Subscribe:

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

CONTRADIÇÃO NA VIDA DO CRENTE...

CONTRADIÇÃO NA VIDA DO CRENTE
Jonas 1. 7-10

Então os marinheiros combinaram entre si: "Vamos lançar sortes para descobrir quem é o responsável por esta desgraça que se abateu sobre nós". Lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. Por isso lhe perguntaram: "Diga-nos, quem é o responsável por esta calamidade? Qual é a sua profissão? De onde você vem? Qual é a sua terra? A que povo você pertence?" Ele respondeu: "Eu sou hebreu, adorador do Senhor, o Deus dos céus, que fez o mar e a terra". Então os homens ficaram apavorados e perguntaram: "O que foi que você fez?", pois sabiam que Jonas estava fugindo do Senhor, porque ele já lhes tinha dito.

Mahatma Gandhi, conviveu com três religiões diferentes: hindu, islâmica e cristã. Conhecia o Sermão do Monte. Certa vez disse a respeito dos cristãos: "Eu admiro a Cristo, mas, não admiro o cristãos. Isto, porque eles havia visto os ingleses cristãos, dominarem e explorarem a sua pátria por muitos anos. Ele pode ver a contradição na vida de muitos cristãos. Ele pode ver os cristãos pregarem uma coisa e viverem outra. Se fôssemos realmente aquilo que pregamos e cantamos a igreja seria diferente e o mundo seria mais abençoado. Jonas neste texto, é um modelo dos crentes cheio de contradições.
Vejamos.

1. Deveria ser uma bênção, mas é causa de transtornos.
Jonas é enviado por Deus para anunciar o juízo de Deus sobre Nínive para que ela se arrependesse e mudasse de atitude. Como Jonas está fugindo dos propósitos de Deus ele se torna em causa de transtorno. Quando os marinheiros estão procurando saber quem é o responsável sobre a desgraça que está vindo sobre eles, a busca termina em Jonas.
O Jonas escolhido por Deus para ser portador da graça ao chamar o povo de Nínive ao arrependimento, se torna o portador da desgraça.
E você? Pode declarar que é uma bênção na vida das pessoas, ou a sua conduta, as suas palavras, suas atitudes têm sido motivo de graça ou de desgraça?
Quando você fala às pessoas as suas palavras edificam ou destroem?

2. É um profeta que não quer profetizar.
Jonas havia recebido uma incumbência de Deus profetizar em Nínive. Ele prefere fugir. Ele prefere ir em outra direção. A sua missão é profetizar, a sua missão é anunciar o juízo de Deus. Mas ele prefere o porão do navio, a tempestade, o fundo do mar do que obedecer a Deus e cumprir o seu exercício profético.
E você, qual é o seu chamado? Qual é a sua vocação? Qual é o seu dom? Deus tem lhe chamado para evangelizar? O que você tem feito? Você recebeu de Deus um ministério de intercessão? Você tem orado? O seu chamado é para o serviço? Suas mãos estão estendidas para socorrer os aflitos? O seu chamado é para o louvor? Você tem dedicado tempo ao estudo e aos ensaios? Quando tempo você dedica ao estudo e aperfeiçoamento para o seu ministério?

3. Crê em Deus, mas não lhe obedecer.
Quando perguntam a Jonas quem é, o que faz, de onde vem. Uma das coisas que ele diz é que adora o Deus dos céus que fez o mar e a terra. A teologia está certa. A fé está correta, a prática está errada. A respeito de pessoas assim, Jesus disse: "Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim." Mt. 15.8.
O problema nas igrejas não é com a teologia. Quase todos os cristãos concordam com os aspectos fundamentais da teologia. As diferenças estão nas coisas secundárias. O problema não está em que cremos, mas como vivemos.
Tiago, na sua epístola, nos adverte: "Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos." Tg. 1.22.
E você? Você realmente teme a Deus? Você tem sido obediente a Ele, ao chamado que Ele lhe tem feito? Você tem sido obediente à sua Palavra, aos seus mandamentos? Há quanto tempo você tem uma ordem específica de Deus, mas tem fugido para não cumprir? Há quanto tempo você está fugindo da presença de Deus? Por quanto tempo você acha que ainda poderá fugir? Você não sabe que Ele é o Deus de Quem não se pode fugir! O Salmista já sabia disso quando exclamou: "Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá." Sl. 139. 7-10.

O propósito de Deus é erradicar da nossa vida essas contradições que enfraquecem o nosso testemunho e o da igreja no mundo.
Lembre-se, que muitas pessoas poderão nunca lerão a Bíblia, só poderão conhecer a Cristo através da sua vida, o livro que elas terão disponível para ler.
Por isso, reavalie a sua vida para ver se você é fonte de graça ou agente da desgraça.
Medite se você tem sido fiel à vocação e ao chamado que Deus lhe deu ou se você continua fugindo.
Reflita se o temor de Deus que você diz ter o leva à obediência ou à teimosia.
Jonas, precisou aprender pelo modo mais difícil até chegar onde Deus queria levá-lo e você...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.