Subscribe:

sexta-feira, 11 de março de 2011

O ENCONTRO COM A MULHER SAMARITANA



O ENCONTRO COM A MULHER SAMARITANA
 BISPO/JUIZ.DR.BENEDITO EDSON CAVALCANTE DA SILVA
11/03/2011


Ela era discriminada por ser mulher (v.27); uma pessoa rejeitada pelos judeus por ser samaritana (v.9); rejeitada pelos próprios samaritanos por ter vida sexual irregular (v.18). Foi buscar água ao meio-dia (hora sexta, v.6) para não se encontrar com ninguém no poço. O horário de se buscar água era pela manhã. Ela vivia fugindo, se escondendo. Tinha vergonha de si mesma. A mulher samaritana precisava: encontrar, conhecer, comprometer-se e testemunhar.

1- Encontrar Jesus
Ele foi até onde ela estava. Não é pelo esforço humano que se encontra Deus. Ele veio até nós.

2- Conhecer Jesus (em etapas, níveis de conhecimento).

2.1 - Reconhecendo que Jesus é maior.
O Senhor é maior que o nosso pai Jacó? (v.12). Jesus é maior. Uma idéia importante, mas vaga. Poço ou fonte? Jacó nos deu um poço natural (v.12). Falar sobre religiões, o que elas nos deram (herança, v.5) e a insatisfação apesar de tudo isso (sede, v.13); (Jeremias 2.13). Jesus nos deu uma fonte espiritual (v.14), viva e eterna, um manancial. Quem tem a fonte dentro de si, não precisa depender de poços exteriores para ter alegria, esperança etc...

2.2 Reconhecendo que Jesus é profeta (v.19).
Uma idéia correta, mas incompleta. Muitos vêem Jesus como profeta, como mestre, etc. etc. etc... Isso não os salva. Valorizam os ensinamentos de Cristo e não a sua pessoa nem a sua obra.

2.3 - Reconhecendo que Jesus é o Cristo (v.29).
Esta é a conclusão indispensável. Significa o reconhecimento de Jesus como a solução divina para a alma humana. Significa o reconhecimento de Jesus como o salvador prometido.

3- Comprometer-se com ele.
"Senhor, dá-me dessa água" (v.15). Mesmo sem ter ainda pleno entendimento, ela quis o que o Senhor oferecia. Não adianta reconhecer e não se comprometer.

4- Testemunhar aos outros a respeito de Jesus.
A mulher foi e anunciou em Sicar sobre seu encontro com Jesus (v.28-29). A mulher quebrou seu estado de isolamento social, deixou para trás o cântaro e foi evangelizar. Muitas coisas são deixadas para trás quando se entrega a vida a Cristo.

5- A samaritana “vivia de história”, se alimentava do passado:
“O pai Jacó nos deu o poço...”. Estava presa ao passado. Estava presa à experiência que Jacó teve com Deus. A água do poço de Jacó pode representar a experiência do patriarca com Deus. Foi legítima e exemplar, mas não servia para a samaritana. Não era satisfatória.

6- A samaritana lançava sua esperança para um futuro distante:
“Quando o Messias vier nos anunciará todas as coisas...”

7- Mas... como estava seu tempo presente?
“Não tenho marido.” Talvez isso não seja problema para algumas pessoas, mas, naquelas circunstâncias, representava o fracasso de uma vida. Além disso, não sabia onde adorar. Estava espiritualmente desorientada.

8- A proposta de Jesus:
“A hora vem, e AGORA É”. O tempo para a experiência com Deus é o presente. Este é o momento para se ter uma experiência com Deus. Você não vai ficar dependendo da água dos outros, da experiência de Jacó, mas vai ter acesso direto à fonte.

Conclusão:

Os ouvintes da mensagem estão tendo um encontro com Jesus. Ele está falando a cada um agora. Em João 4, Jesus não está pregando para uma multidão. Ele destaca o valor de uma alma. Agora, precisam reconhecer Jesus com salvador e fazer um compromisso de servi-lo.. Diga a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água”.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.