Subscribe:

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

JESUS, QUÃO MARAVILHOSO ÉS TU...

BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE
1 Certo dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três horas da tarde. 2 Estava sendo levado para a porta do templo chamada Formosa um aleijado de nascença, que ali era colocado todos os dias para pedir esmolas aos que entravam no templo. 3 Vendo que Pedro e João iam entrar no pátio do templo, pediu-lhes esmola. 4 Pedro e João olharam bem para ele e, então, Pedro disse: "Olhe para nós!" 5 O homem olhou para eles com atenção, esperando receber deles alguma coisa. 6 Disse Pedro: "Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande". 7 Segurando-o pela mão direita, ajudou-o a levantar-se, e imediatamente os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes. 8 E de um salto pôs-se em pé e começou a andar. Depois entrou com eles no pátio do templo, andando, saltando e louvando a Deus. 9 Quando todo o povo o viu andando e louvando a Deus, 10 reconheceu que era ele o mesmo homem que costumava mendigar sentado à porta do templo chamada Formosa. Todos ficaram perplexos e muito admirados com o que lhe tinha acontecido. (Atos 3:1-10 NVI)...

1. Com que expectativa, nós vamos à Casa do Senhor? (vs.1-3)

Em primeiro lugar o que é a Casa do Senhor? No Velho Testamento era o Templo em Jerusalém, mas que foi destruído. No Novo Testamento de Jesus em modo de ver há dois significados: (1) Uma reunião, onde dois ou três se reúnem em Seu Nome - Mateus 18:20. (2) O lugar da Sua habitação, o que chamamos de "céu" - Hebreus 10:19.

O texto que acabamos de ler fala de três atitudes em relação a "ir" à Casa do Senhor. Pedro e João foram com a atitude certa. O coxo, coitado, era considerado inútil à sociedade daqueles dias devido à sua condição física e quem sabe, esperava receber alguma esmola de alguns religiosos misericordiosos. Os que o levaram até à porta do Templo, tinham outros interesses e o texto não diz se eles entraram ou não no Templo, mas usavam a Casa do Senhor e o necessitado para algum fim - obter dinheiro. Pedro e João tinham a expectativa de agradar e buscar a Deus. O paralítico, nele foi criado o hábito para sentar-se ali e esmolar. Os que o levaram iam por interesse próprio ou por hábito, cumprir um ritual religioso.

Deus espera que tenhamos uma atitude de alegria e de prazer ao nos reunirmos em Seu nome:

1 Alegrei-me com os que me disseram: "Vamos à casa do Senhor!" (Salmos 122:1 NVI)

1 Como é agradável o lugar da tua habitação, Senhor dos Exércitos! 2 A minha alma anela, e até desfalece, pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo. 3 Até o pardal achou um lar, e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus filhotes, um lugar perto do teu altar, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus. 4 Como são felizes os que habitam em tua casa; louvam-te sem cessar! (Salmos 84:1-4 NVI)

O salmista diz que o pardal achou um lar e a andorinha um lugar de refúgio para os seus filhotes, perto do altar do Senhor. Em suma ele está dizendo que na presença de Deus, é onde estão as soluções para os nossos maiores problemas, onde encontramos força e uma fonte de grande alegria!

2. O que Deus quer fazer em Sua Casa de Oração? Revelar os propósitos de Seu coração em Seu Filho Jesus! (vs.4-8)

Naquele dia Deus queria mostrar o Seu amor e algo mais importante. Deus usou Pedro que ia ao Templo com a atitude correta para abençoar uma pessoa grandemente necessitada. Pedro, inspirado por Deus olhou para o coxo e em nome de Jesus repreendeu o mal na vida daquele homem. Não foi Pedro quem o curou, mas Jesus e onde aconteceu a cura? Dentro ou fora do Templo? Nem tão fora e nem tão dentro, mas na porta chamada Formosa. No grego o nome dessa porta significa "algo que floresce abundantemente na estação certa" e era justamente isto o que Deus estava fazendo naquele momento. Ele estava dando início a um novo tempo - a substituição dos rituais pela presença, vida e o mover de Seu Filho Jesus nas reuniões do povo de Deus.

Um outro detalhe sobre essa porta é que ela era também chamada de a "porta de Nicanor". Por quê? Porque Nicanor era um judeu rico de Alexandria e foi ele, quem doou essa porta para o Templo. Ela era construída com um metal muito brilhante, que brilhava como ouro e foi construída em Corinto. Ela era a porta principal do Templo. Ela dava acesso ao pátio onde ficavam as mulheres e era costume que os mendigos e os mais necessitados, ficassem naquela porta para conseguir esmolas. Na verdade era a porta da necessidade humana mais urgente e era por aquela porta, que Deus faria entrar uma nova revelação espiritual - o poder do nome de Jesus!

A cura acontecida na porta chamada Formosa, anunciava que Deus estava entrando em Sua Casa na terra com uma nova revelação - Ele passaria a agir por meio de Seu Filho Jesus, nas vidas daqueles que confiavam nele, que era o caso de Pedro, João e o homem paralítico. Os rituais todos que simbolizavam a Pessoa de Cristo, seriam substituídos pelo poder de Deus que agiria no nome de Jesus! Jesus certa vez disse sobre o propósito de Sua missão e esta, deve ser a missão da Igreja.

18 "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos 19 e proclamar o ano da graça do Senhor". (Lucas 4:18,19 NVI)

A missão de Jesus é a missão da Igreja:
" Ter o poder de Deus sobre si.
" Anunciar as declarações de Deus aos necessitados e famintos por Deus.
" Libertar vidas amarradas pelo poder do mal.
" Fazer com que as pessoas verdadeiramente enxergassem o mover de Deus.
" Libertar pessoas oprimidas por um jugo religioso ineficiente.
" Dizer que Deus estava disposto a receber a todos que quisessem estar em Sua presença.

3. Deus causará espanto pelo que Jesus fará em sua vida! (vs.9,10)

Todos ficaram espantados com o que havia ocorrido ao paralítico, mas acredito que Pedro também ficou extasiado com o mover de Deus em sua vida, a favor daquele pobre homem. Se você veio se reunir com a atitude correta, trazendo Jesus consigo a esta reunião, sem dúvida alguma, algo de maravilhoso Ele fará! As pessoas se admirarão e notarão mudanças em sua vida. Você precisa crer! Deus quer fazer algo novo em sua vida neste momento. A nossa oração fará mudanças em nossas vidas, porque será feita em nome de Jesus. Tenha essa expectativa, tenha o desejo de se encontrar com Deus e não no ato de manter a sua velha e boa religião. Tenha o desejo de se relacionar com Jesus e permita que o poder de Deus se apodere de seu ser.

Jesus era motivo de espanto em Seus dias:


40 Então perguntou aos seus discípulos: "Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?" 41 Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: "Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?" (Marcos 4:40,41 NVI)

31 Então ele desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e, no sábado, começou a ensinar o povo. 32 Todos ficavam maravilhados com o seu ensino, porque falava com autoridade. (...) 36 Todos ficaram admirados, e diziam uns aos outros: "Que palavra é esta? Até aos espíritos imundos ele dá ordens com autoridade e poder, e eles saem!" (Lucas 4:31,32,36 NVI)

Ele mostrou o Seu poder sobre os elementos da natureza, sobre os poderes infernais, sobre as enfermidades, porque Ele tinha uma palavra cheia de autoridade que atingia em cheio às necessidades humanas. Qual é a sua necessidade? Apresente-a a Jesus neste instante e creiamos juntos, em algo novo que irá realizar em cada um de nós. Vamos tomar essa atitude como um compromisso, todas as vezes que nos reunirmos.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.