Subscribe:

sábado, 12 de março de 2011

ESTUDO DE APOCALIPSE-LIÇÃO 24


ESTUDO 24
Quem é o Povo de Deus nos Últimos Dias ?
BISPO/JUIZ.DR.Benedito Edson Cavalcante da Silva
01/09/2010

Daniel 12:1, 2 e Apocalipse descrevem a fidelidade do povo de Deus que estará pronto para encontrar Jesus quando Ele vier num tempo de grande atribulação nos últimos dias. Estas são as pessoas as quais o inimigo está intensamente irado e deseja destruí-los da face da terra. Neste estudo veremos como a Bíblia mostra as características do povo remanescente  de Deus.
1. O que acontecerá quando o povo de Deus estiver próximo de ser salvo? (Daniel 12:1)
“...e haverá tempo de ________________, qual nunca houve...”
NOTA: O livro de Daniel revela que haverá um tempo de grande angústia ocorrendo no tempo da volta de Jesus. Satanás procurará aniquilar o povo remanescente de Deus. Se ele puder conquistá-los, sua supremacia no mundo será completa. Então ele sairá vencedor na batalha final contra os remanescentes.
2. Com quem o inimigo está irado? (Apocalipse 12:17)
“...Irou-se o dragão contra a _____________...”
NOTA: O povo de Deus, Sua igreja, é simbolizado na Bíblia por uma mulher. Uma mulher pura representa a igreja verdadeira e uma mulher corrupta, uma falsa ou apóstata igreja.
3. A mulher descrita em Apocalipse 17 é um símbolo da igreja verdadeira, ou de uma falsa igreja? (Apocalipse 17:3-6)
  “...vi a mulher embriagada com o __________ dos __________ e com o ___________ das _______________ de Jesus...”
Portanto, a mulher de Apocalipse 17 representa uma __________ igreja.

O POVO DE DEUS ATRAVÉS DA HISTÓRIA

4. Complete abaixo as características da mulher em Apocalipse 12 ? (Apocalipse 12:1-2)
“...viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do ________, com a ______ debaixo dos pés, e uma _____________ de doze estrelas na cabeça, que achando-se _______________...”
NOTA: O sol é usado como símbolo de Jesus, o Filho da justiça (Malaquias 4:2; Salmos 84:11). A lua não tem luz própria; só reflete a luz do sol. A lua sugere um sistema figurado de  cerimônias que apontavam à realidade, que viria em Jesus – um símbolo adequado do sistema do santuário (Hebreus 10:1). A coroa de 12 estrelas representa os 12 patriarcas. O filho de quem a mulher estava grávida é  Jesus (Apocalipse 12:5; 19:15, 16; Salmos 2:7, 9).
5. Quem procurou destruir a mulher e seu Filho tão logo Ele nasceu e quem é ele?  (Apocalipse 12:3, 4 e 9)
  “...e eis um ____________, grande, vermelho...e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse...”
“...E foi expulso o grande dragão, a antiga ___________, que se chama _________ e ______________...”
NOTA:  Satanás tem usado vários poderes políticos para perseguir o povo de Deus por toda a história. Seria lógico dizer que suas sete cabeças representam poderes através das quais Satanás trabalhou. Neste caso, foi Roma Pagã pela qual Satanás tentou destruir Jesus tão logo Ele nasceu, fazendo com que Herodes mandasse matar todos os bebês daquela época.
6. Após a crucifixão e a ressurreição de Jesus, o que aconteceu a Jesus e ao inimigo? (Apocalipse 12:5 , 7-12)
“...e o Seu Filho foi ___________________ para Deus até ao Seu trono...”
“...Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo; pois foi ___________ o acusador de nossos irmãos...”
NOTA: A profecia retrata a vida e o ministério de Jesus e Sua ascensão ao céu. Jesus é vitorioso. O inimigo cai. Pela virtude do Calvário, Satanás é um inimigo derrotado. Não mais poderia acusar o povo de Deus no céu. Sua atividade está agora limitada a esta terra.
7. Quando foi lançado na terra, quem o inimigo começou a perseguir? (Apocalipse 12:13)
“...perseguiu a ____________ que dera à luz o filho varão...”
NOTA: Tendo sido negado o seu acesso ao céu pela vitória conseguida por Jesus na cruz, o inimigo se voltou para atacar a igreja que Jesus deixou na terra. Durante os primeiros 300 anos da era cristã, a igreja se manteve pura, apesar da perseguição incessante. Os cristãos foram lançados aos leões na arena de Roma, queimados vivos como tochas humanas, tiveram seus membros puxados das juntas ou tiveram seus olhos vazados, mas ainda sim, foram fiéis a Jesus. Quando o inimigo viu que não conseguiria o seu objetivo perseguindo os cristãos, procurou destruir a igreja pondo corrupção dentro dela. No quarto século, depois da conversão de Constantino, grandes mudanças aconteceram na igreja cristã. Dentre elas, podemos citar: 
1) A adoração de santos foi incorporada, tendo lugar a família de deuses do paganismo; 2) Maria, a mãe de Jesus, foi elevada como a deusa virgem maior do paganismo; 3) Festas pagãs se infiltraram nas festas cristãs e dias santos; 4) O sacrifício da missa foi desenvolvido em lugar do belo simbolismo da ceia do Senhor;  5) As doutrinas do tormento eterno e imortalidade natural foram introduzidas dentro da igreja para prover um incitamento do povo para ser submisso a autoridade da igreja; 6) A guarda do domingo começou a ser expandida pelos cristãos romanos  que exerceram esta autoridade sobre o restante dos cristãos. Constantino foi quem passou a primeira lei civil do domingo na qual ele declarou que todos deveriam descansar no dia do sol.
8. Para onde a igreja verdadeira fugiu neste tempo e por quanto tempo ela permaneceu assim na fase escura da história? (Apocalipse 12:6)
“...A mulher, porém, fugiu para o ___________, onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem durante ________________________________________ dias...”
9. O que o inimigo procurou fazer a igreja verdadeira na fase escura da história e como ela se salvou das garras dele? (Apocalipse 12:15, 16)
“...a serpente arrojou da sua boca, atrás da mulher, _________ como um ________, a fim de fazer com que ela fosse ______________________ pelo rio“...a terra, porém, socorreu a mulher; e a terra abriu a boca e ___________ o rio que o dragão tinha arrojado de sua boca...”
NOTA: Com o cristianismo romano se tornando a religião da maioria, a igreja verdadeira se tornou clandestina. Durante 1260 anos, ela ficou escondida no “deserto”. Roma enviou seus exércitos para o vale de Piemont e outros lugares onde a igreja verdadeira se escondia. Mas então, a luz da reforma através de homens como Martinho Lutero abriu as mentes do povo mais uma vez, para que o verdadeiro evangelho pudesse ser proclamado. Roma então, perseguiu os reformadores. Veio então a Inquisição, pela qual, milhares de cristãos perderam suas vidas por causa da sua fidelidade a verdade. No fim do período de 1260 anos, os Estados Unidos (a “terra”, na profecia) abriu suas portas e se tornou refúgio para os perseguidos de todas as nações, que poderiam vir e adorar Deus de acordo com sua consciência.
QUEM É O RESTANTE DE SUA DESCENDÊNCIA?
10. Contra quem especificamente Satanás fará guerra no fim dos tempos? (Apocalipse 12:17)
 “...___________ o dragão contra a mulher, e foi ___________ com os restantes da sua descendência...”
NOTA: A palavra “restante” aqui significa uma parte remanescente de alguma coisa, igualmente, essa igreja mostrará que é a mesma do primeiro século.
11. Como é identificada a igreja remanescente? (Apocalipse 12:17)
“...os que guardam os ___________________ de Deus e têm o ________________ de Jesus...” “...o testemunho de Jesus é o _______________ da _________________...”
NOTA: A igreja remanescente diferenciando-se das demais, guarda todos os mandamentos de Deus, incluindo o quarto mandamento, o qual requer a guarda do sétimo dia, o sábado. Esta é uma marca especial de identificação da igreja dos últimos dias. A igreja remanescente manterá em seu meio o espírito de profecia, e através deste dom dará testemunho de Jesus.
12. Que mensagens especiais esta igreja está proclamando? (Apocalipse 14:6-12)
“...Vi outro _________ voando pelo meio do céu, tendo um _____________ eterno para pregar aos que se assentam sobre a ________ e a cada __________, e _________, e ____________, e __________... Temei a Deus e dai-Lhe glória; pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. Seguiu-se outro __________, o  _____________ , dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição. Seguiu-se a estes outro __________, o _____________, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado sem mistura, do cálice da sua ira...”
NOTA: A igreja remanescente proclamará 3 mensagens especiais: 1) Chegou a hora do seu julgamento, que proclama o início do julgamento em 1844; 2) Babilônia cairá, e chama o povo de Deus a sair dela; 3) Adverte o povo que recebe a marca da besta e adora a sua imagem. Estas mensagens que o remanescente proclama são centradas no evangelho eterno de Cristo. Este será um movimento de amplitude mundial. Vai ser encontrado em toda nação da terra, proclamando as boas novas e toda a mensagem da verdade para os últimos dias.
13. Você conhece alguma igreja cristã que cumpre toda a identificação de remanescente?
_______ , a Igreja _________________ do _____________  _______.
NOTA: Deus tem um povo em todas as denominações, mas existe só uma igreja hoje que reúne cada uma destas marcas de identificação.
14. Qual é o destino final da besta e o dragão que procuram destruir o povo de Deus? (Apocalipse 19:20)
“...Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta...os dois foram lançados vivos dentro do lago do ________ que arde com enxofre...”
NOTA: A batalha final será travada contra a igreja remanescente. Se você decidir fazer parte da igreja remanescente de Deus, você enfrentará a ira do inimigo. Todos  aqueles que estão ao lado dele serão destruídos no lago de fogo, más o povo de Deus será salvo (Daniel 12:1).
15. Deus ainda tem muitos povos na Babilônia que não são uma parte da igreja remanescente. Que mensagem Ele envia a estes povos? (Apocalipse 18:4)
“...________________ dela, povo meu...”
NOTA: Hoje Deus está chamando Seu povo para sair da Babilônia e se tornar uma parte da igreja remanescente. As pragas finais de Deus serão despejadas contra este mundo, mas antes, Deus na Sua misericórdia envia esta mensagem, advertindo o Seu povo (Você!) para sair da Babilônia, para que então ele (Você!) não receba estas pragas.
MINHA DECISÃO:  Senhor Deus, eu quero fazer parte de Tua igreja remanescente, aquela que guarda os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus.

Assinatura:________________________ Data: _____________



0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.