Subscribe:

sábado, 10 de dezembro de 2011

QUANDO DEUS FALA SIMPLESMENTE OBEDEÇA...

QUANDO DEUS FALAR OBEDAÇA-O PRONTAMENTE

 TEXTO: Jonas 1-4

Deus é Deus, Absoluto, Senhor, Supremo, Soberano, e se O reconhecemos como tal, devemos-Lhe devem inteira obediência. Um não como resposta é-Lhe de todo inaceitável. Portanto, quando Deus fala , é melhor você obedecer.

Olharemos hoje para o livro de Jonas a fim de aprender da sua experiência a importância de obedecer prontamente ao nosso Deus . Você crê que realmente está história aconteceu? Crê que Jonas foi engolido por um peixe e permaneceu em seu ventre por três dias? Eu creio, primeiro, por que Cristo cria nela. Mateus declara que Jesus falou :

“Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra”.

Ninivitas se levantarão, no Juízo, com esta geração e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis aqui está quem é maior do que Jonas. (Mt. 12:40-41).

Jonas é um caráter muito interessante. Registra em algum lugar na sua bíblia a importante lição que podemos aprender da história de Jonas. Daremos 4 lições, mas se você guardar tão-somente a primeira, será poupado de muitas dores de cabeça; você será salvo de muitos problemas. Cada capítulo em Jonas nos ensina uma grande lição e todas elas apontam para o benefício de fazer o que Deus nos ordena tão logo Sua palavra nos chega aos ouvidos seu coração .

1. A DESOBEDIÊNCIA TRAZ DISCIPLINA 1:1-2.
(JN 1:1) - Veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:

(JN 1:2) - Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.


Este mandamento parece bastante simples. Deus diz a Jonas para ir àquela grande cidade.

NÍNIVE: Era uma grande cidade. Capital da Assíria. Seu palácio cobria a extensão de 5 hectares, possuía 71 quartos, tinha 180 pés de comprimento e 40 pés de largura. Estava enclausurada em 5 quilômetros de muralhas com 15 portões e uma população de 175.000 pessoas.

Primariamente era uma cidade ímpia. A sua malícia era grande. Uma versão (Bíblia vida) declara que o mau cheiro chegou até o céu. Em outras palavras, como o cheiro da sua podridão chegado às narinas de Deus tornou-se tão insuportável, Ele foi Jonas e falou: "Vai a Nínive com esta mensagem: Vocês só têm duas escolhas: ou se arrependem dos seus pecados e experimentam um avivamento, ou provarão a retribuição.” Só havia um pequeno problema: Jonas não queria ir.

(JN 1:3) - Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.

Porque Jonas desobedeceu? Porque era racista. Nínive era inimiga de Israel. Era uma inimiga implacável. Jonas temia que se fosse pregar naquela cidade o povo poderia atender a palavra de Deus e a rebelião se transformaria em arrependimento e Deus poderia transformar o arrependimento em avivamento. Jonas pensou: eles podem ser salvos, e eu não quero ter nada a ver com isso. Isso é horrível.

Todo cristão que se recusa a testemunhar de Cristo aos perdidos é culpado do mesmo tipo de atitude.

Todo cristão que silencia diante do mundo perdido, está dizendo com essa atitude: se o mundo for salvo, eu nada tenho a ver com isto, Ele poderá até ser salvo, mas através de outras pessoas. Você pode ir proclamar aos perdidos a mensagem de Deus para que se arrependam ou então serão destruídos, ou ser como Jonas, um homem ou mulher em fuga.

E Jonas de fato fugiu. Nínive ficava a 500 milhas ao oriente e Társis 2500 milhas ao ocidente. Jonas disse: Senhor, vou fugir da tua presença.

Só há 2 cidades mencionadas no livro de Jonas: Nínive e Társis. Estas duas cidades representam dois lugares:

1. Nínive representa o lugar da vontade de Deus

2. Társis representa a vontade do homem

Coloque isto seu coração: cada dia que você se levanta da cama, depara-se com a necessidade da escolha entre duas cidades: Ou você escolhe ir para Nínive ou para Társis. Deus lhe fala: esta é a minha vontade para sua vida, mas você tem a sua própria vontade. Para onde você quer ir? A escolha, a decisão, será sua. Se você quiser ir para Társis Eu permitirei que você o faça, mas saiba de uma coisa: cada vez que você for para Társis isso vai lhe custar.

O você notou a expressão no versículo 3: "Ele pagou a sua passagem." Cada vez que você viaja com Deus Ele paga sua passagem; cada vez que você corre de Deus você paga sua passagem.

Lembre-se disso da próxima vez que você desobedecer a Deus. Quando Ele disser para você fazer alguma coisa e você disser: não, eu vou fazer aquilo; quando Ele disser para você ir a um lugar e você disser não, eu vou para tal lugar; Deus diz para você ser isto, mas você diz: não, eu vou ser aquilo; lembre-se:

• a jornada será mais longa,

• a jornada será mais custosa,

• a jornada será bem mais dura do que se você fizesse o que Deus lhe mandou fazer.

• O pecado o levará sempre mais longe do que você gostaria de ter ido;

• o conservarei por mais tempo do que você gostaria que tivesse acontecido;

• custará muito mais do que você gostaria de pagar. Por causa da desobediência de Jonas todos experimentaram a disciplina de Deus.

(JN 1:4) - Mas o SENHOR lançou sobre o mar um forte vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava a ponto de se despedaçar.

(JN 1:5) - Então, os marinheiros, cheios de medo, clamavam cada um ao seu Deus e lançavam ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem do peso dela. Jonas, porém, havia descido ao porão e se deitado; e dormia profundamente.

(JN 1:6) - Chegou-se a Ele o mestre do navio e lhe disse: Que se passa contigo? Agarrado no sono? Levanta-te, invoca o teu Deus; talvez, assim, esse Deus se lembre de nós, para que não pereçamos.

(JN 1:7) - E diziam uns aos outros: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por causa de quem nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.

(JN 1:8) - Então, lhe disseram: Declara-nos, agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual a tua terra? E de que povo és tu?

(JN 1:9) - Ele lhes respondeu: Sou hebreu e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra.

(JN 1:10) - Então, os homens ficaram possuídos de grande temor e lhe disseram: Que é isto que fizeste! Pois sabiam os homens que Ele fugia da presença do SENHOR, porque lho havia declarado.

(JN 1:11) - Disseram-lhe: Que te faremos, para que o mar se nos acalme? Porque o mar se ia tornando cada vez mais tempestuoso.

(JN 1:12) - Respondeu-lhes: Tomai-me e lançai-me ao mar, e o mar se aquietará, porque eu sei que, por minha causa, vos sobreveio esta grande tempestade.

(JN 1:13) - Entretanto, os homens remavam, esforçando-se por alcançar a terra, mas não podiam, porquanto o mar se ia tornando cada vez mais tempestuoso contra eles.

(JN 1:14) - Então, clamaram ao SENHOR e disseram: Ah! SENHOR! Rogamos-te que não pereçamos por causa da vida deste homem, e não faças cair sobre nós este sangue, quanto a nós, inocente; porque tu, SENHOR, fizeste como te aprouve.

(JN 1:15) - E levantaram a Jonas e o lançaram ao mar; e cessou o mar da sua fúria.

(JN 1:16) - Temeram, pois, estes homens em extremo ao SENHOR; e ofereceram sacrifícios ao SENHOR e fizeram votos.

(JN 1:17) - Deparou o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe.

Jonas experimenta a disciplina de Deus. Não apenas a tempestade, mas o ser engolido por um peixe.

Aqui uma lição a considerar: cada cristão tem no seu coração uma linha direta com Deus. Cada vez que aquele telefone tocar em seu coração, Ele espera que você não apenas diga:"Alô!" mas que você se prontifique a ouvir e diga: "quais são as tuas ordens, o que queres que eu faça? E quando Deus falar, é melhor obedecer. Por quê? Porque os caminhos de Deus são mais elevados. A desobediência sempre traz disciplina. Isso nos leva à segunda lição: a desobediência a traz disciplinam; mas

2. A DISCIPLINA TRAZ LIBERTAÇÃO.

Jonas é levado do navio para o mar e do mar para o ventre de um peixe.

Há muitos chamados teólogos que não acreditam nesta história. Dizem ser impossível uma pessoa ser engolida por um peixe e, seria impossível alguém permanecer vivo três dias no ventre de um peixe. Por várias especulações da sua mente , e dizem: impossível. Por que não tenho problema com esse relato? Porque para Deus todas as coisas são possíveis. Aquele não era um peixe comum. Veja o que diz o versículo 17: Deparou o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas. Aquele era um peixe preparado pelo Senhor. Que peixe era? Não sei e não me interessa.

A única coisa que nos interessa é saber que aquele peixe era a parede contra a qual Deus encostou Jonas, dizendo: vou disciplinar-te, vou te dar uma sova até que faças o que te mandei fazer.

Foi Deus quem mandou a tempestade, foi Deus quem mandou peixe, foi Deus quem o lançou dentro do ventre da que peixe. E isto induziu Jonas a fazer duas coisas:

Primeiro, Ele foi induzido a orar.


JN 2:1) - Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao SENHOR, seu Deus.

Isso era o que Ele devia ter feito em primeiro lugar. Se quando Deus falou com Ele Ele tivesse parado para orar, abrindo o coração e dizendo para Deus o que sentia, assegurando-se do que Deus havia falado e dispondo-se a obedecer, Ele jamais teria tomado aquele barco; a tempestade jamais teria assolado aquele barco; e Jonas jamais teria sido lançado ao mar e passado por aquela experiência.

Mas aquela disciplina levou Jonas a uma segunda experiência: arrependimento

(JN 2:2) - e disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e Ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz.

(JN 2:3) - Pois me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas passaram por cima de mim.

(JN 2:4) - Então, eu disse: lançado estou de diante dos teus olhos; tornarei, porventura, a ver o teu santo templo? ... (JN 2:9) - Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei.

O que Jonas está fazendo? O mesmo tipo de entrega que nós um dia fizemos a Deus. Um dia, ao nos encontrarmos com Jesus, prometemos e votamos segui-lo e obedecer a Sua voz. Um dia assumi um compromisso com o Senhor, quando Ele me chamou para o ministério , de que O obedeceria sempre, sem jamais questionar. Entreguei todos os meus dias, todos os meus sonhos, todas as minhas ambições, minha vontade, tudo que era ou que viesse a ser, tudo que tinha ou que viesse a ter. Pois bem, Jonas estava dizendo: tudo bem, Senhor, eu vou fazer o que eu te prometi: vou te obedecer.

A coisa boa é que Jonas aprendeu a lição. A coisa ruim, é que aprendeu pelo caminho mais difícil. Deus teve que mandar uma tempestade.

A tempestade da sua vida pode ser provocada pela sua desobediência. Outras vezes as tempestades com são resultado da própria obediência. Qualquer que seja o motivo, Deus nos permite aquela circunstância para empurrar-nos para mais perto dEle. E quer levá-lo ao lugar no qual você tem que reconhecer que nada pode fazer sem Ele; ao ponto no qual você será inteiramente rendido a Ele.

O Salmista declara: Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra. (Sl. 119:67).

Antes que me tratasses assim eu fazia o que eu queria fazer, mas agora guardo a Tua palavra. Agora faço o que Tu me dizes para fazer. Quando Deus manda aquela tempestade à sua vida, Ele quer atraí-lo para perto de Si. A desobediência traz disciplina e a disciplina traz libertação e

3. A LIBERTAÇÃO TRAZ DEVOÇÃO.

(JN 3:1) - Veio a palavra do SENHOR, segunda vez, a Jonas, dizendo:

Não é maravilhoso pensar que Deus é um Deus da segunda oportunidade?

Eu já dei a Deus toda oportunidade para Ele me dizer: Eu nada tenho a ver contigo; estou cansado da tua atitude, da tua desobediência; não tolero mais a tua negligência e omissão; estou muito cansado de tua atitude em não fazer o que te mando fazer ...

Graças a Deus, Ele é um Deus da segunda oportunidade. Quando nós falharmos, e falhamos; quando desobedecermos, e desobedecemos; quando caírmos, e nós caímos, graças a Deus que não nos lança foram . Graças porque a falha não é falha, e a falha num é final. Obrigada por perdoar-me mesmo que eu não o mereça.

Veio a palavra do SENHOR, segunda vez, a Jonas, dizendo:

Jonas, vou permitir que, apesar da tua falha passada, cerejas o pregador que liderará o maior avivamento registrado na Bíblia.

A mensagem de Jonas tinha duas partes: misericórdia e julgamento.

(JN 3:4) - Começou Jonas a percorrer a cidade caminho de um dia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.

Eles teriam 40 dias para se concertar. Isto é misericórdia.

Se não se concertassem, seriam destruídos: isto é julgamento.

Vamos dar o crédito Jonas: Está numa cidade para a qual não foi convidado; ninguém o conhecia, ninguém acreditava nele, ninguém conhecia a mão Deus, era uma cidade tão má quanto poderia ser. Mas Jonas percorreu a cidade dizendo: pessoal, vocês têm 40 dias para se arrependerem ou Deus vai matá-los.

Ele não era politicamente correto; Ele não era sensível ao pecador. Rudimente declara: ou vocêm se consertam com Deus ou estarão fritos. Você sabe por que Ele pregou assim?

(JN 3:2) - Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e proclama contra ela a mensagem que eu te digo.

Se você é um pregador deve pregar a mensagem que Deus mandar você pregar, exatamente o que Deus falar. Um verdadeiro pregador prega todo o conselho de Deus. Alguém pode estar querendo ouvir a mensagem sobre o céu, mas Deus manda pregar sobre o inferno. Alguém pode pensar que precisa de uma mensagem de consolo, mas Deus envia uma mensagem de exortação.

Há um lugar em nossa vida em tudo quanto falamos e pensamos pregamos o fazemos deve estar na mais perfeita sintonia com vontade de Deus. Por quê?

A desobediência, traz disciplina; a disciplina traz a devoçãoe

4. A NOSSA DEVOÇÃO TRAZ DELEITE.


Jonas fez exatamente o que Deus mandou fazer: Ele foi a Nínive para pregar exatamente o que Deus mandou pregar e disse: ou vocês se consertam com Deus ou serão julgados. E e o que aconteceu? Eles se consertaram. Deus, então, tomou a espada do Seu julgamento e a colocou na bainha do seu perdão, dizendo: Como vocês se voltaram para mim, Eu me voltarei para vocês.

(JN 3:10) - Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez.

Aqui está a coisa mais importante no livro de Jonas. Há muitos pregadores que não entendem o livro de Jonas. A coisa mais importante não é o milagre do grande peixe. É o milagre em espiritual de um pai gracioso. Porque Jonas obedeceu a Deus teve o privilégio de ver Deus fazendo algo que jamais fizera na história ou que jamais fez. Este é o único relato em toda a história, e em toda a Bíblia, de uma cidade inteira na qual cada pessoa foi salva. 175.000 pessoas, homens, mulheres, jovens, e crianças na idade de responsabilidade, todos foram salvos. Deus disse a Jonas: vou permitir que você seja o pregador do maior a avivamento. Isto certamente deveria ser um grande de deleite. Mas veja a reação de Jonas:

(JN 4:1) - Com isso, desgostou-se Jonas extremamente e ficou irado.

Porque Ele está zangado? Porque Deus cumpriu sua palavra.

(JN 4:2) - E orou ao SENHOR e disse: Ah! SENHOR! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.

Sabe o que está dizendo: eu sabia o que tu havias de fazer. Mas eu vou dizer o que eu queria ver: queria ver o cheiro do povo sendo queimado. Que tipo de Deus tu és?

Eu sou um Deus de misericórdia.

Em meio ao grande avivamento, ainda havia uma grande obra a ser feita no coração do pregador.

Qual a maior lição do livro de Jonas:

Uma coisa é resistir o chamado de Deus; outra coisa é rejeitar o chamado de Deus.

Deus tem que tratar com Jonas. Mas aqui está uma lição: quando Deus falar, é melhor você ouvir. Onde quer que Deus o envie, é melhor você ir. Tudo quanto Deus lhe mandar fazer, é melhor você fazer. O que quer que Deus queira que você seja, seja-o.

Quando Deus lhe mandar fazer alguma coisa, faça-o e você alcançará a vitória e Deus receberá glória...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.