Subscribe:

domingo, 30 de outubro de 2011

ORIGEM DAS CONTENDAS (BRIGAS)...

A ORIGEM DAS CONTENDAS
Texto: Tiago 4:1-10

            Por vezes imaginamos a Igreja Primitiva como sendo um exemplo de perfeição, um pedaço do céu. Alguns chegam a enunciar  “imitemos as igrejas primitivas”,como se as igrejas de hoje fossem fracas e mundanas em oposição às puras e santas igrejas do primeiro século.
            O que podemos notar mediante um estudo mais profundo do NT é que boa parte dele foi escrita para solucionar problemas das igrejas já existentes, deixando claro que estas não eram de forma alguma perfeitas.
            Pesquise em sua Bíblia e veja se você consegue encontrar alguns dos problemas da Igreja de Corinto, por exemplo:
            O presente texto de Tiago vem levantar um problema muito sério que estava ocorrendo nas igrejas. Qual era este problema? 
            “Guerras e contendas” são duas palavras que denotam que estava havendo divisões, rixas e competições dentro da Igreja de Cristo. (Será que esse era um problema só do tempo de Tiago?)
            Donde vem então as guerras e contendas? - pergunta Tiago. Ele mesmo responde: “Dos vossos deleites”, ou seja, o espírito de contenda entre os irmãos é produto da carnalidade humana, da carne trabalhada pelo intenso desejo de prazer, de satisfação.
            Então Tiago enumera uma série de atitudes erradas daqueles irmãos:
- Cobiça: Desejar melhores condições de vida não é errado. É uma legítima aspiração humana. Mas “cobiçar” aqui não é uma aspiração legítima.É um desejo não inspirado por Deus .
- Inveja: Significa aqui “arder em ciúmes “pelas posses alheias.
- Pedidos mal feitos: Lembremo-nos das palavras de Jesus em Mat 7:7,8. Muitas vezes pedimos e não recebemos porque pedimos mal. São os deleites, os prazeres que nos levam a pedir mal, de forma desfocada da vontade divina.
- Amor ao mundo: Importa lembrar aqui que “mundo” não são as pessoas. “Deus amou o mundo...”Temos um sentido moral no termo: não é possível amar a Deus e ao conjunto de valores pervertidos que se opõe a Ele. “Infiéis” traz literalmente o sentido de “adultério”. O cristão deu seu coração a Jesus Cristo. Apaixonou-se por Ele. Amar o mundo é adulterar contra Cristo, é dividir o amor que lhe foi prometido.
PARA PENSAR:
Amamos a Deus mais do que a nossos bens, mais que as pessoas com as
quais vivemos? Temos realmente um só Deus ou formulamos tal
declaração de fé e deslocamos o Senhor para a periferia

da nossa vida, dando a outras coisas o 1o. lugar?
 
            Por fim Tiago nos traz ä mente a questão da humildade.Para tanto ele nos mostra um novo personagem: o Diabo.O versículo 7 deve ser visto dentro de uma perspectiva global. Há duas frases nele que não podem ser dissociadas:
            Aqui temos “submissão e resistência”. Muitos cristãos sinceros têm caído porque lutaram contra o Inimigo sem uma perfeita submissão ao Senhor. Vale dizer, têm resistido ao Diabo na carne e têm sido derrotados.
            Tiago encerra essa seção com uma série de apelos de consagração:
- chegai-vos a Deus;
- limpai as mãos;
- purificai os corações;
- senti as vossas misérias, lamentai e chorai;
- humilhai-vos perante o Senhor.
            Aos que atenderem a esses apelos três promessas são feitas:
1ª. O Diabo fugirá deles;
2ª. Deus se chegará a eles:
3ª. Deus os exaltará...

BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.