Subscribe:

terça-feira, 25 de outubro de 2011

RAIVA X DOMÍNIO PRÓPRIO...

RAIVA - DOMÍNIO PRÓPRIO.
Raiva é um estado emocional, experimentado por todos. Enquanto a depressão, ansiedade, medo, perda “esvaziam” o corpo humano de energia física e emocional, a raiva libera energia para o sistema nervoso e prepara a pessoa para uma ação. Se vamos usar esta explosão de energia de uma forma construtiva ou abusiva, é uma escolha pessoal. A Palavra de Deus nos fala sobre esta emoção dada por Ele mesmo e nos ensina como podemos sentir raiva e não pecar. Ef 4:26-32
Raiva é um estado emocional, experimentado por todos. Enquanto a depressão, ansiedade, medo, perda “esvaziam” o corpo humano de energia física e emocional, a raiva libera energia para o sistema nervoso e prepara a pessoa para uma ação. Se vamos usar esta explosão de energia de uma forma construtiva ou abusiva, é uma escolha pessoal. A Palavra de Deus nos fala sobre esta emoção dada por Ele mesmo e nos ensina como podemos sentir raiva e não pecar. Ef 4:26-32

Características da Raiva
   
-    Ocorre em vários graus de intensidade, de uma leve irritação a uma fúria violenta.
-    Pode começar na infância e continuar anos a fio
-    Pode ser introjetada (escondida dentro de nós) ou expressa a-berta e livremente
-    Pode ser de curta duração, vem e volta rapidamente, ou durar por décadas em forma de amargura, ressentimento ou ódio

A raiva pode ser destrutiva ou doentia, especialmente quando per-siste na forma de agressão, vingança ou falta de perdão, mas também pode ser construtiva ou saudável, se nos motivar a corrigir injustiças ou pensar criativamente (tomar iniciativas). A nossa resposta deve ser um caminho em que Deus seja glorificado.
Ex.: Caim (Gn 4:7)

Raiva Doentia X Raiva Saudável
    Quando permitimos que a raiva nos controle, ela se torna uma raiva doentia. Ela é expressa pelo desejo de vingança e pode facilmente alterar nossas perspectivas, bloquear a capacidade de amar e limitar nossa capa-cidade de pensar claramente. Nossa energia é gasta em ações destrutivas tais como abuso emocional, verbal, físico ou outras formas de violência.
    Por outro lado, existe a raiva que a Bíblia diz a respeito dela “Irai-vos e não pequeis” (Ef 4:26). Este tipo de raiva depende da ajuda e orienta-ção do Espírito Santo. Ela nos ajuda a investir nossa energia, confrontar o inimigo, corrigir o que está errado e mudar as coisas para melhor. A energia da raiva, quando direcionada sabiamente, pode nos levar a uma maior produtividade e atingir nossos objetivos.


A Bíblia e a Raiva

Raiva, tratando-se de Deus ou pessoas, é mencionada repetida-mente na Bíblia.
AT – Quase 600 referências e este tema continua no NT. Na Bíblia, a ira de Deus é mencionada mais frequentemente que Seu amor e ternura. Deus é completamente bom e santo, logo podemos concluir que a ira de Deus é para um bom propósito. Sua ira é intensa, vigorosa, controlada e consistente com Seu amor e misericórdia. É uma ira direcionada ao pecado e aos que estão em pecado. Ex.: israelitas (Mc 3: 4-5)

    A Bíblia nunca critica a ira de Deus, mas nos adverte repetidamente contra a ira humana. Isto não é incoerência. Raiva contra injustiça é correto e bom tanto para Deus quanto para nós. Porque Deus é sábio, soberano, poderoso, perfeito e onisciente, Ele nunca interpreta erroneamente uma situação, nunca se sente ameaçado, nunca perde o controle. Ao contrário, nós mal interpretamos circunstâncias, erramos em julgar, reagimos rapida-mente quando nos sentimos ameaçados ou feridos e algumas vezes res-pondemos com vingança e violência. Por causa disso nossa ira pode ser prejudicial e perigosa. A Bíblia nos chama atenção sobre isso porque nossa raiva oferece grandes oportunidades a satanás de interferir em nossas vidas.

Conclusões sobre a Raiva / Ira

-    A raiva é normal e não é necessariamente pecado
-    A raiva pode ser resultado de uma percepção distorcida. Nós somos imperfeitos e vemos cada situação à nossa maneira.
-    A raiva acaba sempre nos levando a pecar. Por esse motivo, raiva é sempre condenada na Bíblia. Ec 7:9; Pv 16:32; Pv 15:1; Pv 19:19. A raiva que nos leva a pecar pode ser expressa numa variedade de caminhos, incluindo vingança, abuso verbal, um compartilhar disonesto (fofoca) ou recusa em compartilhar.
-    A raiva pode ser controlada. Deus nunca nos instruiria a contro-lar nossa raiva se isso não fosse possível. Pv 15:28; Cl 3:8

Causas da Raiva / Ira

-    Biológica
-    Injustiça
-    Frustração
-    Ameaça ou Mágoa
-    Aprendizado – Pv 22:24-25
Lidando com a Raiva

-    Admitir seu sentimento – Se você nega que sente raiva, ela nunca será eliminada
-    Expressar a raiva de forma sadia – Como?
•    Esportes e Hobbies nos ajudam a redirecionar  nossa energia.
•    Reconheça que o outro também tem sentimentos e tente entendê-los.
-    Focar na humildade, confissão e perdão
-    Desenvolver auto-controle sobre a raiva
•    -Crescer espiritualmente (buscar a ajuda do Espírito Santo)
•    -Reagir vagarosamente – Pv 15:1, 18
•    -Ter uma mente renovada – Ex.: Paulo – Fp 4:4-11
-Construir uma auto-imagem positiva – Raiva e hostilidade geralmente indicam que a pessoa se sente inferior, insegura ou pouco auto-confiante. Pessoas que se sentem inferiores geralmente reagem com raiva na tentativa de se sentirem superiores.
Reconhecer que Deus nos redimiu, nos fez Seus filhos e nos colocou numa posição que não merecíamos, deve ser a base para uma auto-imagem e auto-confiança sadias.

Conclusão

Ira é listado na Bíblia como uma das obras da carne, mas domínio próprio é fruto do Espírito. Como crentes em Jesus Cristo,evitando pecado e, sinceramente, desejando a orientação e direção do Espírito Santo, caminhamos para um crescimento constante no auto-controle, e um declínio na mesma proporção da raiva e hostilidade. Entregar nossa vida ao controle do Espírito Santo diariamente, é a forma mais efetiva de prevenir a ira destrutiva...
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.