Subscribe:

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A MAIS TERRÍVEL DAS BATALHAS...

A MAIS TERRÍVEL DAS BATALHAS (II Reis 3:6-25)

Os reis de Israel, Judá e Edom se uniram para combater contra Moabe, que revoltara-se contra o domínio de Israel. Três reis contra um - parecia fácil a vitória. Porém, a vida lhes reservava uma surpresa, um obstáculo com o qual não poderiam lidar. Você, também, mais cedo ou mais tarde, terá que reconhecer, se ainda não o fez, o maior embate da sua história. Sua força, inteligência e recursos materiais não lhe bastam para ganhar esta luta: a morte sempre vence os que insistem em enfrentá-la com estas armas. O que fazer, então, para vencer a batalha contra a morte?

a) Deus está ao alcance dos que o buscam (v. 14)
Não havia água para as tropas aliadas e a conclusão do rei Jeorão, de Israel, foi de que a derrota para os moabitas seria inevitável (v. 10). Entretanto, ali estava Josafá, rei de Judá, homem que conhecia a Deus e que naquela situação desesperadora requisitou um profeta de Deus. Avisaram-no de que Eliseu poderia ser encontrado naquela região e assim o fizeram. Igualmente, Deus está ao alcance daqueles que o buscam e propenso a socorrê-los (vide Isaías 55:6). Mas há uma condição para isto:
- É PRECISO BUSCÁ-LO COM FÉ E HUMILDADE! Deus não socorreu aos aliados por causa de Jeorão (v. 13), pois este era ímpio, idólatra. Deus respondeu por meio de Eliseu em virtude de Josafá realmente confiar nEle (v. 14).
E o que Deus faz por aqueles que o buscam, crédulos e humildes, para lhes dar vitória nesta batalha contra a morte?

b) Deus providenciou um rio de água da vida (v. 20)
A ordem dada pelo profeta era que fizessem poços naquele vale. Em nome do Senhor ele prometeu que, mesmo sem chuva, aqueles poços se encheriam de águas no dia seguinte (v. 17). Quer surpresa, sem vento, sem chuva, conforme Deus falara, surgiu a tão preciosa água. Jesus revelou-se como “a água da vida” (João 4:10, 7:37 e 38) e é a fé nEle que nos possibilita vencer nesta terrível batalha. Jesus é o milagre de Deus para nos tornar vitoriosos e não somente sobre a morte, resultado do nosso pecado, mas também sobre o inimigo de nossas almas.
E o que Jesus fez para nos garantir esta vitória?

c) A função do sangue na nossa vitória (v. 23)
A Bíblia ensina sobre o valor do sangue derramado por Jesus na cruz, em sacrifício por nós, para salvação de quem crê (Mateus 26:28, Atos 20:28, Romanos 5:8 e 9). Este foi o plano traçado por Deus na eternidade para nos salvar. Interessantemente, as águas que jorraram naquele vale da terra de Edom tinham “cor de sangue”. Isto levou os moabitas a pensarem que as águas estavam tingidas pelo sangue derramado pelos exércitos aliados que teriam se auto-destruído (v. 22). Afoitamente, os moabitas correram em busca dos depojos, tornando-se presas fáceis. A cor de sangue das águas possibilitou a esmagadora vitória. O sangue derramado na cruz é que garante nossa vitória (Romanos 8:37).

- A DIFERENÇA ENTRE JEOVÁ E O DEUS MOABITA (vs. 26 e 27): A batalha encerrou-se com um incidente terrificante. O rei Moabita, Mesa, adorador do deus Canos, desesperado pela ineficiência do seu deus, decidiu sensibilizá-lo, matando seu filho primogênito sobre o muro da cidade, em sacrifício. Isto indignou os soldados aliados. Que diferença... Jeová foi quem deu seu Unigênito para morrer na cruz para nos salvar! Basta crer e invocá-lo em oração e Ele vai ouvi-lo.

Seja vitorioso diante desta batalha contra a morte. Creia no poder do sangue de Jesus, confesse-o como Senhor e Salvador. Este é o caminho para tornar-se vitorioso (“O céu pagará qualquer prejuízo que possamos sofrer para ganhá-lo, mas nada poderá pagar o prejuízo de perdê-lo”.
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.