Subscribe:

sábado, 12 de março de 2011

ESTUDO DE APOCALIPSE-LIÇÃO 26


ESTUDO 26
O Dom de Profecia
BISPO/JUIZ.DR.Benedito Edson Cavalcante da Silva
01/09/2010
Desde a queda da humanidade, Deus tem se comunicado conosco pelos profetas. Daniel permanece em linha direta com os outros grandes profetas das escrituras. As visões e sonhos que viu e registrou em seu livro são partes da coleção de escritos dos profetas. Quão agradecidos somos por estas tremendas revelações que Deus nos dá na Bíblia.  Neste estudo examinaremos o dom de profecia na vida do profeta Daniel e no restante da Bíblia, e então veremos que o dom de profecia está ainda ao nosso dispor hoje.
O PROFETA DANIEL
1. Como Deus se comunica com um profeta? Como Deus se comunicava com Daniel? (Números 12:6 e Daniel 7:1 e 8:1)
“...se entre vós há profeta, Eu, o Senhor, em ___________, me faço conhecer ou falo com ele em ______________...”
“...No primeiro ano de Belsazar, rei da Babilônia, teve Daniel um __________ e __________ ante seus olhos...”
NOTA: Os sonhos ocorrem enquanto o profeta dorme. As visões ocorrem enquanto está acordado. Não surgem de experiências comuns da vida, são inspiradas pelo Espírito Santo.
2. Descreva alguns dos fenômenos físicos que acompanharam Daniel enquanto recebia as visões. (Daniel 10:8, 9, 10, 17, 18)
“...e não restou _________ em mim; o meu rosto mudou de cor e se _________________, e não retive __________ alguma...contudo, ouvi a voz das suas palavras, e, ouvindo-a, caí sem ______________, __________ em terra... Eis que certa mão me tocou, _________________ e me pôs sobre os meus joelhos e as palmas das minhas mãos...porque, quanto a mim, não me resta já _________ alguma, nem ___________ ficou em mim...”
NOTA: Fenômenos físicos acompanham os profetas enquanto tem uma visão, demonstrando para os que estão ao seu redor que estão recebendo algo que veio de uma fonte sobrenatural.
O DOM DE PROFECIA NOS TEMPOS BÍBLICOS
3. Quem é a fonte das mensagens que os profetas receberam nas visões e como Deus se manifesta a sua vontade ao homem? (II Pedro 1:21 e Amós 3:7)
  “...entretanto, homens (santos) ______________ da parte de Deus, movidos pelo _________________________...”
“...Certamente, o Senhor Deus não fará ____________________, sem primeiro revelar o Seu ____________ aos Seus servos, os _______________...”
NOTA: Por toda a história bíblica, Deus falou através de uma variedade de indivíduos. Daniel não foi o único a receber os dons proféticos. Deus escolheu mulheres também, assim como Miriam (Êxodo 15:20), Hulda (II Crônicas 34:22) e Ana (Lucas 2:36). Deus escolheu dar o dom profético àqueles indivíduos que poderiam melhor serví-Lo naquele tempo. Examinando o dom profético na escritura, se torna claro que existiram dois grandes grupos de profetas:
I.      Os que registraram revelações na bíblia, como Moisés, Daniel e João no Apocalipse;
II.    Aqueles que não registraram nenhuma parte da escritura sagrada ou somente deram apresentações orais, como Enoque, Elias e João Batista, e ainda aqueles profetas que foram somente inspirados como os outros profetas bíblicos.
4. Para quem Deus tem dado os dons e por quanto tempo eles seriam dados à Sua igreja do Novo Testamento? (Efésios 4:11-13)
“...E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para _____________, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres...até que todos cheguemos à ____________ da fé e do pleno __________________ do Filho de Deus, à perfeita _____________________, à medida da ________________ da plenitude de Cristo...”
NOTA: Ser profeta é um dom espiritual que Deus deu a igreja do Novo Testamento. Se podemos ainda ter evangelistas, pastores e professores hoje, porque não profetas? Os dons espirituais, incluindo o dom de profecia, são para os remanescentes na igreja até ela alcançar a perfeição, que não será até a segunda vinda de Jesus. Paulo diz que enquanto estivermos nesta terra, precisamos de todos os dons do Espírito Santo, incluindo o dom de profecia.
5. Qual o propósito do dom de profecia? (I Coríntios 14:3)
“...Mas o que profetiza fala aos homens, para _________________, _______________ e ____________________...”
NOTA: O dom de profecia não é uma habilidade de prever o futuro, alguém pode ser um profeta sem necessariamente prever o futuro. Alguns profetas, como Daniel, previram o futuro, mas outros não. Seu trabalho foi edificador, encorajador e confortante à igreja.
O DOM DE PROFECIA ALÉM DOS TEMPOS BÍBLICOS
6. Que conselho o apóstolo Paulo deu aos tessalonicenses com respeito ao dom de profecia? (I Tessalonissenses 5:19-21)
“...Não apagueis o _______________; não _______________ as profecias; ____________ todas as coisas, ________________ o que é bom...”
NOTA: Se Deus não planejou enviar profetas depois dos tempos bíblicos, Paulo advertiria os tessalonicenses para ignorar qualquer um no futuro que poderia clamar ter o dom profético. Ao invés disso, Paulo conta-nos que façamos prova deles, e se provarem ser verdadeiros, absorver seus ensinamentos.
7. Que tipo de profetas, Jesus nos adverte?  (Mateus 7:15)
“...Acautelai-vos dos ___________ profetas, que se vos apresentam _________________ em ovelhas, mas por dentro são ___________ roubadores...”
NOTA: O fato de que Jesus advertiu contra os falsos profetas indica a existência dos genuínos.
8. Que grande reavivamento do dom profético o profeta Joel previu, quando e para quem ele acontecerá? (Joel 2:28-32)
“...vossos filhos e vossas filhas __________________, vossos velhos ______________, e  vossos jovens terão _____________...”
“...sobre os ____________ e sobre as __________derramarei o Meu Espírito naqueles dias...”
 “...O sol se converterá em ____________, e a lua, em _____________, antes que venha o ____________ e _______________ Dia do Senhor...”
NOTA: Joel previu que algum tempo antes do escurecimento do sol, o qual se cumpriu em 19 de maio de 1780, e antes da vinda do Senhor, este dom profético seria restabelecido a igreja. Estes servos e servas serão o último povo de Deus nos últimos dias – o remanescente.
9. Quais são as 2 identificações na Bíblia que apontam o remanescente? (Apocalipse 12:17 e 19:10)
“...os que guardam os __________________ de Deus, e têm o ________________de Jesus...”
“...pois o testemunho de Jesus é o espírito da ________________...”
NOTA: Joel previu que a igreja remanescente teria o dom de profecia. Uma das marcas de identificação da igreja remanescente, de acordo com Apocalipse 12:17 é que ela não somente guardaria os mandamentos de Deus, mas também guardaria o testemunho de Jesus.
10. O espírito de profecia e os profetas são a mesma coisa? Compare Apocalipse 19:10; e 22:8, 9.
“...sou conservo teu e dos teus irmãos, que mantém o testemunho de Jesus...” (Apocalipse 19:10)
“...eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os ________________...” (Apocalipse 22:9)
NOTA: Apocalipse 19:10 e 22:9 são idênticos, exceto que Apocalipse 19:10 refere-se ao espírito de profecia e Apocalipse 22:9 os chama de profetas. Então, uma das marcas que identificam a igreja remanescente é que elas terão o dom de profecia.

O DOM DE PROFECIA HOJE

Em dezembro de 1844, uma garota de 17 anos de idade, Ellen Harmon, com saúde frágil, possuindo educação até o 3° ano primário, recebeu uma visão enquanto estava ajoelhada em oração com um grupo de jovens em Portland, estado do Maine. Negou ser chamada de profeta, mas queria ser obediente a visão celestial, então relatou o que Deus lhe havia mostrado. Por 69 anos, recebeu visões e sonhos do Senhor. Ellen Harmon White se tornou uma das maiores escritoras da história. Muitos de seus livros são ainda publicados até hoje.
A experiência de Ellen White foi muito similar aquela do profeta Daniel.
a.      Físicos que a examinaram durante suas visões se maravilharam porque ela não respirava, mas ainda vivia. Algumas vezes suas visões duravam até 4 horas.
b.     Como Daniel, ela experimentou a perda da força física, a qual então era trocada por uma força sobrenatural. Durante uma visão ela segurou uma bíblia da família de 10 quilos aberta em sua mão por 30 minutos. Nesta ocasião, ela pesava 44 quilos e tinha uma saúde frágil. 
Os fenômenos físicos que acompanham os profetas indicam que existe algo sobrenatural sobre sua experiência; contudo, o fenômeno físico não nos diz se estas experiências vem de Deus ou de Satanás, por isso devemos examinar os profetas com testes bíblicos.
11. Quais são os 4 testes bíblicos para um profeta? (Isaías 8:20, I João 4:2, Mateus 7:20 e Jeremias 28:9)
“...A _______ e ao _______________! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a  alva...”
NOTA: “A lei e o testemunho” é uma expressão do Antigo Testamento para a Bíblia. "A lei" se referia aos 5 livros de Moisés, e o “testemunho” se referia ao testemunho dos profetas do restante do Antigo Testamento. Significa que o profeta deve estar de acordo com as escrituras, ou não é um profeta genuíno. O que Deus revela aos Seus profetas hoje não estará em desacordo com o que Ele revelou na Bíblia. Se o profeta estiver em desacordo com as escrituras, ele é falso. Convidamos você a ler qualquer livro de Ellen White e examinar o que diz com o que a Bíblia diz. Você descobrirá que Ellen White está de acordo com a Bíblia.
“...todo espírito que confessa que __________________ veio em __________ é de Deus...”
NOTA: Profetas verdadeiros confirmam a humanidade, divindade, elevam e exaltam Jesus.  Para testar Ellen White nesta área, leia seus livros “Caminho a Cristo” ou o “O Desejado de Todas as Nações” e verá como ela tem cumprido maravilhosamente este teste para profeta. Outro exemplo da exaltação de Jesus por Ellen White é visto nas passagens em que ela dá conselhos aos pastores sobre como eles deveriam pregar.
“...Assim, pois, pelos seus _____________ os conhecereis...”
NOTA: Os profetas bíblicos não foram perfeitos, qualquer profeta não é perfeito; eles eram humanos. Mas a tendência geral de sua vida deve estar em harmonia com a Palavra de Deus.
“...O profeta que profetizar paz, só ao cumprir-se a sua palavra, será conhecido como profeta de fato __________________ do Senhor...”
NOTA: Profetas bíblicos darão previsões sobre temas do grande conflito e salvação, não coisas mundanas tais como quem vencerá eleições, astrologia, etc. Os verdadeiros profetas prevêem com exatidão o futuro. Se a profecia falha, o profeta é falso. O trabalho de Ellen White foi encorajar e confortar a igreja, também nos deu previsões, e sobre estas ela pode ser testada. Suas previsões foram algumas vezes condicionais com relação a obediência, mas suas diretivas revelam claramente a voz profética falando através dela. Alguém que examina a vida e ministério de Ellen White com relação aos quatro testes bíblicos de um profeta verdadeiro, percebe claramente que ela reúne todos os requisitos destes testes. Os fenômenos físicos indicaram que estamos tratando com uma força sobrenatural do Senhor.
MINHA DECISÃO:  Senhor Deus, reconheço que na Tua Igreja existe o verdadeiro dom de profecia, aquele que nos dá luz e confirma a Tua Palavra.

Assinatura:________________________ Data: _____________




0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.