Subscribe:

quarta-feira, 6 de abril de 2011

O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA,  UMA FORÇA,INFLUÊNCIA OU É UMA ENERGIA?


Este assunto tem dividido as opiniões das pessoas que estudam a Bíblia. Para alguns, o tema é claro; mas para outros, não é tão claro assim. Por isso requer um estudo sobre o tema. Vamos analisar alguns textos bíblicos que mostram que o Espírito Santo é uma pessoa da Divindade.
O que vem a ser uma pessoa? Uma pessoa é composta de mente, emoções, inteligência e habilidades; como a de ouvir, falar, interceder, alegrar-se e chatear-se.
O Espírito manifesta sintomas pessoais no Seu trato com a humanidade. Se fosse uma energia, como poderia manifestar sentimentos? Vento, energia elétrica e  átomos não manifestam emoções.
O Espírito Santo é uma pessoa da Divindade.
Além de Deus e de Jesus Cristo, o Espírito também esteve na criação: “No princípio criou Deus o céu e a terra...E o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” Gênesis 1:1 e 2.
Cito apenas mais dois textos que mostram claramente que o Espírito é Deus: “Hananias, por que encheu Satanás o teu coração para que mentisses ao Espírito Santo?...Não mentiste aos homens, mas a Deus” Atos 5: 3 e 4.
“Mas Deus no-las revelou pelo Seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.” I Cor. 2:10.
Atribuições de uma pessoa:

1) Tem mente

“E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que Ele intercede pelos santos”  Romanos 8:27

Uma pessoa real  tem inteligência, é capaz de tomar decisões e levar avante ações independentes. Uma influência ou força ativa, semelhante à eletricidade, não tem uma mente

2) Tem pensamentos e ações inteligentes


“ A outro, no mesmo Espírito, fé; dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpreta-las, mas um só, e o mesmo Espírito realiza todas estas cousas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente”. I Coríntios 12:9-11

Assim como Deus tem a habilidade de tomar uma decisão independente, o Espírito Santo tem a mesma habilidade.  Uma influência, ou força ativa, como a eletricidade, não conta com inteligência, não pode tomar decisões independentes. Ninguém diria:  A eletricidade foi cortada sozinha.

3)Tem emoções

“E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção”. – Efésios 4:30.

“Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo pelo que se lhes tornou em inimigo, e Ele mesmo pelejou contra eles” - Isaías 63:1

A palavra grega traduzida por entristecer é lupay tendo o sentido de “dor, pesar, angústia, sofrimento”.

4) Mantém conversação

“Quando, porém, vier o Consolador, que Eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dEle procede, esse dará testemunho de Mim; e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio”. João 15:26, 27.

5)Tem boca

“Então disse o Espírito à Filipe: Aproxima-te desse carro, e acompanha-o”. – Atos 8:29

“Disse o Espírito Santo: Apartai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.” Atos 13:2

“E,  pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três varões te buscam.” Atos 10.19

5) Tem conhecimento:

“Porque, na mesma hora, vos ensinará  o Espírito Santo o que vos convenha falar.” Lucas 12:12

“Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em Meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”.  João 14:26.

6) Fica triste

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” Efésios 4:30

7) Faz convites para a salvação

“O Espírito e a noiva dizem: vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha, e quem quiser, toma de graça da água da vida.” Apoc 22:17

8) Agrada-se

“Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo, e a nós, não vos impor mais encargo alguum, senão estas coisas necessárias.” Atos 15:28

9) Permanece em nós

“E eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não nO vê, nem O conhece; vós O conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós”. João 14:16, 17.

10) Pede obediência

“E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me agora a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. . . Enviados, pois, pelo Espírito Santo , desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre”  Atos 13:2, 4.

“E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhE obedecem.” Atos 5:32

11) Assume formas

"E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água e eis que se lhe abriram os céus e viu o espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele". Mateus 3:16

“No sexto ano, no sexto mês, aos cinco dias do mês, estando eu sentado em minha casa, e os anciãos de Judá assentados diante de mim, sucedeu que ali a mão do Senhor Deus caiu sobre mim. Olhei, e eis uma figura como de fogo; desde os seus lombos, e daí para baixo, era fogo e dos seus lombos para cima como o resplendor de metal brilhante. Estendeu ele dali uma semelhança de mão e me tomou pelos cachos da cabeça; e o Espírito me levantou entre a terra e o céu, e me levou a Jerusalém em visões de Deus, até à entrada da porta do pátio de dentro, que olha para o norte, onde estava colocada a imagem dos ciúmes, que provoca o ciúme de Deus”.  Ezequiel 8:1-3.

“Porei dentro em vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis”.  Ezequiel 36:27.

“Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos, vivificará também os vossos corpos mortais, por meio do seu Espírito que em vós habita”.  Romanos 8:11.

“Não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” 1 Coríntios 3:16

A maior prova da pessoa Divina e maravilhosa do Espírito Santo, são os filhos fiéis que se entregam à Jesus. Elas passam a produzir o fruto do Espírito, e o Espírito Santo vive nelas:

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”. Gálatas 5:22-23.
BISPO/JUIZ.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.