Subscribe:

sábado, 24 de dezembro de 2011

ESBOÇOS SELECIONADOS...

A PAZ DO PRÍNCIPE DA PAZ

"E estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear." Isaías 2:4
Oh, que esses tempos felizes já tivessem chegado! No momento presente, as nações estão fortemente armadas, e inventam armas mais e mais terríveis, como se o principal objetivo do homem só pudesse ser cumprido destruindo milhares e milhares de seus semelhantes. No entanto, a paz prevalecerá um dia - sim, e prevalecerá de tal maneira que os instrumentos de destruição serão remodelados com outras formas e utilizados para melhores fins e propósitos. Como acontecerá isso? Pelo comércio? Por meio da civilização? Através da mediação? Não cremos nisso. A experiência passada não nos permite confiar em instrumentos tão frágeis. A paz será estabelecida somente pelo reinado do Príncipe da Paz. Ele ensinará o povo pelo Seu Espírito, renovará os corações por Sua graça, e reinará neles pelo Seu poder supremo, e então eles cessarão de ferir e matar. O homem é um monstro uma vez que seu sangue está fervendo, e somente o Senhor Jesus pode converter um leão em cordeiro. Ao converter o coração do homem, suas paixões sedentas de sangue são dominadas. Que cada leitor desse livro de promessas ofereça hoje uma oração especial ao Senhor e Doador de paz, para que prontamente coloque um fim à guerra  e estabeleça a concórdia no mundo inteiro. (Charles Haddon Spurgeon)
Reflexão: Spurgeon e Billy Graham são meus escritores e pregadores favoritos. Hoje fico impactada com esta devocional de Spurgen: “A Paz do Príncipe da Paz” – principalmente por estarmos nestes dias em que se compram tantos presentes para oferecer aos parentes e amigos, no entanto, o melhor presente para todos seria a Paz, que ninguém pode comprar e nem oferecer. Quanta gente com fome de Paz: estão sem saúde, perderam seus entes queridos, perderam seus pertences e casas – incêndios, enchentes, terremotos, etc. Corações feridos! Mas... Uma boa notícia: Jesus é o Príncipe da Paz e oferece gratuitamente para todos, mesmo em meio a estas circunstâncias, a verdadeira Paz, a Paz de Cristo, porque Ele muda cenários e situações – JESUS, o Salvador do mundo, anseia por abraçar e consolar você nesta hora. VENHA e receba a Paz!
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE




 

 

Colecione Pequenas Vitórias
O que lavra a sua terra será farto de pão, mas o que corre atrás de coisas vãs é falto de senso” (Provérbios 12:11).

Dos 915 versos que tem o livro de Provérbios, 74 tratam, de um modo ou outro, da importância de levar a vida a sério e construir os sonhos sobre fundamentos seguros.
Existe gente derrotada porque “corre atrás de coisas vãs”. No original, a palavra Rêqên significa “coisas vazias” ou “fantasias”. A ilustração perfeita seria uma coisa bem adornada e atrativa por fora, mas vazia por dentro, como as bolinhas de sabão atrás das quais as crianças correm entusiasmadas, mas que só trazem frustração porque explodem quando são alcançadas. Existem, mas não existem. Não têm consistência. Nada as sustenta, além da imaginação. No provérbio de hoje, Salomão parece dizer: “Acorde! Coloque o seu pé no chão. Lavre a terra, sue a camiseta. Não fique na arquibancada da vida torcendo para que tudo aconteça. Entre e participe.” Deus vai abençoar o que você acha que merece e pelo qual está disposto a lutar. Mas lembre-se: Davi derrotou o gigante Golias, mas usou a funda. A maioria das guerras de Israel foi vencida porque Deus ia à frente do exército, mas o povo precisava sair ao campo de batalha. Confiar em Deus não significa ficar de braços cruzados, esperando que o sucesso caia do céu. O verdadeiro sucesso não é um grande acontecimento, nem uma única e grande vitória. O sucesso que Deus oferece é composto de pequenas vitórias diárias. Correr atrás de fantasias, esperar um “golpe de sorte”, ou uma “herança” é falta de senso, loucura, ingenuidade. São as pessoas que agem assim que formam a longa fila dos derrotados. Faça de hoje um dia de pequenas vitórias. No trabalho, no lar, na vida pessoal; enfim, lavre a sua terra, concerte a torneira que está pingando, troque a lâmpada queimada, conserte o relacionamento destruído. Acumule pequenas vitórias. Não fique sonhando somente com grandes conquistas, porque “o que lavra a sua terra será farto de pão, mas o que corre atrás de coisas vãs é falto de senso”. (Mensagem extraída de Meditações Diárias 2007 – CPB)(www.webflaviamara. Blogspot.com)
Reflexão: Ninguém pode viver de fantasias, principalmente quem quer vitórias em sua vida. Toda jornada do ser humano requer fundamentos seguros. A figura acima mostra uma criança brincando com bolinhas de sabão que não têm consistência, elas desaparecem quando tocadas. Saiba que Deus pode mudar o cenário da sua vida hoje, mas você previsa ter uma direção correta e segura. Corra atrás dos sonhos de Deus para sua vida, pois Ele quer o melhor e o de excelência para você!!!
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE



 

 
NO FUNDO DO POÇO
“Conta-se que um fazendeiro, que lutava com muita dificuldade, possuía alguns cavalos para ajudar no trabalho de sua fazenda. Um dia, o capataz lhe trouxe a notícia de que um de seus cavalos havia caído em um velho poço abandonado. O buraco era muito fundo e seria difícil tirar o animal de lá. O fazendeiro avaliou a situação e certificou-se de que o cavalo estava vivo. Mas pela dificuldade e o alto custo para retirá-lo do fundo do poço, decidiu que não valia a pena investir no resgate. Chamou o capataz e ordenou que sacrificasse o animal soterrando-o ali mesmo. O capataz chamou alguns empregados e orientou-os para que jogassem terra sobre o cavalo até que encobrissem totalmente e o poço não oferecesse mais perigo aos outros animais. No entanto, na medida em que a terra caía sobre seu dorso, o cavalo se sacudia e a derrubava no chão e ia pisando sobre ela. Logo os homens perceberam que o animal não se deixava soterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra caía, até que, finalmente conseguiu sair.” Se você está sendo soterrado no fundo do poço faça desse aterro seu ponto de apoio para subida. (Autor desconhecido). Reflexão: Você que está no fundo do poço, procure o seu ponto de apoio e suba agora mesmo. Não se deixe vencer, mas vença e saiba que Deus está do seu lado. A oração é um enorme e seguro ponto de apoio. Fale com Deus, sempre!!!
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE


 

 

PAPAI!

Inclina, ó Senhor, o ouvido e ouve; abre, Senhor, os olhos e vê… (2 Reis 19:16).
Tiago, de 20 meses de idade, conduzia sua família confiantemente através dos corredores de sua grande igreja. Seu pai olhava o tempo todo para Tiago enquanto este dava seus passos vacilantes através da multidão de “gigantes”. De repente, o garotinho entrou em pânico porque não conseguia ver seu pai. Ele parou, olhou ao redor e começou a chorar: “Papai, Papai!”. Seu pai aproximou-se rapidamente dele e o pequeno Tiago lhe estendeu a mão, e papai segurou com firmeza. Imediatamente, Tiago tranquilizou-se. O segundo livro de Reis conta a história do rei Ezequias, que clamou a Deus por ajuda (19:15). Senaqueribe, o rei da Assíria, havia ameaçado Ezequias e o povo de Judá, dizendo “…Não te engane o teu Deus, em quem confias […] Já tens ouvido o que fizeram os reis da Assíria a todas as terras, como as destruíram totalmente; e crês tu que te livrarias?” (vv.10-11). O rei Ezequias buscou o Senhor e orou por livramento “…para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o Senhor Deus” (vv.14-19). Em resposta à sua oração, o anjo do Senhor feriu o inimigo e Senaqueribe retirou-se (vv.20-36). Se você está numa situação em que necessita da ajuda de Deus, eleve sua mão a Ele em oração. Ele prometeu o Seu conforto e ajuda (2 Coríntios 1:3-4; Hebreus 4:16). Frequentemente, a alvorada de livramento de Deus chega quando a provação é a mais escura.
Vamos orar: Paizinho querido, elevo minhas mãos a Ti porque preciso da Tua ajuda. Suplico para que derrames nelas as tuas consolações para que eu possa distribuir também com todos aqueles que estiverem ao meu alcance. Estou tranqüila porque sei que já estás segurando as minhas mãos e que a Tua alvorada de livramento está chegando. Obrigada, Pai, eu te amo! (Faça também a sua oração.)
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE




 

 
ESPERANÇA

Ilustração:A CORDA DA LIRA” - Um desalentado homem, em Londres, dirigia-se para a zona portuária com intenção de suicidar-se jogando-se de uma ponte. Um pouco antes de subir pela escada que dava acesso à ponte, deteve-se em uma praça para observar uma exposição de quadros célebres. A sua atenção foi providencialmente despertada para o famoso quadro do renomado pintor Watt, denominado “A Esperança”. Contemplando aquela pintura, verificou que a mulher com os olhos vendados estava sentada no cume do universo e dedilhava a sua lira, que continha apenas uma corda! Tal observação foi suficiente para que, com um novo ânimo de viver mudasse de idéia. E refletiu: “Bem, afinal de contas, ainda tenho, no meu humilde lar, uma corda: o meu encantador e inocente filhinho!” (John Catleberry).
Meditação: Na ilustração acima a Esperança foi comparada a corda de uma lira, e foi aquela corda que segurou a vida daquele homem, que, por sua vez, foi comparada à preciosidade da vida do seu próprio filhinho. E nós, os cristãos, a que podemos comparar a Esperança? A uma âncora que segura o barco da vida? A uma lâmpada que nunca se apaga no horizonte da existência? Só há na vida uma Esperança! Sem ela nós morremos, ainda que o nosso corpo ande por aí, coma e durma, mas tudo se torna vão e sem motivo. Para o cristão a Esperança é moto contínuo porque está firmada na VIDA ETERNA (Romanos 5.2) 
Texto bíblico: “Que Deus os abençoe ricamente e lhes conceda uma libertação cada vez maior de toda inquietação e temor. Toda a honra dada a Deus, o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo; porque é a sua misericórdia ilimitada que nos deu o privilégio de nascer de novo, de maneira que agora nós já somos membros da própria família de Deus. E agora vivemos na esperança da vida eterna, porque Cristo levantou-se novamente dentre os mortos” (I Pedro 1.2b,3 - A Bíblia Viva).Momento de oração: Ore pelos desalentados, enfraquecidos e sem esperança - cite nomes. Peça a Deus para que você possa contagiar todos à sua volta com esta viva esperança que é a Vida Eterna: no lar, na escola, no trabalho, em qualquer lugar. Você é uma pessoa muito especial para Deus e para sua obra: Ajude a quem necessita desta VIVA ESPERANÇA!
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE




 
LÁGRIMAS E CÂNTICOS
Salmos 126:5 - "Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria."
O salmista reconhece os muitos sofrimentos experimentados no passado e declara sua confiança no consolo e nas soluções providenciadas pelo Senhor: "Os que semeiam em lágrimas ceifarão com alegria" (Salmo 126:5).
A frase popular, caracterizando nosso mundo como um "vale de lágrimas", não surgiu por acaso. As provações pelas quais passamos são reais e são constantes. Por isso, para alguns cristãos, viver neste mundo é um chorar constante, sem nenhuma chance para cânticos de alegria. O Salmo 126 não nega as lágrimas e as provações. Ele as descreve até com detalhes, mas descrições do cativeiro. Por outro lado, entretanto, o salmista enaltece as soluções consoladoras do Senhor, quando nos liberta dos nossos cativeiros pessoais. E aí, neste contexto, ele contabiliza as bênçãos advindas do Senhor: "Grandes coisas fez o Senhor por nós e, por isso, estamos alegres." O salmo 126 está de acordo com o contexto revelado pela Bíblia, quando se refere aos nossos sofrimentos e às consolações advindas do Senhor. É preciso levar a sério as duas coisas. E ter certeza dos cânticos, que só acontecem depois das lágrimas. É uma questão de fé e uma questão de experiência. Cânticos e lágrimas. Lágrimas e cânticos(Pr. Olavo Feijó).
Reflexão: Amigos, que linda mensagem, ela está falando com cada um de nós. Você não sente isso? As adversidades são inevitáveis, mas: “... O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Salmo 30.5b). Choro e noite representam o problema produzindo fragilidade; alegria e manhã representam a solução produzindo firmeza. Para você que está sofrendo agora, creia a sua manhã está raiando!!!
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE



 
UM ‘BOM DIA” QUE FEZ A DIFERENÇA
"Nossas palavras têm poder para construir ou destruir nossa vida. Quem usa bem suas palavras receberá benefícios em troca". Provérbios 18.21.
Conta-se uma história de um empregado em um frigorífico da Noruega. Certo dia, ao término do trabalho, foi inspecionar a câmara frigorífico. Inexplicavelmente, a porta se fechou e ele ficou preso dentro da câmara. Bateu na porta com força, gritou por socorro, mas ninguém o ouviu, todos já haviam saído para suas casas e era impossível que alguém pudesse escutá-lo. Já estava quase cinco horas preso, debilitado com a temperatura insuportável. De repente a porta se abriu, o vigia entrou na câmara e o resgatou com vida. Depois de salvar a vida do homem, perguntaram ao vigia: Por que foi abrir a porta da câmara se isto não fazia parte da sua rotina de trabalho? Ele explicou: Trabalho nesta empresa há 35 anos, centenas de empregados entram e saem aqui todos os dias e ele é o único que me cumprimenta ao chegar pela manhã e se despede de mim ao sair. Hoje pela manhã disse “Bom dia” quando chegou. Entretanto não se despediu de mim na hora da saída. Imaginei que poderia ter-lhe acontecido algo. Por isto o procurei e o encontrei...
Reflexão: Dois cumprimentos, um na entrada e outro na saída do serviço, salvaram a vida de um homem. Por sua vez, o vigia era um homem bem atento: entre centenas de empregados que entram e saem, notou que ele era o único que o cumprimentava na entrada e na saída – então, Provérbios 18.21 se cumpriu, ambos receberam benefício, recompensa, um a vida, o outro o reconhecimento. Um “bom dia” e um “até amanhã” fez a diferença. Amigos, cumprimentem e prestem atenção uns aos outros!
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE


 
FEIJÕES

Reza a lenda que um monge, próximo de se aposentar, precisava encontrar um sucessor. Entre seus discípulos, dois já haviam dado mostras de que eram os mais aptos, mas apenas um poderia sucedê-lo.
Para sanar as dúvidas, o mestre lançou um desafio, para colocar a sabedoria dos dois à prova: ambos receberiam alguns grãos de feijão que deveriam colocar dentro dos sapatos, para então empreender a subida de uma grande montanha.
Dia e hora marcados, começa a prova.
Nos primeiros quilômetros, um dos discípulos começou a mancar.
No meio da subida, parou e tirou os sapatos.
As bolhas em seus pés já sangravam, causando imensa dor.
Ficou para trás, observando seu oponente sumir de vista.
Prova encerrada, todos de volta ao pé da montanha, para ouvir do monge o óbvio anúncio. Após o festejo, o derrotado aproxima-se e pergunta como é que ele havia conseguido subir e descer com os feijões nos sapatos:
- Antes de colocá-los no sapato, eu os cozinhei - foi a resposta.Reflexão: Alguns comparam os feijões aos “problemas”, mas eu quero enfatizar a sabedoria daquele que cozinhou os feijões, pois foi isto que o monge colocou à prova. Ele não experimentou andar com os feijões, ele foi logo cozinhando. Como disse David Starr Jordan: “Sabedoria é saber o que fazer, habilidade é saber como fazer, virtude é fazer”.  É uma cadeia de palavras bem interessante: sabedoria, habilidade e virtude!!!
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE




 
PROMESSAS E CONDIÇÕES:
“PERTO ESTÁ O SENHOR”
Salmo 34.18: “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito”; Salmo 145.18: “Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade”;  Filipenses 4.5: “Seja a vossa moderação(cuidado) conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor”. Esta é uma tremenda promessa, grandiosa e maravilhosa. Como é bom saber que o Senhor está perto de nós em todos os momentos. Mas... Veja bem em muitas promessas, há condições, e isto é compreensível, porque é preciso merecer para receber. Sendo assim quando diz “Perto está o Senhor”, há condições para Ele estar perto: 1) Coração quebrantado, contrito de espírito; 2) Invocar a Deus em verdade; 3)Moderação (cuidado) notória. Quantas vezes cobramos de Deus e perguntamos: Onde Deus estava quando aconteceu isto? Mas, esquecemos de verificar como as coisas estavam andando conosco, ou na vida daqueles por quem estamos perguntando. A Bíblia é um verdadeiro Manual de Ética, se ela for observada, estaremos sempre justificados por Deus e Suas maravilhosas promessas nos cobrirão para sempre, em qualquer circunstância, em qualquer lugar em que estivermos ou situação. Porque Deus é um Deus presente e todos podem usufruir a Sua bendita Presença. Você sabia disso?
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE


 
Um Pensamento e Uma Ilustração

“O inimigo vai tentar minar a nossa fé com três armadilhas: incredulidade, dúvida e medo. A dúvida é a mãe da incredulidade e o medo é o contrário de fé. Vamos usar a FÉ como ESCUDO, ela apagará as chamas da incredulidade, da dúvida e do medo - I Pedro 5.8,9”...

“Certa vez, um pastor visitava uma velhinha alquebrada e enferma, que tinha de passar os seus dias solitários sobre uma cama, cercada de todas as espécies de renúncias.
   - Então, mãezinha, disse ele cheio de compaixão, a senhora deve estar sob uma pesada nuvem.
  Ela ergueu a cabeça, encarou o seu interlocutor e disse-lhe simplesmente, em voz trêmula, mas alegre: - Pastor, se não existissem as nuvens, de onde viriam as chuvas e as bênçãos.

Amigos, leiam todo capítulo 11 até 12.2 de Hebreus, que é chamado “Hino da Fé”. Muito lindo este pedacinho da Palavra de Deus. Desejo que todos estejam abençoados!
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.