Subscribe:

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

OS MALES DA INVEJA NA VIDA ESPIRITUAL...

Os males da inveja na vida espiritual

Provérbios, 14:30
INTRODUÇÃO
1.    Uma das melhores coisas que sentimos em nossas conquistas é poder compartilhar com as pessoas que nos amam a nossa alegria. É bom percebermos no semblante a alegria de alguém que participa do nosso gozo.

2.    Por outro lado, é terrível sentir olhos invejosos diante do que conquistamos. Especialmente quando isso acontece entre irmãos. Os que são assim estão à beira da morte espiritual (se já não estiverem mortos), pois a inveja traz danos à vida espiritual.

De que forma a inveja adoece a vida espiritual?

Nas palavras de Salomão podemos perceber alguns aspectos da inveja que prejudicam a vida espiritual.

Primeiramente,

I. A inveja atribula o coração.

1.    O “ânimo sereno” (v.30) é o mesmo que tranqüilidade. Salomão afirma que o vigor da carne depende desse ânimo. Precisamos cultivar a tranqüilidade de espírito que recebemos de Deus. Não podemos conviver com a sensação de que estamos em desconformidade com o senhor.

2.    A inveja agita o coração por causa da prosperidade do próximo. Logo, o invejoso convive com a tribulação de espírito. Não é assim que o cristão deve viver. Sua vida goza a paz e a alegria com a prosperidade dos seus irmãos.

Em segundo lugar,

II. A inveja corrói o amor do coração.

1.    A vida do invejoso não vive o verdadeiro amor. Paulo disse que: “o amor não arde em ciúmes” (1 Coríntios, 13:4) (ARA), ou “não inveja” (NVI). Quem diz amar e permanece com o espírito invejoso está enganando-se. O amor não permite a inveja no coração.

2.    A inveja é como um câncer na alma que destrói as células do amor. Por isso, Salomão disse: “a inveja é a podridão dos ossos” (v.30). A inveja precisa ser tratada antes que nos faça escravos da malícia. A inveja impede que expressemos o favor comum no coração dos que amam.

Por fim, em terceiro lugar

III. A inveja conduz à morte.

1.    A tranqüilidade dá vigor à carne, enquanto a inveja conduz à morte. Ela é um câncer em crescimento, pois não permite o crescimento espiritual (v. 30 “podridão dos ossos”). O crescimento espiritual é visto em nossos relacionamentos com os nossos irmãos. A inveja polui as amizades, levando ao fim delas.

2.    A inveja impossibilita o homem de agradar a Deus. Quem não agrada a Deus está morto espiritualmente. A inveja é abominável aos filhos de Deus. Os verdadeiros filhos sabem que não podem agradar ao seu pai quando estão em desobediência a ele. A vida estar na obediência à vontade de Deus.

CONCLUSÃO

Não permita que a tristeza da inveja tome conta do seu coração. Os seus danos são terríveis para a nossa vida com Deus. O Senhor não se agrada da vida do invejoso, pois não pode expressar o verdadeiro amor. Estar na hora de nos arrepender das vezes que nos entristecemos por causa da prosperidade dos nossos irmãos. Deus nos ajude não permite a inveja em nossas vidas. Amém...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.