Subscribe:

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A CERTEZA DA FIDELIDADE PARA COM DEUS...

"E não enfraqueceu na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tão pouco para o amortecimento do ventre de Sarah. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, e estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer." ( Romanos 4:19-21 ).

Introdução


Fé é acreditar ou confiar em uma pessoa, isso depende da confiabilidade da pessoa em que se confia, é sempre razoável acreditar em quem é digno de confiança. E quem melhor do que Deus para merecer nossa confiança?
Nesse texto o apóstolo Paulo mostra-nos isso ao falar sobre a eficácia da fé, e ao fazer isto ele refere-se a Abraão que não se refugiou em um mundo de fantasias para escapar da realidade de sua situação, pelo contrário, sem enfraquecer na fé ele enfrentou a dura realidade demonstrando-nos atitudes que devem fazer parte da vida daqueles que tem certeza da fidelidade de Deus.

Não duvidou da promessa - (ver. 20a ) Se Abraão tivesse cedido a incredulidade ele teria enfraquecido, porque a incredulidade é um grande obstáculo para a operação de Deus, o próprio Jesus enfrentou este problema no seu ministério conforme descreve Mateus; " E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles" ( Mateus 13:58 ). Isto em sua própria cidade. Paulo mostra-nos que Abraão com sua atitude de crer contra a incredulidade glorificou a Deus, certo que o Deus da criação e da ressurreição não iria faltar com a sua promessa.

Se fortaleceu na fé - ( ver. 20b )A fé olha sempre para os problemas a luz das promessas, Abraão não fez vista grossa aos problemas, nem os subestimou, mas lembrou-se do poder de Deus e da sua fidelidade ao ponto de mais tarde ser chamado para andar na sua presença, conforme Gênesis; " Anda na minha presença e sê perfeito" ( 17:1 ). Entendemos com isso que se queremos nos fortalecer na fé precisamos conviver com Deus tendo intimidade com ele, porque para estes ele mostrará a sua aliança " O segredo do Senhor é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança" ( Sl. 25:14 ).

Crer que Deus é poderoso para cumprir - ( ver. 21)Abraão sabia que Deus era capaz de manter sua promessa em virtude de seu poder, também por causa da sua fidelidade, mesmo que o homem seja infiel, ele permanecerá fiel, nisto Paulo enfatiza o poder de Deus com muita convicção sabendo que ele é poderoso para fazer tudo além daquilo que pedimos ou pensamos, conforme Efésios 3:20, quanto mais aquilo que ele prometeu, é bem verdade que os homens as vezes até podem prometer, mas quase sempre falta-lhes o poder para cumprir, Abraão tinha fatos e atos por demais suficientes que garantia o poder para cumprir.

Conclusão

Portanto, amado leitor, Abraão deixou que Deus fosse Deus e confiando que ele como Deus da criação e da ressurreição, não iria falhar, assim nós também não devemos duvidar da promessa, e sim se fortalecer na fé, que nos levará a crer que Deus é poderoso para cumprir. AMÉM e AMÉM...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.