Subscribe:

sábado, 29 de outubro de 2011

ZAQUEU ONDE ESTAIS...


Zaqueu onde estás?

zaqueu
ZAQUEU, ONDE ESTÁS?
Em Lucas 19 no versículo 3 a bíblia relata o desejo ardente de um homem que queria conhecer Jesus. Este homem era Zaqueu, maioral dos publicanos e que  arrecadava ilicitamente porcentagens de todo o imposto cobrado, por isso tornou-se rico. Segundo Jesus, este homem fazia parte da classe que dificilmente entraria no reino de Deus, basta ler em Lc. 18:24 e 25. Porém Zaqueu desejou ver Jesus e isto poderia fazer toda diferença.
Bem, gostaria de lembrar da história de um outro homem rico que também quis ver Jesus. Em Lc. 18:18 um jovem rico se aproxima de Jesus e com sinceridade de coração pergunta o que ele poderia fazer para herdar a vida eterna. Jesus lhe responde que ele deveria vender tudo o que tinha, dar aos pobres a riqueza e então segui-lo. Porém, o jovem se entristeceu, por ser dono de muitas propriedades e Jesus vendo-o assim triste disse: “Quão dificilmente entrará no reino de Deus os que têm riquezas!”
Voltando para Zaqueu, percebemos que não foi assim com ele! Zaqueu desejou ver Jesus, hospedou-o em sua casa  e com alegria e espontaneidade resolveu dar metade de todos os seus bens aos pobres e ainda restituir quatro vezes mais àqueles que porventura defraudara no seu passado. Deixe-me fazer uma pergunta: Qual dos dois realmente teve um encontro com Jesus Cristo? Qual dos dois experimentou da transformação que só o Espírito Santo faz na vida de um homem?
Diante desses dois relatos observo a diferença abismal que os separa. O jovem rico olhou para si, olhou para o que tinha e então desprezou o reino de Deus, porém Zaqueu, olhou para Jesus e o desejou mais que tudo que ele tinha e que ainda poderia vir a possuir se continuasse a defraudar os outros.
Filosofias e sonhos diferentes enchiam ambos os corações. Um  foi aceito por Jesus e o outro rejeitado. O galardão estava na atitude que cada um tomaria diante de Jesus. Eles mesmos escolheram o caminho a seguir. Ao jovem rico Jesus disse: “…depois vem e segue-me”, que privilégio seguir a Jesus, mas ele optou pelas riquezas. Porém a Zaqueu mencionou: “Hoje houve salvação nesta casa”.
Se pararmos para apreciar a conduta de Jesus, observaremos que Ele foi contundente com o jovem, porém veremos que segundo o evangelho de Marcos, Jesus o amou. E amar na linguagem celestial significa também corrigir, disciplinar, castigar… veja Hb. 12:6. O jovem literalmente rejeitou o convite de Jesus por ser muito rico e não querer abrir mão de sua fortuna.
Voltemos agora para Zaqueu, pois creio que já conseguimos entender que ele teve de fato um encontro com Jesus e que isso foi tão transformador, que ele não precisou nem ser confrontado pelo salvador, embora tivesse fama de pecador, ladrão e muito mais. Permita-me abrir um parênteses ( Por que o mestre não o confrontou dizendo: “É necessário que você nasça de novo!” como confrontou Nicodemos, um dos principais dos Judeus, que conhecia muito bem a lei?  Por que o mestre não mandou que ele vendesse tudo o que tinha e desse também aos pobres, como fez com o jovem?) Olhando para  a sua história vemos que ele desejou ver Jesus e mesmo em meio às adversidades ele encontrou um meio de ter êxito, conseguindo então a maior dádiva que um homem pode ter, que é a salvação de sua alma.
Analisemos agora a postura que agradou o coração de Jesus. Zaqueu, embora pequeno na estatura, porém grande em atitudes, ao receber Jesus em sua casa muda sua performance de ambicioso e materialista para um homem generoso, tocando o coração daquele que veio para servir e se dar a muitos. O espírito dele é tocado de tal forma que ele então é levado a tomar atitudes que poucos tomam. Poderia muito bem ser membro da igreja de Jesus em Jerusalém, onde eles “vendiam as sua propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos à medida que alguém tinha necessidade.” Observe que voluntariamente, movido pelo poder do Espírito Santo ele decide ajudar aos pobres. (Acho que ele conhecia Pv. 19:17 que diz que quem se compadece do pobre ao Senhor empresta). E voluntariamente se apresenta a ser cidadão do céu. A sua postura foi de dar e não de pedir. A sua postura foi de olhar para trás e ver seus erros e pedir perdão a Deus restituindo aos outros.
Quando este pequeno homem subiu na figueira, tudo que ele queria era que Jesus olhasse para ele. Quem sabe ele cantou uma canção do tipo “olha pra mim, pois eu preciso do teu olhar!!!” e de fato a sua benção chegou. Jesus olhou para ele e disse: desce depressa! Então o Senhor se oferece a se hospedar em sua casa, como ele faz conosco todos os dias e Zaqueu disse sim. Da figueira até à casa de Zaqueu muitas críticas, porém a bíblia diz que este o recebeu com muita alegria.
Chegaram em sua casa e em meio a murmurações, Zaqueu se levanta e diz: “Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais”. Calma aí Zaqueu, Jesus nem te confrontou!!! Na verdade não deu tempo ou não precisou. Ao chegar em sua casa, ao ter obtido a sua benção, que era conhecer Jesus, o “espírito sanguessuga” saiu em retirada. Zaqueu quis conhecer Jesus e isso pra ele era tudo de mais valioso. Para um homem que só conhecia a linguagem do dinheiro, e hoje se fala exageradamente nisso em nossas igrejas, foi um momento de mudança. Agora “mamom” teve que sair de sobre suas costas e entregar a chave do seu coração para O Senhor Jesus, aleluia! O desejo de possuir deu lugar ao desejo de doar, pois “mais bem aventurado é dar que receber” (At.20:35). Será este o desejo da igreja de hoje? Você conhece alguma igreja que dá mais que recebe? Você conhece programas efetivos em nossas igrejas que têm o objetivo de dar mais que receber? Alguém que foi discipulado para dar mais que receber? Já passou na porta de alguma igreja e viu uma bela faixa do tipo “Campanha da generosidade, venha doar o que você tem e seja mais bem-aventurado!” Pouco se ensina nos púlpitos a generosidade. Quando se fala nela vem a reboque uma lista de promessas que Deus fará. Estamos necessitados de Zaqueus dos dias neo-testamentários que conhecem o Salvador e a partir daí seguem os seus passos, como fez o apóstolo Paulo em II Cor. 12:15: “Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol das vossas almas. Ainda que amando-vos cada vez mais, seja menos amado”. Não havia ofertórios com objetivos egoístas, Deus não encheu de bens aos amados da igreja de Jerusalém que deram tudo o que tinham, na verdade eles passaram por uma grande dificuldade (Rm 15:26). E se ser abençoado por Deus é sinônimo de abastança e de muito dinheiro, por que o apóstolo Paulo afirmou depois de aproximadamente 20 anos de ministério apostólico que até à presente data da primeira carta aos Coríntios o que ele passara era fome, sede e nudez? (confira em I cor. 4:11).Como se encontram hoje os apóstolos depois de 20 anos de ministério? Contribuir, repartir é um dom, segundo Romanos 12:8, porém cobiçar é pecado e a avareza é idolatria!
Em I Tm. 6:8 a bíblia ordena: “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.”,veja também Lucas 3:14. Se você amado irmão anda insatisfeito por causa do dinheiro, não corra atrás de mais uma campanha que te promete milagres financeiros. Leia Josué 1:8 e todo o teu caminho prosperará, segundo Deus quiser. Se a bíblia diz que eu tenho que me contentar, o que disto passar será pecado.
Não há relatos na bíblia de nenhum profeta, pastor ou apóstolo que, vivendo do ministério tenha enriquecido. Os patriarcas, reis (que não eram donos das riquezas, mas o estado) e outros, gozaram de muitas riquezas,  porém nenhuma delas fora adquirida de ovelhas que sonhavam com prosperidades e enchiam os gazofilácios dos grandes pregadores.
Zaqueu, onde estás??? A pergunta que Deus fez a Adão ecoa hoje de forma diferente. Se o filho do homem não teve onde reclinar a cabeça, quem pode se considerar hoje melhor que ele? Se o apóstolo Paulo passou uma noite e um dia na voragem do mar, nas prisões, em perigos de ladrões, quem pode se considerar melhor que ele? Não será melhor entendermos que esse evangelho teórico, técnico, interesseiro e  poderoso apenas na retórica precisa ser aniquilado e voltarmos a prática de um evangelho sem pompa, sem luxo, sem grandes catedrais, sem grandes pregadores renomados onde o grande destaque é de fato o Espírito Santo?
Onde mora Zaqueu??? Jesus quer entrar e ser bem recebido, sem precisar confrontar ninguém, mas apenas dizer hoje chegou salvação nesta casa.  As figueiras estão cheias, mas de homens gananciosos, que em todos os cultos estão cantando olha pra mim, olha pra mim, preciso, preciso…  Não atentam que Zaqueu “disse” sim olha pra  mim, porém depois ele olhou para Jesus e olhou para os necessitados e descobriu assim que ele é que deveria olhar para o seu próximo.
Igreja brasileira olhe para o sertão! Ele é que deveria cantar olha pra mim. Olhe para a favela no lixão em Jardim Gramacho, onde se catam lixo para se fazer refeições. Olhe pra eles e Deus olhará para você!!! Não foi assim com Zaqueu? Primeiro ele disse: Senhor eu resolvo dar… E então o Senhor disse: hoje veio salvação para esta casa.
Que você possa entender o que Jesus disse: “não podeis servir a Deus e as riquezas”. Que Deus te abençoe...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE   

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.