Subscribe:

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

DORCA, A DISCIPULA GENEROSA...

Dorcas, A Discípula Generosa

Atos 9:36.E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz [Dorcas]. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.

Dorcas significa “gazela”, antílope, pequeno, gracioso e rápido conhecido por seus olhos brilhantes. Dorcas recebeu o nome acertado. Dorcas helenista ou judia que morava entre os gregos e falava a língua grega, tornou-se cristã.
Lucas o autor de Atos a chamava de “discípula” cristã, a primeira e única vez em que esse título é usado no Novo Testamento para descrever uma mulher.
Dorcas morava em Jope, bonita cidade situada na costa do mar Mediterrâneo, a cerca de 56 km a noroeste de Jerusalém. Por ser uma cidade costeira, Jope via muitos maridos e pais partirem em direção a águas perigosas. Vários deles não mais voltavam do mar, deixando para trás viúvas e órfãos enlutados e desamparados. Essa mulher amava o Senhor. Seus olhos amorosos viam as necessidades urgentes de outros. Com mãos hábeis, essa discípula colocava, diariamente, a sua fé em ação. Ela costurava belas roupas e as distribuía generosamente às viúvas e crianças da cidade, bem como as vítimas mais dignas de pena dos naufrágios e tempestades. Os residentes de Jope amavam Dorcas pelas suas obras de caridade humildes, bondosas e contínuas. Quando Dorcas ficou doente e morreu, as amigas entristecidas prepararam seu corpo para o sepultamento e, depois, enviaram dois homens à cidade de Lida, que ficava próxima, para buscar o apóstolo Pedro. Pedro atendeu rapidamente. Quando entrou no cenáculo no qual se encontrava o corpo sem vida, ele observou as muitas viúvas usando roupas feitas por Dorcas. Pedindo a elas que saíssem, ele ajoelhou-se e orou. Ele disse: “Tabita, levanta-se! Tomando a mão dela, Pedro levantou- a e chamou as amigas para apresentá-la viva. Que comemoração deve ter havido!
A cidade costeira de Jope não era mais a mesma depois da ressurreição de Dorcas. Ao ouvir e ver o milagre acontecido com ela, muitos se voltaram para o Senhor e creram. Sem duvida, essa discípula generosa, dotada de mãos hábeis e que amava o Senhor, pegou sua agulha e continuou seu ministério compassivo e benevolente com todos que a rodeavam.
Quantas vezes uma mulher oferece o serviço mais significativo para Deus, fazendo o que parece ser a coisa menos importante do mundo!
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.