Subscribe:

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O CEGO BARTIMEU "JESUS FILHO DE DAVI TEM MISERICORDIA DE MIM"

O CEGO DE JERICÓ



“E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó,
juntamente com os discípulos e numerosa multidão,
Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu,
estava assentado à beira do caminho.
E, ouvindo que era Jesus, o Nazareno,
posse a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
E muitos o repreendiam, para que se calasse;
mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.
Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus.
Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça?
Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.
Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou.
 E imediatamente, tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.”.
(Marcos 10:46,52).

INTRODUÇÃO:




“Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho.”. (Mateus 11:05).

- Jesus cura!

- A fé pregada em o nome de Jesus, é capaz curar tanto as enfermidades espirituais quanto as enfermidades físicas.

- Milhares e milhares de pessoas testemunham curas através dos tempos; curas atribuídas à pregação do evangelho de Jesus.

- Vamos hoje, estudar uma das mais conhecidas, e que é descrita no Evangelho de Marcos 10:46,52 – a cura do cego Bartimeu de Jericó.

QUEM ERA BARTIMEU?





“... Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho.”. (Marcos 10:46).

BAR – TIMEU = Bartimeu era tão insignificante para a sociedade daquela época, que nesta passagem, Marcos, o descreve apenas como o “Filho de Timeu”, que é o que quer dizer Bartimeu.

BAR = Filho de          TIMEU = Timeu

BARTIMEU = Filho de Timeu.

- Ainda hoje podemos encontrar pessoas assim como Bartimeu, pessoas que para o mundo não tem importância nenhuma, mas que para Jesus, são tão valiosas, que Ele deu a vida por elas.




- Talvez você conheça alguma destas pessoas, que de tão desvalorizadas, as outras pessoas nem lhe chamam pelo nome – a bíblia diz que Deus conhece até o pensamento de todas as pessoas: “Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos.”. (Salmos 139:01,03).

BARTIMEU ERA CEGO E MENDIGO:




- Desprovido de um dos cinco sentidos, a visão; Bartimeu vivia em uma época onde o preconceito para com as pessoas com deficiência visual era tão grande, que nem um emprego tinha o direito de ter – considerado um inválido, lhe restava apenas o ofício de mendigar nas ruas.

- Um cego sem visão, um homem que vivia completamente nas trevas; assim era a vida de Bartimeu.

- Hoje também existem “Bartimeus” por aí, pessoas que enxergam bem com seus olhos naturais, mas que vivem em uma vida de profundas trevas espirituais

- Sem visão das coisas de Deus, hoje o homem, também é marginalizado pela sociedade, desvalorizado e considerado cego.



- Não é preciso ser um mendigo de rua para você ser considerado pobre, cego e nu – você pode ser muito rico – ter tudo o que o dinheiro pode comprar; ser considerado como maioral entre os seus, mas se não tiver Jesus na sua vida, Deus lhe considera como consideravam os homens à Bartimeu naquela época: “Pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.”. (Apocalipse 03:17).

BARTIMEU ERA UM DESVIADO DO CAMINHO:



“... Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho.”. (Marcos 10:46).

- Jesus disse: “... Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.”. (João 14:06).

- Jesus disse: “Eu sou o caminho!”. O caminho foi feito para andar, e não para ficarmos “assentados” à beira do caminho, como fazia Bartimeu.

- A bíblia diz que Bartimeu estava assentado a beira do caminho, ou seja, não andava no caminho.

- Quantas são as pessoas hoje que se dizem ser cristãs, porém não andam no CAMINHO, e também estão apenas assentadas a beira do caminho.

- Pessoas que dizem acreditar e amar a Deus, mas que na pratica, não andam de acordo com os ensinamentos deste Deus que dizem amar – vive uma vida fútil; de igreja em igreja mendigando bênção de Deus, sem saber que existe somente um caminho para bênção de Deus, e este caminho se chama Jesus.




- Bartimeu era um desviado, porque no versículo 51 ele pede para VOLTAR a ver – isto quer dizer que um dia ele teve visão e a perdeu; por isto pede para VOLTAR a ver novamente.

- Assim como ele teve visão e um dia a perdeu, também existem pessoas que começam bem com o Senhor Jesus a caminhar, mas por algum motivo, resolvem assentar-se a beira do caminho ou a pegar um desvio e encontram somente o abismo das trevas.

- Se você é uma destas pessoas que um dia conheceu o caminho, mas por algum motivo assentou-se, ou desviou-se do caminho, retorne sua caminhada hoje mesmo, e ande em direção a Deus em o nome de Jesus.

A VIDA DE BARTIMEU ERA UM INFERNO:




“São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!”. (Mateus 06:22,23).

- A visão espiritual é a nossa capacidade de ver claramente o que Deus quer que vejamos, enxergando o mundo sob o ponto de vista dEle.

- Os nossos olhos espirituais só podem ver as coisas espirituais, sob o ponto de vista de Deus, através dos ensinamentos de Jesus Cristo, seu Filho.

- O homem que se deixa obscurecer o seu entendimento espiritual, o faz porque, é bloqueado pelos seus próprios interesses e objetivos pessoais, assim sendo perde a visão de Deus.




- Um homem sem visão de Deus, é um homem desprovido de luz divina – desligado de Deus sua vida é um “inferno”.

- Existem pessoas que não acreditam no inferno, porém suas vidas já são um inferno, pois inferno quer dizer: Separado de Deus. Esses que dizem que inferno não existe, iniciaram aqui na terra o seu inferno eterno longe e separado do Senhor.


BARTIMEU ERA DE JERICÓ:





“E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho.”. (Marcos 10:46).


-Assim como Jerusalém simboliza a “Cidade Santa”, Jericó simboliza a “Cidade do pecado”, pois todo tipo de pecado e coisas erradas existiam na cidade de Jericó – Jesus foi até Jericó libertar das trevas aqueles lá viviam.

- Bartimeu não estava em Jericó e nem no “caminho”, ele estava assentado à beira do caminho – nem no pecado e nem com Jesus – em cima do muro.




- Bartimeu assentado à beira do caminho, simboliza aquelas pessoas que não estão nem e Cristo Jesus, e nem no “mundão”.

- É aquela pessoa que se convenceu de que é Deus, porém não aceita Jesus como o “ÚNICO” caminho que pode levá-la a Deus.

- Se você ainda pensa que outro nome, ou alguma religião ou filosofia de vida, pode te levar a Deus, pela bíblia você é considerada também como um “BARTIMEU”.

- Aceite Jesus como único e suficiente salvador, com único e verdadeiro caminho para Deus, e viva eternamente em Cristo Jesus.

OUVINDO QUE ERA JESUS BARTIMEU CREU:




“E, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, posse a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!”. (Marcos 10:47).

- A fé vem do ouvir a palavra de Deus: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.”. (Romanos 10:17).




- Se a fé fosse um dom de Deus para aqueles que pudessem apenas ver Jesus ou alguma imagem, então Bartimeu jamais teria sido curado – um idólatra, por exemplo, adora uma imagem morta sem poder nenhum, enquanto um verdadeiro adorador, adora a Deus em espírito e em verdade.

- Quando Bartimeu OUVIU a respeito de Jesus; creu no seu espírito que poderia ser curado por Jesus e começou a clamar: “Jesus, tem misericórdia de mim!”.

- Nós somos o conjunto de corpo, alma e espírito; sendo que o cada um deles deve ser bem alimentado, e o espírito humano só é alimentado pela palavra de Deus...

- O corpo natural precisa de alimento natural – nossa alma precisa ser alimentada pelo conhecimento daquilo que é certo ou errado no campo das emoções e pensamentos – nosso espírito também é alimentado, mas somente pelo pão da vida, que é Jesus.

MUITOS O REPREENDIAM À BARTIMEU:




“E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”. (Marcos 10:48).

- Ninguém dá ouvido a um mendigo marginalizado pela sociedade, pelo contrário, quando este pede ajuda mandam calar a boca...

- Pela fé, Bartimeu clama por misericórdia, porém os homens daquela época, não diferentes dos de hoje o repreendiam...

- É assim mesmo que aconteceu e acontece com quem se aproxima de Jesus; ao tentar aproximar-se de Deus, amigos e familiares repreendem, fazem gozações e críticas com o intento de nos desanimar na busca pela salvação

- Bartimeu não deu ouvidas as repreensões dos outros e gritava cada vez mais alto: “Jesus, tem misericórdia de mim!”.




- Se você está sofrendo repreensões por buscar a Deus, faça como Bartimeu, não desanime na sua busca; redobre suas orações e busque a misericórdia do Senhor.

JESUS MANDA CHAMÁ-LO:




“Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.”. (Marcos 10:49).

- Quando Bartimeu clama por misericórdia, em outras palavras ele pede para que Jesus trate com amor a sua miséria, pois é exatamente isto que a palavra misericórdia quer dizer: MISER= MISÉRIA e COR=CORAÇÃO, ou seja, Jesus trata nossa miséria humana com o coração, com amor...

-Jesus ouviu a oração de Bartimeu e teve misericórdia dele e mandou chamá-lo...

- Jesus estava disposto a tratar com o coração, com amor da vida daquele pobre homem que estava a mendigar à beira do caminho.




- Jesus ouve a oração de um coração sincero, seja marginalizado ou não, esteja à beira, dentro ou completamente fora do “Caminho”, Ele ouve a oração e trata toda nossa miséria humana com amor.

BARTIMEU LANÇA DE SI A CAPA:





“Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus.”. (Marcos 10:50).

- A capa que Bartimeu vestia, era um uniforme doado pelas autoridades para que a população o identificasse como mendigo pelo seu uniforme padrão.

- Uma vez um mendigo era identificado pela capa, eram-lhe oferecidos pela população esmolas.

- A capa de Bartimeu era a capa da cegueira, e de longe se via que ali existia um cego pela capa que o identificava como tal.

- Esta capa é a “Capa de Satanás”; a capa que ele coloca sobre aqueles são dele para identificá-los. EX: Viciados, prostituídos, corruptos, pessoas destruídas por uma vida de pecado de longe são identificadas.

- Um viciado em drogas, por exemplo, de longe se reconhece pela “capa” da destruição que as drogas proporcionam.




- Algumas mulheres e homens, vestem-se das suas “capas” e ficam pelas esquinas se prostituindo, uma forma de pedir esmolas a beira do caminho.

OBS: Esmolas são coisas do diabo, Deus não nos dá esmola, Ele nos deu o que tinha de melhor, o seu Filho Jesus: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”. (João 03:16).

- Bartimeu lança fora a capa, abre mão do pecado e vai ter com Jesus.

QUE QUERES QUE TE FAÇA?




“Perguntou-lhe Jesus: QUE QURES QUE EU TE FAÇA? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.”. (Marcos 10:51).

- Humanamente falando, parece uma pergunta sem nexo; perguntar a um mendigo o que ele quer que lhe faça. É evidente que um cego quer voltar a ver.

- Qualquer outra pessoa que visse Bartimeu naquele momento, teria a certeza disto: “Este homem deseja enxergar!”.

- Neste momento, Jesus não olha para Bartimeu com os olhos humanos, limitados ao que se pode ver superficialmente apenas, Jesus olha com olhar divino, capaz de penetrar no mais íntimo do ser humano.




- Em outras palavras Jesus estava perguntando a Bartimeu o que ele queria que fizesse primeiro na sua vida. Uma esmola? Um banho? Comida? Emprego?

- Jesus sabia que era cego, e que precisava ver, no entanto também que além da cegueira, ele precisa de tantas outras coisas tão necessárias quanto voltar a ver.

- Às vezes nós chegamos até Jesus com uma enfermidade, um vício, enfim, são tantas as razões que nos levam a conhecer o evangelho – chegamos com a esperança de sermos curados desta enfermidade ou outra coisa – para nossa supressa, além de sermos curados, somos salvos e feitos novas criaturas.

- Jesus sabe e conhece TODAS as nossas necessidades, e assim como fez com Bartimeu ele quer fazer nas nossas vidas também...

OBS: (O QUE TU QUERES QUE JESUS FAÇA AGORA NA SUA VIDA?)

EU QUERO TORNAR A VER:




“... Mestre, que eu torne a ver.”. (Marcos 10:51).

- Bartimeu pediu para voltar a ver e Jesus imediamente restaurou a sua visão.

- O que é que você gostaria que Jesus fizesse na sua vida hoje?

- Você já pediu isto a Ele com fé?


A TUA FÉ TE SALVOU:





“Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente, tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.”. (Marcos 10:52).


- Sem fé é impossível agradar a Deus: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.”. (Hebreus 11:06). Bartimeu, ouviu, creu e recebeu a cura...

- Para sermos curados precisamos ter fé; para ter precisamos ouvir a pregação da fé; para ouvirmos a pregação da fé precisamos dispor nossos corações para o ensino da palavra de Deus.




- Jesus abre tantos os olhos naturais quanto os olhos espirituais...

SEGUIA JESUS ESTRADA FORA:




“... E imediatamente, tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.”.(Marcos 10:52).

- Quando voltou a ver, viu que sem Jesus, nada poderia fazer: “Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer.”. (João 15:05).

- Voltou a ver, porém lhe faltava emprego, família, dignidade; e isto, só reconquistaria se permanecesse em Jesus e por isso seguia a Jesus estrada fora...

- Muitas são as pessoas que são abertas os olhos, no entanto não seguem a Jesus, e assentam-se a beira do caminho. Satanás vem e lhes rouba, tira a visão, a vontade de viver. Bartimeu foi um desses, mas teve uma segunda chance...

CONCLUSÃO:




“Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.”. (João 06:37).

- Não sei quantas chances o Senhor já lhe deu, só sei que hoje Ele te dá mais uma de tu abrires teus olhos pelo poder da fé.

- Não importa o quanto em trevas esteja a sua vida, mas se fizeres como Bartimeu fez; pela fé veras a glória de Deus na tua vida.

" A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA É A DE DEUS
AS OUTRAS APENAS MACHUCAM"
BISPO/JUIZ.DR.EDSOB CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.