Subscribe:

terça-feira, 4 de outubro de 2011

VIVER EM COMUNHÃO COM O SENHOR, VOSSO DEUS...

VIVER EM COMUNHÃO COM DEUS
Provérbios 3.6

“Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas” (Provérbios 3.6)

O tema geral para o mês de setembro é: Sabedoria para viver, com base no livro de Provérbios. Em agosto as nossas reflexões foram baseadas no livro dos Salmos. Nesse livro, aprendemos a nos dirigir a Deus para prestar-lhe o culto que lhe é devido. Em Provérbios, aprendemos a sabedoria prática para vivermos os relacionamentos humanos e para os afazeres do dia a dia. Nesse livro aprendemos que a fonte da sabedoria é Deus (2.6) e que o temor de Deus é o princípio da sabedoria (1.7).

A nossa primeira reflexão tem por título “Viver em comunhão com Deus”. O relacionamento com Deus é a base para o nosso relacionamento com o próximo, com os irmãos. Estão intimamente relacionados (1 João 4.20-21). Veremos, hoje, o que significa a nossa vida de comunhão com Deus com base em Provérbios 3.1-12.

Significa viver em plena confiança no Senhor
A base dessa confiança é a sabedoria que nos é transmitida pela Palavra de Deus (Provérbios 2.6). Quando esperamos confiantemente pelo Senhor e nele confiamos, sem nos estribarmos nos nossos próprios conhecimentos, ele coloca os nossos pés sobre a rocha e firma os nossos passos nos seus caminhos (Salmo 40.1-3). A nossa vida passa a ter a firmeza do monte Sião que não se abala (Salmo 125.1-2).

A vida fundamentada na confiança em Deus tem condições de crescer em graça diante de Deus e dos homens (Provérbios 3.4; Lucas 2.52). A palavra graça além de significar favor imerecido, significa também beleza, encanto. A vida do crente é bela, frutífera, atrativa (Atos 2.47).

A busca dos ensinos do Senhor nos leva a termos intimidade com ele e a vivermos a verdadeira felicidade (Provérbios 3.32, 16.20).

Significa viver em plena submissão ao Deus soberano
Reconhecer Deus em todos os nossos caminhos (Provérbios 3.6), significa nos submetermos à sua soberania em todas as áreas da nossa vida (família, negócios, lazer, espiritualidade etc.). Significa buscar Deus em primeiro lugar na certeza de que as demais coisas nos serão acrescentadas (Mateus 6.33). Na vida do cristão não há separação entre o sagrado e o profano. Em tudo o que somos e fazemos, Deus é o Senhor soberano e a ele devemos prestar contas.

Dessa forma, o Senhor endireita todas as nossas veredas e nos guia por caminhos certos, sem erradas (Salmos 23.3). Esse princípio foi vivido por George W. Carver. De uma vida simples e humilde, tornou-se um pesquisador científico mundialmente reconhecido pela descoberta dos inúmeros produtos derivados do amendoim.

A prosperidade ensinada no livro de Provérbios é o resultado de vidas inteiramente submissas aos propósitos de Deus. Quando isto acontece, ele nos guia com segurança até ao alvo final das nossas vidas. As decisões e ações humanas não invalidam a providência divina, como afirmou José a seus irmãos: “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem” (Gênesis 50.20).

Significa adoração a Deus com os nossos bens
Temos no nosso texto um mandamento claro: “Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda” (Provérbios 3.9). Esse mandamento é reiterado diversas vezes na Bíblia (Malaquias 3.10; Mateus 23.23) e exemplificado pela prática dos nossos pais na fé (Gênesis 14.18-20; 28.20-22). Por isso, está incluído na literatura da sabedoria.

Ao mandamento, corresponde uma promessa: “e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares” (Provérbios 3.10). Essa promessa é reiterada em Malaquias 3.10 que nos desafia a fazer prova do Senhor. Essa promessa é um estímulo para a nossa fidelidade e não um incentivo a um ato interesseiro de adoração.

Já disse alguém que a fé honra a Deus e Deus honra a fé. A nossa contribuição deve ser ato de fé, de culto, de gratidão por todas as bênçãos que já recebemos e o reconhecimento prático da soberania de Deus sobre as nossas posses.

Significa uma vida disciplinada
É um ato de sabedoria a nossa submissão à disciplina de Deus (Provérbios 3.11. Sem disciplina não há prosperidade em nenhuma área da nossa vida.

O motivo dessa submissão é que somos filhos de Deus (Provérbios 3.12). Sem disciplina seriamos bastardos, não filhos (Hebreus 12.7-8). A disciplina revela o caráter do nosso Deus como pai amoroso e justo.

A disciplina, quando aplicada, não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza. No entanto, produz o resultado de santidade e paz (Hebreus 12.9-11).

Concluindo, somos ensinados pela Palavra que o pecado faz separação entre nós e Deus e nos priva dessa comunhão bendita. Mas ele, pela sua graça, vem ao nosso encontro e sela a aliança conosco no sangue do seu Filho, o Cordeiro que tira o pecado do mundo e que nos reconcilia com o Pai. A nossa comunhão é com o Pai e o seu Filho (1 João 1.1-3)...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.