Subscribe:

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

VÍ A DESTRA DE DEUS...

< Apocalipse 5:1-14 >
“Vi, na destra do que estava assentado sobre o trono, um livro escrito por dentro e por fora, bem selado com sete selos. Vi também um anjo forte, clamando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de romper os seus selos? E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. E eu chorava muito, porque não fora achado ninguém digno de abrir o livro nem de olhar para ele. E disse-me um dentre os anciãos: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos. Nisto vi, entre o trono e os quatro seres viventes, no meio dos anciãos, um Cordeiro em pé, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus, enviados por toda a terra. E veio e tomou o livro da destra do que estava assentado sobre o trono. Logo que tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um cântico novo, dizendo:

Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos;

porque foste morto, e com o teu sangue compraste para

Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; e para o nosso

Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.

E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares, que com grande voz diziam:

Digno é o Cordeiro, que foi morto,

de receber o poder, e riqueza, e sabedoria,

e força, e honra, e glória, e louvor.

Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem:

Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro,

seja o louvor, e a honra, e a glória,

e o domínio pelos séculos dos séculos:

e os quatro seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e adoraram.”



Exegese


Versículo 1: “Vi, na destra do que estava assentado sobre o trono, um livro escrito por dentro e por fora, bem selado com sete selos.”

Aqui diz que Deus Pai tinha um livro selado com sete selos em Sua mão direita. Nosso Senhor Jesus Cristo tomou este livro da mão direita do Pai, significando que Jesus recebeu autoridade do Céu.



Versículo 2-4: “Vi também um anjo forte, clamando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de romper os seus selos? E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. E eu chorava muito, porque não fora achado ninguém digno de abrir o livro nem de olhar para ele.”

Não havia ninguém, exceto Jesus, que podia julgar o mundo, criar o Novo Céu e a Nova Terra e viver nela com os santos como representante de Deus Pai.



Versículo 5: “E disse-me um dentre os anciãos: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos.”

Aqui, a frase “o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi”, enfatiza o fato de que Jesus Cristo é o Todo Poderoso Deus e o Rei dos reis, que é digno e capaz de cumprir por completo o plano do Pai. Ele é o próprio Deus e o representante de Deus que cumprirá o plano do Pai.



Versículo 6: “Nisto vi, entre o trono e os quatro seres viventes, no meio dos anciãos, um Cordeiro em pé, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus, enviados por toda a terra.”
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.