Subscribe:

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O AMOR DO PROFETA OSEIAS...

Oséias 01: 1 - 2: 1 - Pr. Alexandrino Moura Imprimir E-mail

Leitura: Oséias 1.1 - 2.1. 
Texto: Oséias 1.1 - 2.1.

Amada Igreja do Senhor Jesus Cristo.
Como estava a situação religiosa do povo do Senhor na época do profeta Oséias? Será que estavam servindo ao Seu Senhor e Salvador com toda dedicação? Hoje à noite nós vamos ver através da profecia de Oséias a situação do povo de Israel e Judá. Como estava a situação do povo? Judá e Israel tinham se dividido em dois reinos. No verso 1 nós podemos ver quais os reis existentes na época do profeta. O povo estava espiritualmente fraco. Os reis de Judá, a maioria, buscaram ao Senhor. Uzias começou a reinar com dezesseis anos de idade e desde cedo buscou o Senhor. Mas, não destruiu os locais de adoração aos ídolos. Jotão, também buscou ao Senhor, mas como Uzias não destruiu os lugares de adoração aos ídolos. O povo ainda sacrificava e queimava incenso nos altos (2 Rs 15.35). Acaz, todavia, era ímpio. Não quis buscar ao Senhor. Pelo contrário, ele propagou, espalhou o culto pagão em Judá. Ele era um descrente que desprezava ao Senhor. Ezequias, entretanto, foi o que mais lutou para purificar a religião de Judá. Ele destruiu todos os locais de culto pagão. Ele fez o que era reto perante o Senhor (2 Rs 18.3). Dos reis de Judá, a maioria seguiu o caminho do grande rei Davi.
Porém, no Reino do Norte, Israel, a situação era de total descrença no Senhor. O seu rei Jeroboão II, fez o que era mau perante o Senhor. Jamais se afastou de nenhum dos pecados de Jeroboão I, filho de Nebate, que fez pecar todo o Israel. Tudo o que ele fez se transformou em pecado. Ele morreu, mas deixou o povo do reino de Israel em total descrença. Espiritualmente morto. E essa profecia é dirigida a esse povo que se afastou do Senhor. O Senhor envia o seu servo Oséias com uma mensagem dura e que ao mesmo tempo é bastante estranha. Uma mensagem de julgamento e de livramento.
Eu vos proclamo a palavra de Deus no seguinte tema: O CASAMENTO DE OSÉIAS SIMBOLIZA O AMOR DO SENHOR E A INFIDELIDADE DO POVO.

1. ISRAEL FOI CHAMADO PARA VIVER EM SANTIDADE.
2. ISRAEL DEIXOU ESTE ESTADO DE SANTIDADE.
3. ISRAEL SERÁ CASTIGADO PELO SEU ADULTÉRIO.
4. ISRAEL SERÁ NO FUTURO RESTABELECIDO COMO POVO DO SENHOR.
1. ISRAEL FOI CHAMADO PARA VIVER EM SANTIDADE.
Irmãos, quando o Senhor falou pela primeira vez com Oséias, lhe deu uma ordem bastante estranha. O Senhor no versículo 2 fala para Oséias dizendo: “Vai, toma uma mulher de prostituições e terás filhos de prostituição, porque a terra se prostituiu, desviando-se do SENHOR”. O SENHOR está dando uma ordem para o seu profeta se casar com uma mulher de prostituição. Uma prostituta. Mas, por que o SENHOR dá essa ordem a Oséias? Pedir que um servo seu case-se com uma pessoa que vive na impureza, isso não é estranho? O casamento de Oséias era para simbolizar o amor de Deus e a infidelidade de Israel. “Porque a terra se prostituiu, desviando-se do SENHOR”. A ordem para Oséias casar-se com uma prostituta é para mostrar o adultério espiritual de Israel com os falsos deuses, os baalins. Deus também mostra o seu amor. Quando Ele manda Oséias casar-se, automaticamente está chamando o povo a voltar para Ele. A deixar os falsos deuses e arrepender-se de seu mau procedimento. Assim como uma esposa se torna uma mulher de prostituição quando trai seu marido. Assim também é o povo quando se desvia do Senhor. Ele é chamado de prostituto.
A prostituição mostra a impureza, a infidelidade para com o parceiro. Aqui no nosso texto, o povo é a noiva e Deus o noivo. Eles estão em uma aliança de amor. A quebra da aliança é considerada adultério. Deus quer lembrar que Ele já tinha santificado o povo através do casamento, ou seja, da aliança. Ele quer que o povo olhe para o passado e lembre-se do que o SENHOR fez e viva como antes. Deus como esposo traído ainda quer reconciliar-se com seu povo, a esposa adúltera. É por isso que Ele manda Oséias casar-se com uma mulher adúltera. Oséias obedeceu e casou-se com Gômer. No casamento ela é santificada. Ela não mais está adulterando. Assim será o povo santificado quando se arrepender e voltar para o SENHOR, seu primeiro amor. Deus quer ver um arrependimento sincero da parte de seu povo. O SENHOR quer ver seu povo como diz Jeremias 2.2 e 3: “Lembro-me de ti, da tua afeição quando eras jovem, e do teu amor quando noiva, e de como me guias no deserto, numa terra em que se não semeia. Então, Israel era consagrado ao SENHOR, era as primícias da sua colheita; todos os que devoraram se faziam culpados; o mal vinha sobre eles, diz o SENHOR”.
O SENHOR tirou Israel da impureza dos ídolos e lhe santificou através da aliança consigo. Israel foi consagrado ao Todo-poderoso. Por isso deveria viver como seu dono é: SANTO! E não como os descrentes. Deveria em tudo buscar a santidade. Afastando-se do pecado. O povo foi separado para ser povo santo ao Senhor. É isso que o Senhor quer mostrar ao povo com o casamento do profeta Oséias. A santidade do povo. Viver como uma esposa fiel que não trai seu marido e vive com ele em santificação.
Isso inclui a nós também. Se estamos traindo o SENHOR por qualquer motivo, devemos deixar o pecado e voltar ao caminho do SENHOR. Nós fomos separados para seu serviço e adoração. Representar Deus, nosso Pai, aqui na terra. Por isso vivam em total santidade para o SENHOR. Lembrando-se do seu chamado para a santificação.
2. ISRAEL DEIXOU ESTE ESTADO DE SANTIDADE.

Oséias obedeceu a ordem do SENHOR e tomou a Gômer como sua esposa. Ela engravidou e deu à luz a três filhos: Jezreel, Desfavorecida e Não-Meu-Povo. Esses três filhos de Oséias mostram como o SENHOR estava desgostoso com seu povo. Os três filhos simbolizam o castigo do Senhor. O povo estava em uma rebelião contra o seu Criador e Senhor. Não queriam buscar o Senhor. As doze tribos haviam se separado. Duas tribos ficaram no lado sul da terra, era o Reino do sul, que é Judá. No reino sul, Judá, permaneceu muito mais tempo servindo ao Senhor, por causa do templo do SENHOR. Dez tribos ficaram do lado norte da terra. Por isso, é chamado de Reino do Norte ou Israel. Israel, porém, rapidamente se desviou do caminho do Senhor.
O rei Jeroboão I, depois da separação das doze tribos, construiu bezerros de ouro e disse ao povo de Israel: Aí estão vossos deuses que vos tiraram do Egito. Ele fez isto com medo do povo voltar para adorar em Judá e ficar no outro reino. Mas, isso se tornou em pecado, porque o povo caiu em idolatria por causa do seu rei. A verdadeira religião foi substituída pelos cultos pagãos. O reino de Israel logo abandonou sua fé no SENHOR. Logo esqueceu do seu dono e passou a se prostituir com outros deuses.
Tudo isso começou com o rei Jeroboão I e mais tarde foi seguido pela ímpia Jezabel, esposa do rei Acabe. Ela edificou altares aos deuses cananeus. Ela introduziu no meio do povo o culto a baal, o deus dos cananeus. Jezabel levou o povo a se prostituir com outros deuses, abandonando seu estado de santidade, se tornando prostituto. Começaram a viver em impureza com os falsos deuses. Não guardaram a vocação de ser como seu dono é: SANTO! A idolatria era muito grande no meio do povo. A situação era tão critica que Deus diz que o seu povo se prostituiu. Estão adulterando contra o SENHOR. Desprezaram seu estado de santidade para viverem fazendo o que lhes agrada. Estão vivendo agora em impureza. Desprezando a santificação no SENHOR. 
3. ISRAEL SERÁ CASTIGADO PELO SEU ADULTÉRIO.
Irmãos, o SENHOR não deixa o pecado impune. Ele castiga severamente a desobediência a ele. E, é por isso que o SENHOR diz nos versos 4 e 5: “Põe-lhe o nome de Jezreel, porque, daqui a pouco, castigarei, pelo sangue de jezreel, a casa de Jeú e farei cessar o reino da casa de Israel. Naquele dia, quebrarei o arco de Israel no vale de Jezreel”. Para entendermos o por quê o SENHOR quer castigar a casa de Jeú e destruir o reino de Israel, devemos saber o que aconteceu em Jezreel. Jezreel era a terra onde morava o jezreelita Nabote. Que foi assassinado pelo rei Acabe e sua esposa Jezabel por não querer vender sua única vinha. Nessa época, em que Acabe e sua esposa Jezabel governavam, o povo vivia em trevas. Desconheciam o verdadeiro Deus. Se prostituíam com os deuses pagãos que jezabel introduziu no culto. O povo de Israel adorava a baal.
Naquele tempo o SENHOR levantou Jeú, que foi ungido rei sobre Israel. O SENHOR o ungiu para destruir todos os ídolos e altares a esses deuses. Também lhe ordenou que exterminasse todos os descendentes de Acabe para não mais reinar sobre Israel. Ele foi como o SENHOR ordenou e cumpriu a ordem. Ele matou todos os adoradores de baal com muita violência. Porém, ele desobedeceu ao SENHOR. Ele matou Zacarias, que era descendente de Davi. E o SENHOR tinha dito que não estendesse a mão contra os descendentes de Davi. É por isso que o SENHOR está dizendo que vai castigar a casa de Jeú, pelo massacre que ele fez dos descendentes da casa de Davi em Jezreel. O SENHOR disse que os descendentes de Jeú serão destruídos para nunca mais reinarem sobre Israel. Aqui o SENHOR está cumprindo a sua palavra, profetizando pelo seu profeta Oséias. Jeroboão II, o descendente de Jeú, será destruído. O SENHOR também vai destruir o reino de Israel. Os assírios mais tarde, derrotaram o reino de Israel. Os assírios conquistaram o território de Israel. E o povo foi levado cativo para o exílio.
O SENHOR, no verso 6, prossegue seu julgamento, dizendo: “Põe-lhe o nome de Desfavorecida, porque eu não mais tornarei a favorecer a casa de Israel, para lhe perdoar”. O nome da criança era mais uma chance do SENHOR para o povo. O povo deveria deixar sua prostituição espiritual com os falsos deuses. O nome da criança mostra que o SENHOR não mais iria olhar com compaixão para seu povo. O SENHOR que sempre foi um Deus que favoreceu a Israel, agora não vai mais olhar com seus favores. Não terá mais compaixão do seu povo. O nome da criança demonstra que Deus vai tirar rapidamente a compaixão que sempre demonstrou a Israel. O motivo do SENHOR não olhar mais com compaixão era a infidelidade do povo na aliança. Na aliança o SENHOR promete bênçãos, graça, favor, compaixão.
Deus sempre cumpriu a sua parte na aliança. Ele sempre se dispôs a fazer o bem ao povo da aliança. Porém, seu povo o rejeita. Seu povo lhe esqueceu. A sua esposa o abandonou. Se prostituiu com vários ídolos. Se contaminando com a idolatria. Tornando-se impura. Por isso, o SENHOR não mais favorecerá o povo de Israel. Como ele diz no verso 6: “Porque eu não mais tornarei a favorecer a casa de Israel, para lhe perdoar”. O SENHOR não mais estaria disposto a perdoar os pecados de Israel. Eles não buscam ao SENHOR e nem se arrependem. Antes negam ao SENHOR com prostituições. Se prostituem com os falsos deuses e desprezam ao SENHOR. Por causa dessa traição o SENHOR não perdoará mais seus pecados.
Porém de Judá, o SENHOR se compadecerá. O SENHOR salvará Judá dos assírios. Depois que os assírios destruíram Israel, em seguida, invadiram Judá. Porém, o Anjo do SENHOR durante a noite matou cento e oitenta e cinco mil assírios (Is 37.36). Então, se cumpriu o que o SENHOR disse no verso sete. Judá não foi destruída com Israel. O SENHOR interveio e salvou Judá. Mostrando que Ele é o soberano do céu e da terra.
Contudo, Israel não será mais o povo de Deus. Deus rejeitará Israel por quebrar a aliança. E agora o SENHOR diz para Israel: “Vós não sois meu povo, nem eu serei vosso Deus” (Os 1.9). O povo chegou no ponto critico de sua dureza de coração. Eles se tornaram pessoas ímpias. Incapazes de amar. Insensíveis à palavra do SENHOR. Não querem receber a palavra do SENHOR e suas promessas. Querem andar conforme seus próprios caminhos. Caminhos que desprezam os preceitos e retidão do SENHOR. Por isso, é justa a rejeição da parte do SENHOR. Quem despreza a aliança do SENHOR, receberá as maldições contidas em sua aliança. Por isso, Israel foi rejeitado. Porque menosprezou o SENHOR e sua aliança. O povo será levado para o cativeiro como castigo. O motivo do cativeiro de Israel foi a idolatria aos falsos deuses. Vejam como é grande a ira de Deus contra a idolatria. Deus não quer ficar em segundo plano na adoração. Ele quer exclusividade! Ele é o único Deus. Além do SENHOR não existe outro deus. Por isso estamos adorando o único e verdadeiro Deus. Criador do céu e da terra.
4. ISRAEL SERÁ NO FUTURO RESTABELECIDO COMO POVO DO SENHOR.
Porém, o SENHOR se lembra da sua aliança. Enquanto o povo estivesse se prostituindo com os falsos deuses, o SENHOR iria permanecer derramando sua ira e castigando Israel. Por isso, o SENHOR envia os assírios contra Israel. É o SENHOR usando a vara para disciplinar Israel, com o propósito de purificá-lo de suas prostituições espirituais. O SENHOR quer trazê-lo de volta à fé. Por isso, reafirma a sua promessa no versículo 10: “Todavia, o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que se não pode medir, nem contar; e acontecerá que, no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo”. Não é uma nova promessa. Pelo contrário, é a mesma promessa feita a Abraão, Isaque e Jacó. De uma descendência inumerável como a areia do mar, que não se pode contar nem medir.
Então, quando o povo for purificado da sua idolatria. Quando o nome “baal” for tirado de sua boca. Quando não se inclinar para se prostituir com os falsos deuses. O SENHOR chamará de volta a sua esposa adúltera, que é Israel. E no lugar onde se lhes dizia: “Vós sois não meu povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo” (Os 1.10). Quando deixarem de adorar os falsos deuses. Ídolos que não têm vida. Eles serão chamados filhos do Deus vivo. Isso é um relacionamento em que Deus está disposto a conceder vida ao seu povo. Uma obra maravilhosa fará na vida daquele povo.
Então, Judá e Israel estarão juntos, como diz o verso 11: “Os filhos de Judá e os filhos de Israel se congregarão, e constituirão sobre si uma só cabeça, e subirão da terra, porque grande será o dia de Jezreel”. A reconciliação entre ambos os reinos, Israel e Judá, será completa. Os dois parentes rivais, Judá e Israel, habitarão juntos, como diz o verso 1 do capítulo 2: “Chamai a vosso irmão Meu-Povo e a vossa irmã, favor”. Não haverá mais inimizade entre ambos. Se congregarão e serão unidos debaixo de uma só cabeça (Os 1.11). Então, esse dia será glorioso para Judá e Israel. Não mais haverá intriga nem contenda. Não haverá guerra e nem derramamento de sangue entre eles. Porque eles terão uma só cabeça, que é o SENHOR, o Deus todo-poderoso. Eles terão tudo em comum. Uma só fé. Um só SENHOR e Salvador. O ódio se transformará em amor. O prazer em fazer o mal se tornará prazer em fazer o bem. Assim viverão na presença do SENHOR. Essa é a promessa do SENHOR para o seu povo.
Nós sabemos que essa promessa só se torna completa em Cristo. É através dEle que essa reconciliação se concretiza. Através de Cristo não apenas os judeus são reconciliados, mas também os gentios, os povos que não faziam parte do povo de Deus. E nós somos os gentios! Somos o povo que não fazia parte da aliança do SENHOR. Não tínhamos direito de chamar Deus de Pai e SENHOR. Mas agora podemos fazer isto graças a Jesus Cristo. Porque ele é o cabeça da Igreja. Ele é o noivo e nós como sua Igreja, somos a sua noiva. Nós fomos unidos com pessoas de todas as línguas e nações. Com os mais ricos e os mais pobres. Temos tudo em comum. Temos o mesmo SENHOR e salvador. A mesma fé. Tudo isto foi realizado na cruz quando Cristo morreu e nos comprou com seu precioso sangue. Ele nos comprou e nos santificou. Por isso ele é nosso cabeça. E no dia da sua volta, haverá um só pastor e um só rebanho. Jesus Cristo reunirá todos que fazem parte do seu povo de uma vez por toda. E habitaremos com ele em perfeita harmonia para sempre.
Amém...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.