Subscribe:

sábado, 12 de março de 2011

ESTUDO DE APOCALIPSE-LIÇÃO 21


ESTUDO 21
A Segunda Vinda de Jesus.
BISPO/JUIZ.DR.Benedito Edson Cavalcante da Silva
01/09/2010
O livro de Daniel começa com aparente derrota para o povo de Deus, e termina com um poderoso livramento para Seu povo, que será marcado pela gloriosa aparição de nosso Senhor e Salvador Jesus. Este estudo desvendará a gloriosa verdade da segunda vinda de Jesus.
OS EVENTOS FINAIS DE DANIEL 12
1. Quem se levanta para defender o povo de Deus e pelo que passará este povo nesse tempo? (Daniel 12:1)
  “...Nesse tempo, se levantará __________, o Grande ______________, o Defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de ________________, qual nunca houve, desde que houve nação até aquele tempo; mas, naquele tempo, será _________ o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro...”
NOTA: Miguel não é outro senão Jesus o Grande Príncipe que se levanta para defender o povo de Deus. O arcanjo é também chamado Miguel (Judas 9). Jesus está retornando pela segunda vez com a voz do arcanjo (I Tessalonissenses 4:16). Contudo, Jesus, embora  seja chamado um Arcanjo ou Miguel, ainda é totalmente Deus – não um ser criado. Neste tempo, o mundo está mergulhado dentro de um tempo de grande tribulação que nunca houve até então. O povo de Deus passará por este tempo de atribulação, mas será livrado.
A SEGUNDA VINDA DE CRISTO
2. Que evento livrará o povo de Deus, ressuscitando justos? (I Tessalonissenses 4:16, 17)
“...Porquanto o ___________ mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus...”
NOTA: Quando Jesus vier, os justos mortos serão ressuscitados. Aqueles que estiverem vivos serão livrados e arrebatados para encontrar com Jesus nos ares. A segunda vinda de Jesus é uma das mais gloriosas verdades de toda a Bíblia.
3. O que Jesus nos prometeu sobre a Sua vinda e como Ele virá? (João 14:1-3 e Atos 1:9-11)
“...E, quando Eu for e vos preparar lugar, _______________ ...”
“...Esse Jesus, que dentre vós foi assunto ao céu  virá do ________ como O vistes subir...”
NOTA: A segunda vinda de Jesus é baseada na certeza da promessa do próprio Jesus. Jesus voltará da mesma maneira que ascendeu aos céus. Como Sua ascensão foi visível e pessoal; portanto, Sua volta também será.
4. Quantos na terra verão Jesus vir pela segunda vez? (Mateus 24:30 e Apocalipse 1:7)
“... _________ os povos da terra se lamentarão, e _________ o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória...”
“...Eis que vem com as nuvens, e ________ olho o verá...”
NOTA: A volta de Jesus será um evento que circulará todo o mundo. Não somente  os justos, mas todos os ímpios O verão. Os ímpios lamentarão Sua vinda, mas os justos rejubilarão.
5. O que Jesus aconselhou sobre quando alguém lhes disser que Ele virá secretamente? Que palavras, Paulo usa para indicar que Jesus voltará com grande barulho? (Mateus 24:26 e 27 e I Tessalonissenses 4:16)
“...Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto!, não ___________. Ou: Ei-Lo no  interior da casa!, não __________________. Porque assim como o _______________ sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do homem...”
“...Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua ______________ de ordem, ouvida a ______ do arcanjo, e ________________ a trombeta de Deus...”
NOTA: A Bíblia é clara. Não há nada secreto sobre a volta de Jesus. Qualquer que disser que Jesus está voltando secretamente está  enganado e os cristãos não devem acreditar nele. Não haverá trombeta silenciosa! Ela perfurará os ouvidos para anunciar a notícia feliz de que Jesus está retornando (veja também Salmos 50:3). Por séculos pareceu que Deus estava quieto, mas agora, de repente, na segunda vinda, Deus falará; e o mundo inteiro vai conhecê-Lo.
6. Onde os justos encontrarão Jesus? (I Tessalonissenses 4:16, 17)
“...depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre ___________, para o encontro do Senhor nos ________...”
NOTA: Jesus não tocará a terra quando vier pela segunda vez. Os justos, vivos e  ressuscitados, serão arrebatados para encontrar com Ele nos ares. No fim dos mil anos Jesus retornará e tocará a terra, mas não o fará quando Ele voltar pela segunda vez.
HAVERÁ UM ARREBATAMENTO SECRETO?
Parece estranho que claramente a Bíblia ensina que Jesus virá visível e pessoalmente. Por que então esta doutrina de arrebatamento secreto tem sido proposta? Os defensores da doutrina do arrebatamento secreto acreditam que Deus está usando a nação literal de Israel de uma maneira especial nos últimos dias. A Bíblia é clara ao dizer que a igreja é o agente de evangelização de Deus para o tempo do fim. Portanto, não existirá a necessidade de arrebatamento para livrar a igreja para que Deus possa utilizar Israel. Agora examinaremos outra premissa maior da doutrina de arrebatamento, a saber, que os santos não estarão aqui durante o tempo de atribulação – a grande tribulação final – e que o anti-cristo não aparecerá até depois do então chamado “arrebatamento.”
7. O livro de Daniel indica que os santos serão livrados antes ou durante o tempo de tribulação? (Daniel 12:1)
“...e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até aquele tempo; mas,  ___________ tempo será salvo o teu povo...”
NOTA: Daniel nos mostra que o livramento não virá antes do tempo de tribulação, mas durante, assim como aconteceu a ele na cova dos leões e a seus três amigos na fornalha.
8. Que promessa Deus dará ao Seu povo enquanto as pragas estiverem sendo lançadas durante este tempo de tribulação? (Salmos 91:10)
“...nenhum _______ te sucederá, praga _______________ chegará à tua tenda...”
NOTA: Deus não promete livramento das pragas, mas um livramento em meio as pragas. Tribulações cairão por todo redor, mas elas não atingirão o povo de Deus.
9. De acordo com Paulo, o que deve acontecer antes deste dia da segunda vinda e a  reunião dos justos com Jesus ocorrer? (II Tessalonissenses 2:2, 3)
“...Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não ______________ sem que primeiro venha a ____________ e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição...”
NOTA: Aqueles que ensinam a doutrina do arrebatamento secreto declaram que o homem do pecado, o anti-cristo, virá depois da segunda vinda, quando os justos, forem reunidos com Jesus. Paulo, em contraste, declara inequivocadamente que o dia em que nós seremos reunidos com Jesus não virá sem que o homem do pecado, o anti-cristo, venha primeiro.
10. O que destruirá o homem do pecado? (II Tessalonissenses 2:8)
“...então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o __________ de sua boca e o _______________ pela manifestação de Sua vinda...”
NOTA:É muito estranho para o homem do pecado, o anti-cristo, ser destruído pelo brilho da segunda vinda de Jesus, se ele não aparecerá até depois da segunda vinda. É óbvio na Bíblia que o anti-cristo será totalmente revelado antes da segunda vinda de Jesus para reunir os Seus santos. (ler Lucas 17:34-37, “aquele que vai ser levado e aquele que vai ser deixado”).
JESUS ESTÁ VOLTANDO
11. Por que os grandes homens da terra chorarão para que as rochas e montes caiam sobre eles na segunda vinda de Jesus? E como justos respondem a segunda vinda de Jesus?  (Apocalipse 6:15, 16 e 19: 5, 6)
“...Caí sobre nós e escondei-nos da ________ dAquele se assenta no trono, e da ______ do _______________...”
“...Saiu uma voz do trono, exclamando: Dai ____________ ao nosso _________...dizendo: ____________! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso...”
NOTA: Para os ímpios, a segunda vinda de Jesus de amargo desespero e escuridão. Eles clamam para que as rochas e montes caiam sobre eles, e os justos louvam e exaltam Deus. 
12. Como a Bíblia chama a segunda vinda de Jesus? (Tito 2:13)

“...aguardando a _____________ esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus...”
13. Podemos saber o tempo exato da segunda vinda de Jesus? Sabemos que está próxima? (Mateus 24: 32,33 e 36)
  “...quando _________ todas estas coisas, sabei que está próximo, às ___________...”
“...Daquele ______ e ________ _____________ sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão o ______...”
14. Que sinais celestiais Jesus deu para indicar a humanidade que os últimos dias já chegaram? (Mateus 24:29)
“...o sol _________________, e a lua não dará a sua claridade, as ____________ cairão do firmamento...”
NOTA: Imediatamente após a tribulação da “época escura”, ocorreram grandes sinais celestiais para indicar-nos que chegou o tempo do fim. Em 18 de maio de 1780 (18 anos antes da queda de Roma papal) o grande dia escuro na América do Norte aconteceu. Uma escuridão muito negra se alastrou pela terra. Naquela noite a lua foi totalmente coberta por um vermelho sangue. Igualmente, em 12 de novembro de 1833 (11 anos antes do início do julgamento de 1844) ocorreu a grande chuva meteórica da história, na qual estimou-se que um bilhão de estrelas cadentes caíram visivelmente sobre os Estados Unidos e Canadá.
15. Como Jesus estará voltando logo, o que os cristãos devem fazer? (Mateus 24:42)
“...____________, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor...”
MINHA DECISÃO:  Senhor Deus, ajuda-me a me manter firme, vigiando a todo tempo, esperando a volta de Seu Filho, Jesus.

Assinatura:________________________ Data: _______________________




0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.