jonas como uma ilustração da sua própria morte, sepultamento e ressurreição, permite essa interpretação. Mas, seja lá o que tenha ocorrido, após três dias e três noites no ventre do peixe, Jonas foi vomitado sem cerimônia em uma praia. Falemos sobre como endireitar um pregador. Primeiro, Deus matriculou Jonas na "Universidade da Baleia". A oração de Jonas quando estava no ventre do peixe foi sua dissertação de doutorado. Após Deus transformar o coração de Jonas, este finalmente pegou a estrada para Nínive!
Certa vez, um fazendeiro vendeu uma mula para seu vizinho e após certo tempo, o comprador trouxe a mula de volta reclamando que não conseguia arar com ela, pois simplesmente não o obedecia! "Ah, desculpe, esqueci totalmente de lhe dizer", disse o antigo dono, apanhando uma vara que estava caída no chão, e batendo depois na cabeça da mula! Imediatamente, a mula passou a obedecer cada ordem que recebia. A explicação é que "algumas vezes, temos de chamar a atenção da mula!" Jonas estava se comportando como uma mula, pois sabia o que precisava fazer, mas não estava disposto a fazê-lo, até Deus chamar sua atenção.
Em seguida, lemos nos versos 1 e 2 do capítulo 3:
"E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo: Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo."
Jonas recebe sua ordem para marchar novamente. Você não fica contente em ver que nosso Deus sempre concede uma "segunda chance"? Eu fico! Se nossa salvação dependesse da nossa imediata e total obediência, nenhum de nós entraria nos céus. Observe também que Deus não lhe permitiu pregar aquilo que "estava em seu coração" — sem dúvida um sermão no qual ele pediria que Deus não tivesse misericórdia e que destruísse a todos. Não, Deus lhe dá instruções explícitas para pregar exatamente a mensagem que Ele vai lhe dar — não a resenha de um livro, nem sua própria opinião, não o que sua mãe ou os diáconos lhe pediram para pregar. Nem mesmo o que ele quer pregar da Palavra de Deus, mas estritamente a mensagem dada por Deus. "Mas Deus, se eu pregar sobre isto, as pessoas ficarão aborrecidas e não voltarão mais!" Louvado seja o Senhor! Essa "espada de dois gumes" divide e, se vier a ofender alguém, que assim seja! Muitos (talvez a maioria) dos pregadores têm essa idéia que sua principal responsabilidade é com a popularidade, para que o número de pessoas na congregação seja bom. Deus não está impressionado com popularidade ou com os números. Aqueles que deixam de declarar todo o desígnio de Deus estão no caminho de Jope, percebam ou não, e estão cometendo um grande erro. É muito mais fácil pregar sobre o amor de Deus e sobre o fruto do espírito do que "tosquiar as ovelhas", falando sobre os pecados da carne, mas algumas vezes Deus insiste que façamos nosso trabalho de redarguir, repreender e exortar! [2 Timóteo 4] Se houve um tempo na história desta nação quando o arrependimento e o reavivamento são desesperadamente necessários, esse tempo é agora! Somos uma civilização decadente e paganizada, a despeito de todas as afirmações em contrário, e qualquer idiota pode discernir a rápida deterioração da nossa fibra moral e espiritual. Nossos adolescentes estão se matando uns aos outros, nosso governo está falido moralmente — mas os analistas com óculos de lentes cor-de-rosa insistem que tudo está bem, pois a economia continua prosperando. Que Deus nos ajude! "Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos." [Jeremias 8:20].
Vejamos que mensagem Deus deu a Jonas para pregar. Era uma mensagem de 30 a 45 minutos de duração, com rimas para dar maior ênfase e terminava com um poema. Certo? Não, ela consistia de apenas sete ou oito palavras na nossa tradução portuguesa e foi "pregada" por um homem que certamente não tinha no seu coração aquilo que estava dizendo. Ele foi forçado a pregar aquela mensagem. Na nossa mente, podemos imaginar Jonas entrando na grande cidade, olhando temerosamente para os lados, esperando a qualquer momento ser reconhecido como judeu e atacado — somente seu medo excedia seu ódio por aquele povo. Após caminhar aproximadamente um terço da distância, percorrendo a grande cidade, ele tomou coragem e começou a clamar: "Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida." Você pode imaginar alguns dos comentários que uma mensagem como essa receberia em nosso país hoje? "Rapaz, que sermão sem graça! É curto demais, não tem assunto nem estilo! Ouvi-lo é uma perda de tempo!" No entanto, aqueles que fizessem esses comentários estariam deixando de reconhecer o aspecto sobrenatural da mensagem. Era a Palavra de Deus para Nínive e para o Império Assírio, e a Palavra de Deus nunca volta vazia, ela sempre realiza seu trabalho! Nós, pregadores, precisamos nos preocupar mais com o que Deus diz, em vez de como moveremos o coração dos homens. Um pregador amigo meu sempre faz o comentário que não podemos nem mesmo criar ansiedade na mente dos nossos ouvintes.
Jonas continuou percorrendo aquela grande cidade proclamando a simples mensagem de arrependimento e o resultado foi sem paralelos em toda a história humana! A Palavra de Deus diz que do maior (o rei) até o menor, os ninivitas creram na mensagem pregada por Jonas, arrependeram-se da sua impiedade e humilharam-se diante de Deus! Por causa do arrependimento genuíno deles, Deus reteve sua mão de julgamento até um tempo posterior. A história registra que muitos anos mais tarde, os ninivitas voltaram aos seus caminhos pecaminosos e Deus acabou destruindo o império assírio, mas isto mostra o que Deus pode fazer nos corações dos homens. Mesmo nas mãos de um indivíduo relutante e sem entusiasmo, a mensagem de Deus alcançou o resultado desejado. Por outro lado, a Palavra de Deus pregada pelo mais eloquente e dinâmico pregador do mundo não alcança nada similar, se o Espírito Santo não atuar. A pregação sem o poder pode e, rotineiramente, enche os bancos das igrejas e os gazofilácios de ofertas, mas o Tribunal de Contas de Cristo é que será o padrão de avaliação — não o sucesso relativo conforme visto pelo homem.
Finalmente, no capítulo 4, vemos Jonas fora de Nínive, olhando para a cidade e achando que aquela demonstração de conversão fosse apenas fingimento da parte dos ninivitas. Talvez Deus descubra que eles estão apenas fingindo e os destrua. Apesar de ter testemunhado um tremendo milagre, a raiva de Jonas por aquele povo continuava a ofuscar qualquer vestígio de compaixão. Agora que seus piores temores se concretizaram e Deus realmente poupara aquele povo, Jonas fica irado! No entanto, Deus trata esse pregador petulante como se fosse uma criança. Começando no verso 1 do capítulo 4, temos:
"Mas isso desagradou extremamente a Jonas, e ele ficou irado. E orou ao SENHOR, e disse: Ah! SENHOR! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal. Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver. E disse o SENHOR: Fazes bem que assim te ires? Então Jonas saiu da cidade, e sentou-se ao oriente dela; e ali fez uma cabana, e sentou-se debaixo dela, à sombra, até ver o que aconteceria à cidade. E fez o SENHOR Deus nascer uma aboboreira, e ela subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; e Jonas se alegrou em extremo por causa da aboboreira. Mas Deus enviou um verme, no dia seguinte ao subir da alva, o qual feriu a aboboreira, e esta se secou. E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas; e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver. Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que assim te ires por causa da aboboreira? E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte. E disse o SENHOR: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu; e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?" [Jonas 4:1-11]...
                   BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

terça-feira, 27 de setembro de 2011

PORQUE PASSAMOS POR LUTAS...

PORQUE PASSAMOS POR LUTAS...
Passar por lutas é normal e inevitável, sempre passaremos por elas. Outra coisa inevitável é questionar o porquê passamos por lutas ou, por que enfrentamos tantos problemas? Você já questionou o motivo de tantas lutas e provas? Parece que mal saímos de uma situação complicada e já entramos em outras.
Existem dois tipos de lutas.
O primeiro tipo é a conseqüência normal de vivermos num mundo marcado pelo pecado e de nossas escolhas erradas. O segundo tipo é fruto das provas que Deus providencia ou permite para nós. Quando este segundo tipo de luta acontece; ou seja, quando Deus requer que nós passemos por lutas, Ele está querendo:
1º) Provar o coração.
Não existe lugar melhor para se provar o coração de uma pessoa, do que, no momento que enfrenta problemas. Nesta hora sabemos em quem ela confia de verdade, se é madura ou não, se reage com tranqüilidade ou se vai se desesperar. Algumas vezes Deus nos leva a passar por problemas para perceber nossas reações e, saber onde está nosso coração. Se estiver passando por lutas lembre-se: Deus está provando seu coração. Ele quer saber se você tem o coração Nele e nas suas coisas.
2º) Ensinar a perseverança.
As lutas produzem em nós a perseverança. Precisamos de perseverança para correr a carreira cristã e recebermos as promessas de Deus, portanto se você estiver passando por lutas lembre-se que elas vão te fazer mais forte e melhor se você tiver perseverança e assim elas te levarão a alcançar as promessas de Deus. Agradeça a Deus pelas lutas.
3º) Nos dar algo melhor.
Deus prometeu uma terra melhor para o seu povo se eles fossem fiéis e confiassem no Senhor. Algo melhor é prometido para quem enfrenta e vence as lutas.
Se você passa nas provas da 2° série da escola, conseqüentemente vai para a 3° série. Assim toda vez que saímos vitoriosos de uma luta, crescemos em Deus. Está passando por lutas? Lembre-se que elas podem te fazer crescer, se você vencê-las poderá alcançar coisas maiores. QUE DEUS O ABENÇOE...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

LÁGRIMAS DA ALMA...

LÁGRIMAS DA ALMA



lagrimas da alma

“Estou cansado de tanto gemer; todas as noites faço nadar o meu leito, de minhas lágrimas o alago. Meus olhos de mágoa se acham amortecidos, envelhecem por causa de todos os meus adversários”
Salmo 6 :6,7
Essa tem sido a situação de  muitas pessoas. Suas almas estão enfermas, tristes, decepcionadas, desoladas, amarguradas, isoladas, solitárias. Suas noites têm sido um tormento. A insônia, essa maldita inimiga, não tem se apartado, não tem dado sossego, não há trégua. A alma está em guerra.
O medo, esse inimigo cruel teima em combater todo dia e toda a noite.
Muitos acham que não vale a pena viver. O fracasso e a derrota tomaram conta de suas almas. Não obstante a riqueza e o sucesso na vida secular, alguma coisa foi perdida. A felicidade e paz não apareceram; a alegria, essa é uma desconhecida e fugitiva dos corações.
Com tudo que acontece a alma é atormentada por um sentimento de culpa: “Onde foi que errei?”, “O que fiz pra estar assim?” , “Por que isso está acontecendo comigo?” “Por que, meu Deus, a solidão assola a minha alma?” “Por que eu não tenho sossego nem de dia nem de noite?” “Sinto-me só, ninguém quer saber das minhas dores, muitos menos dos meus conflitos”. “Clamo a Deus e ele não me ouve”; “O silêncio de Deus está me matando”. “Por que, meu Deus, sem  aperceber-me as lágrimas correm facilmente pelo meu rosto?” “ Minha alma está triste, não há brilho nos meus olhos.” “Quem virá em meu socorro? Já não tenho confiança em ninguém!”
Creio que essa é a situação de muitos nessa vida. Suas lágrimas têm sido seu alimento diário, e sem cessar, lhes tem atormentado.
Homens e mulheres têm sido afligidos por esses sentimentos. Aos homens as suas lágrimas têm se transmutado em revolta, raiva, ira e violência. Nas mulheres, ás lágrimas paralisam-lhes os sentimentos, destruindo seus sonhos, frustrando-lhes a esperança, roubando-lhes a doçura,  extirpando-lhes  a auto-estima e a beleza.
Tenho uma palavra de esperança a você que está passando por essa situação de caos interior.
A bíblia nos fala de homens e mulheres que passaram nessa vida, e que hoje são reputados como heróis da fé, mas foram assolados pelos mesmos sentimentos que você está passando. Contundo, encontraram o caminho da vitória e suas almas foram libertas desse cárcere, dessa prisão.
Elias, o grande profeta do Senhor que enfrentou reis e matou 450 profetas de Baal, foi atormentado por um sentimento de temor,  solidão e abandono que o fez desejar a morte.      I Reis 19:1-7. Ana, mãe de Samuel, foi assolada por um sentimento de amargura, decepção e tristeza, suas lágrimas rolavam sem cessar em seu rosto. I Samuel 1:8-18
O apóstolo Paulo, sentiu a dor cruel do abandono, foi ele quem disse: “ …Todos me abandonaram”. II Timóteo 4:16.
O rei Davi teve também seus momentos de muitas crises e lágrimas: viu morrer alguns de seus filhos, foi traído pelo seu filho Absalão, teve uma filha violentada pelo próprio irmão. Foi terrivelmente perseguido por exércitos que  queria matá-lo. Sofreu a dor do abatimento e da angústia da alma. Dele são estas palavras de perplexidade: “ Por estás abatida, oh, minha alma, porque te perturbas dentro em mim.” Salmo 42:5 “Todas as noites faço nadar o meu leito, de minhas lágrimas o alago.” Salmo 6:6
O próprio Jesus, o amado Filho de Deus, sofreu  agruras,  como muitos estão passando nesse momento: Foi rejeitado, traído, oprimido, ridicularizado, abandonado pelo seu Pai. É dele estas expressões: A minha alma está profundamente triste até a morte.” “Eli, Eli, Lemá Sabactâni” Que quer dizer: “Deus meu, Deus meu , porque me desamparastes?” Mateus 26:38; 27:46
O que fizeram estes homens e mulheres de Deus para vencerem esses momentos difíceis que passaram, quando suas almas verteram lágrimas? Como vencer verdadeiros gigantes que derrotam nossas esperanças e oprimem nossas almas?
“Porque não passa de um momento  a sua ira, o seu favor dura a vida inteira.  Ao anoitecer pode vir o choro mas a  alegria vem pela manhã.” Salmo 30:5
A certeza da vitória, a convicção de que você é amado de Deus, e que Ele há de te dar o livramento no tempo devido: Há esperança para teu futuro diz o Senhor…” Jeremias 31:17 “Portanto não temeremos ainda que a terra se transtorne, e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem, e na sua fúria os montes se estremeçam. Há um rio, cujas as correntes alegram a cidade de Deus, e o santuário das moradas do Altíssimo” Salmo 46:2-4
Você sabe por que teus inimigos não irão derrotá-lo? Porque assim diz o Senhor: Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu quem impedirá” Isaías 43:13
Você sabe por que esta doença não irar  vencê-lo, porque é o Senhor quem  promete: “ Eu sou o Senhor que te sara” Êxodo 15:26
A convicção nas promessas de Deus deve ser a âncora de nossa alma. Oh, alma, por que choras, deleita-te nas palavras do Altíssimo:
“Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas cousas, porém, somos mais do que vencedores, por meio daqueles que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem morte nem vida, nem anjos, nem principados, nem cousas do presente, nem do futuro, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 8:35-39
O Senhor enxugará dos teus olhos e de tua alma todas as tuas lágrimas:
.. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.”
Apocalipse 7:17
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

5-AÇÕES DE DEUS NA TRAJETÓRIA DE SUA VIDA...

Texto: (Ex.14.14a) “O Senhor pelejará por vós, e vos calareis”.
Introdução
Existe uma relação profética muito interessante entre o antigo testamento e o novo testamento. Essa relação analógica entre os símbolos e personagens do antigo testamento e aos elementos do novo testamento é chamado de tipologia bíblica. O Egito é relacionado ao mundo. Israel é relacionada à Igreja. O deserto é relacionado à trajetória da nossa vida aqui na terra. Canaã, a terra prometida, é relacionada ao reino dos céus. Paulo diz em (Gl.6:16) que nós somos a Israel de Deus. “E a todos quantos andarem, com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus”. O Israel de Deus. isto é: (Judeus. Cristãos e aqueles que são ao mesmos tempo, descendentes físicos e espiritual de Abraão) A trajetória de Israel no deserto é a mesma que Deus usa na trajetória da nossa vida. Israel encontrou na trajetória da sua vida no deserto: (Terreno estéril, inimigos, lugar de sequidão, lugar vazio, lugar de contrastes, calor e frio, lugar de mesmice, lugar de morte). É muito fácil morrer no deserto, mas o deserto também é lugar da ação de Deus em favor do Seu povo. Deserto é lugar onde Deus realiza as maiores vitórias na vida do seu povo. É no deserto que você conquista grandes vitórias. Em quanto você viver nesta terra, você pode contar com a ação de Deus na sua vida.
Quais são as cinco ação de Deus na trajetória da sua vida?
Na trajetória da sua vida você pode contar com cinco ação de Deus, entre tantas outras que ele têm para usar a teu favor.
Primeira Ação
VOCÊ PODE CONTAR, COM A DIREÇÃO DE DEUS, NA TRAJETÓRIA DA SUA VIDA
(Ex. 13:21) “O Senhor ia adiante deles, durante o dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, durante a noite numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite”. Na trajetória da sua vida, você pode contar com a direção de Deus. Veja que Israel andou por terrenos estéril, por lugares vazios, por lugares, frio e quente, por lugares que não mudava as suas características, eram sempre a mesma mesmice. No deserto era muito fácil morrer. A sua vida pode estar assim, nada muda são sempre as mesma coisas, você já está cansado (a) de tanto plantar nesta terra estéril e você não consegue colher os frutos do seu trabalha. O seu trabalho é cansativo, e você está achando que vai morrer neste deserto. Você não vai morrer no deserto dessa vida, não se desespere, não fique preocupado(a) achando que Deus se esqueceu de você, Deus está no controle, ele está na direção, o Senhor está te guiando nesta terra, O Senhor fala com você que no deserto, também é lugar da ação sobrenatural do seu poder e da sua glória, e enquanto você viver nesta terra, você pode contar com a ação de Deus na sua vida. Assim como ele estava guiando o povo de Israel no deserto, ele também está na direção e no controle da trajetória da sua vida, para te orientar e guiar os seus passos, e neste momento ela fala com você meu irão, e fala com você minha irmã, e o Senhor te diz: “Eis que eu estou convosco todos os dias da sua vida, até a consumação dos séculos, não te deixarei e nem te desampararei, eu sou o teu Deus, e cuido de você, e nenhum mal te atingirá, porque eu sou contigo, não temas”. Não importa como está a sua situação, deixa o Senhor guiar a sua vida, pois ele sabe qual é o melhor caminho para te conduzir nesta terra. Talvez você não está compreendendo e não está entendendo, o trabalhar de Deus em sua vida, quem sabe você têm perguntado para o Senhor: “Por que o caminhos está tão longo Senhor? Por que eu estou sofrendo tanto assim? Não é o Senhor quem está na direção da minha vida? Por que tanto sofrimento?” Quero te dizer que o caminho pode ser logo e demorado, mais o Senhor não vai te abandonar, você não está e nem estará sozinho, na trajetória da sua vida, mais você pode contar com a direção de Deus, o Senhor está te guiando por caminhos seguro, ele sabe a hora certa de agir, portanto a calma o teu coração e confia inteiramente no teu Senhor. O caminho que Deus traçou para sua vida, você pode achar que não é o melhor, mais no final o céu o céu se abrirá e as providências do Senhor te alcançarão, e te envolverão e você vai ver que Deus é fiel.
Segunda Ação
VOCÊ PODE CONTAR, COM A PROTEÇÃO DE DEUS NA TRAJETÓRIA DA SUA
Deus protegeu Israel na sua trajetória no deserto, por quarenta anos, de todos os perigos, da mesma forma ele quer te proteger. Então não fique preocupado, quando alguém te ameaçar, dizendo que vai destruir a sua vida, a vida da sua família, e você fica apavorado(a), o inimigo consegue te intimidar, e você fica com medo, ou as vezes você abre o portão da sua casa e ao sair você se depara com um trabalho de macumba, que foi feito para você ou para alguém da sua família e você entra em pânico, para como isto, abençoado(a) Senhor é contigo, você têm um Deus que está acima de qualquer problema. (Sl. 91:1-5,10) “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Pois ele te livrará do laço o passarinheiro, e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as sua penas, e sob suas asas estarás seguros. Não te assustará o terror noturno, nem da seta que voa de dia. Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará a tua casa, Porque aos seus anhos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminho”. Mais mesmo assim você ainda fica com medo, e apavora(a). Olha só que maravilho que Deus têm para você, olha o que ele têm reservado para a sua vida: “Você é lavado e remido no sangue do cordeiro, e o Senhor te encheu com o poder e derramou sobre a sua vida a unção de autoridade, para você clamar e repreender a todo tipo de mal, e em o nome do Senhor Jesus, todas as setas diabólica de satanás cairão por terra, e nenhuma arma forjado contra você prevalecerá, porque o Senhor teu Deus é a tua proteção, para te guardar e te livrar na trajetória da sua vida, aqui nesta terra”. Deus é contigo, não temas, a estrada pode ser longa, mais o Senhor te protegerá e te guardará em todo o percurso.
Terceira Ação
VOCÊ PODE CONTAR, COM O SUSTENTO DE DEUS EM TODA A TRAJETÓRIA DA SUA
Deus não deixou faltar nada para o seu povo no deserto. Enquanto o povo de Deus estava caminhando pelo deserto, o Senhor supriu com todas as necessidades e lhes deu o sustento necessário para que ele pudesse sobreviver no deserto. A Palavra de Deus diz , que as roupas não se envelheciam em seus corpos, até a água, Deus fez brotar no deserto, Deus providencio o alimento necessário, o alimento diário para todo o seu povo. Durante os 40 anos que eles andaram errantes pelo deserto, o Senhor Deus, supriu todas as necessidades do seu povo. Se você está passando pelo deserto: “Deserto Emocional, financeiro, espiritual, conjugal, material”, creia que o Senhor vai te ajudar, ele está com você, o Senhor providenciará os recursos necessários para você sobreviver enquanto você estiver neste deserto, você pode contar com a ajuda do teu Senhor. Ele vai suprir todas as suas necessidades, e vai repreender este deserto de problemas emocional, financeiro, espiritual, conjugal e material. Você pode contar, que em toda a trajetória da sua vida o senhor te sustentará e providenciará, meios e recursos e nada te faltará, porque “O Senhor é o seu pastor e nada te faltará”. (Sl 23:1)
Quarta Ação
VOCÊ PODE CONTAR, COM O MILAGRE DE DEUS NA TRAJETÓRIA DA SUA VIDA
Deus é um Deus de milagres, e para que os milagres de Deus venha acontecer em sua vida, você precisa crer, e confiar que Deus têm poder para operar o milagre em sua vida. Não importa que tipo de problema você têm, ainda que os médicos te desenganaram e falaram para você que o seu problema não tem mais jeito. Eu quero te falar que existe um Deus, ele é o médico dos médicos, e o seu nome é Jesus, é o Senhor quem dá a última palavra em sua vida. Então creia, para os teus problemas, ainda existe solução. A bíblia fala de uma mulher, que a doze anos sofria de uma hemorragia, ela já havia gastado toda a sua fortuna, bateu em várias portas e ninguém conseguia ajudar esta pobre alma, ferida, humilha e rejeitada, ninguém conseguia resolver o seu problema. Ela já havia tentado de tudo, mais tudo era em vão, todas as maneira que ela procurava para tentar solucionar o seu mal, nada dava certo, mais ela, mesmo passando, por esta situação difícil, mesmo sabendo que não tinha mais recursos, e todas as portas já estavam fechadas, não havia mais esperança para ele. Mais um certo dia ela ouvi falar de Jesus, e ela tomou uma decisão, eu preciso tocar nas veste de Jesus, se eu apenas tocar nas veste de Jesus eu ficarei limpa e libertada deste mal. Ela tocou e na mesma hora o Senhor Jesus a curou. Jesus também quer curar a sua enfermidade, ele ainda opera milagres e você vai contemplar o poder da cura e da libertação. Deixa Jesus te acompanhar e te guiar na trajetória da sua vida, entrega a sua vida nas mãos do Senhor e você terá e viverá uma vida de milagres. O Senhor te pergunta nesta hora: “O que queres que eu te faça?” Toca pela fé nas veste de Jesus, e receba o milagre agora.
Quinta Ação
VOCÊ PODE CONTAR, COM AS VITÓRIAS DE DEUS NA TRAJETÓRIA DA SUA VIDA
Deus concedeu várias vitórias para o seu povo enquanto eles estavam no deserto. Deus é um Deus de vitórias. Ele te livrará com mãos fortes e poderosas. É o Senhor quem peleja por você, por isso não temas, creia no livramento que o Senhor fará em sua vida. Deus não te escolheu para você ser destruído no deserto da vida, mais ele vai te tirar deste deserto e você vai ver a glória de Deus descendo sobre ti. Eu não sei que tipo de problema você esta passando ou enfrentado em sua vida. Talvez você esteja com sua vida sentimental destruída, com sua vida financeira, ou com sua saúde debilitada, para os seus problemas existem solução, e a solução e Jesus. O Senhor te dará vitória, não importa o tamanho do problema, o teu Deus é maior, ele quer operar um milagre em sua vida, não se desespere, você pode contar com as vitórias de Deus, em toda trajetória da sua vida o Senhor estará com você. Ele não te desamparará, o Senhor estará contigo em todos os momentos da sua vida, entrega agora todos os seus problemas ao Senhor e espere o grande livramento que Deus vai realizar, Deus têm vitória para você.
Conclusão
Na trajetória da sua vida você pode contar com cinco ação de Deus. Primeiro: Você pode contar, com a direção de Deus. Segundo: Você pode contar, com a proteção de Deus. Terceiro: Você pode contar com o sustento de Deus, Quarto: você pode contar, com o milagre que Deus, Quinto: Você pode contar, com a vitória de Deus em toda a trajetória da sua vida’...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

domingo, 25 de setembro de 2011

PREPARA-TE , Ó ISRAEL, PARA SE ENCONTRARES COM O SENHOR TEU DEUS...

PREPARA-TE, Ó ISRAEL, PARA TE ENCONTRARES COM O SENHOR TEU DEUS!

Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus – Amós 4:12
*Sermão pregado pelo Bispo Edson Cavalcante, na Convenção da Assembléias de Deus em Amazonas

 Eu poderia tratar de muitos outros temas, mas, o Senhor me incomodou para que lhes falasse desse tema tão pouco falado nos púlpitos das igrejas evangélicas; esse tema tem estado praticamente já esquecido em nossos dias. : o encontro com o Senhor. O profeta Amós assim nos diz: Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus!
A pergunta que pretendo responder é: PORQUE PRECISO ME PREPRAR PARA ME ENCONTRAR COM O SENHOR?

1- O ENCONTRO COM O SENHOR É CERTO
GERALMENTE, nós nos preparamos para muitas coisas na vida: para uma festa, para o casamento do filho, passar o carnaval em tal lugar, para uma cirurgia...
Algumas destas coisas podem acontecer, outras não (ex. Os gremistas tinham certeza que Ronaldinho Gaúcho ia para lá; não aconteceu... Brasil achava que hexa era certo; decepcionamo-nos na Copa.. e, em 82 e 86?)
O encontro com o Senhor não é algo facultativo, pelo contrário, é obrigatório! Jesus nunca titubeou, nem mesmo deixou transparecer qualquer possibilidade dele não vir a acontecer. O apóstolo Pedro disse: “Ele (Jesus) vem e vem como ladrão, quando ninguém espera... Pedro continua afirmando que ainda que ainda que alguns julguem sua vinda demorada e tardia, ele vem, porque ele não atrasa (2ª Pe. 3:9,10). O último livro da bíblia, no último capítulo, no último versículo, para não esquecermos, avisa, (Apocalipse 22:20): Certamente, venho sem demora! Aleluia!!
Esse tema caiu no esquecimento de muita gente – muitos pensam que Deus se esqueceu. Muitas mentiras ditas várias vezes dão-nos a impressão de terem se tornado verdade. Atenção, você que me ouve nesta noite. Prepare-se para te encontrares com o Senhor, pois, o dia do Senhor é um dia inevitável! Quer queira, quer não queira, quer acredite ou não, ele acontecerá!
Em segundo lugar, porque se preparar para se encontrar Senhor?

2- O ENCONTRO COM O SENHOR NÃO POUPARÁ NINGUÉM
Ninguém ficará de fora – você se encontrará com o Senhor. O encontro com o Senhor será universal. Algo que será patente, que afetará a todos.
É assim que nos ensina a palavra de Deus. Mateus 24:30: Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; TODOS OS POVOS DA TERRA se lamentarão e VERÃO O Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. Aleluia. Será visível a todos. O Livro do Apocalipse (1:7) assim nos diz: “Eis que vem com as nuvens e todo olho o verá, até quantos os traspassaram. Aleluia! Todo olho o verá!
O encontro dom o Senhor não discriminará ninguém; todos verão. Todos testemunharão. Aqui no Brasil, á na África, na Europa, nos Estados Unidos, na Nova Zelândia, na Austrália, Argentina, na Albânia, no Pólo Sul e no Pólo Norte...
As riquezas, os tesouros deste mundo, não poderão livrar ninguém deste dia. O tráfico de influências, as artimanhas; o lobby; as "armações" não poderão livrar ninguém deste dia. Os diplomas, os títulos adquiridos nada poderão fazer. Os subornos, as propinas, e nem mesmo o mais competente dos advogados poderá livrar alguém deste dia! O desprezo e a indiferença também não poderão nos livrar deste dia; quer o queiramos ou não, inevitavelmente ele virá! A incredulidade não poderá livrar ninguém deste dia, crendo nele ou não, seguramente ele acontecerá!
Ninguém, absolutamente conseguirá fugir do dia da ira de Deus. A Bíblia diz em Romanos 14:10: “Porque IMPORTA QUE TODOS comparecemos perante o tribunal de Deus”. Ali prestaremos conta de cada um de nossos atos, ou seja, o comparecimento perante o tribunal de Deus. Atos dos Apóstolos 17:30 diz que “Deus ESTABELECEU um dia em que há de julgar o mundo com justiça por meio de um varão que ele destinou e acreditou, ressuscitando-o dentre os mortos”.
O profeta Sofonias (1:11) diz que “aqueles que pesam prata serão destruídos”. Os poderes econômicos também passarão pelo escrutínio de Deus. O FMI não escapará, a Bolsa de Valores e os que a administram e especulam ali, não escaparão. O Presidente do Banco Central, A ONU, a Unesco, o Palácio do Planalto em Brasília, a Casa Rosa na Argentina, a Casa Branca nos USA, todos serão alcançados pelo juízo do Senhor.  Os fracos e os poderosos, os ricos e os pobres, os pequenos e os grandes, os nobres e os plebeus, os cultos e também os iletrados, todos estarão envolvidos com o encontro com o Senhor; no dia do juízo.
É bem possível que muitos que estejam lendo esta mensagem imaginem que não estarão envolvidos neste. Estes precisam urgentemente ler Apocalipse 20:12, que, quando descreve este dia nos diz da seguinte forma: Vi, os mortos, os grandes e pequenos postos em pé, diante do trono... E diz mais: os mortos foram julgados, segundo as suas obras. Ainda diz no versículo 13: A morte e o além entregaram os seus mortos. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras”. Ninguém ficará de fora, portanto, devemos ter atenção quanto à abrangência deste dia.
Prepare-se porque você não ficará de fora. Mas em terceiro lugar: Porque se preparar para se encontrar com Senhor?

3- O ENCONTRO COM O SENHOR ESTÁ MUITO MAIS PERTO DO QUE NÓS IMAGINAMOS
A bíblia diz no seu último versículo: Certamente, venho SEM DEMORA! Aleluia!! O apóstolo Pedro assim nos diz (IIPe. 3:9-10): Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada, pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum se perca, senão que todos cheguem ao arrependimento.
Fazendo referência ao tempo de Noé, o Senhor Jesus disse: Porquanto assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem (Mt. 24:37-39). As pessoas continuaram suas vidas tomando decisões sem se aperceberem da seriedade do que estava por vir.

TESTEMUNHO: Certo, na cidade de Salvador (Bahia) visitou um senhor, não crente, esposo de uma mulher crente, membro de sua igreja. O senhor adiou a decisão por Cristo para "outro dia". O pastor colocou um folheto no bolso do senhor visitado cujo título era: é mais tarde do que pensas. POuco tempo depoios, naquela tarde, o senhor foi trabalhar, pegou um ônibus e no trajeto sofreu um acidente, o ônibus pegou fogo, ele morreu queimado. Os bombeiros acharam dentro do paletó, no bolso interno, um folheto chamuscado, cujo título era: é mais tarde do que pensas...
Meu querido, você não tem muito tempo. Não espere muito tempo para se preparar espiritualmente. Os tempos estão se abreviando. Estamos nos últimos momentos da nossa história; creia nessa verdade. Breve a porta da oportunidade vai se fechar. A bíblia diz: Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai- enquanto está perto (Is. 55:6). Já em Lucas 13:24-28 o Senhor Jesus diz: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois, eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão. Quando o dono da casa se tiver levantado e fechado a porta, e vós, do lado de fora, começardes a bater, dizendo: Senhor, abre-nos a porta, ele vos responderá: Não sei donde sois. Então direis: Comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinavas em nossas ruas. Mas ele vos dirá: Não sei donde vós sois; apartai-vos de mim vós todos os que praticais a iniqüidade. Ali haverá choro e ranger de dentes,quando virdes, no reino de Deus, Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, mas vós, lançados fora (Lucas 13: 24-28).
Meu querido, nos nossos dias há uma porta de oportunidade aberta diante de ti. Jesus disse: Se alguém entrar por mim será salvo. Isso significa que a porta da graça que é Jesus, está aberta! Isso significa que ela não te discrimina. Talvez você tenha já batido em muitas portas. Talvez já tenham fechado muitas portas para você. Cristo não te deixa; ele te recebe de braços abertos.
Prepare-se para se encontrar com o Senhor porque o encontro com o Senhor está muito mais perto do que nós imaginamos. Mas é quarto lugar: Porque devo me preparar para me encontrar com o Senhor?

4- O ENCONTRO COM O SENHOR ACONTECERÁ DE FORMA REPENTINA, INESPERADA
A bíblia nos fala assim em Mateus 24:27: “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vida do Filho do Homem”.
O relâmpago não consulta ninguém. De repente, surge um clarão no céu. Quando menos se espera, de uma hora para outra o raio rasga o céu de um lado a outro. Ninguém prevê a hora do relâmpago; é sempre repentino. Todos os Centros de Meteorologia ficam limitados quando a este ponto. Assim também será o dia do nosso encontro com o Senhor.
Falando dos tempos de Noé, o Senhor Jesus disse: Porquanto assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem (Mt. 24:37-39). O dilúvio veio e pegou a todos de forma inesperada, de surpresa; os pegou despreparados.
O Senhor Jesus explicou sobre diversos sinais que antecederiam ao encontro com ele: falsos Cristos e falsos profetas operando sinais e maravilhas; guerras e rumores de guerra, fomes, pestes, terremotos, agonia, esfriamento do amor, sinais e portentosos nos céus e na terra.
TODOS TEMOS VISTO: Um Tsunami matou 300 mil na Ásia; um terremoto arrazou a Haiti, outro atingiu o Chile, e, agora há pouicos dias destruiu parte do Japão, deixando para trás um quadro desolador e bilhões de dólares em prejuízos. Além disso temos visto a fome na África, AIDS no mundo, violência, guerras e mais guerras... tudo isso, você acha que é o quê? Coincidência??? Sabemos disso tudo há 2000 anos!!
Acorde meu amigo! Não, não é minha intenção ser sensacionalista, ou ficar colocando medo no seu coração... Minha intenção, que creio ser a intenção do Espírito Santo e do próprio senhor Jesus, autor desta palavra, é chamar a sua atenção para que você se prepare.
O próprio Senhor Jesus diz: Eis que venho como vem o ladrão (Ap. 16: 15). O Apóstolo Pedro assim nos diz: Virá, entretanto, como ladrão, o dia do Senhor (2ª Pe. 3:10). O Senhor Jesus explicou: “Se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada. Portanto, ficai também vós apercebidos, porque, à hora que não cuidais, o Filho do homem virá” (Mt. 24:43,44).O encontro com o Senhor acontecerá de forma repentina e inesperada!
Eu fico pensando se o Senhor vier se encontrar conosco numa final de Copa do mundo Brasil x Argentina, ou num sábado de Aleluia ou de Carnaval... Quantos não se lamentarão neste dia... Diz a bíblia que muitos buscarão a morte neste dia, mas a morte fugirá deles (Ap. 9: 6). Outros dirão aos montes e montanhas: “Caiam sobre nós porque não temos condições de contemplar a face do cordeiro” (Ap. 6: 16,17). O profeta Zacarias (12: 10,11) diz que neste dia “muitos chorarão amargamente e intensamente como quem chora pela morte de um filho único ou primogênito”. Ao encontro com o Senhor será algo repentino e inesperado. Então, prepare-se.
Prepare-se porque nenhum de nós sabe o dia nem a hora, apenas que será logo, inesperado e repentino. Mas em quinto lugar: Porque devo me preparar para me encontrar com o Senhor?

5- O ENCONTRO COM O SENHOR PUNIRÁ AQUELES QUE ESTIVEREM DESPREPARADOS
Para descrever a terribilidade, a severidade, a crueldade deste dia o profeta Sofonias (1:14), assim nos escreve: O Dia do Senhor é amargo. Tem filho que chora para tomar uma Dipirona (azedo, amargo). Já provou comeu jiló? Já bebeu boldo? Já comeu jurubeba? Meu Deus, o que é que é isso? Quando comi jurubeba, fiz o propósito de ser aquela vez a única. Nunca mais quero comer jurubeba na vida... É assim a imagem do dia do encontro com o Senhor, segundo o profeta Sofonias: dia muito amargo!
Sofonias, o profeta, ainda descreve mais (1:15): Aquele dia será dia de indignação, dia de angústia, dia de alvoroço e desolação (desolação descreve o estado atual de um país que foi consumido por um furacão, por terremoto, inundação ou uma guerra, como o Haiti, como o Japão, domo o Iraque, ou como as cidades de Teresópolis e Petrópolis). O Profeta Sofonias ainda diz: Aquele dia será dia de escuridade, de negrume, dia de nuvens e de densas trevas”.
Sofonias ainda diz que o dia do Encontro com o Senhor (1:17) “trará angústia sobre os homens e eles andarão como cegos, porque pecaram contra o Senhor; e o sangue deles se derramará como pó, e a sua carne será atirada como esterco”.
Diz a bíblia que o SENHOR vai assentar-se nos Seu trono de glória e separará OS HOMENS uns dos outros como o pastor separa dos cabritos as ovelhas. Diz a bíblia EM APOCALIPSE que Ele julgará um por um segundo as suas obras. Diz a bíblia que aqueles que não tiverem seus nomes inscritos no Livro da Vida serão banidos da presença do Senhor e serão lançados no lago que arde com fogo e enxofre onde já se encontrará o Diabo, a Antiga Serpente, a Besta e seus adoradores, e o Falso Profeta. Estes que ali estiverem serão atormentados por toda e a eternidade; ali haverá choro e ranger de dentes (Mt. 24: 50,51; 25:31-46; Ap. 20:11-15).
PREPARE-SE PARA SE ENCONTRAR COM O SENHOR PORQUE ESTE DIA SERÁ UM DIA TERRÍVEL. O SENHOR PUNIRÁ SEVERAMENTE AQUELES QUE ESTIVEREM DESPREPARADOS.
CONCLUSÃO:
Depois da seriedade de tudo que falei (escrevi), éprovável que você me faça uma única pergunta e eu não me abstenho de respondê-la: COMO SE PREPARAR PARA O ENCONTRO COM O SENHOR?

1- VENHA URGENTEMENTE PARA CRISTO - E SOMENTE PARA CRISTO
Jesus é enfático. EU sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai se não for por mim (jOÃO 14:6). Aleluia. OBSERVE QUE ELE É EXCLUSIVISTA. Ele não se diz uma alternativa entre muitas. Ele diz: Eu e somente Eu, sou O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.
Tem muita gente que diz: Não importa o caminho; todos os caminhos, todas as portas levam a Deus. Isso não é verdade. Cuidado que você pode entrar numa furada.
Essa porta, esse caminho não é a igreja (institucionalmente falando, igreja não salva ninguém) Nós aqui somos da Igreja Presbiteriana e a amamos. Mas não pregamos igreja. Pregamos a Cristo.
Essa porta, esse caminho não é um milagre ou uma cura que você tenha recebido.
Essa porta, esse caminho não é a Virgem Maria. Maria, a mãe de Jesus, foi um a grande mulher. Mas ela não morreu por você; ela não pode salvar míngüem. A bíblia diz: Há um só Deus e um só mediador entre Deus e o homem: Cristo Jesus homem (1Tm 2:5).
Essa porta, esse caminho não são os seus esforços. Por mais que você se esforçar, jamais você conseguira se salvar.
Cuidado se você até agora tem procurado outras portas, outros caminhos. A bíblia diz em Atos 4:12: E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos.

2- VENHA COMO ESTÁ, PORÉM, ARREPENDIDO DE SEUS PECADOS.
Cristo não te deixa. Ele diz: aquele que vier a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Ele te recebe de braços abertos.
Não importa que tipo de pecado você tenha cometido, não importa que tipo de gente você tenha sido ATÉ O PRESENTE MOMENTO. A porta está aberta a todos que vêm a Cristo humildes, humilhados a seus pés... a oportunidade está diante de ti.
Tome essa decisão hoje, agora, entre pela porta estreita; e receba a libertação dos seus pecados
3- RECEBA A CRISTO COMO SEU SENHOR E SEU UNÍCO E SUFICIENTE SALVADOR
A bíblia diz (João 3: 36): quem crê no Filho tem a vida eterna, o que, todavia se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

4- TOME ESSA DECISÃO HOJE, AGORA
O dia do Senhor é hoje; o do diabo, amanhã... Entre, agora, entre pela porta estreita e receba os benefícios da salvação.

5- ENTREGUE-SE, SEM RESERVAS, NAS MÃOS DE CRISTO
A estes, a Palavra de Deus diz que o Senhor lhes dirá no dia do seu encontro: “Vinde benditos do meu Pai, entrai na posse do meu Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt. 25:34)..
A bíblia os diz em João 5: 24: Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo (condenação), mas passou da morte para vida.

Deus te abençoe. Esteja preparado para encontrar-se com o Senhor teu Deus... Que este dia seja um dia de felicidades eternas, para mim e para você.
Este é o brado da igreja que encontra-se preparada para se encontrar com o nosso Senhor, o nosso noivo:
Maranata - Ora vem Senhor Jesus. Aleluia!!

TUDO É VAIDADE...

 Eclesiastes 12:1 => Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles
Ilustração: O JOVEM SEMINARISTA Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado.
Mt 23.12
Introdução.
- Com 20 anos de idade começou a reinar e se tornou o rei mais famoso de Israel.
- O seu nome Salomão significa "pacífico".
- Uma profecia de como seria seu reino.
- Quando assumiu o reino pediu sabedoria à Deus.
- Escreveu 3 livros que constam da Bíblia hoje.
- Cantares, Provérbios e Eclesiastes.
- Estudiosos da Bíblia concordam que ele escreveu Cantares ainda jovem.
- Provérbios ele escreveu na meia idade e
- Eclesiastes já idoso.
- No capítulo 12, último de Eclesiastes, ele traz conselhos aos jovens.
- "antes que venham os maus dias ".
Fala dos dias da velhice.
- Verso 2: "perda da visão".
- Verso 3: "Fraqueza nas pernas e nos braços"
- Verso 4: "Dificuldade para ouvir"
- Verso 5: "Ficar sem apetite"
- Verso 7; "e a morte chegar".
- Eclesiastes aborda 2 grandes questões:
01. Como ser feliz longe de Deus?
- Com base na sua própria experiência Salomão aponta alguns caminhos.
- Um caminho seria a riqueza: I Reis 4:22- 26.
- Outro caminho seria a cultura: I Reis 4:29. e I Reis 4:32.
- Outro caminho seria bebida: Eclesiastes 2:3.
- Mais um caminho, o sexo: I Reis 11:3.
Veja a conclusão que ele chega: Eclesiastes 7:26. - Eclesiastes 12:8. Vaidade aparece 37 vezes em Eclesiastes.
- O livro começa e termina com esta palavra. ( 1:2 e 12:8 ).
- Vaidade: Coisa vazia.
Nada. Que não leva à nada.
02. Como viver bem num mundo onde tudo é vaidade ?
- A resposta do velho Salomão é: "Lembra-te do teu criador"
- É a lembrança certa no tempo certo: Lembrar de Deus nos dias da juventude.
- Eclesiastes 12:13. Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido:
Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem.
- O conselho que Salomão dá a partir de sua própria experiência.
- Qual o lugar de Deus em sua vida hoje?
Conclusão.
- Lucas 18. Um jovem muito rico procurou Jesus para saber o caminho para o céu.
- Jesus disse: Vai vende tudo o que tens, dá aos pobre e segue-me.
- Ele "coçou a cabeça" e retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.
- João 6: Jesus pergunta se os discípulos querem abandoná-lo.
- Pedro responde: Para quem iremos nós, tu tens as palavras de vida eterna.
- Jesus tem a melhor proposta de vida, porque ela vale para esta vida e para a eternidade também.
O amor de Jesus Cristo esteja sobre a tua vida, amém...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE