Subscribe:

domingo, 11 de dezembro de 2011

TRISTEZA DE CORAÇÃO...

QUANDO A TRISTEZA BATER




1 Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.
2  A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? 3  As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está? 4  Lembro-me destas coisas—e dentro de mim se me derrama a alma—,de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa. 5  Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.  Salmo 42:1-5


O QUE É A TRISTEZA?
O que é a tristeza? A tristeza é um sentimento intrínseco ao ser humano. Todas as pessoas estão sujeitas a tristeza. É a ausência de satisfação pessoal quando o indivíduo se depara com sua fragilidade.Nem toda pessoa que está triste acha-se em depressão.  A tristeza natural é um estado momentâneo. Todavia, a tristeza continuada pode se tornar numa grave enfermidade.
Você tem andado triste nestes tempos? O que você está focando em sua mente no momento? Seja sincero: o que você tem ganhado com isto? “Até quando estarei eu relutando dentro de minha alma, com tristeza no coração cada dia?”  - Salmo. 13:2
O Salmo 42 é um salmo de uma pessoa que está triste e abatida. É a exposição de Davi do sentimento que estava em sua alma e em seu coração. O cristão não está imune a esses sentimentos tristes. A maioria de nós com certeza não vai chegar ao desespero, mas não seríamos humanos se às vezes não nos sentíssemos oprimidos pela vida.  Contudo, não devemos querer nos agarrar a essas emoções negativas, mas experimentá-las é algo do que não temos por que nos envergonhar. Jó, Moisés, Davi, Elias e Jeremias passaram por períodos de desânimo. “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu..” – Sl. 42: 11.
Essa declaração, que aparece tanto no Salmo 42 como no 43, descreve com clareza a condição de muitos – uma condição conhecida como depressão espiritual. Esta situação é mais que tristeza. A Bíblia aborda este tema com muita freqüência, e como parece ser um problema que afetou muitos do povo de Deus, e ainda afeta os cristãos de hoje, vale a pena refletirmos sobre isto hoje.
O que você precisa saber com clareza é a MOTIVAÇÃO ou a RAZÃO de sua tristeza.
Fatos naturais que geram tristeza: Luto, Perda, Injustiça, Saudade, Problemas pessoais ou familiares, Desavença relacional. Raiz controlada, sua tristeza passara logo!
Todavia, tristeza que tem como raiz: Raiva, Amargura, Inveja, Medo, Rebeldia. Desobediência, Insatisfação, Pecados, “Caprichos” pessoais, Frustrações egoístas, indisciplina espiritual. Essa precisa ser encarada e tratada, porque não vai passar, pelo contrario, o inimigo  trabalhará em cima disto.
Então, o que fazer quando a tristeza bater em seu coração:

1° DIRECIONE SUA DEPENDÊNCIA PARA DEUS: V. 1
 “Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus.”
Olhe para Deus, foque Nele, dê a Ele sua atenção de forma dependente!
Preste atenção:
- Focar em pessoas,
- Focar nos problemas,
- Focar em si mesmo,
- Focar no passado.
Isto não resolve, simplesmente, isto só aumenta a tristeza!
Disse Davi, num momento destes:  “Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. 4  Então, invoquei o nome do SENHOR: ó SENHOR, livra-me a alma. 5  Compassivo e justo é o SENHOR; o nosso Deus é misericordioso. 6  O SENHOR vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou..”  - Sl. 116: 3 a 6.
Davi invocou o nome do Senhor e isso fez toda a diferença! É como se ele dissesse: "Se o Senhor não agir eu estou perdido. Sou dependente da sua ação, da sua providência, da sua vida em minha vida". Este deve ser o nível da nossa dependência de Deus. Você precisa fazer uma escolha, que é para quem você vai direcionar a sua vida. Ou você direciona sua vida para Deus, ou vai direcioná-la para a carne, ao diabo, ao pecado, ao mundo e para você mesmo.
O texto de Mateus 17:1-8 nos ensina algo precioso: É a transfiguração de Jesus, e ele leva seus discípulos ao alto do monte e ali ele se transfigura, aí aparecem também Moisés e Elias, e os discípulos querem ficar ali, armar barracas, de repente aparece uma nuvem luminosa, e mais uma voz que dizia: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; escutai-o" (5). Os discípulos se curvam no chão com medo,então Jesus os toca e diz para não temerem, e ao levantarem os olhos a ninguém mais viram senão a JESUS.
Esse texto me ensina que não importa todos os demais acontecimentos eu devo colocar os meus olhos em Jesus, tenho que olhar para Deus, depender de Deus.

2° REAFIRME SUA FÉ NO DEUS VIVO: V. 2

“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?” 
Existem muitos deuses falsos. Hoje nossa sociedade através da mídia, filmes, músicas e telenovelas têm a clara intenção de difundir outros deuses no Brasil. (Hinduísmo, Islamismo, espiritismo, candomblé, macumba ria).
Agora eu afirmo a você: só existe um Deus vivo: "Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas". – Ap. 4:11. Você foi feito para adorar o Deus vivo! Sua alma e sua vida precisam disto. E ela somente será saciada quando adorar o Deus vivo!
Se você está triste é porque você está seco de adoração. Você nasceu para adorar a Deus, foi feito para isto, você nunca será uma pessoa feliz se de fato não estiver realizando este propósito em sua vida. Todavia, lembre-se: adorar somente a Deus, não ao dinheiro, os bens, a sociedade, pessoas, casas, carros, somente a Deus:
Disse então o Rei Nabucodonosor da Babilônia: " Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar o seu corpo, a servirem e adorarem a qualquer outro deus, senão ao seu Deus.” – Dn. 3:28.
Você continuará triste se viver adorando a si mesmo ou a deuses feitos pelas mãos dos homens.

3° LEMBRE QUE POR DETRÁS DE SUAS LÁGRIMAS PODE ESTAR UMA PROVAÇÃO: V. 3
“Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: "Onde está o seu Deus?"
Jesus falou desses tipos de pessoas quando contou a parábola do semeador: Disse Jesus: “Crêem apenas por algum tempo e, na hora da provação, desistem.”– Lc. 8: 13b.Você é daqueles que só confia em Deus na hora da paz, da festa, da alegria, da vitória, do nascimento e na hora que tudo está dando certo?
É normal escutarmos de alguém quando perguntamos: Como vão as coisas?: Tudo bem, Graças a Deus! Quando tudo está indo bem é fácil vermos as pessoas falando sobre Deus. Mas, o segredo é manter o coração aberto para Deus, mesmo em dias ruins. A Palavra nos alerta: “não endureçam o coração, como no deserto.” – Hebreus. 3: 8
Durante sua tristeza Deus pode estar lhe provando, lhe aprimorando e você precisa manter o seu coração aberto para ele.  Nunca feche o seu coração para Deus, pois para quem assim procede, Deus promete:
“Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.” – Tiago. 1:12.


4° PARE DE REMOER SEU PASSADO: V. 4
“Lembro-me destas coisas—e dentro de mim se me derrama a alma—,de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa.
Você conhece pessoas que vivem do passado?...  elas usam expressões do tipo: Quando era.... antigamente... naquele tempo... houve uma época... Essas pessoas estão enterradas no passado.
Ah se eu tivesse feito... Ah se eu não tivesse feito....  Mas não fez! É fato. O que passou, passou. E agora você tem que olhar para frente. Você já viu alguém caminhando e olhando para trás? O que vai acontecer? É óbvio: vai trombar e tropeça em  tudo.
Satanás é especialista em falar do passado, mas hoje eu te digo: TODA VEZ QUE SANTANÁS VIER LEMBRAR DO TEU PASSADO,  LEMBRE-O DO FUTURO DELE!
Veja o que a Bíblia diz sobre pessoas presas ao passado: " Jamais digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois não é sábio perguntar assim.” Eclesiastes. 7:10.
Grave isto: Quando estou preso ao passado sou impedido de viver o presente e de sonhar com o futuro! Agora, com Jesus, por melhor que tenha sido seu passado, o melhor está por vir!!! Jesus ressuscitou para que andássemos em novidade de Vida! (Romanos 6:4)

5° RENOVE  SUA ESPERANÇA EM DEUS: V. 5
“Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.”
Deus nunca te abandará, nem o deixará e muito menos te decepcionará.
Seja sincero: sua esperança de dias melhores está onde?
Na quitação da casa própria?
Na sonhada aposentadoria?
No dinheirinho do processo que vai sair?
No seu carro novo?
Se sua esperança não estiver em Deus, ela vai falhar! Está Escrito: Jeremias. 14: 22 – “Portanto, em ti esperamos Senhor, pois tu fazes todas estas coisas.” Veja esta Palavra:  Romanos. 5: 1-3: "Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; 2  por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. 3  E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança";
Somente com Deus você pode aliar ESPERANÇA e TRIBULAÇÃO para não terminar afundando em tristeza. Entregue TUDO para Deus e reafirme sua total esperança Nele.
“O SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo. ". Sofonias. 3: 17...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.